Flordelis

Resenhas - Flordelis a pastora do diabo

Nayara 17/11/2023

E que livro ???
A história em si
já começa a desenvolver macabra, e portanto é bem densa a leitura por muitas vezes senti enjoos e vontade de desistir? uma complexão total que vc não sabe qual pior

Rick 09/07/2023

Excelente
Ao grupo de pessoas que diz que o livro não ficou bom por não se focar inteiramente no crime cometido por ela, posso dizer que não faço parte. Acho que é muito interessante a forma como o autor narra os eventos da vida da Flordelis buscando desde a origem dela até chegar o dia do crime isso é muito muito relevante, uma vez que, vemos que ela vem de uma família assaz desestruturada.

Jess 07/07/2023

Muito detalhado, mas...
Eu gostei da escrita do autor, essa forma de trazer a história real como se fosse um romance é muito envolvente, eu tenho certas restrições apenas quanto a esse tipo de desenvolvimento de uma história (aqui é uma particularidade minha e não tem nada contra o autor e não estou desmentindo a história, ok?), eu sempre fico pensando: será que isso aqui aconteceu mesmo, ou é só uma forma de deixar a história mais "atrativa"? A demais é um livro muito bom, que revela que a perversidade de uma pessoa, e a ganância leva ela a mostrar a verdadeira face, e apenas suja o nome de Deus é daqueles que são sinceros na fé e na verdade.

Henrique Fernandes 19/11/2023

É o primeiro da trilogia do Ulisses que eu leio, sinceramente a escrita desse cara é muito boa, a vida dessa mulher é uma verdadeira montanha russa, desde a relação com o crime ou com a religiosidade, vale a pena demais.

Ráh 13/08/2023

Eu ainda fico meio tonta ao saber que tudo relatado aqui é uma história real. Eu não tinha dimensão do problema envolvido.
Excelente trabalho de pesquisa do autor.

Dani 04/02/2024

Flordelis
Com certeza essa leitura foi diferente do que eu imaginava. A história da vida de Flordelis é tão maluca que facilmente pode ser confundida com um roteiro de ficção, e das muito malucas.

O livro descreve todos os eventos que aconteceram com a família de Flor desde antes da sua chegada ao mundo. Sua família com forte via religiosa, transitava entre diversas religiões das matrizes africanas a assembleia de Deus. Uma mistura um pouco inacreditável e cômica. Nesse meio maluco, Flordelis nasceu e resolveu seguir os caminhos de bruxa da mãe, mas visivelmente não herdou os dons da mãe.

Em uma corrida para ser mais rica e reconhecida, Flor encontra aliados, se desfaz de qualquer um que atrapalha seu caminho e não concorda com seus absurdos sexuais. Encontra parceiros e filhos que se submetem a coisas absurdas para estar ao lado dela e seu ex filho, atual marido Anderson.

Em uma trama com muitas histórias e gatilhos de 4busos sexu4is, tr4fico, roub0, ped0fili4. O livro mostra com detalhes tudo que acontecia na casa da pastora Flor até culminar na decisão de ass4ss1nar seu marido.

* Confesso que algumas partes achei o livro um pouco enrolado, dando atenção a temas que não foram de muita significância no livro e deixando outras partes pouco abordadas - como o ass4ssinato de Anderson.

Mas é uma leitura válida para quem gosta de crimes reais, entender o enredo Flordelis me deixou boquiaberta!

Danilendo0 29/12/2023

A história da Pastora do Diabo é impressionante e tenebrosa. A trajetória percorrida pelos seus familiares é repleta de situações estranhas. Ao ler esse livro, o leitor vai se deparar com cenas bizarras. Prepare-se, pois não é uma leitura fácil.

Ca Agulhari @literario_universo 07/01/2023

Repugnante!
O livro não fala detalhes do crime, ele fala da vida pessoal e depois pública de todos os envolvidos: Flor de Lis, seus ascendentes, seus vários "maridos", seus "filhos" e a relação extremamente problemática entre eles.

É um tipo de livro que não cabe spoiler: a gente já sabe o que ela fez junto dos filhos e aqui a gente descobre as motivações.

Dá nojo de ver mais de perto a relação da igreja evangélica com o tráfico, dá nojo de ver como sexo, pobreza, religiosidade e drogas andam juntos. Dá nojo de ver como a hipocrisia sai pelos poros de toda essa gente.

Dá pra acreditar 100% em toda a narração? Não, conforme Ulisses deixa claro, tudo que sabemos veio de depoimentos de várias pessoas que mentem sem pudor. Cada um ali quer salvar sua pele.

Se você gosta de livros jornalísticos, pode se frustrar por se tratar de uma narração mais dramática, emocional, folhetinesca até. Mesmo assim, recomendo muito.

Carol.inacio 18/08/2023

Flor da morte
Uma leitura cheia de grande absurdos, não daqueles que você duvida que tenham realmente acontecido, que tenham sido incrementados detalhes que causam ojeriza para impulsionar a venda de um livro, mas das grandes coisas ruins que a gente não acredita que um ser chamado de humano seja capaz de cometer. O livro não aborda somente a morte do "pastor" Anderson. Durante a leitura o autor aborda a origem da mãe de Flordelis e de alguns outros membros da família que praticavam rituais com figuras como o Exu Caveira, Baphomet e São Cipriano. Ao decorrer do livro outros temas que rodeiam os vários "filhos" de Flordelis e Anderson acabam desembocando em abuso sexual, sequestro de crianças, amizade com o Comando Vermelho, relações sexuais entre os moradores da casa, "filhos", e figuras populares como políticos também aparecem durante o desenrolar da história. A sujeira se estende muito mais além do assassinato do pastor, ela traz para o foco os abusos sexuais, pedofilia, que aconteciam dentro das igrejas aqui no Brasil. Os detalhes que são trazidos para o livro mostram como o passado de cada integrante da casa da "mãe Flor" foi esfacelado por violência, estupro e tudo de mais triste e pesado que uma pessoa possa viver na infância, se tornando mais triste ainda por observar que o âmbito familiar de onde se espera proteção e carinho seja o mais sujo de todos os cantos.

BArbara227 09/06/2023

Difícil dizer qual livro da trilogia é o melhor, embora o da Elize seja meu favorito. Sou muito fã do trabalho do Ullisses e não teria como ser diferente pois a forma como consegue prender o leitor e tornar a história fascinante é surreal. É perceptível todo o trabalho que ele teve com a pesquisa, afinal há muitos personagens e histórias que se cruzam, poderia ser bem mais confuso do que já é e apesar disso o livro cumpre com o que promete. Não precisa estar por dentro do true crime pra ter interesse pelo assunto, a propósito poucas são as páginas sobre o crime em si, o que importa é saber o que levou cada pessoa a chegar onde chegou. Por fim, vale a pena a leitura!

Andy 31/03/2023

A esperança na humanidade desapareceu da minha alma...
O quanto este livro é incrível, não é possível de explicar. O Ulisses consegue relatar todo esse arcabouço de histórias horrendas, que me deixaram tão enfurecida, de uma forma bem desenvolvida, com uma linguagem voltada para "contar a história" e não de forma jornalística, o que em minha opinião foi um dos diferenciais da história.
Todavia, se trata de uma investigação jornalística bem abrangente ao meu ver, visto que o autor consultou especialistas sociólogos sobre os pontos envolvendo a religião até.

Eu recomendo, me ajudou bastante neste ano que estou bem devagarzinha, com vários períodos de ressaca ..

Natalie 30/03/2023

Esse é o terceiro livro que leio do autor, sendo os primeiros da Suzane e da Elize e infelizmente foi o que menos gostei.
Estava com altas expectativas pelas entrevistas nos podcasts e por ouvir o Ulisses dizer que amadureceu a escrita e as técnicas de roteiro, mas achei algumas partes muito corridas, principalmente o final, parecia que precisava terminar logo o livro.
As histórias paralelas, que nos outros livros eram as minhas partes favoritas, não me pegaram, mas essa parte pode ser por essa vivência dentro de igreja ser muito longe da minha realidade (o livro faz eu dizer: graças a Deus!).