The Chalice of the Gods

The Chalice of the Gods Rick Riordan

Resenhas - The Chalice of the Gods

Ana j 07/06/2024

Deu uma saudade/nostalgia lendo, mas mesmo se n tivesse isso, eu adoro como o rick escreve e toda a parte de saber o que fazer, de crescer, da Velhice me pegou, ainda mais pq eu tô na fase de começo da faculdade e tentando entender o mundo e quem eu sou

Ana Soares 06/06/2024minha estante
Esse livro aqueceu meu coração

anaclaraaz 06/06/2024

Um reencontro com nossa criança interior
Ler esse livro me trouxe uma sensação de nostalgia e acolhimento, como se eu olhasse para trás e enxergasse eu mesma lendo PJO pela primeira vez há alguns anos atrás. Tio Rick foi capaz de encapsular a sensação de um abraço quentinho e a transbordar nas páginas desse livro.
Em O Cálice dos Deuses podemos encontrar todos os elementos que esperamos em um livro de Percy Jackson: capítulos com títulos engraçados, aventuras com nossos 3 personagens iniciais, e deuses gregos sendo irresponsáveis.
Recomendo a leitura para todo fã de Percy Jackson que deseja sentir o gostinho de reler a série como se fosse pela primeira vez, e aguardo ansiosamente pelos próximos livros.

Babi Nole 05/06/2024

Rick Riordan, pra mim, é sempre um acerto , amei acompanhar Percy em suas missões novamente. Devo dizer que o personagem segue sendo meu preferido e o mais carismático do riordanverso . Esse livro teve uma das melhores missões de todas do Percy, mal posso esperar pelo próximo.

05/06/2024

E então, chegamos à ?Cálice dos Deuses?. O livro tem o público-alvo muito bem estabelecido: os fãs da saga, especificamente aqueles que a leram quando eram mais novos, cresceram com os personagens e hoje estão na mesma faixa etária, vivendo as mesmas situações que eles nessa nova aventura. O sentimento de nostalgia é dominante durante toda a leitura, incentivado por diversas menções de acontecimentos dos cinco primeiros livros.

A nostalgia sustenta o livro (até mesmo de forma literal), ao ponto de que, se tira-la da descoberta, resta uma aventura simples, que seria um ótimo material para um conto, mas sem a profundidade necessária em um romance.

As etapas da missão seguem o mesmo protocolo já previsto em outras obras, mas que nunca apareceu de forma tão evidente quanto aqui. O livro é quase como se dividido em fases de videogame, onde os personagens cumprem uma tarefa, conversam com aquele que a designou e podem cumpri-la oficialmente.

Por outro lado, acompanhar o desdobrar das tarefas não chega a ser um desafio, devendo-se muito pela leveza da escrita, mas principalmente pela dinâmica dos personagens, que são a melhor parte do livro.

Percy, Annabeth e Grover são velhos conhecidos. Sabemos de suas vidas inteiras ? seus medos, pensamentos e inseguranças ? fazendo com que seja divertido e familiar acompanhá-los mais uma vez (novamente, o sentimento de nostalgia sustentando o livro). A dinâmica de suas relações funciona muito bem, e coloque-os em uma missão sendo mais velhos faz com que se torne evidente o amadurecimento deles.

Mostrar a evolução dos personagens é o que pode justificar a existência dessa nova trilogia. Ao registrar momentos do passado, ao mesmo tempo em que pensam no futuro, os três amigos conseguem transparecer como os acontecimentos dos livros anteriores os afetam, algo que nunca teve muito espaço durante as narrativas. Situar os acontecimentos desse livro entre ?Heróis do Olimpo? e ?As Provações de Apolo? é uma decisão acertada e ajuda nesse ponto, já que explora alguns acontecimentos e reações dos personagens que acabam passando por golpes, mas que explicam suas atitudes em muitos livros.

?O Cálice dos Deuses? não é um livro terrível, mas também está longe de ser um dos pontos altos do universo de Percy Jackson. Mesmo que se escore nas memórias afetivas dos fãs, é inegável que tenha sucesso em despertar esses sentimentos, fazendo com que os leitores se envolvam e acabem por ter uma experiência positiva com a história.

Eevee0 05/06/2024

Tava com saudades.
Depois do caos que foi a saga de Heróis do Olimpo, o Cálice dos Deuses traz aquele conforto dos primeiros livros dos Olimpianos.
É calmo e revigorante, é uma leitura gostosa de se fazer e nem um pouco desgastante, é calma e quando você vê já acabou o livro.
Adoro livros assim, mesmo que não haja tanta coisa acontecendo eles tem seu charme, são divertidos e apaixonantes a seu modo.

thewolfstarkid 04/06/2024

O cálice dos deuses é uma grande nostalgia. O Rick sabia o que estava fazendo quando colocou o trio do primeiro livro da saga pra trabalhar juntos de novo, mas dessa vez uma versão mais crescida deles (ou talvez não tão crescida, em certo capítulokkk). As referências deixa claro que o livro é um presente pros fãs. Mesmo assim, achei a história meio parada. Li de um jeito bem indiferente, não senti emoção. Eu já li PJO e HDO e nunca tive dificuldade em me conectar com os personagens e ficar tocada pela aventura deles, me sentir aflita, feliz, aliviada etc. Então eh, me decepcionou um pouco.
sarahclys 09/06/2024minha estante
nossa, eu tive exatamente a mesma sensação!

sarahclys 04/06/2024

Leve & bobo, mas reconfortante
Esse com certeza foi o livro menos intrigante que eu li do rick. não me "prendeu", foi bastante previsível, talvez, se eu não tivesse carinho pelos livros anteriores, eu não curtiria ele. mas gostei exatamente por isso. é reconfortante pra quem leu as histórias anteriores porque, pela primeira vez, é um livro mais calmo que em grande parte mostra eles vivendo momentos bons, sendo bastante tranquilo de ler. é bem engraçadinho, mostra a personalidade do percy igual ao começo, e tem MUUUUITO mimo de percabeth. gostei por isso mas está longe de ser meu favorito.
=)

Alysson - @alyssonhp 04/06/2024

O Cálice dos Deuses
Confesso que fiz leitura dinâmica com esse. Eu lembro que gostava de Percy Jackson e devorei os 5 livros da primeira saga e também Os Herois do Olimpo, mas achei esse livro tão sem graça, tão bobo, tão batido na verdade! Não me diverti nem um pouco lendo, 200 páginas que pareciam 400 e continuo achando o Percy um personagem totalmente sem graça.

Gii.m 03/06/2024

O trio maravilha is Back
Ahh que livro gostoso de ler, terminei querendo mais. Percy como sempre sendo o último romântico, a evolução de Grover e a Annie maravilhosa como sempre. Ansiosa pra continuação dessas cartas. Já quero eles na faculdade tb e casando, tendo filhos e tudo mais. Virou meu favorito

Lua 03/06/2024

Perfeito!! Tio Rick arrasou demais nesse aqui
Foi incrível relembrar todas as aventuras do trio. Esse foi um pouco mais leve, não teve nenhuma desgraça ???? muito fofo

thuanyww 02/06/2024

Entregou apenas o que prometeu: fanservice...

é um livro bestinha só pra matar a saudade dos personagens que a gnt gosta, mas não acontece nd muito uau

Stephanie.Yuka 02/06/2024

Achei um livro típico de rock riordan, rapidinho de ler e legal mas as missões achei mais chatinhas do que os anteriores

liagalathynius 01/06/2024

Remeber the path of our youth?
Eu tô muito feliz, terminei esse livro com o coração quentinho e confortável. sabe, é muito bom quando você acha conforto em pessoas, eles são muito reais pra mim, desde pequena eles foram meus amigos e hoje aqui estamos nós, no segundo ano do ensino médio só querendo entrar na faculdade.
sinto que esse livro foi um presente do Rick pra nós leitores, um presente de autor pra fã. sou muito feliz de ter enfrentado essa jornada gloriosa com eles. só sei que quero mais.
obrigada, Rick Riordan.