Flordelis

Flordelis Ullisses Campbell

Resenhas - Flordelis a pastora do diabo

Thalita Augustineli 26/06/2023

Ulisses nunca decepciona! Que trabalho incrível! Eu sempre vi no noticiário sobre o caso e sobre os filhos mais nao entendia muito bem toda a hierarquia família. Trabalho sensacional mais uma vez! Sou fã do Ulisses e mesmo com a história horrível desta mulher ele soube fazer um trabalho excelente

Julianny2 29/03/2023

A escrita e a pesquisa foi tão bem elaborada que eu demorei um pouco pra ler de tanto nojo que eu senti lendo os crimes dessa mulher dissimulada
apesar de ser um livro menor do que os outros da trilogia, na minha opinião ele é muito mais complexo e cheio de camadas que te prende bastante. senti falta de comentar um pouco mais detalhadamente como ela virou cantora e etc e tal, porém, o livro não deixa de ser extremamente bem elaborado. O Ullisses brilhante como sempre, aguardando agora as próximas obras que ele fará

Natalie 30/03/2023

Esse é o terceiro livro que leio do autor, sendo os primeiros da Suzane e da Elize e infelizmente foi o que menos gostei.
Estava com altas expectativas pelas entrevistas nos podcasts e por ouvir o Ulisses dizer que amadureceu a escrita e as técnicas de roteiro, mas achei algumas partes muito corridas, principalmente o final, parecia que precisava terminar logo o livro.
As histórias paralelas, que nos outros livros eram as minhas partes favoritas, não me pegaram, mas essa parte pode ser por essa vivência dentro de igreja ser muito longe da minha realidade (o livro faz eu dizer: graças a Deus!).

Andy 31/03/2023

A esperança na humanidade desapareceu da minha alma...
O quanto este livro é incrível, não é possível de explicar. O Ulisses consegue relatar todo esse arcabouço de histórias horrendas, que me deixaram tão enfurecida, de uma forma bem desenvolvida, com uma linguagem voltada para "contar a história" e não de forma jornalística, o que em minha opinião foi um dos diferenciais da história.
Todavia, se trata de uma investigação jornalística bem abrangente ao meu ver, visto que o autor consultou especialistas sociólogos sobre os pontos envolvendo a religião até.

Eu recomendo, me ajudou bastante neste ano que estou bem devagarzinha, com vários períodos de ressaca ..

Amanda 01/04/2023

CUIDADO COM A SEDE AO POTE

Eu já sabia a história da Flordelis, pelo menos a contada pelo Ulisses Campbell nos inúmeros podcasts com a partição do jornalista, não me importo com spoilers mas mesmo assim o livro me decepcionou, não sei se por criar expectativas demais para descobrir como a pastora encarnou uma história tão absurda ao ponto de colocar qualquer obra de Nelson Rodrigues no chinelo ou pela minha curiosidade para descobrir como o Rio de Janeiro se tornou o Estado mais intolerante em relação às religiões de matriz africana sendo que as igrejas evangélicas segundo relatos do próprio escritor eram terreiros anteriormente.

A narrativa é fluída na primeira leitura, na ida ao litoral num bate e volta passaram-se 100 páginas tranquilamente.

Flordelis nasceu do Rio de Janeiro e se criou na favela do Jacarezinho onde sempre teve contato com a religião, ou melhor dizendo religiões sendo de um lado, a religião de matriz afro (Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Nação?) e outra a igreja evangélica que estava em ascensão na época, trocando miúdos a organização era: Igreja pela manhã e terreira à noite mas não necessariamente nesta ordem já os cultos religiosos foram separados por dias intercalados.

A pastora teve no seu primeiro casamento sua filha Simone de Lis que primeiro namorou o pastor Anderson do Carmo, ou seja, o marido de Flor antes foi seu genro porém ela o conheceu ainda quando estava no ventre porém a história contada que Anderson se apaixonou por ela no instante que a viu cantando e iria amarrar seu burro ali.

A cantora gospel no começo tinha uma certa nobreza em adotar compulsoriamente, queria imitar Gideon mas quem conhece a história sabe que 70 filhos 69 morreram e é humanamente impossível sustentar 50 filhos.

Meu problema com o livro são “recheios” mais conhecidos como plano de fundo, sei que alguns torcem o nariz para a histórias paralelas mas faço parte do clube que amam essa forma de narrar os fatos, porém esse livro não tem nenhuma que fosse interessante como a da Penélope ou a Tia do Fogo, as escolhidas para obra foram rasas e aguadas ora não podiam colocar algum outro político que iria em desacordo com a própria crença? Um evangélico que se consulta com tarô mas diz que é pecado, alguém que queria fama além da Flor e fez trabalhos religiosos até um ateu cético que faz mapa astral no sigilo eu aceitaria. Não menosprezo porém também não adulo e não é nada diferente do que podemos encontrar em Spotlight.

Resumidamente pastor Anderson não era santo e gabava-se por ser o 514 na Câmara dos Deputados além de tudo era visionário e sabia exatamente o que fazer para sua família ter relevância e popularidade como participar em programas de TV e até um filme onde os atores acharam a causa tão nobre que não cobraram remuneração e o marido também era controlador com as finanças sendo que a mãe de 50 filhos sequer sabia quanto ganhava e suas perucas eram escolhidas pelo pastor.

Dos livros da trilogia Mulheres Assassinas esse apesar da história esse é o mais fraquinho e se quiser saber mais sobre o crime que é longo recomendo assistir os depoimentos dos filhos pois no livro, talvez pela demora do julgamento não é tão destrinchado, talvez no próximo isso aconteça.

Cah. 02/01/2023

Flordelis e Anderson conseguiram me deixar horrorizada.
No livro Flordelis vamos mergulhar na sua história e na do Anderson desde seu nascimento até sua vida como presidiária, e mesmo após eu ver vários podcast com o Ulisses já saber dos detalhes, eu fiquei horrorizada ao saber de como a casa da mãe Flor era um verdadeiro bordel, tanto ela como Anderson tinham relações sexuais com os "filhos(as), os "irmãos com as irmãs ", inclusive Anderson conheceu a Flordelis quando ele namorava a filha biológica da Flor (Simone) , depois ele deixou de ser "genro" da Flor pra virar namorado e marido. Isso não o impediu de ter relações sexuais com a ex (Simone) já marido da Flor.

E me surpreendeu também que pra eles a idade não era um impedimento eles abusavam de adolescentes com 11 , 14 anos ... Inclusive o Anderson tinha 14 anos quando se envolveu com a Flor que já tinha mais de 30 ...

E o roubo das crianças, eles roubavam muitas das crianças ...

Tem o quanto exploraram das pessoas usando o nome de Deus, que sujeirada.

Lydia10 04/12/2023

Bom, mas esperava outra coisa
Após ler Suzane: Assassina e Manipuladora, fui correndo ler Flordelis: A Pastora do Diabo, mas infelizmente a narrativa escolhida neste não me agradou tanto.
A história de Flordelis é insana, marcada por morte, sexo, satanismos e muitas mentiras. Tão cheia de reviravoltas e histórias fantasiosas que parece mentira, mas, dado a seriedade do trabalho de Ullisses Campbell sei que são verdade.
No entanto, quando comecei a ler, gostaria de ficar a par do crime, que efetivamente só é explicado aos 90% do livro, a parte o crime, o livro foca na história da pastora, de sua infância até ser presa.
A história é envolvente e inacreditável, foi muito bom conhecer mais dela, mas não era o que eu esperava.
Lars 06/03/2024minha estante
Lê o da Vera araujo que explica mais coisa sobre o crime em si

DAbora 08/03/2023

Chocante do início ao fim.
Uma leitura que te prende do início ao fim. É uma surpresa estarrecedora a cada capítulo. Quem imaginaria que o menos chocante dessa história toda seria o assassinato?!!

r_anacrf 21/11/2023

Muito Pesado
Que livro, que livro.
As histórias são muito pesadas e do tipo que você até sonha depois de fechar o livro.
Fiquei pensando em como uma pessoa consegue fazer tudo que ela fez e ainda sim achar que é normal.
Tem todo tipo de gatilho que se possa imaginar esse livro, mas foi muito útil pra saber quem realmente é FlordeLis.
Amo a escrita do Ulissses, não dá nenhuma vontade de parar de ler mesmo sendo uma história bem pesada.
Pra você que gosta de biografia e quer saber mais sobre a vida dessa família/quadrilha super recomendo a leitura.

Fernando 12/01/2023

Flordeliz
História de vida muito doida, que explica o fim dessa família.
Uso da confiança e boa vontade de tantas pessoas, para atingir Interesses pessoais.

Gabi 20/01/2023

O mais "fraco" dos 3 (esse, da Suzane e da Elize). Gosto das histórias paralelas para compreender melhor os envolvidos e as trajetórias. Mas, neste tem histórias desconexas com o caso.
E o final é bem corrido e a cronologia em alguns momentos é confusa.

Thayane100 06/12/2023

Bizarro demais!
Essa família é mt pior do que eu imaginava?
Surreal as coisas que aconteciam e com os detalhes do livro tornou tudo mais macabro.

LAvia.CantuAria 18/03/2023

Não é uma leitura, é uma viagem de ácido.
Estar imerso, mesmo que minimamente, na realidade desta história, é capaz de fazer você questionar bastante que rumo a humanidade tem tomado.
Lars 06/03/2024minha estante
É uma bad trip rsrs

Tah_marques 31/10/2023

Flordelis
Sinceramente, achei o mais fraquinho do Ullisses Campbell até o momento, é tanto absurdo acontecendo que chega a ser surreal e apelativo kkkkk
Maas, se vc fir um fã de true crime vale a pena uma conferida, mas o da Suzane e da elize achei bem melhores.