A biblioteca dos sonhos secretos Michiko Aoyama

Resenhas - A biblioteca dos sonhos secretos

emysants 03/12/2023

O que você procura?
Simplesmente magnífico! Uma das minhas melhores leituras do ano. Com uma narrativa bem leve e de aquecer o coração.

O livro conta a história de vida de 5 personagens. Cada um procurando uma resposta para seus problemas através dos livros.

Achei incrível como todas as histórias estão interligadas. O livro é bastante emocionante, sensível e acolhedor. Eu me identifiquei em diversos momentos com cada um dos personagens. Me fez refletir bastante sobre a vida e sobre o fato de sempre acharmos que estamos atrasados em alguma coisa. Nunca é tarde para recomeçar, basta ter um pouco mais de fé em si mesmo.

Foi uma leitura incrível. Recomendo muito! Principalmente para quem está se sentindo um pouco "perdido" na vida.
Carolina165 03/12/2023minha estante
Livro magnífico mesmo!

emysants 03/12/2023minha estante
perfeito!

Mireille 03/12/2023minha estante
Tô com ele no meu kindle

Deise 06/12/2023minha estante

Eu tbm, favoritado

Annie58 24/02/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso

Natalia de Albuquerque 01/05/2024minha estante
Alguém aqui tem o livro! Tô querendo trocar.

Vênus_Alice 28/02/2024

A biblioteca dos sonhos secretos
Estou viciada nesse livros japoneses sobre livros kkkk
Essas histórias sobre bibliotecas são tão levinhas, gostosas de ler e sempre trazem um significado profundo da vida.

Neste livro, há a história de cinco pessoas, de idades e vidas complemente distintas, mas todos, por algum motivo, passam pelo centro comunitário, na sua biblioteca e ao ler alguns livros (ou reler), percebem que é possível olhar a vida sob outra óptica e ressignificá-la.

Todas essas pessoas enfrentam dificuldades na vida adulta e se veem sem saída, desanimados e caindo no buraco sugador da rotina, fazendo com que não percebam mais os pequenos detalhes que nos dão vida.

Essa biblioteca é fundamental para eles no momento em que aceitam os livros indicados pela recepcionista, uma mulher muito queria e sábia. Estes livros abrem portas, talvez até universos para eles.

Até porque "seguimos em frente, mudando as coisas à medida que mudamos a nós mesmos".
Siga em frente, independente do que e do porque, isso encontrará lá na frente.

obs.: fiquei em choque quando a bibliotecária disse que os brindes eram intuitivos, aleatórios, sempre pensei que ela tinha um motivo.

Um belo livro!
Fabio 28/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Alice,
parabéns minha querida!??

Vênus_Alice 29/02/2024minha estante
obrigada Fábio ?

arilopes 29/02/2024minha estante
é um livro lindo e mágico!!!!! acredito que você resumiu bem, temos que seguir em frente sempre, é assim que mudamos a nossa volta e nós mesmos! ?

Vênus_Alice 29/02/2024minha estante
Nossa Ari, tive a mesma sensação quando li, por isso esse gênero vicia
sim, bem o que falou ?

lilaceblue 15/10/2023

A vida varia de acordo com nossa própria perspectiva dela
Como levamos a vida depende apenas da nossa visão sobre ela.

É um livro lindo sobre a visão que temos sobre nossa própria existência nesse mundo, nossos sonhos, nosso trabalho, e acima de tudo nossa percepção de valor nesse mundo e de nós mesmos. De um jeito leve e fluido, através de varias vidas narradas e de perspectivas diferentes, podemos observar as variações de pontos de vista e de experiências, e ao mesmo tempo, o quanto nós, como humanos, nos encontramos nós mesmos sentimentos e pensamentos. E o quão bom se torna ao encontrarmos incentivo, inspiração ou respostas em livros ou no conteúdo que for que consumimos.

É um livro que guardarei pra sempre com muito carinho no coração e na minha lista de favoritos.

Michelle333 03/01/2024

Comecei a ler esse livro por recomendação no instagram. É um livro muito bonitinho de 5 pessoas que tem algum ponto de suas vidas tocados pela experiência com a biblioteca comunitária e as recomendações que cada um recebe da bibliotecária que gosta de fazer feltragem. Gosto de como as historias todas se cruzam de alguma forma e, apesar de ter achado as vezes um pouco repetitivo e ?forçado?, é um livro muito facil de ler e que me prendeu.

Um frase que me tocou: ?Eu sou outra pessoa agora, em um caminho diferente.?

Vivianne.Veras 30/01/2024

Benefícios da leitura
Uma delícia de ler. Não é nada muito profundo nem de alta literatura, mas toca o coração. Traz temas para reflexão de coisas que acontecem com qualquer um. Muito agradável. Vale a pena. " a terra gira. Com os pés fincados no chão e os olhos ao céu seguimos em frente, mudando as coisas à medida que mudamos a nós mesmos" p.142
Cada um encontra um significado na leitura de um livro., de um poema. A interpretação é pessoal. Nem sempre o resultado era o que o autor esperava.

20/04/2024

Minha primeira obra de ficção de cura
Que onda é essa de milhares de livros orientais com gatos na capa e bibliotecas no título? SOCORROOOO. O bichinho da chamada "ficção de cura" me pegou. CONFESSOOOOO que não me tornei uma grande fã, ao menos nesse primeiro contato. Das cinco histórias, so duas me chamaram mais atenção. Não sei. Achei raso, mas pretendo ler outros livros do gênero.
Mary kitty 20/04/2024minha estante
MEU DEUS , AGORA Q EU PERCEBI

Thaí 20/04/2024minha estante
Na categoria ficção de cura eu gostei de 'Antes que o café esfrie'
Não tem gatos nem biblioteca kkkk
Na subcategoria com gatos eu gostei do 'O gato que amava livros' esse sim tem gato e biblioteca kkkk

mah :) 31/12/2023

O que você procura?
O último favoritado ano! Durante a leitura eu tinha a sensação que saberia exatamente o que falar sobre esse livro, mas agora simplesmente não existe nada ao nível dele.

Esse livro foi uma verdadeira experiência. Ele tem um formato um pouco diferente: são cinco histórias que se cruzam e tem a mesma base. É um livro onde os personagens são MUITO humanos e passam exatamente os pensamentos de uma pessoa comum. Muitas vezes me vi sendo descrita naqueles personagens. Eles são desenvolvidos de um jeito impecável, é possível sentir cada mudança na vida deles de tão bem escritos que eles são, e todos eles trazem algo para incluir na história.

Eu não tenho palavras para descrever o jeito que esse livro foi feito. A escrita é tão única, tão confortável, tão cuidadosa. Ele aborda assuntos difíceis mas com um cuidado e delicadeza que parece muitas vezes um abraço no leitor.

Sinto que esse livro foi feito para pessoas que se sentem desanimadas ou "perdidas" na vida. E a lição que ele quer ensinar é que somente a gente pode mudar as nossas vidas, de forma boa ou ruim.

Eu recomendaria esse livro para todas as pessoas lerem, vale a pena cada segundo.

Livia Barini 09/04/2024

Auto ajuda oriental
Cada capítulo do livro conta a história de um personagem que foi atendido pela bibliotecária do Centro Comunitário, Sayuri e essas histórias vão, mesmo de forma tênue, se interligando.

Eu achei interessante a autora mostrar que diferentes tipos de livros podem mudar a vida das pessoas, desde um livro infantil até um tratado sobre a evolução das espécies.

Entretanto é um livro de auto-ajuda. Não tão pragmático quanto os ocidentais: faça isso para obter sucesso; se você fez e não conseguiu, é porque fez errado, faça de novo kkk. Mas estão alí conceitos semelhantes: busque o que te faz feliz, se você se põe em movimento as coisas vão acontecer, não desista dos seus sonhos... Para quem gosta do gênero é uma excelente opção. Eu que não gosto, gostei de duas das histórias e fui ficando um tanto quanto entediada com a leitura.

Clara 19/12/2023

Eu sinto que esse livro foi feito para mim...
Se você se sente perdido, frustrado, ansioso sem esperanças com os caminhos que a vida percorre, esse livro é para você. Mesmo todos os 5 personagens estando em momentos diferentes da vida, consegui me identificar com cada um deles. O que mais me tocou foi perceber que a leitura é você quem dá o sentido. Os conselhos indiretos são de uma sutileza, não leva em consideração a meritocracia ou o faça acontecer e sim fazer o que pode, através do que tem ou até do que não tem. É sobre vidas reais, imperfeitas, que se deparam com desafios aparentemente sem soluções, esse livro mostra que é cada suspiro, cada ação mesmo que mínima e principalmente, cada CONEXÃO com as pessoas que faz a vida fluir como ela deve ser.
Amanda3607 19/12/2023minha estante
Ahhh que resenha linda! Quero ler! ?????

arilopes 17/01/2024

O que você procura?

Que pode, pergunto, um ser sozinho procurar em plena rotação universal? O que se busca quando se está, desesperadamente, em busca de algum sentido? E, sobretudo, onde? A biblioteca dos sonhos secretos não me deu respostas absolutas. E isto é uma boa notícia. Nada como ir descobrindo, aos poucos e sem demora, logo após ler um livro que muda a sua, até então limitante, perspectiva. E que grande gentileza Aoyama nos concedeu, ao expressar sua incontestável sabedoria, em uma escrita marcante, envolta em camadas cristalinas, concêntricas e cotidianas. Embora pareça erudita, comporta-se prosaicamente.

Um livro contém inúmeros aprendizados para um leitor. Como esclarece a srª. Komachi, "os leitores fazem suas próprias conexões com as palavras, independentemente da intenção do autor. Assim, cada leitor obtém algo único". E ainda estou em completa e deleitosa êxtase pela forma que este livro aborda o sentimento de estar perdido na vida. As estórias de Tomoka, Ryo, Natsumi, Hiroya e Masao são sobre pessoas que, em determinada faixa etária, gênero, condição financeira e ciclo da vida, se questionam o que querem fazer das suas vidas a partir daquele momento na narrativa. Eles mentiram para a gente. Os adultos. Quando somos crianças nos fazem acreditar que os adultos sabem de tudo, porém eles também estão perdidos, receosos, em dúvida. E crescer nos permite perceber isto e que também, do mesmo modo que eles, estamos perdidos. Em todas as nossas fases estamos perdidos. Quando somos adolescentes, jovens, adultos, idosos. É inerente à vida humana.

A biblioteca dos sonhos secretos trata sobre a vida adulta. Nossos ofícios laborais em uma sociedade. É um livro regado de misticismo sobre como queremos alimentar nossos sonhos, quais transformações são necessárias acontecerem para sermos quem pretendemos ser um dia. Acredito que por isso a autora, Aoyama, nos introduziu, em primeiro momento, com a história de Tomoka para finalizar com a de Masao. O jovem e o velho. A dicotomia da busca. O começo da jornada de trabalho e o seu fim. E que em ambos os momentos temos inseguranças, medos. Tomoka simboliza a busca por um trabalho em que possamos ser bons, que nos dê propósito. E Masao espelha a vida de aposentadoria, a busca pelo propósito termina quando não somos mais "úteis" para a classe trabalhadora?

É cômico como é fácil esquecermos que todas as pessoas que conhecemos tem sua própria narrativa e o quanto se é questionado se estão nos lugares corretos. Tenho um amigo, ex-colega de trabalho, que passou no concurso público aos vinte e seis anos. Uma amiga que é supervisora de produção em uma empresa de empréstimo consignado enquanto finaliza junto comigo nossa primeiríssima graduação. Um colega do ensino médio espera o resultado do vestibular para ser aprovado em medicina desde que terminou em dois mil e dezenove. A mãe de uma amiga concluiu o ensino médio, pelo programa Educação para Jovens e Adultos, ano passado e vem cursando faculdade depois de ter criado dois filhos já adultos. E percebi que, assim como eu, nenhum deles está atrasado em suas vidas. Uma das mensagens que pude surrupiar deste livro é que estamos sempre, mesmo que estejamos com a visão enevoada do futuro ou à deriva, no momento certo de nossas vidas.

Repito, o que você procura? Sempre estamos procurando algo. O emprego dos sonhos, como abrir um negócio, a possibilidade de conciliar atividades domésticas, casamento, filhos e carreira, um novo hobby, a realização de um objetivo, qual curso escolher, como seguir adiante. A busca é infindável, entretanto aspiro que possamos visualizar as infinitas possibilidades da vida no nosso cotidiano. Sinto que ler este livro faz parte da busca.

Sinto que valera a pena o esforço de ter nascido.

"Mas é interessante, quando se é adulto, reler livros que lemos na infância. Percebemos coisas novas."

"Ainda não tenho certeza das minhas capacidades e dos meus desejos. No entanto, estou sem pressa e sei que não preciso ir além dos meus limites. Agora, enquanto coloco minha vida em ordem, vou crescer a partir do que sou, fazendo o que estiver dentro das minhas possibilidades."

"Um sonho não pode "acabar" enquanto você estiver dizendo "um dia"! Ele vai continuar para sempre sendo um lindo sonho. Mesmo não se concretizando, creio que essa também é uma forma de vida. Sonhar sem ter um plano definido não é uma coisa ruim. Isso torna seus dias alegres."

"Eu penso o seguinte. Foi difícil para minha mãe, mas eu também tive que suportar um sofrimento considerável e empenhar todas as minhas forças para nascer. Durante nove meses, tomei forma humana dentro do ventre dela sem ninguém para me ensinar como fazer e acabei sendo expelida para um ambiente insólito. Ao entrar em contato com o ar deste mundo devo ter ficado muito espantada. "Que lugar é esse, afinal?" Se bem que eu me esqueci de tudo. Portanto, sempre que me sinto alegre ou feliz digo para mim mesma que valeu a pena me esforçar para nascer. O mesmo acontece com você! Talvez você nunca tenha se esforçado tanto quanto na hora do seu nascimento. Tudo o que veio depois não é tão árduo quanto aquele instante. Se você suportou uma coisa fantástica como aquela, todo o resto é superável."

"Na felicidade não existe superioridade, inferioridade ou completude!"

"Precisamos parar de achar que é má sorte ou fracasso quando nossos planos ou nossas previsões dão errado. Mudando nossa perspectiva, transformamos a nós mesmos e a nossa vida!"

"Vivemos rodeados de acontecimentos, pequenos e grandes, que apesar de nosso esforço não saem como previsto."

"? Sim, graças a ele senti vontade de me transformar.
? Acontece com todos os livros. Mais valioso do que o poder que existe neles, é o jeito como você os lê."

"Por vezes decidimos permanecer nós mesmos, mas acabamos mudando, outras vezes queremos mudar, mas continuamos sendo nós mesmos!"

"Tudo muda. Nós, os outros. E não há nada de errado nisso."

"A Terra gira. Iluminados pelo sol, observamos a lua. Com os pés fincados no chão e os olhos levantados ao céu, seguimos em frente, mudando as coisas à medida que mudamos a nós mesmos."

"Éramos adultos que, sem o uniforme escolar, evoluímos de alguma forma."

"Não há certeza de nada na vida. Mas o lado bom disso é que, se não há segurança de que as coisas vão dar certo, também não há garantias de que vão dar errado."

"A seleção natural. Organismos incapazes de se adaptar ao ambiente perecem."

"A dor de quem foi derrotado pela vida é uma realidade constante."

"O simples fato de pensar em alguém criaria um espaço para sua existência?"

"Eu não era um fracassado; talvez apenas estivesse nos lugares errados."

"Porque me fazia lembrar que o entendimento geral da sociedade era de que um adulto que concluiu os estudos deveria estar trabalhando."

"De alguma forma, cada pessoa tem sua própria história."

"Em toda a longa história da evolução, a gente está sempre no momento certo."

"O dia de meu nascimento, o dia de hoje e os dias que ainda virão? Qualquer que seja o dia, ele é precioso."

"A alegria obtida com o trabalho e a felicidade de conviver com pessoas queridas eram coisas que eu poderia continuar a ter e só dependeria de mim."
isa! 17/01/2024minha estante
esse é definitivamente um dos maiores triplex já alugados na minha cabeça. é complicado lidar com as questões da vida, e talvez de como estamos atrasados diante dela. eu ainda sou muito nova, não sei bem como funcionam as questões da vida adulta. mas, só de ler o que escreveu, percebi que também me sinto atrasada as vezes. e em como posso ficar atrasada se não seguir o caminho dos demais, se não passar no vestibular também, se não arrumar um emprego, se não tiver uma vida financeiramente estável. e isso é cruel!!! não deveríamos comparar a vida, ela é única por alguma razão.

é curioso como, realmente, as pessoas têm uma vida particular, que elas são meras participações nas nossas. o que você disse sobre seus conhecidos e amigos, me confortou bastante. as vezes gosto de observar o caminho que as pessoas fazem sozinhas; não por comparação, mas para perceber que elas tem uma vida apesar de tudo isso. e eu também tenho, mesmo com tudo isso, eu ainda continuo vivendo. isso nao muda.

adorei a forma como você falou sobre o livro, vou colocá-lo na minha lista de leitura. mas, não lerei por agora, talvez daqui há alguns anos eu possa entender melhor. sabe como é, ainda estou aprendendo sobre as questões adolescentes. mas eu amei a resenha! sua escrita sempre me comove de algum jeito. e eu amooooo falar sobre esses assuntos, ainda mais sobre envelhecer. eu geralmente sou vista como esquisita quando falo sobre isso na escola, mas é a pura verdade!

arilopes 17/01/2024minha estante
você vai descobrir, isa. tenha um pouquinho de calma. a vida adulta, no final das contas, é muito engraçada, mas caótica. essa necessidade de saber o que quer ser sempre no futuro cansa. esquecemos que já somos alguém no presente e que viver com a mente no futuro não é saudável. o presente é uma dádiva. você é tão jovem e já se sabota por questões que nem sabe lidar ainda, que não tem certeza de como serão um dia. isso é ruim!!!! você não precisa seguir os caminho dos demais, não aprendeu nada com os livros? cada um constrói o seu caminho, sua própria vida. você compara seus personagens favoritos com os demais? suas histórias são iguais? cada uma é distinta e mesmo assim cada uma encantou um final auspicioso. porque justo você, e apenas você, não encontraria seu caminho?!

simm, elas não são meras personagens que estou compartilhando um ato da peça da vida. elas são amadas, têm medos, estão com dúvidas, querem sonhos diferentes, afazeres para cumprir, tem um trabalho e dívidas a pagar. e em tudo isso há beleza. e quero ver mais dessa beleza da vida, as sutilezas que nos fazem humanos. quero observar as pessoas e ver beleza onde outros vêem mediocridade.

por mais engraçado que possa soar, não acho que estava pronto para ler esse livro. ou maduro o suficiente para entender e absorver as histórias. talvez não estar pronto me faça aprender que se aprende durante o percurso ? e isso me conforta um pouco! mas vá no seu tempo, mas lembre que ele, o tempo, é que lhe tem. e que bom que gostou da minha resenha ? senti muita dificuldade em escrevê-la, não parecia que demonstrava o que queria expressar. você sempre é um bálsamo. não acho esquisito falar sobre envelhecer, deveria ser comum, trivial. afinal, não somos programados desde o DNA para envelhecer? e não há nada de esquisito em você, suas ideais são sempre extraordinárias ? deixem que eles a interpre mal, nem todos são capaz de reconhecer a grandeza quando tem contato.

May 28/04/2024

Desisti Jamais ?
Cinco histórias que falam sobre superação, amizade, amor e dedicação para fazer o possível para melhorar a vida e sua carreira profissional, é um ótimo livro para pessoas que precisam de inspiração para continuar vivendo.

Mariii 29/12/2023

A Biblioteca dos Sonhos Secretos conta a história de 5 personagens que se encontram em fases e momentos diferentes da vida e, por estarem descontentes com algo em suas vidas, recebem a 'ajuda' de uma bibliotecária, que através de indicações de livros inusitadas, os ajuda a enxergarem o mundo de outra forma.

Só posso começar dizendo que me encontro apaixonada por este livro. Ele é de uma sensibilidade incrível. Em pequenas histórias, ele levanta pontos que podem se relacionar diretamente com a gente. Me vi descrita em alguns dos personagens e a maneira com que eles encontraram um novo caminho me deu esperanças de que as coisas podem sim se desenvolverem de outras formas, é só nos mantermos dispostos e buscar uma outra solução. Com certeza um livro que indicarei e entrou para os meus favoritos da vida!

Duda Capecci 05/03/2024

Comecei a ler com muita expectativa por conta de comentários que li, mas meu deusssss, que leitura mais arrastada, n via a hr de acabar

Paulo Henrique 22/04/2024

Agradável!!
Leitura agradável, que tenta demonstrar a importância da leitura, inclusive em momentos difícies da vida. São várias pequenas histórias que se misturam em uma bibliteca comunitárias e uma bibliotecária que parece ter o dom de saber que livro indicar para seus leitores. A estratégia da bibliotecária é sempre a mesma, indica livros que o leitor pediu, mas indica um extra que não tem relação com o pedido, mas irá impactar a vida do leitor.
Gostei das histórias, mas não passei de 3 estrelas por não ter me marcado mesmo, ainda que eu deixe e vá indicar de recomendação, sempre que me perguntarem sobre uma leitura agradável, fácil e que ensine.