A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias

A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4

André Costa 08/04/2024

Ler Tolstói é sempre um prazer
Tolstói sabe, melhor do que ninguém, contar situações comuns pelas quais nós humanos passamos, de uma forma que nos prende a atenção.

A morte de Ivan Ilitch é, obviamente, a história de um homem que morre. O interessante dessa narrativa é como sua família e amigos reagem à sua morte e, como ele mesmo, antes disso, ainda moribundo, reflete sobre como viveu sua vida e como lida com a iminente morte.

Sonata à Kreutzer me deixou instigado por mostrar alguns detalhes sobre como a sociedade russa do fim do século XIX enxergava os relacionamentos entre homem e mulher, narrados por um personagem pessimista, machista e atormentado pelo remorso.

Padre Sêrgui: a história de um homem que não sabia bem o que queria da vida, mas era determinado em tudo o que fazia. E mesmo quando escolheu um caminho, teve dúvidas, como todos nós temos.

Ler Tolstói é um prazer, é a descrição dos comportamentos humanos nas mais diversas situações, de uma forma que nos faz nos reconhecermos.

Iago 30/11/2022

Sofrimentos humanos bem descritos.
Uma das coisas que mais aprecio em qualquer obra de ficção é a capacidade do autor de me enganar. Os personagens e histórias não são reais, mas são contadas com tamanha verdade que achamos impossível aquilo não ter acontecido. Tolstói vai além, descreve a morte, o assassinato, a tentação como se tivesse vivido tudo isso, sentido em sua própria pele. Tolstói morreu, matou, foi um eremita e só depois escreveu suas novelas. Ninguém me convence do contrário.

Raphael.Zemolin 17/05/2020

Que livro incrível! Esta edição da Martin Claret é linda e o que dizer na história que nela nos é narrada. Só posso dizer que ao finalizar o livro, saio com grandes ensinamentos da morte de Ivan Ilitch, sonata a Kreutzer e o padre Serguei.

Bela 03/02/2022

Ótima opção para conhecer Tolstói
Esse livro contém 3 histórias diferentes e muito envolventes do Tolstói. Esperava que, por ser um clássico, a leitura fosse mais difícil ou arrastada, porém é fácil de ler e de se deixar levar pela narrativa dramática do autor.

Alan.Nina 20/11/2023

Tolstoi além do seu tempo
Impressionado com a contemporaneidade dos contos. Questiona o aparelhamento burocrático e o niilismo da vida moderna em ?a morte de Ivan imitou?; questiona o amor romântico o ?amor romântico?, a hipocrisia, o machismo em uma sociedade como a Russia, que muitos julgarão como atrasada, em ?Sonata a Kreutzer?; e em ?O padre sergui?, mais uma vez expõe o falso moralismo das sociedades então nascentes.
Só não dou 5 estrelas porque, exceto a morte de Ivan ilitch, o final dos demais achei meio frio, não há um acontecimento realmente impactante, ou um ápice digno de toda construção criada, ainda que o desenvolvimento tenha sido praticamente impecável.
No entanto, esse ar casual pode concorrer para maior aproveitamento da obra, ao situa-lá num cotidiano que dialoga muito com os dias de hoje, mesmo considerando ter passado tanto tempo desde o seu lançamento. Tolstoi é realmente um homem além do seu tempo, trás ao debate questões morais relevantes.

Babi Nole 17/07/2023

Eu adorei esse livro, a escrita de tolstoi é maravilhosa, fluida , instigante e intrigante, o melhor conto aqui presente é o da Morte de Ivan Ilitch, mas, os outros dois não ficam muito pra trás, recomendo bastante pra quem é fã do escritor ou quer começar a lê-lo

Rafa Freitas 15/02/2023

Impactante
Gostei de todas as histórias, principalmente da primeira e da última. A segunda me perdeu pelo preconceito exagerado do personagem. Não sou fresco com isso, mas ficou num ponto que deixou de ser natural e fluído. Porém, do meio p fim o conto tomou força .

Isabella.Arrais 08/01/2023

Por que esse livro merece ser lido?
A trajetória de Ivan Ilitch, funcionário público que atingiu o auge de sua carreira, é narrada nessa leitura e nos provoca profundos questionamentos quanto a vida. Em meio ao sofrimento o personagem reflete sobre toda a sua existência e busca compreender tudo o que o aflige, até então ele acreditava que vivera uma vida “correta”, próspera e que conseguira aparentemente tudo o que almejou um dia.
O conto proporciona reflexões intensas como interesses, relações de poder, aparências, família, tempo e também sobre a insignificância humana quanto a morte e em como não podemos modificar muito quando ela nos cerca: “?Para ele, tudo isso aconteceu num instante, e o significado desse instante não mudaria mais”? (p.100). Os diálogos internos de Ivan Ilitch são muito refletivos e nos causam diversas sensações. Em suas 100 páginas o autor com essas e outras questões muito densas consegue prender a atenção de quem está lendo mesmo sabendo o fim da personagem principal.

Michelle Trevisani 14/05/2018

Adorei a experiência de ler um clássico!
Oi gente! Tudo bem? Hoje a resenha que trago aqui para vocês é de um autor que fazia tempo que eu estava namorando para ler. SIIMM COMPANHEIROS, esse foi meu primeiro Tólstoi! Ieeebaaaaa! Nem acredito que consegui finalizar um livro desse autor! Sabe quando você fica com aquele tremendo receio de que não vai conseguir acompanhar (porque Tolstói é um super clássico, achei que teria muitas dificuldades de acompanhar o pensamento filosófico dele) ou de que talvez não goste tanto, então por isso fui protelando, protelando, mas esse ano, resolvi deixar o preconceito de lado e mergulhar nessas águas dramáticas nas quais Tolstói resolveu me navegar.

Confesso que talvez essa edição belíssima da editora Martin Claret tenha me ajudado muito a degustar de uma boa leitura. A capa é vazada, um luxo, e as letras são ótimas para serem lidas. Me senti super confortável durante a leitura. A tradução de Oleg de Almeida também está impecável e a revisão do livro está de parabéns, não encontrei nenhum erro ortográfico aparente durante a leitura.

Já na introdução do livro tomei um puxão de orelha quando Oleg de Almeida relata: "O nome de Leon Tolstói, um dos mais consagrados mestres da prosa russa, não precisa de comentários. Seria muito difícil encontrar, neste mundo globalizado de hoje, uma só pessoa minimamente instruída que nunca tenha lido seus romances [...]" - prazer, essa pessoa sou eu! hahah! mas isso acaba de mudar, porque EU TERMINEI UM TOLSTÓI! YESSSS!

Neste livro vamos encontrar 3 contos deste mestre, então vou comentar um pouco do que achei de cada uma das histórias narradas.

- A morte de Ivan Ilitch: Este talvez um dos mais conhecidos dos três contos, vai narrar a trajetória de Ivan Ilitch, um burocrata russo, que se vê frente à frente com um dos talvez maiores medos da humanidade: a morte. E por estar tão transformado por essa perspectiva, começa a refletir sua vida pouco entusiasta. Para ele estava bom ter uma vida confortavelmente estável, mas a medida que vamos conhecendo o personagem, percebemos que pouco produtivo foi seus dias, todos muitos parecidos, insossos, e sem graça. E a culpar os parentes próximos de sua condição virou seu passatempo quando passou a contrair uma doença terrível. Já na beira dos fim dos dias, percebe que está com medo, muito medo, mas o autor embrenha o leitor em uma reflexão de que será o que medo é mesmo da morte ou de ter se vivido uma vida pela metade? Com muita aflição vamos acompanhando a vida de Ivan, de seu casamento que não foi lá grande coisa, de seus sonhos que nem sequer foram sonhados, a derrocada da vida humana, sem muitas perspectivas, o que torna o conto triste e nos faz acordar para o que estamos fazendo de produtivo em nossa vida.

- Sonata a Kreutzer: Este conto, talvez não tão conhecido de Tolstói me chamou muito a atenção. Achei um texto muito avançado para a época, onde pude encontrar reflexões do autor a cerca do maior dos acordos de todos os tempos: o casamento. E não só sobre o enlace matrimonial o autor discute, mas no texto podemos encontrar reflexões sobre desigualdade de gênero (oi? isso mesmo! inclusive na nota de Oleg na introdução do livro, ele relata que esse conto de Tolstói foi meio que abafado na época, para não levantar ideias "erradas" nas cabecinhas das mulheres hahaha), discute o sistema de classes, princípios morais, e, dentre outros assuntos, o adultério. Fiquei mais pro final do conto me sentindo quase no livro de Machado de Assis, o Dom Casmurro, porque o personagem principal do conto, acredita que sua esposa amada o está traindo com um violinista. E ele, o Pózdnichev, fica extremamente perturbado com essa dúvida, apesar de ter narrado anteriormente que seu casamento foi uma eterna briga atras de briga. Mas é sempre assim né? Pessoas acham que o casamento está uma droga, mas apronta pra ver? Daí o traído acha que o casamento era o melhor do mundo e que sua esposa não tinha o porque arranjar outro! hahaah. Outro conto bastante dramático do autor que gostei bastante.

- O padre Sêrgui (ou o padre Sérgio, como esse conto é bastante conhecido também): Neste conto, vamos encontrar a peregrinação de Stiepán Kassátski, que após sofrer uma desilusão amorosa (fiquei bastante chocada com o porque o coitado sofreu essa desilusão) resolve seguir carreira religiosa. Ao se tornar um monge, depois de alguns anos se purificando e rezando mundo, passa a usar o nome de padre Sêrgui. Porém, apesar da escolha do caminho religioso, acompanhamos um personagem que constantemente está em busca de se auto afirmar, de buscar por uma melhor posição, e nessa busca frenética por ser alguém mais, talvez o seu principal propósito que é amar a Deus e ser puro seja uma condição constantemente contestável por ele próprio. Sêrgui tem crises existenciais constante, e vive a lutar com os demônios que lhe são apresentados durante a sua vida religiosa, com o intuito de se manter puro. Sêrgui vai se deparar então com o terrível questionamento que constantemente nos fazemos: será que Deus realmente existe? Por que não conseguimos alcançar a fé sega, que muitos parecem propagar? E essa humanidade do personagem, suas fraquezas, nos fazem refletir em nossa própria condição humana, nossos medos, dúvidas, exageros durante a existência nesse vasto mundo cercado de informações que temos.

Leia o restante da resenha no meu blog :> LIVRO DOCE LIVRO

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2018/05/resenha-morte-de-ivan-ilitch-e-outras.html

Matheus Gonçalves 30/08/2020

Tríade
Nessa edição contêm a Morte de Ivan Ilitch, Sonata a Kreutzer e O Padre Sêrgui. Simplesmente lindo, cremoso e cheiroso.

Isah Conti 05/11/2020

Contos para refletir sobre a vida
Esse livro reuni três contos de Tolstói, A morte de Ivan Ilitch", "Sonata a Kreutzer" e "O padre Sêrgui". Ambos trazem relevantes aspectos da existência humana, de uma forma profunda e ao mesmo tempo sensível, nos deixando reflexivos ao termino de cada leitura.

A Morte de Ivan Ilitch ? Sendo o conto mais famoso do autor, traz uma reflexão sobre a vida e a passagem da morte, pelo olhar de um homem enfermo e que batalhou a vida inteira para obter riquezas materiais, mas no final começa a duvidar se essas foram suas maiores conquistas e realizações.

Sonata a Kreutzer ? Se tornou o meu conto favorito do livro, narra a história de um homem que ficou cego pelo amor, retrata sua trajetória com picos de ódio e ciúmes doentio o levando ao ponto máximo e cometendo um grande erro.

O Padre Sêrgui ? Aqui temos um homem movido pelo machismo da época e que não aceitou algo da vida da mulher que tinha escolhido amar, resolveu se dedicar a sua fé e sofre diariamente com as tentações que vão aparecendo em seu caminho.

- Se tratando de contos de um autor russo, de ser um clássico que conquista seus leitores até hoje, acaba tendo uma narrativa mais lenta e que requer uma atenção maior à leitura.  Acredito que esses contos são ótimos para quem quer conhecer a escrita do Tolstói, assim entendendo sua forma de narrativa e conhecendo histórias que de alguma forma nos causam desconfortos por seus temas pesados e reflexões profundas. Em certos momentos, me vi assimilando fatos com a nossa realidade, o que deixa tudo ainda mais interessante. Indico para quem quer começar a ler clássicos, são histórias curtas e que podem ser lidas pausadamente.

Claccostaa 25/07/2021

Primeiro contato com Tolstoi. Uma resenha tardia dá vantagem ao esquecimento, mas foi uma das melhores leituras que já tive. A agonia da morte, o cheiro que anuncia sua chegada... Tudo isso me evoca o clima da primeira novela deste livro.

Sara 07/12/2023

Nesta versão tem 4 contos, dois muito bons e dois muito chatos. Comprei o livro pelo primeiro conto e por ele vale a pena comprar. O segundo conto é chatissimo, quase abandonei o livro por causa dele. O terceiro é bom e o final você só sabe no final mesmo. O quarto é rápido e tem uma pegada mais religiosa, não faz muito meu estilo de leitura.

J.M. 10/05/2021

Tolstói construiu uma escrita leve para uma história um tanto pesada. Acompanhamos a vida de Ivan Ilitch até o momento em que descobre estar terrivelmente doente, e então sua vida começa a se esvair junto com suas dores, angustia, raiva e solidão.
Ele então começa a se questionar sobre seus feitos, sente grande arrependimento e percebe que seus familiares e amigos tornam-se indiferentes com o tempo e sente que está os envenenando com sua doença, que os cansa, que os deprime.
A morte, então, é o desespero e o medo dela própria enquanto Ivan Ilitch está vivo. A morte é o apego doloroso à vida, ao status, ao material, ao orgulho. Quando isso perde o sentido, a importância... é quando Ivan Ilitch finalmente morre.

Larissa 06/04/2021

Esse livro vai além do esperado . Sua composição é de três novelas de Leon, mas a verdade é que o livro é uma jornada de crescimento. Cada história tem como personagem principal um homem que se depara com grandes e pequenos dilemas da vida. O primeiro é a morte, o segundo é o casamento e o último é a fé. Considero esse livro algo essência para repensar nossos hábitos e nossas éticas .

1 | 2 | 3 | 4