Já Que Você Perguntou

Já Que Você Perguntou Elissa Sussman

Resenhas - Funny You Should Ask

just.elis 15/09/2023

Que coisa linda
A Elissa Sussman arrasou!
Estou morreeeeendo de amores.

Vim de uma sequência de livros começados e não terminados, sempre desistindo pq tô mal acostumada com a escrita da Ali Hazelwood e com os enredos da Marina Zapata. Nada parecia bom o suficiente. Até começar esse livro!
A história demorou pra me pegar, não vou negar, mas a escrita da Elissa Sussman é tão impecável que essa razão, por si só, já é boa o suficiente pra você não parar de ler.

O livro alterna entre acontecimentos do passado (10 anos atrás) e do presente (10 anos depois) de coisas que aconteceram entre os dois personagens, Gabe e Chani. Eu não dava nada por esses dois ? realmente achava que eles eram rasos e sem personalidade ?, mas a história vai gradativamente ficando interessante, mais e mais, como uma bola de assopro enchendo. Encheu tanto que me surpreendeu com 5 estrelas.

É repleto de referências cinematográficas e televisivas, fala de milhares de filmes e peças de teatro; os capítulos alternam com cortes de revistas, newsletters e jornais (ficcionais, é claro) e nesse ponto me lembrou Os 7 Maridos de Evelyn Hugo. Inclusive, não sei pq esse livro não é tão conhecido quanto os da TJR, pq a escrita é tão boa quanto, os cenários são associáveis, e fala sobre a vida e fofoca de famosos ficcionais de uma forma que faz você jurar que eles realmente existem.

É difícil justamente pq parece tudo muito real, desde os problemas às personalidades dos personagens. A Chani é sem graça (mas eu amo essas personagens que são tipo um ruído branco), e o Gabe é mais ou menos, mas é mtoooo fofo (o jeito deles serem tãooo normais me lembrou os personagens da Sally Rooney). Não tem aqueles conflitos de romance adolescente, são pessoas reais com mal entendidos e discussões reais, embora não existam de verdade (ainda tentando lidar com isso). Eu mergulhei mais nessa história do que em qualquer outra elogiada por esses motivos (dnv retomando à Evelyn Hugo, e agr tbm à Daisy Jones), a ponto de querer saber mais das fofocas sobre eles que não foram exatamente estendidas. Eu queria ler mais do blog e da newsletter da Chani e das publicações sobre o Gabe e sobre o Ollie (te amo, Ollie, te amo).

Tem assuntos importantes, é adulto e trata das coisas como elas realmente são, por ex. como os relacionamentos funcionam de verdade, como a gente passa a conhecer a pessoa ao nosso lado. Fala de amor verdadeiro, um amor de década. É sensível, vulnerável, profissional e apaixonante.

Esse livro é lindo, e acho que tem um tempo que não termino um livro (bem rápido, aliás, embora tenha tentado degustar e demorar o máximo) tão lindo, repetindo p mim mesma: que coisa linda. que. coisa. linda.
esse livro é lindo.

Desabafo: não aguento mais me apaixonar por homens que eu sei q não existem na vida real (não há a possibilidade de ter um gabe parker por aí esperando por mim, pq não existe um homem real como o gabe parker)

ps: te amo ollie (dnv)

Victória 01/04/2024

Resenha| Já Que Você Perguntou
Infelizmente não funcionou pra mim.
Achei a história chata, não me apeguei a personagem nenhum e terminei por força do hábito.
A nota é somente pela leitura ser fluida.

Hana 24/09/2023

Bacanudo
Eu comprei esse livro sem ler a sinopse. Estava a procura de algo que parecesse bem divertido e leve. Vi a capa , vi que vinha com um bloco de notas de brinde e isso foi o suficiente.

Quando comecei a ler, me irritei com o cara ser o clássico ?amo ler e sou gostoso?, e a guria sendo só mais uma feminista forçada e sem graça. Quase desisti. Mas a preguiça de ler algo mais complexo me fez voltar pra leitura. E devo dizer que não me arrependo. Acabei me encantando mais do que eu devia pelo Gabe e simpatizando e até me vendo na Chanés( apelido que eu dei pra ela).

A única coisa que eu mudaria é a punhetagem. Sempre quando está perto de algo interessante acontecer , ela muda de assunto , vai pra outro tema, mostra uma matéria(odiava as matérias), pula pra flashbacks ou avança pra anos a frente? eu entendo a motivação, mas quando esse tipo de técnica é feita tantas vezes , dá uma brochada.

kleide.olliver 27/09/2023

Confesso que não esperava muito desse livro, porém gostei bastante.
O estilo de estória intercalada, às vezes me deixa com dificuldades pata avançar na leitura, e senti no começo um pouco arrastada. Mas ainda é envolvente e cativante.

dai ð¤. 28/09/2023

JÁ QUE VOCÊ PERGUNTOU. ?
Fazia muito tempo que eu não lia nada, mas li esse livro muito rápido. que romance gostoso de ler, juro.

Elissa Sussman escreve muito bem e com personagens incríveis e bem construídos.

tô apaixonada pelo Gabe e pela Chani - e você também vai ficar ;).
se você gosta de romance entre celebridade e nós 'meros mortais' (palavras da Chani, não minhas, rs), te prometo que você vai gostar desse ? (eu amei, pelo menos :)).

ps: única coisa que deixou a leitura um pouquinho chata foram as "páginas de jornais" que tinham entre um capítulo e outro, acaba sendo meio desanimador. mas de resto, o livro é incrível!

Luana Freiire 25/01/2024

?Ele é ator
?Ela é jornalista
? Alc0olismo

?Sobre o livro
Chani Horowitz queria ser uma escritora de sucesso e enquanto via seus colegas assinando contratos, ela estava presa a entrevistas de celebridades, mas sua grande oportunidade surgiu quando ela foi chamada pra entrevistar o famoso e lindo Gabe Parker que seria o próximo Bond. Chani e Gabe logo criam uma ligação e uma forte química existe entre os dois, mas ela sabe que algo entre eles seria impossível... ele vive rodeado de beldades da mídia Chani está conhecendo sua paixão do cinema e sabe que seu lugar jamais seria ao lado de alguém como ele...

Gabe é um cara simples, fofo e divertido que já sofre com a pressão da mídia mas sua prioridade é sua família e ele deixa bem claro como eles são importantes... Gabe não esperava conhecer alguém como Chani e isso deixa seu coração abalado... eles tiveram um final de semana mudou a vida dela e seu coração nunca esqueceu o homem que conheceu.
Dez anos depois, Chani está sendo convidada a entrevistar mais uma vez Gabe Parker, ela sabe que seu sucesso está ligado a ele, mas reencontrá-lo é algo difícil pois sua paixonite não foi tão sincera naquele final de semana. Gabe passou por muita coisa nos últimos anos, sua carreira não é mais a mesma, passou por um divórcio e também por clin1cas de reabilit@ções muitas vezes, mas agora que está bem, precisa mostrar ao mundo que ele deseja recomeçar e Chani é a pessoa certa principalmente agora que está separada e quem sabe eles possam ter uma chance de verdade.

?O que achei
Que grata surpresa foi essa leitura!
Chani conseguiu o sucesso que sempre quis mesmo que seja por causa de entrevistas, ela é reconhecida e muita gente gosta da forma que ela escreve, mas ela nunca esqueceu aquele fim de semana que foi muito diferente de tudo o que já tinha vivido, ela seguiu com sua vida, casou e não foi tudo o que esperava.
Gabe viveu sobre muita pressã0 da mídia e sua válvula de escape não foi a melhor parte de sua vida, ele tentou sair de algo que precisa de ajuda e finalmente está dando a volta por cima e tudo o que ele deseja é mostrar que está bem... ele também deseja conquistar Chani pois ela é uma pessoa que conseguiu mexer com sua vida e coração em poucos dias e quem sabe finalmente tenha chegado o momento de esclarecer tudo que ficou entre os dois.
Como eu disse, foi uma surpresa muito boa essa leitura, foi meu primeiro contato com a autora e adorei sua escrita, ela consegue prender o leitor sim e meu único dilema foi que no início me senti confusa com a trama, mas tudo fez sentido no decorrer da leitura.
O livro é narrado entre o presente e o passado além de manchetes sobre o mundo dos famosos e isso foi um ponto bem positivo na leitura.
Enfim, foi um livro que adorei e que me cativou pois fala sobre recomeços, família e que me deixou torcendo pelos dois desde o início.

Amanda Godoy 30/10/2023

Eletrizante
Esse livro tem tudo o que amo, mundo secreto das celebridades, romance, por trás das câmeras, amei acompanhar a chani e Gabe porém o final foi um pouco decepcionante falta um tcha

Debora807 10/02/2024

Esperava mais...
é um livro que a escrita é super fluída e envolvente, me senti presa no livro desde a primeira página, porém o livro do início ao fim traz o drama como o foco principal. eu senti que o que aconteceu dez anos antes fui super estimado na narrativa do presente, dava a entender que tinha acontecido muita coisa naquela época, só que quando a narrativa do passado descrevia o momento em detalhes me sentia frustrada e senti falta de ter mais romance no livro.

Eduarda 07/12/2023

Um dos favoritos do ano!! ???
Primeiro, vou começar elogiando a escrita da autora que extremamente fluida, simplesmente não consegui largar esse livro!! Eu amei o fato de que o Gabe e a Chani são ambos adultos acima dos 35 anos e eles conseguem demonstrar pro leitor através das suas atitudes, mesmo na passado, há 10 anos atrás quando ocorreu o primeiro encontro deles, os personagens não deixam o leitor esquecer que eles são adultos, mas que mesmo assim podem cometer erros bobos, erros esses que vamos desvendando no decorrer do livro. A Chani é uma jornalista que trabalha pra uma revista escrevendo perfis de artistas e é assim que ela conhece o tão querido Gabe Parker, o mais novo rosto cobiçado de Hollywood! A química dos personagens é inegável e os personagens secundários, como o amável Oliver, ou Ollie, como vemos, são de uma grande importância, até mesmo o pamonha do Jeremy(?).
EU AMEI CADA PÁGINA, LEITURA EXTREMAMENTE RECOMENDADA!! ???

katht 07/03/2024

Eu amei o livro!!! o começo tava bem chatinho, mas não demorou para pegar no tranco. só fiquei meio assim em como tudo parecia intenso entre eles e no passado eles só tinha ficado UM FIM DE SEMANA juntos e parecia que eles tinha um relacionamento super forte.
Anadyva 17/03/2024minha estante
Oiiiii, tdd bem
Vc sabe qual é a classificação indicativa do livro? ?

katht 18/03/2024minha estante
oiii, não sei não

Jayane S 23/02/2024

Estupidamente apaixonante.
A história conta o que aconteceu no passado com o astro do cinema Gabe e com a jornalista/entrevistadora Chani e depois no presente.

Essa parte foi onde a escritora me ganhou.
" Nunca se sabe quando os fãs do Woody vão atacar com seu grito de guerra de " separem a arte do artista ". - Ele fez uma expressão um pouco amarga. - É claro que as pessoas só se importam em defender gente horrível que cria arte horrível.

Meu primeiro livro favorito do ano.

Carole 14/12/2023

Remédio pra ressaca literária
Comecei a ler o livro sem grandes expectativas, mas terminei muito envolvida com os personagens. Fazia tempo que eu não me divertia tanto com uma leitura, gargalhando com os diálogos e sentindo na pele a vergonha alheia.

A leitura foi rápida e a história, apesar de ser bem simples, daquelas que a gente já sabe como vai terminar, foi muito prazerosa, mérito da escrita da autora, que é primorosa!!

Fiquei um pouco incomodada com certas atitudes dos personagens, que têm mais de 30 anos, mas às vezes se comportam como se tivessem 20. Achei a Chani chata, mas o Gabe fez compensar a personalidade sem sal da protagonista, e eu não parei de torcer pelo romance deles nem por um segundo.

jegrandini 21/12/2023

Já que você perguntou
Eu tinha esquecido a sensação de brigar com os personagens por querer que eles fiquem juntos! Haha

Que livro lindo! Sério!
Como não se apaixonar por Gabe Paker e Chani juntos? Impossível.

Uma excelente escrita, os detalhes da descrição dos personagens e das situações!

A autora nos faz nos apaixonar pelos personagens logo de cara e é tão fácil querer estar na companhia deles!

A troca da narrativa entre passado e presente, nos mantém intrigados e sedentos por mais informações, foi uma leitura rápida, apenas 2 dias, pois eu não conseguia realmente parar de ler!

O amadurecimento dos personagens também é um destaque, acompanhamos seu erros, consequências, escolhas e depois como eles lidam com isso e nos sentimos acolhedores de seus medos e suas inseguranças!

Amei e recomendo! ??