Psiquê e Eros

Psiquê e Eros Luna McNamara

Resenhas - Psyche and Eros: A Novel

Lerlivy 11/05/2024

A alma é eterna
Dentre tantos contos e recontos, nós, leitores, nos encontramos.
Psíquê e Eros é um dos meus mitos preferidos. Trata-se da concepção do amor em sua mais intensa e louca forma. Nesse livro, em especial, o mito trás novas nuances, novas interações com a grande mitologia grega, e novas tensões.
A história nos faz perceber que mesmo o impossível se torna possível quando amamos verdadeiramente.
Psiquê e Eros nos fazem repensar nosso existência e focar no que importa, nos permite vislumbrar saídas onde há apenas escuridão.

Jessica891 20/04/2024

Eu apreciei muito essa releitura de Eros e Psique, não conhecia o conto original. Recomendo para amantes de releitura de mitologias.

BibliDaMari 02/04/2024

Meu casal favorito da Mitologia SIM
Sou apaixonada por mitos e lendas e procuro sempre ler sobre. Por isso, quando vi esse livro, sabia que PRECISAVA ler. E foi uma ótima decisão. A autora fez sim algumas mudanças ao mito original (ou pelo menos o consenso geral que temos das várias versões dessa história). E, por mais que algumas dessas mudanças não tenham me agradado, algumas foram muito bem vindas. Aqui, a Psiquê tem muito mais importância e imponência, se transformando em uma verdadeira heroína (e até contestando esse termo), foram retiradas algumas futilidades e a relação dos dois foi construída em uma base amigável que gostei muito.

Hayð§ââï¸ 31/03/2024

Já conhecia a história de Psiquê e Eros por outros livros e contos que eu li, mas ler a história deles em si é outra coisa. gosto bastante quando eu leio algo e já conheço o enredo e o ambiente, adorei a parte que Aquiles e pátroclo aparecem, tanto por já ter lido a história deles e ter uma nova visão quanto por a canção de Aquiles ter sido o meu primeiro contato com a mitologia grega.
sou fascinada em mulheres mortais fortes em mundo de imortais e o fato de eu ter gostado tanto desse livro se tá em grande parte por isso.
realmente recomendo a leitura principalmente por não ser uma coisa muito difícil, estou lendo uns livros gigantescos da faculdade e livros assim me trazem de volta aos eixos.

Bruna.BrAulio 29/03/2024

Psiquê e Eros
Fiquei semanas namorando este livro na Amazon, e ele não decepcionou minhas expectativas. Não superou também, infelizmente, mas criei um certo carinho por ele. Comecei a ler numa época turbulenta da minha vida, e por isso demorei pouco mais de um mês para terminar a leitura. Vou sempre me lembrar dele como "a história de amor que me confortou quando o meu amor foi embora".

Jaqueline.Lima 23/03/2024

Perfeito!!
Meu Deus que livro bom, a escrita é gostosa e fluida, não é o decorrer de uma história óbvia e simplista, realmente apaixonante. Recomendou 100% pra quem está em ressaca literária ?

Nicole 18/03/2024

Foi muito especial pra mim ler esse livro, ja que tenho uma tatuagem de eros e psiquê. Adorei a remodelagem da história, ficou moderno e lindo. Uma história de amor fantástica.

Bruno 09/03/2024

Leveza
O livro possui uma leveza ao retratar o mito que leva o título. As mudanças dos mitos levam a narrativa uma fluidez constante que não atrapalha quem gosta de mitologia, muito pelo contrário, a cada página lida, faz com que ansiamos mais pela leitura e para descobrir o desfecho dos personagens apesar de já sabermos o que ocorre.

Gabi 03/03/2024

Gostei bastante
Não acho que nenhuma leitura de tema Greco-Romana algum dia vá ser completamente rápida e muito fluida pra quem não tem o mínimo conhecimento de mitologia, na maioria das vezes o leitor tem que pesquisar bastante sobre as divindades e tudo que engloba o tema. No meu caso, sou viciada em mitologia desde sempre e a leitura foi maravilhosa, a escrita não é pesada e não vejo aquele problema de muita descrição desnecessária como na maioria dos livros parecidos. Eu adorei a escrita da Luna e adorei o desfecho, por mais que ele tenha parecido simples demais para quem não tem muita familiaridade. Eu sempre gosto de falar como os deuses apesar de serem deuses são as coisinhas mais burras que eu já vi. Não tenho muito o que falar, e para quem espera um A Canção de Aquiles PT 2 pode esquecer, não chega a ser tão bom quanto, mas é uma boa leitura e sem aquele nosso chororô. Recomendo pra quem tem paciência, pq a Psiquê e o Eros vão testar bastante a sua.

Brigadeiro 29/02/2024

Gosto muito do mito de psique e eros por que é um dos poucos romances da mitologia grega que não termina em tragédia.
dito isso, recomendo muito o livro pois os dois são um casal lindo e a autora explora outros mitos de formas diferentes da tradicional

montenegro13 20/02/2024

Eu realmente me sinto privilegiada quando eu consigo encontrar uma leitura em que eu posso acompanhar o crescimento dos personagens. Psiquê parece saber o que quer e luta por isso. Ela quis caçar, aprendeu se defender e foi corajosa o suficiente para mudar de perspectiva para entender qual seria o seu papel na própria narrativa. É muito corajoso alguém entender que alguns sonhos podem simplesmente não ser seus e aceitar que não tem problema deixar o passado para decidir que é aceitável seguir novos propósitos. É uma narrativa mágica, com cenários majestosos e aventuras inusitadas. Muito gostoso acompanhar o envolvimento dos protagonistas, é tudo muito encantador. Eu até sinto falta de Eros e Psiquê.

daphnemerces 17/02/2024

Gostei muito!! Confesso que comecei sem expectativa nenhuma e me surpreendi kkk eu gosto muito desse universo, amo demais Eros e psique então foi bem legal conhecer mais a história s2

eu senti falta mais da química dos dois, não sei achei meio distante....senti q o livro começou mesmo dps de 40% e talvez n tenha dado tempo de trabalhar isso

amei ver Aquiles e patroclo, mesmo q de um jeito ruim kkkk (sim eu amo a canção de Aquiles e vou protege-los)

Enfim...gostei recomendo

Dezza 28/01/2024

O amor salva.
Eu gostei muito do livro. Achei um ótimo reconto, amo tudo que envolve deuses da mitologia então pra mim foi muito gostosinha a leitura.
O livro tem uma pegada de romance, aventura e também fantasia.
Temos duas fases de Psiquê e Eros, eles crianças e adolescentes e depois a fase adulta.
Psiquê uma princesa a frente do seu tempo quis aprender a caçar, a lutar, a se defender, ela queria ser uma heroína.
Eros o deus do desejo, fazia o que lhe era destinado, atirar suas flechas e fazer com que humanos e deuses se apaixonassem.

Depois que Eros foi mal sucedido em uma missão pra deusa Afrodite, ele acaba recebendo uma maldição e isso faz com que se apaixone por Psiquê e assim a leva para viver com ele, se passando por seu marido prometido. Psiquê acaba aceitando pra fugir de um casamento arranjado com um rei velho e rabugento, mas o casamento dela e de Eros tem uma condição, ela não poderia ver seu rosto e nem saber quem ele era ou a maldição cobraria seu preço.

Gostei da construção do casal, apesar de querer um pouco mais de aproximação e interação entre eles, foi algo bonito que foi nascendo aos poucos.
Eros as vezes me irritava, sentia ele muito inocente em algumas ocasiões, mas vou perdoar, porque o pobi passou por muitos horrores.
Psiquê foi grandona sem medo do início ao fim do livro, amei demais que ela nunca se deixou abater e foi uma heroína maravilhosa.

Do meio pro final achei que tudo ia dar errado e que ia acabar numa depressão profunda, mas depois de eu chorar bastante tudo se arranjou e digo que foi um final digno, apressado talvez, mas digno da história. A autora mostrou que o amor verdadeiro vem de dentro, da alma e que as aparências são um mero detalhe.
Recomendo muito pra quem quer ler um livro rápido e conhecer um pouco dos deuses, a autora incluiu cada um deles de uma maneira interessante, vale a pena a leitura.

@estantedamarcia 26/01/2024

A história de Psiquê é inspiradora. Esse mito revela que não só devemos buscar melhor compreender o processo de transformação do feminino, bem como nos lembra essa transformação impacta também a concepção do masculino (representado por Eros).

Daia 25/01/2024

Impressionante!
Leitura finalizada com um pouquinho de atraso e um romance fora da minha trajetória literária que ama casais que dão errado
Um épico mito de amor trago aos dias atuais com uma roupagem totalmente diferente do que pregam os livros de mitologia greco-romana, sem fugir do contexto
A aventura trás consigo uma Psiquê dada aos grande feitos e um Eros que abomina o próprio "dom" entrelaçando deuses e mitos de uma maneira tão simples e objetiva, que só quem leu A Canção de Aquiles vai morar os ganchos.
Muito bem escrito, final harmoniosa e um enredo viciante após 4/5 capítulos do livro, então vale a pena não desistir!