Yellowface: A Novel

R.F. Kuang

Resenhas - Yellowface

Santz 12/08/2023

Incrível
Uma maravilhosa crítica sobre a indústria literária, desde aqueles produzem até os consumidores. A autora atira para todo lado e incrivelmente consegue acertar todos os alvos. Divertido, sarcástico e bastante perspicaz, essa leitura vai te entreter do começo ao fim.

Queli Davanço 10/08/2023

Athena Liu é uma escritora sino-americana de extremo sucesso. Talentosa e com um jeito único de escrita, conquistou vários prêmios logo no começo de sua carreira. Ao contrário de sua amiga June, que sonha em ter o mesmo reconhecimento de Athena um dia. Até que em uma noite, Athena mostra o manuscrito de seu próximo livro para June e logo em seguida ela morre lamentavelmente engasgada. June tem a oportunidade que sempre sonhou em suas mãos e decidi segui em frente com essa mentira. Publicar o livro em seu nome.
Devorei esse livro! Você fica em choque do tão longe a protagonista vai para continuar com mentira.

MellNavarro 03/08/2023

Um livro que fala sobre o predatorio mercado editorial, racismo, culpa e várias outras coisas
Embora a protagonista seja uma pessoa detestável (desculpa, June, mas não dá para te defender, amiga), até uns 70% do livro ele tem uma cadência incrível
É muito ágil, te prende dentro das ideias perturbadas da protagonista, o vai e vem de narrativas e faz até você duvidar sobre quem acreditar na história muitas vezes
Tirei uma estrela porque achei que mais p final perdeu um pouco o ritmo e achei o final um pouco abrupto
Mas não por isso deixei de adorar o livro
Tem uma narrativa e estilo de escrita que eu achei bem diferente e amei
Minha primeira experiência com a autora e com certeza pretendo ler mais livros dela
Rodolfo_Domingos 04/09/2023minha estante
Concordo com você sobre o final. Acho que poderia ficar ainda mais perigoso e sombrio, talvez até fechando um arco com o começo na parte da escadaria, se é que me entende o que quero dizer...

Victoria (Vic) 25/07/2023

Livro MARAVILHOSO, divertidíssimo, cheio de inevitáveis reflexões sobre racismo, indústria literaria, booktwitter e bookredes, cultura de cancelamento, entre diversos outros temas. Nunca havia lido nada da RF Kuang, apesar de ter Babel e Poppy War. Já quero ler tudo que essa autora publicou. O livro satiriza muitos temas e te deixa morrendo de vontade de pesquisar mais. Estou apaixonadíssima e queria muito ler The Last Front (a versão original).
Camila1856 13/03/2024minha estante
Athena's version hehe

Gabriela1214 24/07/2023

Uma história narrada por uma sociopata; um crime e suas consequências, um grande surto editorial!
Nosso Macbeth contemporâneo.
Eu amei a história, os personagens, a sutileza da Kuang em dizer ou não algumas coisas é incrível; dá para discutir cada parágrafo desse livro e me diverti muito! Queria ver a reação das figuras do mercado editorial lendo o manuscrito desse livro.
O finalzinho me decepcionou por questões de expectativas, li/ouvi críticas de que o final era "realista" mas o grande plot do final defitivamente não é! E por não me convencer sai da imersão que estava na história. Mas, felizmente as últimas palavras fazem jus ao livro e a June, nossa mais odiada protagonista hahaha
Leitura obrigatória, e o audiobook desse livro (ouvi pelo storytell) está sensacional!

andy.meireles 24/07/2023

A crítica certeira
Meu deus, eu tava precisando ler um livro exatamente assim mesmo, irônico, sarcástico, engraçado mas com um bom plot e com uma narrativa boa, e claro né, se tratando da rebecca kuang, aquela crítica social muuuuito bem desenvolvida e que sempre pode ser objeto de um bom debate político

aqui ela acerta em cheio nas críticas contra a supremacia branca e a impossibilidade de pessoas brancas e privilegiadas de entenderem o conceito de lugar de fala ou de equidade nas políticas raciais, com um exemplo clássico da polarização e dos atos exacerbados e manipuladores da direita, que acontece com muita frequência nos estados unidos.

descobri a rebecca kuang esse ano com a trilogia guerra da papoula e tenho que dizer que ela foi a melhor descoberta possível, afinal de contas, ter uma escrita versátil que flutua e caminha por diversos gêneros da literatura sem perder o brilho e a maestria na narrativa como ela faz, definitivamente não é pra qualquer um.

Laura.Roberta 23/07/2023

Que livro genial, a R. F. Kuang se supera a cada página escrita. Depois de terminar esse livro fiquei uns bons minutos em choque com o que tinha acabado de ler, porque isso aqui é elite sabe, uma das histórias mais bem escritas que já li. Já percebi que a autora gosta de dar mais foco aos personagens nas narrativas, o que me incomodou um pouco quando li Babel, mas conseguiu me capturar demais em Yellowface. Esse livro me fez passar por tantas emoções, que ao final, me senti até ludibriada kkkkk. Apesar de saber que as ações da personagem principal eram condenáveis e absolutamente horríveis, em alguns momentos eu me peguei preocupada com o que ia acontecer com ela, antes de acordar pra magnitude da mentira que ela estava contando e voltar a ver a Juniper como ela é. A narrativa é sensacional e me levantou muitos questionamentos sobre a própria indústria literária, só consigo imaginar o que a autora não passou como foi descrito no livro. Dei 4,5 estrelas, mas consigo ver essa história se tornando 5 estrelas num futuro, para mim. Super recomendo essa genialidade.

Maria4735 18/07/2023

Maravilhosamente horrível!!!
Devo dizer que minha experiência anterior com a autora R. F. Kuang não foi das melhores, o que fez com que eu não ficasse muito animada pra ler "Babel" e "Yellowface", mas desde que comecei a ver muitas pessoas amando a história deste, a minha vontade cresceu.
E gente... QUE LIVRO!!!
Aqui Kuang está no auge da sua escrita e da acidez, colocando como protagonista a verdadeira vilã da história, uma pessoa real e péssima, com opiniões de alguém que não compreende de fato o significado da representatividade. Isso é o ponto alto do livro, o fato dessa personagem não ver os absurdos que faz, não vê o quão errado é o seu discurso.
É uma crítica a essas pessoas, mas ao mesmo tempo a indústria literária. Aqui a autora se utiliza da sua vivência para criticar ainda mais, mostrando a dificuldade de autores não brancos de terem suas vozes ouvidas, mas mais ainda, a facilidade com que a indústria os cala nos bastidores.
Com toda certeza entrou para os meus favoritos de 2023, e agora mal posso esperar para ler Babel.

Sol 18/07/2023

Ainda não sei muito bem o que pensar
Pelo título, eu já fui ler pensando que seria falado sobre alguma coisa relacionada ao racismo amarelo.
Acho que é um dos primeiros livros que eu leio que fala sobre esse assunto de uma forma mais "leve" e no ponto de vista de uma mulher branca. O ponto de vista foi a primeira surpresa ao ler.
Foi interessante ver como o fato de ser amarela pode ser visto como um "benefício", enfatizando a ideia de minoria modelo e como isso pode ser sufocante para a pessoa amarela de forma sutil e imperceptivel para muitos.
O livro so retratou o mundo editorial, mas esse preconceito disfarçados de elogios estao presentes em todos os lugares.

Ps. Uma autora asiatica escrevendo no ponto de vista de uma autora branca que reclama de racismo reverso foi A+

Sara 18/07/2023

A trama é bem envolvente e o desenrolar da história acontece muito rápido, permitindo que o leitor flutue em vários núcleos sem nunca sair do recorte do livro que é o mercado editorial. O livro ainda traz outros muitos questionamentos sobre até onde vai a obra e o autor como seres distintos , a cultura do cancelamento, a construção da imagem pelo marketing, a função da internet em criar ídolos e vilões.
Recomendo.

juhandbooks 17/07/2023

Essa foi a minha primeira vez lendo algo da R. F. Kuang, acreditando que seria ?mais fácil? de começar por uma ficção literária e não uma fantasia e porque eu estava mais interessada na sinopse de Yellowface do que de The Poppy War.

Então, na minha opinião, foi uma ótima escolha. Eu só não dei 5 estrelas porque eu achei que o livro ficou um pouco repetitivo em alguns momentos (fora que eu passei muita raiva lendo, mas acredito que essa era a intensão da autora e isso não justifica abaixar a nota do livro).

Ler esse livro me deixou mais animada pra ler outras obras da autora!

Marina 16/07/2023

Essa moça simplesmente não se lascou o suficiente, sofreu foi pouco e ainda reclamou por um milhão de páginas.

wkwsmoke 15/07/2023

Rf kuang alérgica a fazer livro ruim
Como esperado foi ótimo
o livro é muito fácil e delicinha de ler, a protagonista é muito chata, vergonha, mas legal e engraçada de acompanhar e ver toda o desenrolar pela visão da ?vilã?, o desenvolvimento da história, da juniper e da paranoia e imoralidade dela foi muito bom, a narração ser feita por foi a melhor decisão que poderia ser tomada
e o final também foi a absoluta melhor decisão que poderia ser tomada
se a rf kuang escrever uma receita eu pago pra ler

Anna 15/07/2023

Leia R. F. Kuang!!
Eu odeio livros de thriller, investigação policial, terror… no geral, eu não gosto de livros que tem como premissa causar ansiedade e apreensão. Mas eu amei yellowface! Sendo sincera, eu nem sei se ele pode ser considerado um trhiller psicológico, mas com certeza foi um livro que me causou (bastante) ansiedade e gastura.

A protagonista é uma pessoa extremamente complexa, que apesar de você odiar na maior tempo, é possível sentir compaixão e entender algumas de suas ações. A maneira como R. F. Kuang conseguiu exprimir tantas críticas sociais incríveis, sendo esses temas essenciais para história (não foi aquela crítica ali jogada, eles faziam parte do enredo) me deixou ainda mais fã da autora. São críticas desde racismo (especialmente contra pessoas asiáticas), a maneira como a indústria editorial funciona, o comportamento das pessoas no twitter… tudo bem trabalhado (na minha opinião)!

Indico Yellowface se você quer ler um livro rápido, com abordagem de críticas sociais e que te cause um misto de sensações! O final não é 100% fechado e isso melhorou ainda mais o livro para mim!! Caso você goste de fantasia, mas tenha preguiça de ler séries completas, leia Babel, que é uma ficção histórica cheia de críticas sobre o colonialismo europeu. Caso você queira ler uma série de fantasia super complexa, com bastante trama política (e com o final de série mais satisfatório que eu já li), leia a trilogia The Poppy War.