As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Lucas990 05/09/2023

Um dos melhores livros que eu já recebi da Tag.
Fui engolido por essa história do começo ao fim. Os personagens, as histórias, o enredo, o contexto histórico, o plot (que me pegou MUITO de surpresa), enfim, tudo nesse livro livro grita 5 estrelas, impossível dar menos que isso. Sem contar a sensibilidade da escrita da autora que é um show a parte.
Triste que devorei esse livro tão rápido. Se tornou um daqueles que eu queria esquecer de tudo para poder ler pela primeira vez.
Mônica 28/10/2023minha estante
Concordo com vc em cada palavra!!! Simplesmente sensacional!!!

Tami Silveira 03/10/2023

As montanhas cantam
Livro de setembro da tag que consegui ler em setembro \o/
Amei essa leitura, é aquele tipo de história que a gente aprende além de nos emocionar e tocar no nosso coração. Era uma ignorante sobre a guerra do Vietnã e sua cultura num todo e durante a leitura pude aprender e conhecer.
A autora narra a história no passado e presente (o que eu amo) e vai ligando os acontecimentos de uma forma tão suave, triste e ao mesmo tempo crua e visceral.
Uma leitura que me marcou.

@vcdisselivros 07/03/2024

Palavras são como facas, deixando feridas invisíveis que continuam a sangrar”
Resenha - As montanhas cantam

“As palavras são como facas, deixando feridas invisíveis que continuam a sangrar”

Acredito que o principal objetivo de um clube de assinatura literário seja você sair da zona de conforto. Ter acesso a diversificados títulos e conhecer obras em “primeira mão” foi uma das razões que me motivou a assinar a Tag inéditos há cerca de dois anos.

Sendo sincero, se eu estivesse em uma livraria e passasse por “As montanhas cantam”, digo com toda a certeza que jamais compraria. A sinopse definitivamente não chamaria minha atenção, não me sentiria confortável com a temática e no fim quebraria a cara por não me permitir conhecer tal riqueza..

Ainda que não seja uma leitura fácil (estamos falando de um livro que retrata a ocupação francesa, japonesa, depois passa para a guerra do Vietnã, a reforma agrária, resumindo, é FORTE), temos aqui uma escrita fluida, instigante, emocionante.

A obra de Nguyên Phan Quê Mai se supera, de modo que faz o leitor parar e analisar as muitas pequenas coisas da vida que nos são importantes, exemplo, estar cercado daqueles que amamos em todos os momentos, principalmente os difíceis.

O Plus de poder circular por outra cultura é enriquecedor e ter como guia protagonistas femininas tão empoderadas é motivador.

Em suma, se tiver a oportunidade leia, absorva, aprecie!

Thaiza.Vianna 31/12/2023

Uma lição sobre o Vietnã
Vemos com mais frequência livros de guerra, ou consequências dela, narrados por partes ativas, como soldados e guerrilheiros em campo. Mas nesse livro acompanharemos como fica a vida de crianças, idosos, inocentes... os civis que são obrigados a se esconder, tentando sobreviver com toda escassez, caos e também das bombas.
É um choque de realidade, lembrando de sermos gratos por não estarmos passando por momentos de guerra no Brasil, e se solidarizar com os países que passam por essa tragédia nesse instante.
Como é narrado por personagens de avó e neta, passamos por gerações e décadas de acontecimentos reais que ocorreram no Vietnã, trazendo muito aprendizado histórico que esse povo já sofreu, como a invasão do Japão, a reforma agrária, a grande fome, a guerra do Vietnã e as consequências da divisão do país por diferentes visões políticas.
Os personagens são muito reais, mostrando com clareza os traumas deixados após anos de sofrimento, as confusões e os conflitos que abalaram famílias que foram obrigados à lutar por sua cultura e as tristezas de muitas não encontrarem mais seus entes que foram pra batalha.
Lindamente escrito por uma vietnamita, que utilizou também sábios provérbios locais pra que a experiência ficasse ainda mais imersiva.
"De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras."

Lizandra.Mirelle 28/10/2023

Incrível!
O livro é ambientado durante a guerra do vietnã, intercalando passando e presente, sendo narrado ás vezes pela avó e outras pela neta. Uma história incrível de uma mulher que passou por perdas terríveis durante toda a sua vida mas se manteve forte durante o seu percurso.
Essa leitura retrata a violência da guerra, as perdas, a maldade que atinge as pessoas e quanto pessoas boas podem se tornar ruins em tempos difíceis. Por outro lado, essa leitura nós tras exemplo de resilência, perseverência, esperança, amor, perdão, força, luto, paciência, família e o mais importante... a fé!
Arrisco dizer que foi um dos livros mais lindos que li esse ano!
Recomendo a leitura.

Mari 04/10/2023

Maravilhoso!!
Que história envolvente, sofrida e importante esta do Vietnã. Este livro devia ser obrigatório no enem. Aborda toda a história de um povo que sofreu com muitos fatos históricos durante a narrativa. Foi um livro de muita aprendizagem. Quando a gente pensava que a história teria um fôlego, a gente levava um soco no meio do estômago. O livro de tornou o melhor do ano.
DEA 04/10/2023minha estante
Eu amei esse livro. Aprendi tanto, não conhecia praticamente nada sobre Vietnã. E amei as personagens principais...

DEA 11/12/2023

Eu amei esse livro, apesar de muitos momentos serem bem pesados e tristes, ele traz uma profundidade na história que eu jamais imaginei sobre o Vietnã. Quantos conflitos e dificuldades ocorreram em sequência, quanto sofrimento para o povo. Aprendi muito, muito mesmo. Me fez ver Vietnã com outros olhos.
O livro nos faz imaginar e se sentir (se é que isso é possível) no lugar dos civis durante os conflitos, o desespero, o medo, a dor pelas perdas materiais e principalmente de vidas.
Super recomendo!!!! É um verdadeiro aprendizado sobre a história do Vietnã.

Kaue Garcia 20/09/2023

Perfeito
E olha que ficção histórica não é um gênero que me atrai ein?! Mas meu Deus que livro incrivel, um mergulho na cultura vietnamita e na trajetória da protagonista junto a sua avó ? doloroso, apaixonante, revoltante, emocionante ?

nina.micheletti 18/09/2023

Tragédia Familiar
Imagina tudo de ruim que pode acontecer, então isso acontece com a família de Huong e Dieu Lan. Huong a neta que era uma criança durante os bombardeios, a guerra do Vietnã e teve muitos parentes que lutaram na guerra. Dieu Lan, sua vó, que além de ter que dar seus filhos para o exército para lutar na guerra, ela sofreu muito durante a Reforma Agrária.

Apesar de uma considerável parte de propaganda, o livro se mantém a história do Vietnã entre 1935 e 2017.
Aline Sulzbach 22/09/2023minha estante
Não entendi a observação sobre uma considerável parte de propaganda. Fiquei curiosa.

Lety Valadares 28/10/2023

Amei
Historia real narrada em diferentes linhas temporais por duas Vietinamitas, a neta Goiaba, e a avó Diêu Lan.
As duas contam sua trajetória de sofrimento, resiliência e superação.
Viveram momentos duros na reforma agrária e na Guerra com EUA, o amor pela família e respeito a sua história e ancestrais fizeram com que Diêu Lan superasse todos os obstáculos que a vida lhe impôs.
Emocionante

Lisa 28/11/2023

A sinceridade da voz de uma nação silenciada
No volume II, Tomo III, 2°parte de Guerra e Paz, Tolstoi diz que "A guerra não é uma amabilidade, e sim a coisa mais cruel da vida, e é preciso entender isso e não brincar de guerra. É preciso levar a sério e com rigor essa terrível necessidade... senão a guerra acaba sendo esse entretenimento predileto de pessoas ociosas e levianas... O objetivo da guerra é o assassinato, os instrumentos da guerra são a espionagem, a traição e o seu encorajamento, o extermínio dos habitantes, a pilhagem dos seus bens ou roubo para o abastecimento do exército, a fraude e a mentira, chamadas de astúcias militares;" Tolstoi se refere as guerras de 1812, as invasões napoleônicas a Rússia, entretanto é assim que nos sentimos ao ler este livro.

Em 1858, as tropas de Napoleão realizam a primeira invasão, em 1887 a França impõe sua colonização e cria o que se convencionou a ser chamado de Indochina francesa (atual território do Laos, Camboja e Vietnã), assim permanecendo por todo o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial, vindo a dividir esse domínio com o Império Japonês em 1940.

?As montanhas cantam? está longe de ser o meu primeiro contato com a história do Vietnã, mas foi sim, o primeiro em que essa história me foi contada pela voz de quem viveu e padeceu dos horrores da Guerra. Iniciando em meados de 1920, com o nascimento da avó da protagonista, a história de seu país e de suas inúmeras ocupações é narrada, com todos os horrores de guerra que foram tão esmerosamente varridos para baixo dos panos pelas grandes nações. Afinal, a história é com frequência reescrita por aqueles que detém o poder.

Embora sistematicamente dominado, o Vietnã nunca deixou de lutar. Em 1941 nasce o Viet Minh, liga pela sua independência. Os vietnamitas sobreviveram a Grande Fome em 1944, episódio em que mais de 2 milhões de pessoas inocentes foram mortas através das maiores atrocidades de guerra já cometidas na história, pelas mãos dos japoneses, que hoje se recusam a reconhecer e responder por seus crimes, que hoje reescrevem sua história como apenas vítimas do bombardeio estadunidense. Nguyen deixa escorrer de cada linha o sofrimento e terror dessas vidas perdidas. Em 1945, Ho Chi Minh declara o fim da Indochina, em 1954 a conferência de Genebra repetindo a solução salomônica coreana, reparte o Vietnã em Norte e Sul e dá-se inicio a uma nova era de terror. Em 1973, o EUA após vasta atividade bélica se retira finalmente, em 1975 termina oficialmente a longa Guerra do Vietnã, deixando para trás um país quebrado.

Desse modo, enquanto país independente e unificado o Vietnã tem somente 45 anos. Séculos de exploração e colonizações por, citando o Tolstoi no começo, entretenimento de pessoas levianas e ociosas. Ho Chi Minh foi um ditador comunista, responsável pela Reforma Agrária e a perseguição e morte de milhares de vietnamitas inocentes, entretanto, foi também, o homem que até o fim se prostou de pé, fiel ao seu sonho de tornar seu país livre e independente de toda dominação, a muito custo e sem viver para ver esse dia, o conseguiu. Há muita coragem e força na história desse país, é provavelmente a história que mais admiro e a que mais me dói.

Nguyen Phan Quê Mai fez justiça a história de seu povo em uma narrativa dolorida e pura, do local de quem ja viu ?mortes e violência o suficiente para saber que só há uma maneira de falar sobre guerras: com sinceridade. Somente assim podemos aprender sobre a verdade.? E conseguiu, infelizmente a história se repete, as mesmas figuras do tabuleiro permanecem hoje em recusa a aprender.
Fabio 28/11/2023minha estante
Uau, que resenha impecavél!
Parabéns Lisa!?

Lisa 29/11/2023minha estante
*Aficionada em História alert* hahaha obrigado, Fabio. ??

Jose 13/09/2023

Um livro sobre sofrimento e perdão
Esse é um livro que conta a história de sofrimentos e pequenas alegrias de uma família em meio ao caos das guerras no Vietnã. Com personagens incríveis, muito bem construídos, uma pesquisa incrível sobre o ocorrido na guerra, com muitas tristezas e quase nenhuma reviravolta.

Super recomendo esse livro, vale a pena cada palavra lida.

Ana Livia 23/09/2023

As Montanhas Cantam
Eu adorei o livro, apesar da temática de guerra e violência.
É interessante ver a guerra por outra perspectiva, pela família de pessoas inocentes.
A família Trân tem uma vida cheia de obstáculos, sofrida. Vovó Diêu Lan é um ícone, passou por muitas coisas e não desistiu, é o centro da família e da narrativa.
Com muita história para ser contada, este livro me prendeu do começo ao fim.
pedroauday 23/09/2023minha estante
Tô enrolando ele, mas só pq não ando com o livro em baixo do braço ?