Psiquê e Eros

Psiquê e Eros Luna McNamara

Resenhas - Psyche and Eros: A Novel

letresenhas 06/12/2023

Like real people do - Hozier
Uma escrita genial e inovadora! Amei o fato da autora ter usado influência de diversos autores e ter construído um livro com tantas referências e muito informativo em relação a mitologia grega.
Eu amei o Eros e amei a construção, fiquei toda mole quando Aquiles apareceu e amei saber que a Psique é uma heroína, ela realmente foi destinada para coisas grandiosas e eu nunca soube disso.
Enfim, as vezes é uma leitura arrastada e nem sempre condiz com a versão mais antiga da mitologia, não gostei de ter apresentado a versão famosa da Medusa em que ela foi abusada quando a original é diferente, mas enfim, vale a pena ler

?Eu não vou te perguntar de onde você veio
Eu não vou te perguntar e você também não deveria
Querida, só coloque seus doces lábios nos meus
Devíamos só nos beijar como as pessoas de verdade?
Laryssa 12/12/2023minha estante
Tem hot?

letresenhas 13/12/2023minha estante
te naooo

Luiza Helena (@balaiodebabados) 11/10/2023

“By learning to truly love someone else, you learn to love the world. And yourself, which may be even harder.”
Releitura interessante do conto de Psiquê e Eros, mas em certos momentos achei bem monótono. De resto, uma boa dica pra quem curtiu Ariadne e Canção de Aquiles

Laura 17/10/2023

Por mais que eu ame a história de Psyche e Eros, esse livro me decepcionou. Na parte do romance ele realmente entregou tudo, a construção do suspense e do crescimento do amor deles foi muito bem escrita, mas o resto não muito.
A coisa que mais me irritou foi o fato da autora pintar a Atena como coitada e heroína na história da Medusa, quando a lição toda do que aconteceu com ela é o fato da Atena ter ficado do lado do estuprador. Além disso, ela tentou tanto pinta uma imagem feminista e forçou os lados da história que não são feministas, e isso cagou toda a história mitológica de fato.
Gostei do final mas não gostei da distorcida que a autora deu na história. Dava pra ter sido muito melhor.

Bianca.Oliveira 20/11/2023

Psiquê e Eros
Não vou mentir.. comprei esse livro porque me apaixonei pela capa, mas depois li sobre o que era e achei interessante..

Não foi um livro pelo qual me apaixonei. Tiveram momentos interessantes e outros nem tanto. Acho que a história poderia ser mais saborosa.

De qualquer forma fiquei feliz por ter encontrado e lido esse romance, não conhecia a história de Psiquê e Eros.

Jade Oliveira de Souza 23/11/2023

Então tá, então tá bom, então tá
Que baita livro ble queridos!

Vim com uma expectativa de ser algo tipo A canção de Aquiles ou até tipo Toque de escuridão mas mds COMO ME DECEPCIONEI!

A história tinha tudo pra ser boa, mas se enrola em si mesma, tem tantos detalhes irrelevantes, aí sei lá? Acaba ficando tudo chato!

A autora tenta ser poética em alguns momentos e simplesmente não consegue fica forçado de mais!

E o pior, ela podia ter feito algo profundo mas não sei por algum motivo tudo ficou muito imaturo, muito sem graça, sem brilho?

E vale ressaltar que a Psiquê é um porre! Mimadissima! Tudo simplesmente ?se resolve? pra gata, as dificuldades ficam até bobas? Enfim, possivelmente o pior lido do ano!

luadepaginas 04/12/2023

Uma releitura interessante de uma famosa mitologia. Gostei bastante, mas senti que deusas como Perséfone e Afrodite roubaram a cena de Psiquê. O livro conseguiu me prender do início ao fim, apesar de ser previsível e por vezes até monótono.

Willy 05/12/2023

Acho que o mito de Eros e Psiquê é um dos meus favoritos na mitologia, então quando vi esse livro, pensei: vai ser maravilhoso. É... não foi lá bem isso. Gostei um pouco do romance dos dois, o sentimento crescendo entre eles, mas acho que muita coisa deixou a desejar, sabe? Teve muitas cenas que, pra mim, foram irrelevantes e não agregaram em nada na história. Momentos em que se esperou a explicação e o desenvolvimento, mas simplesmente não veio. Enfim, mais uma vez tive a minha expectativa frustrada.

Duda Vieira 07/12/2023

Me conquistou
Eu acho que esse livro se tornou um dos meus favoritos do começo ao final. Quem me conhece sabe que amo mitologia e essa releitura conquistou meu coração. Não apenas por ser um dos meus mitos favoritos. Mas também pela história ter mudado tanto e ao mesmo tempo ser justificado tudo que é diferente de maneira genial.

Recomendo muito esse livro. Ele é apaixonante.

Nós nos apaixonamos pelos personagens e as relações deles. E eu acho impressionante que algumas relações de amizade foram tão bem trabalhadas em tão pouco tempo.

Eu amei essa versão feminista do mito. É incrível como a autora conseguiu adaptar a história sem tirar a essência de mitologia que tem nela. Cabe muita reflexão na leitura desse livro e posso dizer fielmente que ele se tornou um dos meus favoritos assim que vi a sinopse!

Luvale 10/12/2023

Um ótimo romance e aventura
Esse livro é perfeito pra quem gostou de A Canção de Aquiles, que é um dos meus livros favoritos. Digo isso pelo livro construir um romance lindo de acompanhar, entrelaçado com a mitologia grega, mantendo os personagens como o ponto focal. Pra quem conhece a mitologia esse livro vai ser incrível, a autora faz algumas mudanças, que ela inclusive explica no final do livro, trás algumas outros mitos e faz uma história extremamente cativante, com aventuras, missões, profecias e um amor fofo.

O livro é contado em duplo ponto de vista. Primeiramente pela princesa Psiquê, uma jovem que nasceu com uma profecia sobre ela, que fez com que seu pai a criasse como uma heroína, para lutar e derrotar monstros. Ela se torna reconhecida e comparada aos deuses, o que enfurece Afrodite, que manda seu filho Eros para amaldiçoar Psiquê com uma maldição do amor. Aí entra o segundo narrador, o deus do desejo Eros, que acaba amaldiçoando a si próprio e se apaixona perdidamente por Psiquê. Só que nada é fácil e ambos têm que lutar contra a maldição, os deuses e o destino para que seu amor possa florescer.

Eu amei a forma como a autora construiu a história, fez da Psiquê uma protagonista forte e decidida, que quer sempre ser a dona de seu próprio destino. Suas escolhas nem sempre são as mais certas, mas ela faz o possível pra ser a melhor possível. A autora inova em muitas coisas e trás outros pontos de vista sobre vários acontecimentos da mitologia grega, além da história com Eros.

Eros é outro acerto, um deus que não entende a humanidade e não entende como o amor consegue ser bom e ruim em situações diferentes. Ele só entende de verdade quando se apaixona por Psiquê. Gostei muito das interações entre os dois, os diálogos são bem escritos e toda a ambientação é perfeita.

Meu único problema foi com relação a correria. Achei o livro muito rápido e algumas coisas eu queria que fossem melhor explicadas. Isso pode não ser um problema pra todos, mas por mim o livro poderia andar devagar em partes que ele correu e não se extender tanto em outras. Fora isso, amei tudo, a escrita, os personagens e a história em si. Apesar das mudanças no mito, achei que praticamente todas foram acertadas e só contribuíram pra narrativa.

victori4srv 11/12/2023

Eu quase morri de amor
Muito lindo parabéns, quase morri de amor ?
O livro de mitologia q eu mais gostei ate agr de todos que eu li
Fiquei feliz porque o livro cita outras pessoas da mitologia que eu já havia lido em livros anteriores, como Aquiles, Patroclo e Circe. Não gostei da parte em que a Psique se encontra com Medusa no Submundo porque achei a conversa meio tosca e lacradora, sei lá, não achei q combinou c a história que estava sendo contada no livro.
Achei muito lindo tudo, gostei da história e o jeito que estava sendo contada, achei interessante a nota no final do livro em que a autora conta quais alterações ela fez do mito original e me apaixonei pelo Eros, obviamente né

Minhas frases favoritas do livro que me marcaram:
- O amor de verdade significa se importar com alguém tanto quanto a pessoa se importa consigo mesma.
- Ao aprender a amar verdadeiramente outra pessoa, aprendeu a amar o mundo e também a si mesmo, o que pode ser ainda mais difícil.
- Eros, o rosto dele é o último que vejo antes de dormir e o primeiro com o qual me deparo ao acordar, e não queria que fosse diferente.
(aqui passei mal)

Sarah 15/12/2023

Criativo e romântico
Eu gostei da escrita, apesar de soar estranha as vezes, gostei do desenvolvimento no início, mas senti que depois ficou sendo empurrado. Apesar disso, gostei das pinceladas em outros mitos gregos, exceto o da Medusa, mas entendi o que a autora quis fazer. Não me senti menos motivada para ler por conta dos POVs. Romance muito bom, criativo que poderia ter sido mais memorável.

Carolina 29/12/2023

Meu casal
Não estava dando nada, e recebi tudo.
Não achei que fosse gostar tanto de um romance, que fosse virar a noite pq não conseguia desgrudar do livro, mas esse livro foi assim. Eu amei do começo ao fim, e amei que autora usou dessa parte da mitologia e adorei tbm que ela fez mudanças em relação a mitologia de outros deuses, pra que ficasse condizente na história. Não espere fidelidade sobre alguns personagens ao ler esse livro,até porque, a autora usa seres mitológicos, que não temos como saber se o que sabemos sobre eles era verdade ou não, então não se descabele se algo sobre os personagens não condizer com o que você leu no Google ou ouviu falar nas aulas de história. Só leiam, pois é muito bom

Dayana 04/01/2024

Gostei bastante, achei uma leitura muito gostosa de fazer, não teve toda aquela enrolação, e também gosto muito da dinâmica de ter o ponto de vista dos dois personagens do casal principal.
Eu já conhecia um pouco sobre a mitologia grega em geral, mas nunca havia pesquisado mais a fundo a história de alguém desse universo, acho que foi um bom livro para aprender um pouco sobre a história desses dois amantes.

Jhess 09/01/2024

Legal mas poderia ser melhor ?
Pra ser honesta vi esse livro nas redes e achei interessante, mas a história ficou rasa, psiquê poderia ter tido mais desenvolvimento já que autora queria passar uma heroína desconstruída em um tempo que homens comandavam o mundo.
Eros em alguns momentos nem parecia um deus!
Talvez eu tenha criado expectativas demais, mas é um bom livro.

musatriz 15/01/2024

Que final bom, meu deus, amei muito. o amor deles é incrível e muito lindo. a devoção q eles tem um pelo outro, muito incrível!!??