Adulta

Tiffany D. Jackson

Resenhas - Adulta

1 | 2 | 3 | 4

Fabi 25/04/2024

De cara o aviso: há trechos que podem ser perturbadores. E realmente são.
Chant é uma adolescente sonhadora e batalhadora. Negra e estudando em uma escola com maioria branca, ela se vira para poder viver a sua juventude da melhor forma possível, até que um famoso entra no seu caminho e acontece uma reviravolta na vidinha dela.
Achei fantasiosa esta relação. De resto, excelente leitura.

Juliana 25/04/2024

Leitura rápida, mas pesada
A leitura de Adulta engatou super rápido para mim. Capítulos curtos, que vão e voltam no tempo me prenderam e li o livro super rápido.

Mesmo sendo um livro pesado (alerta gatilhos: racismo, estupro, violência contra mulher), a leitura foi super fluida pela forma que o livro é construído e que eu ficava super curiosa para saber o que ia acontecer.

Ao mesmo tempo é uma leitura pesada, emocionante e que coloca o holofote em como as mulheres negras vítimas de violências são descredibilizadas e julgadas como culpadas. Enquanto homens adultos abusadores são tratados como coitados pela sociedade.

A autora consegue abordar esses temas de maneira muito clara ao longo da história.

Em geral gostei bastante, mas achei o final um pouco corrido e o desfecho mal elaborado. Algumas coisas me pareceram conveniência para finalizar. Mas recomendo a leitura, porque o livro traz a tona temas que precisam ser falados e é bem escrito.

Louise133 16/04/2024

Ser humano intragável
Difícil de ler em alguns momentos, fico pensando na vida de tantas meninas.
Só não gostei da reta final pela mudança da narrativa, virou um thriller bem mais ou menos.

eumilitantecansada 15/03/2024

O que nós faz adultos ?
A transição do tempo para alguns e a imposição social para outros, quando se é negro o rótulo chega mais cedo, para mulheres negras sempre é jogado uma responsabilidade desproporcional a partir das insensibilidade referidas desde muito jovens sexualizadas, privadas de sua auto percepção e auto amor, se tornando muitas vezes presas fáceis nas mãos de manipuladores que acessam através de suas feridas.

Neste livro conhecemos Enchanted, que por mais que tenha uma coragem invejável, e uma voz encantadora sofre com a falta de autoestima, ou melhor de conhecimento já que só tem 17 anos, e um sonho, a falta de repertório sobre relacionamento a impede de deslumbrar o que é saudável, quando se trata de "amor" no desenrolar da história se depara com o Korey Fields considerado o maior rapper da atualidade que no alto de seus 28 anos exime de suas resposabilidades como adulto e a acessa a partir de suas fragilidades e a manipulação de seus sonhos, mostrando o que é abuso de poder em diversos âmbitos, e que mesmo comprovado seus crimes, por ser homem, por ser adulto, por ser rico é passível de perdão, e descredibilizar garotas, junto ao sistema patriarcal de sua culpa.

Um livro com diversas reviravoltas, e alertas de gatilhos, que nos mostra a importancia e como é necessário responsabilizar as pessoas certas pelos seus crimes, e prestando mais atenção naquelas que historicamente foram silenciadas.

Malcolm X é que falou a real: "A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra. A pessoa mais desprotegida na América é a mulher negra. A pessoa mais negligenciada na América é a mulher negra."

anabi 12/03/2024

Fazia tempo que não lia um livro tão rápido. História encorajadora, que nos inspira e faz ver que nós mulheres temos que nos unir cada vez mais!

Brunna158 12/03/2024

Não deu pra comprar essa brisa
Eu acho que ao falarmos de temas tão doloridos como pedofilia e abuso nós precisamos assumir algum tipo de profundidade textual (minha opinião).

são temas muito SENSÍVEIS para negarmos SENSIBILIDADE aos personagens e esse livro faz isso o tempo todo. a mocinha é mocinha pq é boa, o vilão é vilão pq é mau e é isso. não há nuances, não tem estudo de personagem.

a linguagem é simples demais, até jocosa em alguns momentos. sem falar em todo o rolê de thriller que a autora tentou trazer pro livro.

eu não sei se não gostei por ser ruim ou por eu nao ser a faixa etária do livro, pode ser os dois. dei duas estrelas pq acho um tema importante pra qualquer adolescente ler, independente da forma que é contada.

DAbora311 27/02/2024

Muito pesado
Eu quis ler esse livro pela capa e também porque amo livros de suspense e fiquei em choque com a temática desse livro. Não recomendo esse livro para quem já sofreu abusos, muitos gatilhos, teve momentos em que tive que parar a leitura por não estar aguentando. A escrita da autora é muito fluída, ela soube retratar muito bem tudo que uma vítima sente e passa, o livro também vai falar sobre racismo, sobre a culpa em que colocamos nas vítimas e não no abusador. Até o título do livro ela usou como crítica. Única coisa que não gostei foi ela deixar a solução do caso nos últimos capítulos.

Isabela 24/02/2024

A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra" M.X
O livro retrata a vida da jovem Enchanted Jones, uma adolescente com um talento inegável para a música e para ser uma cantora de sucesso.
No entanto, falta a Chant a oportunidade certa. Vinda de uma tradicional família negra e pobre que vê nos estudos a única forma de vencer na vida, Chant acaba vendo no ídolo Korey Fields a chance que precisava para ascender, ao mesmo tempo em que se apaixona, e é correspondida, por ele. Entretanto, nem tudo é o que parece e um romance com um homem dez anos mais velho se mostra algo, no mínimo, arriscado.
Adulta é um soco no estômago. Não tem como descrever a história de outra forma.
A história de Enchanted retrata os abusos reais comuns à grande maioria de mulheres no início da vida artística, que frequentemente são submetidas ao arbítrio do poder de homens ricos que se entendem no direito de violentar mulheres em troca de uma chance.
Chant, porém, ainda sofre com a violência destinada às vítimas mulheres negras, que têm suas dores e histórias negadas, e ainda, a violência entre parceiros, invisibilizadas na dinâmica doméstica. Com apenas 17 anos ela é abusada física e sexualmente e, principalmente, psicologicamente pelo parceiro que amava, fazendo com que não percebesse a violência que recebia em troca até chegar ao ponto extremo.
A autora constrói ainda um suspense maravilhoso no final em relação a um crime e a sanidade da personagem que me fizeram grudar no livro nas últimas 100 páginas.
A história de Enchanted é uma história que precisava ser escrita. Sua leitura é necessária!

Triice 10/02/2024

"A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra. A pessoa mais desprotegida na América é a mulher negra"
Que leitura intensa e difícil! O livro já começa com um "Q" de o que rolou, induzindo o leitor a ter aquela ânsia de querer ler cada vez mais.
Eu não sei o que dizer sobre a história dessa personagem que é super real, não fala sobre um caso isolado e sim sobre todas as vítimas de horrores que esses criminosos fizeram com elas/eles, conta como é o sofrimento de uma adolescente que tá escrevendo sua própria história, que tem sonhos, amigos e família.
Outro ponto que é super marcado no livro é o fato de que garotas negras em MUITOS casos são desrespeitadas não só pelo público de fora dos acontecimentos mas, também, por pessoas as quais TÊM o dever de protege-las, o absurdo que é isso não tá escrito! A frase da contra capa, que é a frase que retirei do livro pra colocar o título, é extremamente forte, tem verdade nessa frase.

28/01/2024

Pesado
Não costumo ler sinopse, e acabei ficando surpresa com esse livro. aborda muitos temas sensíveis, mas, necessários, temas que são tratados com descaso e muitas das vezes, esquecidos.
várias vezes tive vontade de entrar dentro do livro e xingar tudo e todos de tão indignante que é.
gostei muito da escrita da autora, e de como os assuntos foram tratados.

Brendão 27/01/2024

Gatilhos fortes
Parei diversas vezes de ler por gatilhos enormes que tem sobre abuso, um livro que você fica com tanta raiva que sente vontade de jogar na parede.. dolorido, faz você sentir toda dor dela. Incrível?

Amanda 20/12/2023

Revoltante demais e infelizmente real
Essa história me deixou boa parte do tempo revoltada, não pq seja ruim, muito pelo contrário, mas sim porque infelizmente é muito comum. Quantas vezes não vemos homens com garotas menores de idade dizendo o quanto elas são " maduras"? Quantas vezes não ouvimos que elas " sabiam o que estava fazendo" enquanto homens são lidos como " coitados que estão tendo sua vidas arruinadas por moças aproveitadoras?" Especialmente homens em posições de poder.
No caso da protagonista, ela ainda é uma moça negra, que sofre com o racismo e a solidão vivendo em um ambiente no qual não se sentia acolhida, o que a levou a ser um " alvo fácil" para o predador desse livro. Além disso, é completamente descredibilizada durante seu relato porque, sim, mulheres negras sofrem muito mais com a questão de ter seu discurso invalidado do que mulheres brancas(ainda que, sim, isso também ocorra com estas últimas).
Eu gostei bastante do livro pq me levou a refletir sobre esses assuntos, e me doeu muito ver a jornada da Enchanted. Porém, acho que a última parte do livro foi meio desconectada do resto, com com plot twists e revelações que acho que não eram necessárias. Fora isso recomendo muito, porém alerto para que tenham cuidado com os gatilhos.

Fabi Fernandes 09/11/2023

Necessária
Não se engane pela vibe da capa, o começo parecer só mais um livro de preta adolescente encontrando seu lugar no mundo em meio ao racismo. O livro vai bem além disso, é uma história que traz raiva, tristeza, reflexão, um sentimento de mãos atadas ao ver a personagem passar por tudo aquilo. E pareceu real demais para mim. Então foi mais revoltante ainda. A escrita da autora é maravilhosa. É uma história necessária que reflete muitos casos semelhante, mas não significa que tenho tornado mais fácil de ler

1 | 2 | 3 | 4