Flordelis

Flordelis Ullisses Campbell

Resenhas - Flordelis a pastora do diabo

João Bruno 07/02/2024

Pavoroso
Os livros da Susane e da Elise são historinhas de ninar perto desse livro, difícil até de acreditar em certas coisas, assassinar o marido não foi nada ... Charles Manson perdeu feio pra essa daí.

Thayane100 06/12/2023

Bizarro demais!
Essa família é mt pior do que eu imaginava?
Surreal as coisas que aconteciam e com os detalhes do livro tornou tudo mais macabro.

Julianny2 29/03/2023

A escrita e a pesquisa foi tão bem elaborada que eu demorei um pouco pra ler de tanto nojo que eu senti lendo os crimes dessa mulher dissimulada
apesar de ser um livro menor do que os outros da trilogia, na minha opinião ele é muito mais complexo e cheio de camadas que te prende bastante. senti falta de comentar um pouco mais detalhadamente como ela virou cantora e etc e tal, porém, o livro não deixa de ser extremamente bem elaborado. O Ullisses brilhante como sempre, aguardando agora as próximas obras que ele fará

Natalie 30/03/2023

Esse é o terceiro livro que leio do autor, sendo os primeiros da Suzane e da Elize e infelizmente foi o que menos gostei.
Estava com altas expectativas pelas entrevistas nos podcasts e por ouvir o Ulisses dizer que amadureceu a escrita e as técnicas de roteiro, mas achei algumas partes muito corridas, principalmente o final, parecia que precisava terminar logo o livro.
As histórias paralelas, que nos outros livros eram as minhas partes favoritas, não me pegaram, mas essa parte pode ser por essa vivência dentro de igreja ser muito longe da minha realidade (o livro faz eu dizer: graças a Deus!).

Andy 31/03/2023

A esperança na humanidade desapareceu da minha alma...
O quanto este livro é incrível, não é possível de explicar. O Ulisses consegue relatar todo esse arcabouço de histórias horrendas, que me deixaram tão enfurecida, de uma forma bem desenvolvida, com uma linguagem voltada para "contar a história" e não de forma jornalística, o que em minha opinião foi um dos diferenciais da história.
Todavia, se trata de uma investigação jornalística bem abrangente ao meu ver, visto que o autor consultou especialistas sociólogos sobre os pontos envolvendo a religião até.

Eu recomendo, me ajudou bastante neste ano que estou bem devagarzinha, com vários períodos de ressaca ..

Amanda 01/04/2023

CUIDADO COM A SEDE AO POTE

Eu já sabia a história da Flordelis, pelo menos a contada pelo Ulisses Campbell nos inúmeros podcasts com a partição do jornalista, não me importo com spoilers mas mesmo assim o livro me decepcionou, não sei se por criar expectativas demais para descobrir como a pastora encarnou uma história tão absurda ao ponto de colocar qualquer obra de Nelson Rodrigues no chinelo ou pela minha curiosidade para descobrir como o Rio de Janeiro se tornou o Estado mais intolerante em relação às religiões de matriz africana sendo que as igrejas evangélicas segundo relatos do próprio escritor eram terreiros anteriormente.

A narrativa é fluída na primeira leitura, na ida ao litoral num bate e volta passaram-se 100 páginas tranquilamente.

Flordelis nasceu do Rio de Janeiro e se criou na favela do Jacarezinho onde sempre teve contato com a religião, ou melhor dizendo religiões sendo de um lado, a religião de matriz afro (Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Nação?) e outra a igreja evangélica que estava em ascensão na época, trocando miúdos a organização era: Igreja pela manhã e terreira à noite mas não necessariamente nesta ordem já os cultos religiosos foram separados por dias intercalados.

A pastora teve no seu primeiro casamento sua filha Simone de Lis que primeiro namorou o pastor Anderson do Carmo, ou seja, o marido de Flor antes foi seu genro porém ela o conheceu ainda quando estava no ventre porém a história contada que Anderson se apaixonou por ela no instante que a viu cantando e iria amarrar seu burro ali.

A cantora gospel no começo tinha uma certa nobreza em adotar compulsoriamente, queria imitar Gideon mas quem conhece a história sabe que 70 filhos 69 morreram e é humanamente impossível sustentar 50 filhos.

Meu problema com o livro são “recheios” mais conhecidos como plano de fundo, sei que alguns torcem o nariz para a histórias paralelas mas faço parte do clube que amam essa forma de narrar os fatos, porém esse livro não tem nenhuma que fosse interessante como a da Penélope ou a Tia do Fogo, as escolhidas para obra foram rasas e aguadas ora não podiam colocar algum outro político que iria em desacordo com a própria crença? Um evangélico que se consulta com tarô mas diz que é pecado, alguém que queria fama além da Flor e fez trabalhos religiosos até um ateu cético que faz mapa astral no sigilo eu aceitaria. Não menosprezo porém também não adulo e não é nada diferente do que podemos encontrar em Spotlight.

Resumidamente pastor Anderson não era santo e gabava-se por ser o 514 na Câmara dos Deputados além de tudo era visionário e sabia exatamente o que fazer para sua família ter relevância e popularidade como participar em programas de TV e até um filme onde os atores acharam a causa tão nobre que não cobraram remuneração e o marido também era controlador com as finanças sendo que a mãe de 50 filhos sequer sabia quanto ganhava e suas perucas eram escolhidas pelo pastor.

Dos livros da trilogia Mulheres Assassinas esse apesar da história esse é o mais fraquinho e se quiser saber mais sobre o crime que é longo recomendo assistir os depoimentos dos filhos pois no livro, talvez pela demora do julgamento não é tão destrinchado, talvez no próximo isso aconteça.

Nina Pina 23/12/2023

O jornalista Ullisses Campbell mergulhou no passado sombrio de Flordelis e descobriu coisas terríveis sobre sua vida. A mãe e um tio também realizavam rituais satânicos, tradição familiar. Fiquei impressionada com tanta covardia e desrespeito com o próximo, flordelis usava as crianças, para cometer seus crimes, além de usá-las sexualmente, sempre usando o nome de Deus, com falsas falácias.
Um trabalho esplêndido do autor, reunindo todos os acontecimentos da vida dessa mulher que devastou o psicológico de muitas crianças, simplesmente para satisfazer seu prazer.

Phaga 28/05/2023

O livro fica a desejar se comparado aos outros dois livros. Não deia de ser interessante. Flor de lis é diabólica.

Melga 06/06/2023

Quando falo em livro real e assustador, falo em Flordeliz. Gente algumas histórias narradas fizeram com que sentisse um terror incontrolável. A vida dessa mulher tem muitas linhas abertas, não me admira o fim trágico.

Thalita Augustineli 26/06/2023

Ulisses nunca decepciona! Que trabalho incrível! Eu sempre vi no noticiário sobre o caso e sobre os filhos mais nao entendia muito bem toda a hierarquia família. Trabalho sensacional mais uma vez! Sou fã do Ulisses e mesmo com a história horrível desta mulher ele soube fazer um trabalho excelente

brunapcorreia 28/08/2023

O autor é muito bom e escreve extremamente bem! Gostei muito do livro e fiquei chocada com a história.

Testemunha de Kindle 29/08/2023

História eletrizante
Biografia digna de um filme ou de uma série. O autor mostra como essa família era um barril de pólvoras prestes à explodir. O estranho foi ter demorado tanto.

Linna 01/09/2023

Bizarro, Surreal, Assustador e Real
Que livro foi esse?
Não conhecia a fundo as bizarrices dessa história, só o que a mídia expôs de forma bem superficial e confesso que fiquei chocada num nível absurdo.
Como as pessoas tem coragem de usar o nome de Deus pra se aproveitar, prejudicar e abusar de tanta gente?
Flordelis já nasce em um ambiente alienado e com o passar dos anos só piora ao se associar a pessoas tão podres quanto ela, passa a viver de forma sórdida e camuflada, praticando sequestros, abusos e ações falsárias.
Anderson, inicialmente aliciado, tornou-se o estrume do mundo, sem mais.
Ullisses escreve de forma envolvente e instigante, eu aprendi a gostar das histórias cruzadas e do vai e vem temporal que ele apresenta. Vi muitas críticas sobre a apresentação da história dos padres, mas ao meu ver foi importante apresentar essa abordagem mais ampla para mostrar que independente de religião, a podrião da humanidade está em qualquer lugar e em qualquer religião.
Forte, pesado e intenso, mas o de Elize ainda segue sendo o meu preferido.
O mais doido pra mim é perceber que em ambos os crimes não tive "pena" de nenhum dos monstros mortos, mesmo desejando que "Florzinha" parta dessa pra uma melhor encarcerada.
Recomendo muito essa leitura pra quem tem o interesse de conhecer mais sobre o caso.

Tah_marques 31/10/2023

Flordelis
Sinceramente, achei o mais fraquinho do Ullisses Campbell até o momento, é tanto absurdo acontecendo que chega a ser surreal e apelativo kkkkk
Maas, se vc fir um fã de true crime vale a pena uma conferida, mas o da Suzane e da elize achei bem melhores.