Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

Greice.Alana 27/03/2024

Gostei
Depois de dar 5 estrelas para Água Fresca Para as Flores, li esse. Adoro o jeito que a Valerie escreve, entrelaçando os capítulos, indo pro passado e pro futuro, e à medida que o livro vai indo pro fim as histórias vão se encontrando e fazendo sentido. Não me prendeu no final tanto quando AFPAF, mas me cativou com o mesmo estilo de escrita. Valeu demais a leitura, mas o outro é bem melhor.

laisbrpinheiro 25/03/2024

?Eu, que não queria nada, agora tenho tudo?
Um dos livros mais lindos que já li nos últimos tempos. Sobre amizade, reencontros e todas aquelas pessoas que são essenciais pelo que nos tornamos. Morei dentro dessa leitura tempo demais, justamente porque não queria terminar o livro. Na verdade, queria ser um dos ?três?.

?Adoro olhá-los dançar, andar, se mexer. É possível passar a vida olhando certas pessoas. Eles não fazem de propósito, pois nada é provocado. É por isso que são diferentes dos outros. Até hoje, não entendo por que olharam pra mim.?

@bibliotecadedramas 25/03/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Primeiro de tudo eu vou falar sobre a escrita de Valérie Perrin que é extremamente envolvente a ponto de você não querer largar o livro. Os capítulos são curtos e ela consegue mesclar drama, romance e suspense de uma maneira primorosa.

Etiénne a esquerda, Nina no meio e Adrien a direita. Esses são os protagonistas da história e fica até difícil descreve-los porque são tantas camadas, tantos acontecimentos ao longo de 30 anos permeados de dramas, erros e acertos e tantas mudanças em cada um, que simplesmente não há como descrever. Ora são inseparáveis, ora são completos desconhecidos.

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."

A história dos Três começa na infância, mais precisamente no primeiro dia de aula, desde então eles nunca mais se largaram. A narrativa vai fluindo entre o passado e presente com os acontecimentos ao longo da vida e os caminhos que cada um foi tomando, porque afinal de contas – tomar caminhos diferentes é inerente da vida adulta.

Junto a isso, há um mistério adicionado a trama que eu não vou me aprofundar para não dar spoiler, mas contribuiu pra deixar tudo ainda ainda mais envolvente. Sem contar que quando eu me liguei de uma revelação na história, a minha cabeça explodiu, acredito que é uma grande surpresa pra quem está lendo livro porque se trata mais de uma revelação do que um plot. Há os personagens secundários que também foram muito importantes; Louise, o avô de Nina, Clotilde, Emmanuel… Pessoas que também de alguma forma, moldaram “Os Três” no seu crescimento, nos erros e nas suas escolhas. O final pra mim foi perfeito, justamente porque a autora deixou em aberto, sobretudo sobre as vidas de Étienne e Adrien, há quem não goste desse tipo de final, mas eu achei que encaixou perfeitamente com toda a história.

Eu amei esse livro e entrou com louvor pros meus favoritos da vida, daria mil xícaras se pudesse na avaliação. O livro entregou tudo de uma maneira profunda e ao mesmo tempo delicada. Amei. Amei. Amei. Valérie Perrin também escreveu “Água Fresca Para Flores” que com certeza também irei ler.

site: https://shejulis.com/livro-tres/
Leiturista 25/03/2024minha estante
Amei sua resenha, uns dos próximos que irei ler ?

gabihott 26/03/2024minha estante
Água fresca para as flores é um
dos meus livros preferidos da vida. Já faz mais de um ano que o li e ele segue intacto na minha memória. É um livro maravilhoso!!!

@bibliotecadedramas 26/03/2024minha estante
Leiturista, leia que vc vai amar!

@bibliotecadedramas 26/03/2024minha estante
Gabi, eu comprei ele essa semana, quero ter os dois livros físicos dessa autora, provavelmente ele será minha próxima leitura

gabihott 26/03/2024minha estante
Depois me conte o que voce achou. ?

@bibliotecadedramas 28/03/2024minha estante
pode deixar, Gabi :)

gabriela tintin 21/03/2024

Estava na duvida se eu dava 4,5 ou 5 para o livro porque achei o meio bastante parado e lento, mas o grande plot e revelação do livro me convenceram a não tirar nem meia estrela.

gostei muito do começo e de como é possível se envolver com cada traço de personalidade e amizade dos três, e a escrita é tão boa que realmente te deixar entender a unidade deles mas sem se sentir parte daquilo porque no fim são apenas eles, três ou a solidão, sem espaço para mais ninguém.

o grande plot do livro me pegou tão de surpresa e me deixou tão descabelada que imediatamente queria reler algumas partes do livro agora com essa perspectiva em mente.

enfim, uma ótima leitura.

Clarafsantos 20/03/2024

Não teria sido, se não fossem Três
Já no final do livro Nina diz ?amizades nunca são simples?, acho que essa frase exprime bem o sentimento desse livro.

Penso que poucos amores são tão bonitos quanto o da amizade. Nós nos apaixonamos por completos estranhos, que em algum momento passam a ser indispensáveis na nossa vida. Nesse livro, ver os três se apaixonarem é lindo, a autora nos faz crescer junto com suas histórias.

É incrível perceber como apesar da dor de Adrien, das escolhas de Nina e dos passados que perseguem Étienne, quando eles são Três, não dois, mas três, tudo simplesmente se encaixa.

A autora constrói três vidas completamente diferentes que se cruzam passando por vários temas complexos. Apesar do inicio ser um pouco lento demais, a leveza com que essa amizade vai crescendo junto com a história, faz o ?mistério? proposto pela sinopse até desnecessário. Por outro lado a vinda de Virginie é uma surpresa muito agradável.

Mesmo com tudo, quando eles são Três independente da idade, das circunstâncias, dos problemas, as coisas simplesmente parecem ser certas.

biacstb 19/03/2024

Cresci junto com os personagens
É literalmente um livro que versa sobre a vida do jeito que ela é. É sensível, cativante e com dinâmicas de relacionamentos e tópicos delicados, é tudo muito real e palpável. Você acompanha o crescimento, amadurecimento e escolhas dos personagens. Achei o início morno, mas conforme a história foi avançando eu percebi que isso foi necessário pra ambientação e pra construção cuidadosa dos personagens.

Minha honesta reação ao terminar essa leitura foi refletir sobre quem, dos três amigos, teve uma vida mais difícil e ainda não consegui responder porque cada dor retratada é muito particular e significativa. Descobrir a verdade sobre a Virginie, uma personagem que me intrigou desde o início, me chocou e me tocou profundamente.

Me vi diversas vezes questionando as escolhas dos personagens quando, na verdade, poderiam um dia ter sido as minhas escolhas também e tudo isso me aproximou dos personagens e trouxe muitos momentos de reflexão.

Posso dizer que cresci junto com os personagens que acompanhei. Saio dessa leitura com o meu repertório de mundo transformado.

Lais 19/03/2024

Eu amei "Três"
Comprei três por ter lido a outra obra da autora "água fresca para as flores", por ter gostado do outro livro, imaginei que gostaria de "três", porém eu não gostei de três, eu me apaixonei por três. Acompanhar a história dos três amigos, da infância a idade adulta, ter uma visão de tudo o que ocorreu ao redor deles e de como tantas pessoas influenciaram seus caminhos, nos da uma visão muito genial da história. O livro é muito bem construído e amarrado, por vezes me peguei refletindo sobre as decisões dos personagens e os infortúnios que passaram. Recomendo muito a leitura.

Julia Romão 19/03/2024

No início achei a história enrolada e cansativa. Achava que era um drama e depois iniciou um "suspense" envolta de uma personagem e aí que foi o meu problema, pq eu já não ligava mais para Nina, Adrien e Étienne, eu só queria saber o que aconteceu com essa personagem.
Sobre o plot/revelação, lembro que passou rapidamente o que poderia ser, mas logo voltei a pensar sobre suspense.
Por fim, passei a gostar mais da história do meio para o final. O início não é ruim, mas cansativo e não muito empolgante, porém a escrita (e o "suspense") me fizeram continuar a ler.
Se eu não tivesse focado no "suspense " eu teria gostado mais... Mesmo não amando, eu super recomendo a leitura.

(Leitura: janeiro, fevereiro e março/ 2024)

Camila 17/03/2024

Três
Alguns autores se valem de fórmulas em suas obras. E está tudo bem. Livros não são piores por isso, ao contrário, apenas reforçam que determinadas fórmulas dão certo.
Ao me deparar com o mais novo livro de Valérie Perrin no final do ano passado, não podia deixar de levá-lo. Valérie me arrebatou em 2022 com o seu Água Fresca para Flores. E nesse ponto, talvez, as fórmulas sejam problemáticas. Me tornei uma leitora ?preparada?, especialmente porque a própria contra capa do livro dá conta de ingredientes presentes em Água Fresca. A cada capítulo, ainda no inicio, eu buscava aquele elemento supresa e, rapidamente, encontrei. Três não é um livro pior, acho que, em muitos aspectos a riqueza de detalhes de cada um de seus personagens confere ainda mais maturidade à escrita de Valérie. É para ser saboreado com calma. Mais uma vez pude passear pela França, desta vez com Étienne, Nina, Adrien e Virginie. Valérie é mestra em narrar de forma tão poética as mazelas e alegrias de uma vida. Nenhum dos personagens é perfeito. A história dos personagens é permeada de temas sensíveis como: relacionamentos abusivos, sexualidade, misoginia, bullying e preconceito. A leitura flui e 528 páginas depois você já sente saudades. Obrigada, Valérie, mais uma vez. Em tempo, parabéns à Intrínseca pela maravilhosa capa. A edição brasileira é muito superior às outras.

??-
?Três amigos unidos pelo destino. Nada parece ser capaz de arruinar essa amizade. Exceto a vida.?

Carlinha 17/03/2024

Li este livro como indicação da Leitura Coletiva de Janeiro do Clube do Livrismo (@clubelivrismo), apesar de não ter participado do encontro. rs
Não sei muito bem como resenhar este livro.
Principalmente pq é um livro gigantesco, hahaha
Achei que não ia acabar nunca.
Achei genial intercalar passado e presente, assim você fica cada vez mais curioso para saber o que levou os três amigos a se separarem.
Demorei bastante pra entender quem era a Virginie na história, estava curiosa e intrigada com ela, tipo, pq essa pessoa está narrando a história, quem é ela? hha e quando entendi fiquei muito impressionada e percebi o quão óbvio era o tempo todo mas eu não tinha percebido.. rs
É um livro muito bom, que retrata muito bem nossa transição de jovens para adultos, com todos os nossos erros e falhas, que são comuns nessa fase.

Thalitla 17/03/2024

Muito bom, porém..
O livro foi muito bom. Não foi uma leitura fácil, mas não por conta da escrita, mas sim por conta de que grande parte do livro trata da ambientação dos personagens e do local que a história se passa, o que torna tudo muito rico, porém levemente maçante.
No entanto, toda essa construção delicada vai por água abaixo nos capítulos finais, onde tudo acontece e para em determinado tempo. O final do Etienne foi incerto, o da Nina foi algo que se iniciou mas não soubemos do fim e do Adrien nem temos notícia, isso me aborreceu um tanto.
Foi meu primeiro contato com a autora e provavelmente lerei outros de seus livros, só espero que ocorra novo erro como este no final.

edrd_m 13/03/2024

Favoritooo
Eu amei muito!!! que história linda e gostosa de ler! me fez sentir todas as emoções possíveis! Amei os personagens e seus desenvolvimentos. É uma história longa e lenta, mas vale a pena!!!!!!

Lo 11/03/2024

Esperava mais (?)
Acredito que por ter lido ?Água fresca para as flores? criei grandes expectativas e acabei um pouco decepcionada. Achei esse livro bem diferente, não trouxe o clima de aconchego e o desenvolver calmo que tinha no outro.
Além disso, achei que a história teve muitos pontos e acabou que nenhum deles se destacou, ademais, o final ficou muito corrido. Por fim, é uma história legal de acompanhar e possui alguns mistérios que nos mantém presos ao livro.

julydaily 10/03/2024

Surpreendente
Que leitura boa! Incrível como a autora tem um encanto que conseguiu me prender nesse livro, em nenhum momento me senti entediada, só queria devorar mais e mais essa história que me fez refletir sobre amor, amizade, maturidade, decisões, família, saúde e conquistas. Que livro lindo mas não é de todo feliz, tem seus muitos momentos de tristeza mas faz parte da vida, é um livro que descreve muito bem a realidade, em como as coisas podem mudar quando a distância entra em ação. Até a última página estava sendo meu livro favorito 5 estrelas mas quando vi que não tinha mais páginas fiquei um pouquinho frustrada, senti falta de um final mais ?explicado? p Étienne, n sou fã de final subjetivo mas acontece né.