O Sol e a Estrela

O Sol e a Estrela Rick Riordan
Mark Oshiro

Resenhas - O Sol e a Estrela

Douglas | @estacaoimaginaria 27/12/2023

É ótimo estar de volta ao universo de Percy Jackson, ainda mais acompanhando um dos personagens mais enigmáticos e interessantes, Nico di Angelo. Filho de Hades, um personagem sombrio, mas ao mesmo tempo, muito instigante e familiar. É fácil se conectar com ele, e nesse livro, é uma verdadeira imersão em sua personalidade, seus medos e sonhos.

Mas não somente isso, é uma imersão também no seu relacionamento com Will Solace, filho de Apolo. Li algumas críticas que classificavam esse livro com muito foco no romance dos dois, sendo praticamente uma fanfic. Até concordo, em partes, mas não é algo ruim, no meu ponto de vista. É um bom equilíbrio entre o romance, ainda mais um queer, e a aventura que é uma história de Percy Jackson. Um prato cheio na fofura dos dois como casal, mas também da aventura.

É uma história que avança muito objetivamente, focada na missão de Nico e Will para chegar ao Tártaro e salvar o titã Bob. Tem profecia, tem Percy, Annabeth, Quiron e outros personagens, tem monstros, deuses e perigos. Tem tudo o que os fãs gostam de uma história desse universo, e que nos conquistou para começo de conversa. Portanto, a leitura flui de maneira rápida e gostosa, com o leitor se inserindo na história de maneira intensa. Da pra sentir, ver e ouvir o que Nico e Will vão enfrentando ao longo da história.

O ponto de divergência, eu diria, é justamente na escrita. Afinal, o livro não foi escrito por Rick Riordan sozinho. Ele coescreveu com Mark Oshiro, que tem experiência em narrativas representativas. De qualquer maneira, é perceptível as influências da escrita de Mark - não em um sentido ruim, óbvio. Mas não é um livro com a essência da escrita de Riordan. Tem a muito dele, mas com influências positivas na escrita de Oshiro, especialmente no campo representativo. É um jeito diferente de narrar uma aventura mitológica, com influências dos dois autores. É um equilíbrio agradável, mas a diferença é notável. Óbvio que tem aquele ar irônico e divertido clássico. Uma história com uma confusão de sentimentos.

Como uma boa história desse universo maravilhoso, óbvio que teria referências aos outros livros das outras séries do mesmo universo. Não só relembrando coisas que eventualmente tínhamos esquecido, mas também revelando coisas que, nem sabíamos, tinham ficado sem resposta.

Um livro perfeito, com reviravoltas, surpresas e muito amor. Pode ser um pouco diferente dos outros livros desse universo, mas a essência é a mesma, a magia é a mesma.

Vickk 01/03/2024

Livro bom do começo ao fim, Nico sempre foi um personagem querido pra mim, foi bom ter um livro com mais destaque pra ele. Gostei de conhecer mais o Will também, muito precioso ?. É isso, recomendo pra todo mundo.
Isabella2142 01/03/2024minha estante
MITOS OS MAIORES MELHOR LIVRO

folklorewolfie 27/02/2024

"Você é um legítimo semideus Ursinho Carinhoso"
Tio Rick e Mark Oshiro, obrigado.
Esse livro foi tão gostoso que eu tive que me policiar pra não ler tudo em um dia só.
O começo do livro já nos lembra porque gostar tanto dos livros do Riordan, das piadas, das descrições dos sonhos do Nico e da relação com o Will são a entrada de um livro que nos mostra as facetas de um personagem resiliente, apaixonado e cuidadoso.
A evolução da relação Solangelo foi uma das coisas mais lindas que eu já li, a forma como eles entendem as inseguranças e imaturidade de um relacionamento adolescente e mesmo assim os dois se escolhem sempre, decidindo se entenderem e se mostrarem (principalmente o Nico). Eu amei a conversa do Will com a Perséfone, um ponto chave pra ele entender que como se relacionar com o namorado e que o Mundo Inferior não é só morte, desespero e tristeza.

"???? ???? ????? ??? s?? ?s????????, ??? ?s???????? s?? ???. ????? ?????s? ??? ? ??????s?? ?? ????s ???? ?x?s???."

Sobre o Nico eu nem consigo pôr em ordem meus pensamentos. Simplesmente jogado no Mundo Inferior sabendo que vai precisar, enfim, enfrentar todos os seus demônios, suas perdas e seus sentimentos; forçado a reviver todos os momentos ruins de sua vida na intenção de afunda-lo na própria miséria. Mas ele persiste, pelo amigo Bob, pelo Bob Pequeno e principalmente pelo Will, porque Will confia nele.
A ideia principal do livro, sobre a mudança, foi tão forte e imperativa em todos os personagens e tão bem elaborada que eu só sabia surtar.

O final me fez chorar igual uma criança, Hades me surpreendeu e deu um presente tão lindo pro Nico que eu sinceramente tô considerando ele pra pai do ano, obrigado por acalentar o coração do nosso menino.
Um livro que traz muitas lições e reflexões pessoais sem perder a essência de Rick Riordan, Will e Nico são tão diferentes e se encaixam tão bem que é impossível não sorrir igual besta com eles.

???? ????? ?????? ? ???? s?? ??s????? ?? ?????s ?????s ??????????s ? ???????s ?? ????? ??s ???s, ??s ???????? ? ????? ??s????? ?ss??:
?? ???? ??s????? ??? ?? ??? ?? ??? ? s???? ??? ????? ?s??? s?????.
?? ???? s?????? ??? ??ss?? ?? s??s ??????s ? ???????? ??? ??? ?? ??? ????? ??????????? ?? ?? ??????-??????? ??? ????? ???? s???? ???? ??????.
?? ???? ????? ???? ??? ????? ?s???? ? ???????????, s?? s???? ? ??? ? ?s????, ??s ??????????? ???????? ?? ???? ?? ??? ????? ???? ????? ??? ?????????-?? s??????.
??? ?? ????? ?? ????? s? ????x?????? ??? ?? ????? ?? ????s.
??? ?ss?.

~_Clarax_mary â¡ 17/07/2023

" -Meu sol e minha estrela."
Eu finalmente terminei, e analisando agora, o livro não foi ruim, acho que só li ele no momento errado, porque muitas vezes não tive tempo para ler, ou a leitura não estava fluindo muito, e também a preguiça falou mais alto ksksks

Esse livro é bastante divertido, tem várias piadas, e ao mesmo tempo tem reflexões e momentos tristes.

Eu dei 3 estrelas por causa do carinho que eu tenho por esse universo, pelos personagens, e também por causa da relação entre o Will e o Nico. Que ao decorrer desse livro foi ganhando mais forma e complexidade.

O livro passa uma mensagem muito bonita sobre entender que temos uma escuridão dentro de nós, e sobre aceitá-la e passar a conviver com ela, sem que se torne um peso, ou uma tristeza.
E isso me tocou muito.

gomesannaju 02/05/2024

NÃO PODE HAVER LUZ SEM ESCURIDÃO, NEM ESCURIDÃO SEM LUZ
? Erradicar o passado não é possível. Nem saudável, no fim das contas. É melhor se você aprender como viver com ele. ?

highgarden 12/09/2023

"Nico não tinha mais medo da luz."
O Sol e a Estrela tem luz, trevas, muito amor e um enredo que se perde no caminho e vira uma bagunça no final. Escrito por Riordan dessa vez com um autor chamado Mark Oshiro, que não sinto que foi uma boa adição aqui. Nico e Will sustentam o livro com o carisma que possuem, mas da metade pro final fica difícil não ver todos os problemas. A jornada até chegar ao Tártaro é bem enrolada e cheia de barriga, a jornada no Tártaro em si não é tão perigosa quanto deveria ter sido e o desfecho do problema central do livro é bem anticlimatico e mal feito. Riordan comete o erro de querer trabalhar com um vilão que nem ele mesmo sabe como derrotar no contexto do livro. A leitura foi rápida, fluida, amei ver mais do romance de Nico e Will, adorei que o Bob não foi esquecido e que essa ponta não ficou solta, mas foi resolvida com um sabor amargo. Solangelo merecia uma história melhor.
Teusywx 12/09/2023minha estante
Sinceramente o único atrativo que eu tinha pra ler esse livro seria a presença dos solangelo, mas ainda assim não acho que vai ser o suficiente. Sempre fico incrédulo com o potencial desperdiçado em cima do nico, pra mim encerrou nos heróis do olimpo e o que veio depois foi delírio coletivo

highgarden 12/09/2023minha estante
Pior que eu adorei a saga do Apolo, ela é muito aleatória, mas achei que o Rick fez um bom trabalho nela, por isso tava achando que esse livro seria um prato cheio, mas no fim não acho que ele sabia o que tava fazendo aqui, infelizmente kk

Teusywx 12/09/2023minha estante
Particularmente achei que o ponto mais forte da saga de Apolo foi o fato do Rick ter conseguido passar um certo "perigo" com vilões "humanos" logo depois de duas sagas que tava todo mundo lutando contra titãs, além da presença da Meg que é uma pitica, mas enfim vou enrolar o máximo possível pra ler o sol e a estrela quero continuar com os meus conceitos dos solangelo nas alturas

Eduardo1274 15/09/2023minha estante
O que não gostei no livro foram alguns diálogos estranhos, foi tipo super forçado algumas coisas, parecia meio perdido e sem sentido aquilo. Sem contar que eu não senti que foi uma jornada tão perigosa como poderia ser. Foi um livre até que leve para se ler.

Dhiulia.Moreira 14/02/2024

Nico não podia mais viver preso ao passado.
O Sol e a Estrela sem dúvidas é um livro que veio para rebater os esteriótipos de que todos os filhos de Hades são sombrios e melancólicos.

Além de aprofundar ainda mais no relacionamento de Nico e Will, o livro mostra as dificuldades de se adaptar as realidades daqueles que amamos.

Nico consegue ver que ele não é só trevas e escuridão da mesma forma que Will enxerga a escuridão que ele, sendo filho de Apolo, nem sabia que tinha.

Tio Rick acertou em escrever um livro com tamanha representatividade ao lado de alguém que não só é da comunidade como sabe escrever sobre.

Sem dúvidas um dos meus favoritos do riordanverso.
Jenni 14/02/2024minha estante
Eu amei muito esse

Dan Nilo 14/10/2023

Bolinha de trevas e Ursinho carinhoso
Algo que toda comunidade pediu e cá está. É legal o foco maior ser na interação deles do que numa história mais mirabolante. É uma clássica leitura confortavel com os mesmos elementos do riordanverso

Giiii28 25/06/2023

Pelos deuses do olimpo
Odeio escrever resenhas, mas preciso registrar isso. Nico di Angelo foi (e ainda é) um dos personagens mais importantes da minha vida; além de fazer parte da saga que me apresentou a literatura, sempre me vi muito nele, o modo com o que ele encarou os traumas apenas tentando continuar existindo... Sempre, desde do garotinho de 10 anos viciado em mitomagia. Ver ele junto com o Will (um dos melhores personagens de todo o universo!) enfrentando todo seu passado e entendo a lidar com ele... Tudo isso foi simplesmente maravilhoso. Não consigo fazer uma crítica lógica, tenho muita emoção e nostalgia envolvidas (a única coisa nesse quesito que posso dizer é que é um livro muito mais compreensível para fãs, que sabem como e quando aconteceram boa parte dos traumas e viram de perto os reflexos no Nico). Em resumo: um livro que vou levar para a vida com um sorriso de pura nostalgia e conforto.
Gabi 26/06/2023minha estante
Ótima resenha !!!

isa! 16/06/2023

De volta às origens!
De repente, estou de volta a 2021, quando, apesar de não ser, a vida parecia mais fácil e ao meu lado estavam os meus melhores amigos: livros do RiordanVerse. Por essa razão, sou imensamente grata por ter conhecido e usufruído dessas lindas histórias nos piores momentos da minha vida, elas me tornaram quem eu sou e, de fato, quando penso nisso, me sinto segura e até mesmo orgulhosa do que me tornei. E, sim, Tio Rick quando leio seus livros, volto a ser como aquela pequena garota que lia um livro por dia, ansiando, empolgadamente, por um único beijo de Percabeth.

Antes, preciso dizer que ainda não terminei de ler todo o universo de Percy Jackson - faltam os últimos livros de “As provações de Apolo” - mas, por má sorte , sei que um personagem do qual gosto muito não tem um final feliz. Então, se você não quer saber o que aconteceu, jamais leia este livro antes de terminar a série. Poréééém, como estava aguardando ansiosamente por esse lançamento, não aguentei esperar e precisei correr para lê-lo. E, sim, toda minha empolgação valeu a pena e minhas expectativas foram fortemente superadas. Mas, ainda sim, tive que enfrentar de frente o grande spoiler que está estampado no livro, algo que foi horrível e muito doloroso - Tio Rick, você me paga!

O livro é grandiosamente lindo e não há dúvidas ao dizer que, facilmente, é uma das melhores obras do autor. Desde o início do livro, o enredo se configura de uma forma muito legal, que te prende desde o começo. Ainda sim, permanece da mesma estrutura que o Rick Riordan costuma escrever seus livros, aquela forma de bolo original - que, por sinal, funciona muito bem! Nico e Will são um casal lindo e, de fato, tenho muito orgulho do que estão se tornando. Na história, o desenvolvimento deles não poderia ser melhor: com diálogos importantes e divertidos, inseguranças adolescentes com abordagem dos traumas e, claro, os melhores alívios cômicos. Honestamente, uma das coisas que mais gostei foi a valorização da companhia, do tipo daquelas frases bregas que dizem que juntos somos mais fortes. Haha. Brincadeiras à parte, porém, não deixa de ser verdade. Nico é um personagem muito importante para o universo de Percy Jackson, não apenas por ser filho de um dos deuses que estavam “proibidos” de terem filhos por serem poderosos demais, mas por ser um personagem de grande valor emocional para todos os leitores. Quando lemos sobre a história do Nico, ficamos genuinamente tristes com o seu sofrimento, e, no fundo, acabamos nos identificando um pouquinho com ele. Durante uma passagem do livro, ele diz: "às vezes tenho que me lembrar disso, que as pessoas me amavam quando eu era mais jovem.” E, de repente, não consigo pensar em algo mais triste do que isso. Certamente, o jeito que o Rick Riordan lidou com os problemas de Nico nesse livro foi superiormente mais responsável do que os livros anteriores - não que os outros tenham sido ruins, somente não lhe era dada a relevância suficiente como nesse -, algo que é inspirador, porque, apesar de serem semideuses e constantemente estarem encarregados de salvar o mundo, eles ainda são adolescentes que sofrem de inseguranças como todos nós. Enquanto estavam no Tártaro, Nico e Will questionavam-se sobre o amor um do outro, fazendo comentários sobre beleza, confiança e outros assuntos, nos mostrando que até mesmo os heróis precisam enfrentar os seus piores inimigos, a mente humana e seus pensamentos autodestrutivos.

Além do protagonismo necessário de Nico, temos o Will, o nosso loirinho filho de Apolo. Will é um personagem muito especial, que deveria, realmente, ter mais relevância e aparições no universo. Assim como a abordagem dos traumas e dificuldades de Nico, Will constantemente revelava inseguranças no decorrer do enredo. De verdade, gostei muito da forma como foram tratados os assuntos mais sensíveis, como se, apesar das crises, as coisas sempre voltassem ao normal e a tristeza que existe, um dia, se evapora, justamente porque a história aborda o desenvolvimento e aceitação da felicidade para os personagens, principalmente para o Nico. Ainda sim, Will enfrenta dificuldades para lidar com o seu namorado, porque são muito diferentes e acabam possuindo certas diversidades - algo que é muito bem desenvolvido e construído. Como o livro passa-se no Tártaro, no mundo inferior, Will tem certa dificuldade de aceitar a escuridão, porque não vê-la como algo positivo para as pessoas, o que, de certa forma, incomoda Nico, pois o mundo Inferior é como uma segunda casa para ele. Há uma certa passagem, que me deixou realmente muito pensativa sobre isso, em que Perséfone diz a Will que deveríamos aceitar a escuridão, porque não é algo ruim. E, sem ela não há razões para existir a claridade e que mesmo no escuro, existe felicidade. Não deveríamos nos privar da escuridão. É um trecho muito bonito, sendo assim, uma grande referência para o relacionamento deles, ensinando-os a que, apesar das diversidades, eles se completam e precisam agarrar-se um ao outro para serem felizes, aceitando suas diferenças e as amando completamente. Porque Nico é a estrela e Will é o Sol. E, não conseguimos viver com a ausência deles, assim como não apreciaríamos a claridade, se não houvesse a escuridão.

Por fim, preciso comentar sobre a linda abordagem da sexualidade dos meninos e de outros personagens. Sinceramente, estou muito feliz com a evolução pessoal do autor, porque sempre procura melhorar e incluir cada vez mais gente em seus livros, algo que é realmente de suma importância, pois suas histórias são direcionados, principalmente, para o público infanto juvenil e crescer lendo livros com representatividade é imensamente importante para formação de caráter e da mobilização empática. Verdadeiramente, Tio Rick escreveu sobre a descoberta da sexualidade dos meninos - e até mesmo da Piper - de uma forma gratificante. Além disso, é muito comum livros com o público LGBT+ focarem em um enredo envolvendo casos de homofobia - não que seja ruim, claro, apenas os leva para um teor triste, encobrindo a felicidade dos romances e como se, no final de tudo, todas as histórias tivessem um final em comum, o grande preconceito -, e nos livros de Percy Jackson, isso não acontece de forma alguma. Nas passagens, vemos Nico e Will felizes independente de sua situação e o reforço - até dos monstros e inimigos! - dizendo que homofobia ou essas questões preconceituosas são de humanos burros e ultrapassados. Fico genuinamente feliz com essas cenas e acredito que sejam um lugar de conforto para muitas pessoas.

Enfiiiiim, gente. O livro é um amor! Indico para todo mundo que quiser se apegar ainda mais a esses dois personagens - que tem um lugar muito especial no meu coração! -, e como disse, JAMAIS leia esse livro antes de concluir o universo, a não ser que queira pegar spoiler de diversos livros. Matei a saudade dos meus meninos e quase chorei vendo Percy e Annabeth enormes! Sou uma mâezinha orgulhosa. E, Bob, eu chorei por você em “A casa de Hades.” O final foi lindo, do jeitinho que eu queria. Sério, meu coração transborda de amor. Obrigada por essa obra de arte, Tio Rick.

arilopes 18/06/2023minha estante
os espaços entre parágrafoss >>>>>>>>>>>>

eu sou matéria e um dia serei dispersado no universo. minha matéria será combustível para sóis e buracos negros, ou seja, eu sou ambas. a luz e as trevas. eu sou esse constante antônimo de mim mesmo.

isa! 19/06/2023minha estante
que poesia lindaaaa, adorei!!

flaviasss 01/08/2023minha estante
quero tanto ler esse

nana' 01/08/2023minha estante
@flaviasss eu recomendo mto

Roberta 31/10/2023

Esse livro é tão profundo e tem tantas, tantas camadas exploradas.
É fofo demais ver o relacionamento do Nico e Will, as diferenças, as inseguranças, os traumas e como tudo isso marca a vida de cada um deles, mas ainda assim eles se esforçam para entender um ao outro. É um livro sobre autoconhecimento dos personagens e como isso interfere na forma com que se relacionam.

Eu confesso que senti uma "lentidão" da história, talvez por estar acostumada que em outros livros da saga Percy Jackson sempre acontece tanta coisa ao mesmo tempo, mas conforme a leitura foi passando, entendi o amadurecimento que Rick Riordan quis dar para a história.

maryfox 30/10/2023

Sim.
Adoro como esse livro trata de tantas coisas ao mesmo tempo, luto, superação, aceitação e mesmo assim continua sendo um livro leve e divertido de se ler, esse é um livro que eu recomendaria pra todo mundo.

Lore 19/03/2024

"Não pode haver luz sem escuridão, nem escuridão sem luz."
Adorei acompanhar essa missão. Desde o início, o livro já te deixa tenso e preso, pois você tenta imaginar como 2 semideuses, um filho de Hades e um de Apolo, entrarão e sairão do Tártaro vivos e com quem precisam resgatar. Todas as situações que eles enfrentam dão medo, pois gera uma dúvida se eles realmente vão conseguir sair delas ou não.
O romance de Nico e Will é extremamente fofo e verdadeiro, com brigas e carinhos, não é tudo um mar de rosas. Adorei ver como eles se conheceram um ao outro e a si mesmos na viagem. O amadurecimento dos personagens e da relação é evidente ao final do livro.
Não posso esquecer de citar meu capítulo favorito, que foi o motivo de 0.5 estrela dessa nota. Posso afirmar que ninguém está preparado para o capítulo 48. Eu li e fiquei DESTRUÍDA, admito que chorei bastante.
O Nico é meu personagem favorito, e bem identificável para mim, então esse capítulo e a história da primeira viagem ao Tartárico me abalaram bastante.
O Will é um amor, preocupado e cuidadoso. Ele, mesmo em um lugar que todos diziam ser onde os filhos de Apolo ficariam mais fracos, sobreviveu, lutou e fez o que pode para a missão.
Os únicos motivos para não dar 5 estrelas para o livro foram pequenos detalhes. Em alguns momentos eu senti que foi tentada uma representatividade forçada. Ser representado em livros que eu gosto é incrível, fico muito feliz que Rick abordou isso, mas tiveram uns 2 momentos que eu senti que estava e m uma discussão no twitter. O segundo motivo foi que, mais para o final, em alguns momentos, eu me senti em uma fábula, onde várias pessoas me davam moral da história.
Sem contar isso, o livro foi incrível, apenas uma expectativa minha não foi atendida, pois eu achei que seria um livro em 1 pessoa, mudando entre a visão do Nico e do Will (o que aconteceu, só que em 3 pessoa)
Adorei ficar tensa em situações difíceis, chorar em momentos íntimos e ficar feliz em ver personagens já conhecidos. Foi um livro muito bom de ler.