Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

Ana Caroline 11/04/2024

Que livro maravilhoso! Acompanhar a vida dos três amigos foi intenso, alegre, triste, surpreendente e devastador. Sei que é uma história que sentirei saudade. Vou guardá-la para sempre no coração. Favoritado!

Ariela.Augustin 11/04/2024

História de 3 amigos da infância até vida adulta. Foi daqueles livros que quando terminei fiquei com saudade dos personagens e dias pensando neles. Favoritado?

duda maia 10/04/2024

Como é violento crescer, mudar, ter que se adaptar.
Oficialmente, Valérie Perrin se consagrou como uma das minhas autoras favoritas.
meu deus, que livro lindo. tocante, envolvente, surpreendente. mais uma vez arrebatada por uma obra dela. personagens maravilhosos, complexos, com desenvolvimentos cheios de nuances. da pra sentir e entender como todos os personagens (principalmente os protagonistas) se conectam e no que se espelham um nos outros.
uma fórmula parecida com a de ?água fresca para as flores?, mas que se torna completamente diferente pelo contexto do livre. cotidiano, relacionamentos, ser, mistério, plots twists.
incrível, incrível! muito emocionante e sensível a forma como ?três? nos fala sobre amizade e sobre almas gêmeas (românticas e não).
fui profundamente marcada novamente por uma história de Valérie, e fico grata por isso.

Lara 08/04/2024

Três vidas inteiras
Senti que vivi uma vida inteira enquanto lia, cresci, fui feliz, tive raiva, medo, me senti sozinha, desamparada, entediada, amada e tudo mais de sentimentos que a vida tem a oferecer.
É um livro lindo por si só e aprendi a amar cada um dos três, me sinto até parte do trio.
As vezes eu pensava que ia demorar séculos pra terminar por ser um livro tão denso mas depois do plot eu simplesmente não consegui, devorei ele. Me deixou horas perplexa e boquiaberta, repensei e refiz todos os meus passos dentro do livro e como não percebi aquilo vindo.
Tenho um carinho enorme pelos três e vou guarda-lós pra sempre numa pasta especial na minha memória dos meus amigos mais próximos.
Obrigada valerie foi uma experiência

zabelaz 04/04/2024

Mudei o nome de Três para Quatro pq tb sou amiga deles agora
Me envolvi muito com a história é e como se eu também tivesse crescido com eles no decorrer dos anos.

Em alguns momentos a leitura ficou meio arrastada e nada acontecia, mas valeu a pena insistir. Retrata muito bem o quanto que uma pessoa adulta precisa abrir mão de ser quem costumava ser e o quanto as relações nas nossas vidas fazem a gente ser o que é. Esse livro é sobre impermanência e tem algo de lindo nisso também.

Tem um plot twist muito específico que não vi chegando mas quando chegou eu fiquei tão bagunçada que me questionei se ainda sei alguma coisa sobre a vida. Bom demais ?

Lívia G.F 03/04/2024

Três é a vida de todos.
Crescer não é fácil, seja no sentido físico do ser humano ou no subjetivo da palavra. Se desapegar do que era seu, seja dos brinquedos, seja do seu corpo, nunca foi fácil. Se desapegar do que não o é palpável é mais difícil ainda. Em primeiro lugar, Três é sobre amizade, depois, Três é sobre crescimento. Desse modo, crescer não é fácil, mas se torna mais suportável na presença daqueles que nos compreendem, daqueles que chamamos de amigos.

Entender é um verbo praticável por muitos, compreender é diferente. Compreender é sentir o que o outro sente ao se explicar, é ver nos olhos do outro a dor que ele diz que nem dói tanto, é saber que qualquer dor dói e não menosprezar o sofrimento do próximo. Compreender é estudo vindo da prática, estudo demorado, que atinge a capacidade da familiaridade. Talvez por isso a amizade seja a relação mais bonita e pura que existe, pelo dom de compreender e de ser compreendido.

Em meio a dúvidas, mudanças e curiosidades trazidas pela infância e adolescência, ter um amigo passando pela mesma fase, é força para atravessar essas eras. Digo eras, pois são vividas com o desejo da vida adulta e da liberdade, e dessa forma se parecem eternas. Três é eterno, até que não era mais. Pela bela, leve e fluida escrita de Valérie Perrin, os amigos inseparáveis durante a época da escola se tornam estranhos, distantes na vida adulta. Corriqueiro, acontece com todo mundo, a vida é assim, mas por quê? Em meio a um corpo encontrado no lago, uma adulta misteriosa e ressentida que crescera com os Três e um coração fechado, Valérie Perrin explora as fraquezas das inseguranças que criamos para nós. Como criamos muros, deixamos de comparecer ao que sempre fora trivial, de atender as ligações daqueles que um dia foram tão importantes.

Crescer não é fácil, lidamos com nossos demônios, escondemos pequenos segredos, e a vida sempre bate à porta nos obrigando a amadurecer. A autora é sutil nos detalhes do crescimento, a fim de que no final seja tudo revelado. O livro se demora na primeira e segunda infância, mas a partir das páginas que tudo começa a fazer algum sentido é impossível largar.

Os capítulos são curtos, vão ao passado e ao presente, se confundem, se explicam, criam a curiosidade. Minha única crítica fica para a parte da Clotilde, vejo a necessidade, mas não há profundidade e eu, como leitora me senti indiferente aos fatos. No entanto, todo o restante é fabuloso. É sutileza da vida real, é o pequeno que não se dá atenção, é o acúmulo que nos atinge um dia. A todos.

Ana Val 03/04/2024

Genial
O que a Valerie fez nesse livro poucos autores conseguem fazer. Até a metade do livro eu só estava intrigada, achando o livro mediano, mas a infância dos personagens foi me cativando aos poucos, as narrativas do presente me instigando a continuar mais um capítulo para descobrir logo qual seria desenrolar. Depois da metade já estava irritada, sem conseguir enxergar uma solução para o narrador misterioso que se apresentava diante de mim. Quando finalmente descobrimos, o plot twist é tanto que você se sente os próprios personagens se perguntando "como eu não notei isso???". Os Três conseguem te cativar, apesar de (ou por) serem cheios de falhas. A relação deles é fascinante, o afastamento é profundamente triste e tudo ali grita vida real. Achei a autora genial.

Ana Mendonça 30/03/2024

Três
Água fresca para flores foi um dos meus livros favoritos do ano passado, então a expectativa para Três estava alta. E ela foi atendida.
Acompanhar o crescimento das personagens e me lembrar de cada fase da minha própria vida me trouxe identificação e lembranças. Além de que, neste romance, a autora conseguiu com sua escrita deixar a história muito dinâmica e me prender. A única coisa é que achei a solução do arco da Clotilde, que vinha sendo falado no livro todo, fraca, se não seriam 5 ??

Mariimagno 30/03/2024

Difícil descrever esse livro.
Três

Definitivamente essa autora tem nosso estilo literário. A forma com que ela cria personagens complexo e ao mesmo tempo reais, é indescritível. Esse livro nos trás uma convivência, uma familiaridade.
Gosto como ela sempre trás um teor de mistério na narração. E deixa o romance ainda mais rico.
Valerie Perrin sem dúvida escreve sobre relacionamentos e é a melhor autora para escrever romances maduros, com personagens de fato demonstram a idade que tem - da melhor forma possível.

A gente assiste Etienne se tornar um adulto e viver coisas das quais ele nunca quis e ainda assim amar viver isso. Mas ainda assim, vemos ele sendo o garoto egoísta, mimado e egocêntrico de sempre. Há coisas que sempre continuaram iguais.

Vemos Andrien se tornar outra pessoa e mesmo assim ser atravessado por esse lugar masculino de poder, dinheiro, fama e atenção. E mesmo com tudo diferente, ainda assim, continua sendo essa pessoa reclusa, misteriosa e meio fria, uma incógnita.

E Nina, que faz a ligação entre o grupo. Vemos o quanto ambos depositam nessa a responsabilidade do afeto, do vínculo, do relacionamento e esse não é o peso de ser mulher? De amar homens? Sejam eles amigos, namorados, maridos, irmãos, pais. Ser responsável afetivamente por eles, quando o contrário muitas não acontece.

Amar homens é definitivamente o maior desafio de uma mulher, porque seria muito mais fácil não amá-los. A ilusão da proteção. A ilusão do destaque. Nós mulheres não ganhamos nada sendo amiga dos homens. Nina experimentou isso, não construiu amizades femininas ao longo dos anos, ficou presa a dois garotos que exigiam dela uma certa devoção.
Ela ficou mal falada, não foi poupada da rivalidade feminina alimentada inúmeras por Etienne e seus outros relacionemos amorosos.

E quando precisou só teve outra mulher que foi capaz de ver medo, desespero e dor em seus olhos. Tem coisas que nenhum homem vai ser capaz de ver, somente outra mulher.

E nada vai ser igual a ?água fresca para as flores?

lliviasouza 28/03/2024

UMA VIDA INTEIRA DENTRO DE UM LIVRO
A autora de ?três? tem o dom da escrita, não é possível. Sinto que conheci cada detalhezinho da vida dos personagens, cada mínima parte, em algumas páginas, enquanto que já li sagas que eu continuava sentindo que faltava entender alguma coisa. É um livro muito calmo, mas que me prendeu desde o primeiro momento. Não achei tedioso.
A história traz muita sensibilidade, mostra o ser humano e suas relações, partes boas e ruins, mas de uma forma tão incrível, tão poética, que só lendo pra entender. Nesse livro não cheguei a me emocionar (diferente da ?água para as flores?), mas gostei de cada segundo. Com certeza, sentirei falta de acompanhar a vida desses personagens, que se tornaram tão vivos na minha imaginação.

Greice.Alana 27/03/2024

Gostei
Depois de dar 5 estrelas para Água Fresca Para as Flores, li esse. Adoro o jeito que a Valerie escreve, entrelaçando os capítulos, indo pro passado e pro futuro, e à medida que o livro vai indo pro fim as histórias vão se encontrando e fazendo sentido. Não me prendeu no final tanto quando AFPAF, mas me cativou com o mesmo estilo de escrita. Valeu demais a leitura, mas o outro é bem melhor.

laisbrpinheiro 25/03/2024

?Eu, que não queria nada, agora tenho tudo?
Um dos livros mais lindos que já li nos últimos tempos. Sobre amizade, reencontros e todas aquelas pessoas que são essenciais pelo que nos tornamos. Morei dentro dessa leitura tempo demais, justamente porque não queria terminar o livro. Na verdade, queria ser um dos ?três?.

?Adoro olhá-los dançar, andar, se mexer. É possível passar a vida olhando certas pessoas. Eles não fazem de propósito, pois nada é provocado. É por isso que são diferentes dos outros. Até hoje, não entendo por que olharam pra mim.?

@bibliotecadedramas 25/03/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Primeiro de tudo eu vou falar sobre a escrita de Valérie Perrin que é extremamente envolvente a ponto de você não querer largar o livro. Os capítulos são curtos e ela consegue mesclar drama, romance e suspense de uma maneira primorosa.

Etiénne a esquerda, Nina no meio e Adrien a direita. Esses são os protagonistas da história e fica até difícil descreve-los porque são tantas camadas, tantos acontecimentos ao longo de 30 anos permeados de dramas, erros e acertos e tantas mudanças em cada um, que simplesmente não há como descrever. Ora são inseparáveis, ora são completos desconhecidos.

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."

A história dos Três começa na infância, mais precisamente no primeiro dia de aula, desde então eles nunca mais se largaram. A narrativa vai fluindo entre o passado e presente com os acontecimentos ao longo da vida e os caminhos que cada um foi tomando, porque afinal de contas – tomar caminhos diferentes é inerente da vida adulta.

Junto a isso, há um mistério adicionado a trama que eu não vou me aprofundar para não dar spoiler, mas contribuiu pra deixar tudo ainda ainda mais envolvente. Sem contar que quando eu me liguei de uma revelação na história, a minha cabeça explodiu, acredito que é uma grande surpresa pra quem está lendo livro porque se trata mais de uma revelação do que um plot. Há os personagens secundários que também foram muito importantes; Louise, o avô de Nina, Clotilde, Emmanuel… Pessoas que também de alguma forma, moldaram “Os Três” no seu crescimento, nos erros e nas suas escolhas. O final pra mim foi perfeito, justamente porque a autora deixou em aberto, sobretudo sobre as vidas de Étienne e Adrien, há quem não goste desse tipo de final, mas eu achei que encaixou perfeitamente com toda a história.

Eu amei esse livro e entrou com louvor pros meus favoritos da vida, daria mil xícaras se pudesse na avaliação. O livro entregou tudo de uma maneira profunda e ao mesmo tempo delicada. Amei. Amei. Amei. Valérie Perrin também escreveu “Água Fresca Para Flores” que com certeza também irei ler.

site: https://shejulis.com/livro-tres/
Leiturista 25/03/2024minha estante
Amei sua resenha, uns dos próximos que irei ler ?

gabihott 26/03/2024minha estante
Água fresca para as flores é um
dos meus livros preferidos da vida. Já faz mais de um ano que o li e ele segue intacto na minha memória. É um livro maravilhoso!!!

@bibliotecadedramas 26/03/2024minha estante
Leiturista, leia que vc vai amar!

@bibliotecadedramas 26/03/2024minha estante
Gabi, eu comprei ele essa semana, quero ter os dois livros físicos dessa autora, provavelmente ele será minha próxima leitura

gabihott 26/03/2024minha estante
Depois me conte o que voce achou. ?

@bibliotecadedramas 28/03/2024minha estante
pode deixar, Gabi :)

gabriela tintin 21/03/2024

Estava na duvida se eu dava 4,5 ou 5 para o livro porque achei o meio bastante parado e lento, mas o grande plot e revelação do livro me convenceram a não tirar nem meia estrela.

gostei muito do começo e de como é possível se envolver com cada traço de personalidade e amizade dos três, e a escrita é tão boa que realmente te deixar entender a unidade deles mas sem se sentir parte daquilo porque no fim são apenas eles, três ou a solidão, sem espaço para mais ninguém.

o grande plot do livro me pegou tão de surpresa e me deixou tão descabelada que imediatamente queria reler algumas partes do livro agora com essa perspectiva em mente.

enfim, uma ótima leitura.

Clarafsantos 20/03/2024

Não teria sido, se não fossem Três
Já no final do livro Nina diz ?amizades nunca são simples?, acho que essa frase exprime bem o sentimento desse livro.

Penso que poucos amores são tão bonitos quanto o da amizade. Nós nos apaixonamos por completos estranhos, que em algum momento passam a ser indispensáveis na nossa vida. Nesse livro, ver os três se apaixonarem é lindo, a autora nos faz crescer junto com suas histórias.

É incrível perceber como apesar da dor de Adrien, das escolhas de Nina e dos passados que perseguem Étienne, quando eles são Três, não dois, mas três, tudo simplesmente se encaixa.

A autora constrói três vidas completamente diferentes que se cruzam passando por vários temas complexos. Apesar do inicio ser um pouco lento demais, a leveza com que essa amizade vai crescendo junto com a história, faz o ?mistério? proposto pela sinopse até desnecessário. Por outro lado a vinda de Virginie é uma surpresa muito agradável.

Mesmo com tudo, quando eles são Três independente da idade, das circunstâncias, dos problemas, as coisas simplesmente parecem ser certas.