Cleópatra e Frankenstein

Cleópatra e Frankenstein Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra e Frankstein

Bcvc 07/10/2023

Quando nossas partes sombrias se encontram, elas criam luz.
Sobre pessoas destruídas tentando encontrar muito mais que o amor, mas seu lugar no mundo. Livro extremamente pesado, sobre pessoas imperfeitas que possuem ações imperfeitas.

Isa 09/08/2023

Vc é uma chata seu marido um 🤬 #$%!& seu casamento uma bosta
Já tinha lido esse em inglês, aí agora ele foi traduzido e está fazendo burburinho nas book redes brasileiras, o que é meu sinal pra sair das sombras fazer essa resenha, até porque a justiça não dorme, e os críticos também não.

A maioria das pessoas que eu vi elogiando esse livro menciona como ele é ?real? o que por si só já é um elogio abstrato demais para poder julgar. O que é, de fato, uma obra ?real??

Vamos guardar essa questão, e seguir para o plot do livro. A Cleo é uma pintora jovenzinha alternativa artista sensível e diferente das outras, o Frank é um cara mais velho inicialmente muito charmoso com problemas com bebida. O resto dos personagens eu nem vou mencionar por nome por que a autora claramente não dá a mínima pra eles, então porque eu daria? O livro acompanha o relacionamento da Cléo e do Frank, seus altos e baixos e problemas e confusões. Os outros personagens estão lá também, como uma decoração do ambiente.

Um ponto que já me pega no começo do livro é que todos os personagens meio que amam a Cléo. Ela é idealizada e adorada, mesmo que de forma não óbvia, por TODO MUNDO que a conhece. Ele se sentem atraídos pela aura artística e misteriosa dela, pela tristeza que ela traz em si, pelos seus cabelos loiros que são transformados em mil e uma metáforas durante o livro. Agora, eu não quero dizer nada, nadinha mesmo, mas procurem uma foto da autora. Só por curiosidade mesmo.

É difícil descrever o estilo de escrita, que mistura o pedante com a pura falta de habilidade. Diálogos DIFÍCEIS de aguentar! consigo lembrar acho que de uma discussão no meio do livro que teve uma construção melhorzinha. Os eventos dramáticos e traumáticos são jogados na história de qualquer jeito, sem a autora dar a eles um pingo de consideração. O livro quer ser poético por ser poético, e por isso acompanhamos páginas e páginas de um lenga-lenga que não vai nem fica. É aquilo, claro que tem seus momentos, relógio parado acerta duas vezes ao dia, mas a escrita não cansa de ser ornamentada nem por UM SEGUNDO, constantemente apelando para essa estética de drogas, sexo e colapso mental pra tentar vender a ideia de ?a vida nua e crua?.

Retomando os personagens secundários, muitos fazem parte de minorias, o que inicialmente parece ser uma grande vitória pra diversidade, mas se prova uma tristeza quando você lembra que eles estão na história apenas pra que a gente não pense que o casal principal vive em uma bolha da classe alta branca e artista. Olha como eles são diversos e inclusivos! eles até conhecem um gay e uma negra! As histórias deles vão do nada ao lugar nenhum, os conflitos externos e internos beiram o estereótipo, o caricato.

Acho que muita gente busca uma ideia de ?pessoal real? que já foi comodificada. Com defeitos, mas apenas o bastante para uma boa história, para entreter. É uma abstração, também, uma romantização, ainda que mais discreta que em outros livros. Eu não desgosto desses personagens porque eles são ?reais?, por que eles falham e se perdem no caminho. Desgosto deles porque são vazios, não saem dos seus esteriótipos de personagem, e boiam em uma história que não está tentando dizer nada, exatamente. A Cléo é a alma boa, sensível, torturada, coitadinha (chata pra 🤬 #$%!& ) O Frank é um cara problemático cheio de problemas recheado de defeitos repleto de angústias (um pé no saco). O livro, apesar de se achar muitíssimo inteligente, foge de qualquer estímulo intelectual mais profundo que ?as pessoas?tão complexas e imperfeitas?.?

esse livro parece feito sob medida para pessoas de vinte e tantos anos que acham que por terem passado por um término de relacionamento adquiriram algum tipo de conhecimento transcendental sobre a condição humana. acho que todos nós passamos por essa experiência, de qualquer forma.

Quando eu desço o pau em livros, costumo dedicar o último parágrafo para falar o que eu gostei. Não odiei completamente o livro, entre a bobagem que é grande parte da história existem momentos vulneráveis que conseguem transparecer um pouco de honestidade, aquelas frases bonitas pra você marcar, mas mesmo assim, é tão breve, que você pisca e acabou.
andie 09/08/2023minha estante
caramba... sua resenha é simplesmente "uau"!

Breno 14/08/2023minha estante
Mano KKKKKKKKKKKKKKK o tanto que eu amo suas resenhas não tá escrito KKKKKKKKKKKKKKK

Malu Batista 19/09/2023minha estante
AMG SIM!!!!!! vc falou tudo

mari 26/06/2023

fechei o livro e um vazio tomou conta de mim.
foi assim que me senti quando terminei de ler. não consigo expressar em palavras o que essa história significou para mim, ou o porquê gostei tanto dela, porque não é pelo plot, por um acontecimento marcante. são as pessoas. e as deste livro são tão reais para mim?

+ músicas escritas para esse livro ??

liability by lorde
written in the dark by lorde
you?re losing me by taylor swift
Helena 05/07/2023minha estante
na vdd eu acho q as músicas que mais se encaixam são High Infidelity, The 1, Champagne Problem, Tolerat It, Ivy (minha opinião, mas You?re Losing Me também combina muuuuito)

mari 05/07/2023minha estante
HIGH INFIDELITY !!!

Ali 24/04/2024

Não sei se algum dia vou superar esse livro.
Sobre as facetas das piores versões que as pessoas podem apresentar, Cleópatra e Frankenstein traz personalidades icônicas e psicologicamente abaladas (todas sem excessão), que em grande parte do livro foram "destrutivas".

Apesar de ter vários pontos de vistas, o que eu particularmente amo, a história gira em torno do casal principal, Cléo como "Cleópatra, a destruidora de homens" e Frank como "Frankenstein o criador de monstros". São duas pessoas com muitos traumas, a maioria adquiridos na sua infância e adolescência que ao se casarem precocemente, buscando talvez terem algo que nunca tiveram, acabam se tornando as piores versões de si mesmos, ainda que tenham tido alguns bons momentos juntos.

Cleópatra e Frankenstein é sobre a dualidade e contrariedade do ser humano, em como podemos ser "bons e ruins" na mesma intensidade e prova de que seu ciclo social pode sim te levar ao topo ou fundo do poço, mesmo que a única pessoa capaz de curar suas feridas seja você mesmo.

Vou passar um tempo para superar esse livro, apesar de trazes assuntos pesadíssimos e que podem ser gatilhos para algumas pessoas a leitura pra mim foi muito fluida, me envolvi totalmente com os personagens e com seus sentimentos. O final apesar de diferente do que eu queria, foi totalmente coerente (eles nunca ficariam bem juntos, supere isso).

E foi com certeza uma das melhores leituras do ano, obrigada Liv resenhas por ter me apresentado essa obra prima ?

Maria8806 07/06/2024

Muito bom! Leitura fácil e temas que te fazem pensar
O livro é bem realzão, como a vida é. É um pouco triste, te faz pensar ?poxa?? em vários momentos. Mas eu achei muito divertido também! Recomendo pra quem está buscando um romance sem mimimi. Pra jovens que estão acostumados com a vida boêmia (como eu), vão se identificar muito.

Maria Eduarda 16/09/2023

Chato
Achei ruim do começo ao fim. Só não abandonei porque não consigo abandonar livros com muita facilidade ?
sabidap0rra 23/09/2023minha estante
eles(o casal )ficam juntos no final ?

Mab 24/09/2023

Perfeitamente triste
Esse livro dói. não é um livro de romance clichê, é um livro real. e é por isso que machuca tanto.
Nessa história conhecemos Cleo e o Frank, um casal com uma grande diferença de idade e com um relacionamento complicado. Esse livro me ensinou que mesmo amando alguém, podemos não ser a pessoa certa naquele momento. Devemos primeiramente nos amar para depois procurar o amor.

Esse livro é muito pesado e aborda diversos temas gatilhos, tive que parar a leitura por alguns minutos em algumas partes.

É trágico, é real e é triste. Por isso, favoritei?

MariChalamet 20/09/2023

Uma obra de arte simplesmente
? Às vezes estou tão sozinha que nem estou nesse mapa. Às vezes estou tão sozinha que sou a 🤬 #$%!& das Malvinas.?
? Eu me jogaria de uma ponte, mas tenho medo de altura!", diz uma velha para outra enquanto carrega suas sacolas para casa à minha frente.?
? - Você está apenas tentando me machucar.
Ela balançou a cabeça. - Não - disse ela. - Estou tentando sobreviver a você.?
? -Querida, o amor é humilhante. Ninguém nunca te disse isso?
- Quem teria me dito isso?
-Você sabia que a palavra humilhar vem da raiz latina humus, que significa "terra"? E é assim que o amor deve ser sentido.
- Como húmus?
-Como a terra. Ele te aterra. Toda essa
bobagem a respeito do amor ser uma droga, fazendo você se sentir flutuando, isso não é verdade. Ele deve mantê-la firme como a terra.?
? Eles se entreolharam. O rosto de Cleo estava sereno como uma catedral. Ao seu redor, a cidade estava se acomodando à noite. Uma criança chorou chamando a mãe. Uma garrafa foi aberta. Uma moto roncou. Os estorninhos continuaram voando.? ?

Rodolfo Baldassi 22/11/2023

Mediano
Pra mim não funcionou muito. Não me conectei com os personagens, nem senti empatia, achei tudo muito forçado. Uma pena por que tinha boas expectativas

Joyce313 18/06/2023

Finalmente em solo brasileiro
Depois de tantos ?come to Brazil?, finalmente recebemos essa obra traduzida, muito feliz! Esse é um dos meus livros preferidos, uma história que me tocou profundamente e me guiou por diversas emoções. Creio que para alguns seja um pouco cansativo, mas é uma obra que foca no desenvolvimento de personagem, ou seja, caso esteja procurando um super plot, construção de mundo ou algo do tipo, definitivamente, esse não é o livro indicado.
Vale lembrar que algumas cenas podem dar gatilho, então é importante ter muito cuidado ao iniciar.
Enfim, aprendemos a amar e odiar os mesmos personagens em fases diferentes da vida. Uma ótima representação da inconsistência do ser humano, alguns momentos teremos razões em outros iremos causar a dor no outro, e esse livro retrata isso com maestria. Os diferentes pontos de vista colaboram com uma construção complexa de cada acontecimento, que são impulsionados pelo cotidiano. É possível simpatizar e se conectar com cada um, sendo bastante satisfatório poder acompanhar o amadurecimento deles. Recomendo muito!

Lucas990 01/03/2024

O extraordinário dessa história é que ela não tem nada de extraordinário. São pessoas comuns vivendo suas vidas comuns.
Cleo e Frank se conhecem em uma festa de ano novo e se casam pouco tempo depois. A partir disso, não somente os dois protagonistas terão que lidar com as consequências dessa escolha, mas também as demais pessoas tanto mais próximas como as mais distantes deles. É um livro sobre como nossas escolhas refletem em nossa própria vida e, algumas vezes, na vida de outras pessoas que amamos e outras que nem sequer ainda conhecemos.
A vida é sobre escolhas e consequências, e esse livro é sobre isso.

Livros e Pão 24/09/2023

Abalou as minhas estruturas emocionais
É um livro bastante envolvente e é impossível não ser tragada pelas relações e vivências complexas dos personagens. Quanto mais tempo passa desde que li o livro, mais gosto do que li (menos da Eleanor).
Se quiser saber mais do que eu achei, dá uma olhada na minha resenha completa lá no Youtube (link abaixo) :)

site: https://youtu.be/ubsLHbSuiZY

Helena 07/08/2023

Pedrada
Eu demorei muito pra ler esse livro, pra terminar ele, nao sei, nao era ruim mas n tava bom ao mesmo tempo, era normal. Mas quis terminar, acho q pra gostar desse livro tem q estar uma merda na vida naquele momento. Um caco de pessoa, pq eu nunca me vi em um livro antes como eu me vi nesse. E é isso, gostei favoritei pq me senti nao tao sozinha.