Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

eliabxanca 28/04/2024

Valérie nos apresenta a jornada de três amigos inseparáveis desde a infância até a idade adulta. Toda a história inicia-se no encontro dos três jovens aos 10 anos de idade na escola, onde a partir daí nascem sonhos e desejos que levam esse laço adiante. Admirei profundamente a escrita de Valérie e como ela habilmente construiu toda a trama, incluindo o fascinante toque de mistério por trás da narradora do livro e a maneira como as vidas dos personagens se entrelaçam. Destaco especialmente a forma como cada um dos três amigos é descrito, revelando suas singularidades e particularidades, enquanto demonstra como sua conexão é profundamente enraizada em afeto e apoio mútuo para enfrentar os desafios que a vida lhes apresenta enquanto ela acontece. Embora o amor entre eles seja palpável, Valérie também explora o impacto do tempo, à medida que os personagens amadurecem e enfrentam novos obstáculos, testando os limites de sua amizade. O desgaste dessa relação é cuidadosamente explorado, tornando-os estranhos uns para os outros. No entanto, assim como o tempo pode causar distanciamento, ele também tem o poder de reorganizar afetos e fortalecer laços enfraquecidos. A maneira autêntica e sensível como as emoções são apresentadas diante dos eventos ocorridos me fizeram conectar-me fortemente com os personagens, além da complexidade das relações retratadas. É impossível não sentir todo o misto de sentimentos presentes em cada um dos personagens e não ser atravessado por essa história tão crua e linda.

Roberta 28/04/2024

Mais um épico do cotidiano
É a maior autora deste século!
Depois de ?água fresca para as flores?, eu sabia que poderia esperar muito deste livro, e dito e feito: expectativas foram criadas e superadas.
Leiam e leiam muito! A história é impecável (mas água fresca para as flores consegue ser ainda melhor)

-Koraline 27/04/2024

Três é um ótimo livro sobre como acontecimentos da vida podem te levar pra caminhos diferentes do planejado, e como cada pessoa se identifica com a própria vida adulta afasta quem antes tinha tanto em comum. É uma história sobre amizade e como o amadurecimento naturalmente afasta as pessoas, e é um enredo muito bom, porém, um dos aspectos centrais do livro é um desaparecimento que já tem décadas, e a sua resolução foi bastante aleatória. Além disso, pela narrativa se intercalar entre presente, narrado por um personagem específico, e passado, pelo narrador onisciente, há muita repetição por cenas narradas pelos dois olhares, e cenas que haviam acontecido no capítulo anterior. Adoro a autora, mas Água Fresca para as Flores continua sendo meu favorito.

Gabrielli.Caruso 26/04/2024

Muito profundo
Esse livro não é meu, peguei emprestado da Lúcia, mãe da minha vizinha Juliana. Que livro, contagiante do início ao fim, profundo em várias questões.

Julia.Nevado 25/04/2024

Começo lento, chega a ser maçante, mas vale a pena.
Como em ?água fresca para as flores?, a autora causa impacto, reflexões e dor.

Dani Doehler 23/04/2024

Perfeito, mas o final me deu ódio
A Valerie Perrin é uma máquina de fazer personagens e criar enredos interligando as histórias de cada um deles. Eu fico chocada com a capacidade e criatividade dessa mulher, simplesmente maravilhosa! Fiquei apaixonada por esse livro literalmente até a última página, quando li aquele final e murchei completamente. Uma mistura de amor e ódio, mas o amor por tudo que li nesse livro prevalece com certeza.

caminoskoob 18/04/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Muito a dizer sobre esse aqui rsrs. A escrita é daquelas que fazem eu querer engolir o livro numa noite só, mas ao mesmo tempo me forcei a ler devagar pra aproveitar cada detalhe. Me apeguei aos personagens que são reais demais, a escrita é de uma delicadeza que me encantou muito. O plot que acontece estava muito longe do que eu poderia imaginar e quando aconteceu eu fechei o livro em choque por uns 5 minutos. A história toca em temas como: abandono, luto, relacionamento abusivo, abuso psicológico e principalmente, de uma forma bonita demais, AMIZADE.
Natacha com CH 19/04/2024minha estante
Eu amei esse livro! Amo demais a escrita da Valerie, que faz a gente se apegar aos personagens e sentir como se fossemos da família.

Liliane 17/04/2024

Ou tudo, ou nada. Ou três, ou a solidão. É assim que o trio composto por Adrian, Nina e Etiene se vê.
Uma história de amizade que tem início na infância, segue pela adolescência e invade a idade adulta.
Em determinado momento acontece um hiato na história desses três, devido ao rumo que tomam suas vidas devidos às escolhas.
Mesclando passado e futuro, narrado por um personagem um tanto "enigmático", o livro entrega um misto de amizade, segredos, solidão, lutas, surpresas, mistérios e várias reviravoltas, sem deixar de trazer muitas reflexões.
Mais um escrito por Valérie Perrin que torna-se favorito!

Daniella 16/04/2024

Vida na sua melhor tradução.
Amei o livro. A história de três amigos. Que se amam, se odeiam, se separam, se juntam. No meio disso tudo, a vida como ela é: perfeita, imperfeita, surpreendente.

Leia, você não vai se arrepender.

Sofia.Ornellas 16/04/2024

Arte francesa, infelizmente, uma das melhores
Uma amiga querida me disse uma vez que uma obra precisa de um mistério para ser boa, antes não concordava com isso, mas durante a leitura desse livro vi que era verdade. Que livro magnífico! O mistério, a brincadeira entre o presente e o passado, a narração. Todos os elementos se entrelaçam. Costumo ter muito problema em ler livros que apresentam temas profundos, mas um final corrido ridículo, o que graças a Deus não é o caso desse livro. Esse livro é perfeito. De longe, a melhor leitura até agora. Odeio admitir, mas os franceses realmente sabem fazer arte.

lee.scarvalho 13/04/2024

Escrita impecável! É simplesmente impossível não se apaixonar e não se importar com estes personagens. É tão íntimo que é quase como se tornar um personagem junto com eles. Mescla perfeitamente a curiosidade e o cotidiano, a violência e o amor, a solidão e a partilha. Recomendo muito!

Juliana 11/04/2024

Somos três ou nada. três ou a solidão.
YOU TAKE THE MAN OUT OF THE CITY NOT THE CITY OF THE MAN, YOU TAKE THE MAN OUT OF THE----- AND WHEN I'M BACK IN CHICAGO I FEEL IT, ANOTHER VERSION OF ME I WAS IN IT!!!

esse livro é bem essa música. que poder os amigos de infância/adolescência têm que não nos deixam crescer nunca, né? é bizarro, sempre sinto isso com as minhas amigas também. é lindo também como a amizade faz a gente se lembrar de quem nós >realmente< somos. a joan didion dizia que é para isso que os diários/notebooks servem, uma forma de não nos esquecermos. mas se você cresce com uma pessoa, ela também se torna meio que um diário pra certas coisas suas. ela te viu em todas as fases e passou por elas com você. tem um trecho no livro que me impactou bastante: "- vai falar de mim no seu livro? - empolgou-se nina. - quando eu falo de mim, necessariamente falo de você." esse livro fala sobre luto, descobertas, amizade e nostalgia, conexões perdidas, sonhos interrompidos, identidade. aborda muita coisa. enfim, gostei bastante. vou deixar como 4★, mas talvez caia para 3.5★, ainda não sei. de qualquer forma, gostei e recomendo