Ode à ruína

Resenhas - Ode à ruína

1 | 2 | 3 | 4

Mari 16/01/2024

Gostei muito
Gostei muito do livro e da escrita da autora, que achei muito fluida. Li o livro em 2 dias. Os diálogos são muito interessantes, com um ritmo ágil, que é uma delícia de acompanhar. Os protagonistas travam verdadeiros embates verbais.
Apesar de termos aqui nobres e salões de baile, a maior parte da história se passa em outras áreas da cidade de Londres, com personagens que vivem à margem da sociedade.
A protagonista é uma mulher forte e independente, que não espera que um homem resolva seus problemas. Pelo contrário, ela é especialista em resolver os problemas alheios. Achei isso muito interessante.
Senti falta de saber mais sobre o que teria acontecido com os pais e os irmãos mais velhos do duque. Também gostaria de saber um pouco mais sobre a vida do casal após os acontecimentos do livro - faltou um epílogo.

Roseane 05/01/2024

Divertido e fora dos padrões.
O livro já começa com a cena bizarra na cama! Associado com os pensamentos da Duquesa e a chegada do Duque, seu espanto e indignação com a mocinha é demais.
Risada certeira.
O livro é diferente dos demais romances de época e a escrita é muito fluida.
Quando vc vê já acabou.

Deisy 23/01/2024

Uma leitura bem leve..
Achei a leitura bem leve e mesmo assim envolvente. Conseguiu me deixar ansiosa pra saber o que aconteceu com os personagens e surtar com o casal. No final achei que faltou alguns pontos, mas pela quantidade de páginas, entendo que o livro tinha essa premissa mesmo, de ser algo leve e rápido, mas ainda intrigante e emocionante.

anaqszx 26/10/2023

Divertido e diferente!
Gostaria de falar que ganhei esse livro na bienal de Recife

lina. 11/03/2024

Comecei esse livro sem muitas expectativas afinal eu n sou muito fã de livro de época, mas esse me surpreendeu.
A gente já começa a história de um jeito super diferente e emocionante, e os personagens principais são mt bons.
Apesar de sentir que o romance foi um pouco apressado, eu amei o modo de como eles dois se apaixonaram...
Eu meio q já tinha descobrido os plots em cerca de 60% do livro, mas para mim não fez diferença nenhuma. pretendo ler mais livros assim, amei!

Pri 21/01/2024

Fora do convencional
Que leitura deliciosa, com enredo fora do convencional, protagonistas maravilhosos.
Me encantei com a força e inteligência de Ivory, a sua liberdade e ao mesmo tempo sua feminilidade.
A forma com que se encaixou tão perfeitamente na personalidade do duque. Um par perfeito.
O duque que teve que aprende ceder o controle para ela em várias situações e aprendeu.
Amei os personagens coadjuvantes, uma estória bem construída, narrativa envolvente, que não me deixava parar de ler.
Sem falar do mistério que acompanha o livro desde o primeiro capítulo.
Nota 5 e favoritado.
Perdoo o fato de não ter epílogo, senti falta.

Jaque - Achei o Livro 08/12/2023

Um romance de época diferente.
Um romance de época bem diferente do que estou acostumada a ler.
A mocinha - que não é tão mocinha assim - é viúva e dona de uma empresa pra lá de inusitada. Eles fazem de tudo (ou quase tudo) para livrar seus clientes de situações constrangedoras ou perigosas.
Ivory é uma mulher destemida e é muito conhecida por todos, desde o submundo até a alta sociedade.
Max Harcourt, o Duque de Alderidge, abriu mão de seu título e posição na sociedade para viver em alto mar, a bordo de seu navio.
Seu primeiro contato com Ivory se dá quando ele retorna das Índias após dois anos e encontra um duque morto na cama de sua irmã, amarrado com fitas vermelhas.
Sua irmã Beatrice está desaparecida e tia Helen desesperada com a situação chama Ivory para resolver esse problema.
Os dois vão investigar juntos sobre o duque morto e também tentar encontrar Bea, que não foi mais vista.
A conexão entre os dois é quase imediata e não demora muito para que eles se apaixonem um pelo outro. Porém Ivory jamais vai abandonar sua independência para viver num navio e Max não deseja de modo algum viver como duque em terra firme.

Eu gostei muito desse livro que foge do convencional e dos salões de festa.
Ivory é leve e engraçada, ao mesmo tempo é forte e independente. Já Max ficou até um pouco apagado perto dela, que protagonizou as melhores cenas do livro.
Eu não conhecia a autora e gostei da mistura de romance e mistério que ela criou. Com certeza vou ler outros livros dela.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/

Nati 10/03/2024

Diferente e divertido
Ode à Ruína é um livro de época que se propõe a sair do lugar-comum.
Em primeiro lugar, o livro já começa no quarto de uma debutante com um homem amarrado em fitas de sedas vermelhas na cama. 😮🔥
Mas vamos com calma, que não é a versão de época de cinquenta tons de cinza. 🤭
Nossa querida mocinha, Ivory, é uma espécie de apaga incêndios chic. Ela não deixa que escândalos sejam descobertos na alta sociedade. 🥷🙅🏻‍♀ Ela é o contrário dos detetives, tendo uma enorme rede de apoio no submundo londrino para desenvolver seu ofício.

Ela é chamada a casa de um duque, porque tem um homem morto, amarrado na cama da irmã debutante do duque. Além do fato da garota ter sumido, nesse meio tempo. 🙆🏻‍♀

Então, do nada, o dono da casa chega e encontra essa cena após anos fora. O dono da casa em questão é um duque (colocar nome), que só se ver como um verdadeiro lobo-do-mar. 🚢⚓️

Esses dois vão ter que colaborar um com outro para resolver essa situação e no meio tempo ainda vão arranjar um tempinho para a mútua atração despertada desde o primeiro olhar.🌋

💭OPINIÃO 🗣

Nada do que contei acima é spoiler, porque tudo isso acontece no primeiro capítulo. Essa autora não enrola, ela joga os acontecimentos na cara do leitor bem nos estilos dos thrillers.

Eu gostei bastante disso nesse livro, porém não gostei muito da atração ao primeiro olhar e da primeira cena mais ou menos romântica ser logo no primeiro momento. Gosto de romances lentos.

A personagem principal é uma mulher que tem mais do que uma profissão incomum, mas também tem toda uma trajetória de vida incomum e isso ficou muito bom.

Porém, o mocinho vai para o velho clichê do duque (visconde, conde, marquês) que herda o título inesperadamente e se recusa a assumir um papel que ele não teve escolha.

Gostei do mocinho e sua pinta de pirata perigoso, mas é algo bem clichê que evidencia ainda mais como somos socialmente determinadas a nos contentar em ser o que esperam de nós.

A caça à irmã do duque, Beatrice, e o desvendamento dos segredos que estão entorno desse desaparecimento dominam a trama e nos traz alguns personagens que nos deixam com muita vontade de ler uma história deles.

Gostei da ambientação, da escrita ágil e do fato de ter um mistério a ser desvendado. Gostei dos personagens secundários que cercam Ivory e como ela é independente. Gostei também do romance (boa parte do livro) e de como o mocinho e fofo quando não está querendo explodir o mundo.

Thams 15/01/2024

Adorei!
É um livro leve e divertido com uma pegada de suspense (dedutível, mas que não fica chato). A Ivory é uma personagem incrível, uma heroína da sua própria história. E o duque, nosso capitão, também é um personagem massa. E os dois são tudo juntos.

Acho que faltou um pouco de aprofundamento em algumas questões, mas adorei a proposta da autora em trazer uma trama diferente de romance de época.

4 estrelas porque não precisa de muito pra me agradar ?

Jezinha 14/02/2024

Ode à ruína já começa subvertendo tudo o que já li em romances de época: temos a irmã do protagonista desaparecida, suspeita de ter amarrado um amante durante o sexo que o levou à morte. E é no momento da descoberta do corpo que conhecemos Ivory, a mocinha que resolve os problemas comprometedores da nobreza.

Ivory é inteligente, sagaz, competente e possui uma rede de apoio no submundo de Londres impressionante. Quando Ivory conhece Max suas personalidades semelhantes causa atrito; afinal Max é um capitão de navios acostumado a dar ordens apesar de ser também um Duque e Ivory aprendeu a sobreviver por conta própria e o faz muito bem, obrigada.

Adorei ver a interação desses dois personagens tão parecidos e que possuem dificuldade em dar o braço a torcer. A química deles é quase instantânea e o passado do duque cria dificuldades em estreitar mais os laços.

Beatriz, a irmã de Max é outra personagem forte e determinada que me encantou, afinal, não é fácil fazer as escolhas que ela fez e arcar com as consequências delas depois. Tanto que são as consequências que a levam a fugir de casa após o acontecido no seu quarto.

Enfim, gostei muito do livro e recomendo muito para quem gosta de ler romances de época fora da curva.

Cris Moraes 08/01/2024

Bom e divertido.
Com uma história boa e divertida a maior parte do tempo, Ode à Ruína é daqueles livros que já começam bem agitados.
Fiquei bastante envolvida com a interação do casal protagonista pela maior parte do tempo. No entanto, acredito que não estive cem por cento tão empolgada, embora a trama seja ágil e sem enrolação.
Gostei da premissa do empoderamento feminino da Duquesa, fazendo o leitor refletir em vários momentos da história como ainda é complicado simplesmente "ser mulher" em diversas instâncias da vida, não importa a época em que se está vivendo.
Enfim, é um livro bom e que proporciona uma boa diversão. Vale a pena conhecer.

debliterando 27/10/2023

O diferente que é bom
"Ode à ruína" é um romance de época fora do tradicional. Tentei pensar se ele lembrava algum outro que já li - ou se a escrita da autora era semelhante à outra do mesmo gênero, mas a resposta para ambas às perguntas é não.

Um Duque que é Capitão de navios, uma mocinha repleta de contatos no submundo de Londres e uma história com muitas cenas engraçadas, personagens cativantes e um final de dar nervos. A receita perfeita para o sucesso!

Adorei, adorei, adorei!!

jehssicamsouza 10/02/2024

Demorei um pouquinho pra me prender a história, mais quando fluiu não conseguir largar. A escrita da autora é muito boa, história muito bem contada, sem pontas soltas.

Steefl 29/01/2024

Um livro fácil de ser lido e nada previsível, na minha opinião.
Me surpreendeu em vários momentos, me deixou com o coração quentinho em outros e me fez sentir vontade de sair desvendando mistérios por aí em parte do tempo kkkk
Achei interessante a forma como a autora deixa aberto o comportamento da sociedade em relação às mulheres, há um tempo atrás: nos momentos em que os personagens masculinos necessitam se mostrar superiores às mulheres; que se recusam a não ter a última palavra; que tentam ganhar vantagem em cima delas; que supõem que alguns nomes que aparecem sejam de um "senhor", pq não pode ser comum uma mulher como figura de liderança... detalhes que sempre me fazem refletir a respeito deste tema.
No entanto, acho que algumas outras coisas poderiam ter sido um pouco mais exploradas (a personagem da tia Helem, por exemplo). Mas no geral, gostei bastante do livro.
Gosto da sensação de me surpreender com o desfecho, e foi exatamente o que o livro fez.
Muito bom!

1 | 2 | 3 | 4