O Portador da Espada

O Portador da Espada Cassandra Clare

Resenhas - O Portador da Espada

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

AventureiroLiterário 22/11/2023

Uma boa porta de entrada para se ler Cassandra Clare!
Eis que me pego há um bom tempo desejando conhecer a escrita de Cassandra Clare, mas nunca vou iniciar uma série gigante como Shadowhunters em 2023. Então, sai o anúncio de que ela está dando início a uma série de fantasia adulta completamente nova, e a oportunidade não poderia ser mais perfeita.

Comecei a ler O Portador da Espada com grande expectativa, que se manteve basicamente durante todo o livro. Não sabia o que esperar da autora, mas gostei bastante da escrita dela, da criação de personagens e da trama que ela desenvolveu nesse primeiro livro.

O universo desse livro é rico em diversas influências, não apenas de fantasia, mas também de muitos povos e da história do nosso próprio mundo. Gostei bastante do que ela fez com a criação do povo Ashkar e toda a história de sua mitologia, que é bem distinta das demais nações apresentadas. Sua relação com a magia desaparecida do mundo também é muito interessante e, de acordo com o final do livro, deixa aberto que muita coisa ainda vai acontecer.

No que diz respeito aos personagens, tanto principais quanto secundários, foi difícil não me apaixonar por eles. Todos os personagens são extremamente humanos, cheios de conflitos e morais questionáveis. Nenhum deles parece existir apenas para ser o paladino branco ou o mago negro. Mesmo os dois protagonistas às vezes tomam decisões questionáveis, e aqueles personagens que teoricamente seriam antagonistas, por vezes, demonstram humanidade.

A trama, recheada de conspirações políticas, segredos e grupos tentando tomar ou proteger o poder, é muito interessante. Em certos momentos, senti que estava lendo uma versão mais "light" de algo que George Martin e Brandon Sanderson poderiam ter escrito em parceria, o que diz muito sobre a obra para mim.

Apesar de tudo, ainda assim não consegui considerar o livro perfeito, pois ele dá umas pequenas escorregadas no final.
Nos últimos 25% da obra, o tema dos segredos entre os personagens começa a ficar bem exagerado. Parece que todos os personagens secundários do livro, incluindo até os mais ingênuos, têm um segredo obscuro que querem manter, mas fazem questão de insinuar sua existência para os dois protagonistas.

O livro perde um pouco de ritmo, para que nas últimas 50 páginas ele fique muito frenético, com uma dezena de reviravoltas acontecendo e tudo termina muito rápido, dando gancho ao segundo livro. Isso não desmerece a obra, mas me deixou levemente desanimado, pois achei que muitas pontas soltas foram deixadas para a sequência e basicamente nada das subtramas apresentadas aqui teve um desfecho.

Ainda assim, estarei ansioso para ler o próximo e continuar a conhecer esse mundo novo. Se os demais livros mantiverem pelo menos a mesma qualidade que este, não terei problema em acompanhar esse universo por mais 29 livros. rs

FremenJeff 07/01/2024

Tedioso, sem ritmo, sem química, sem amor e sem vida.
O Portador da Espada inicia com uma trama iniciante com moldes do que parecia uma amizade bem nos moldes de Will e Jem ou Ty e Kit. Entretanto, ao decorrer das páginas desse livro, que parecem que tem um sonífero, essa comparação morre por terra e tudo... Repito: Tudo. É extremamente monótono, xoxo, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.

Antes que me crucifiquem vivo, vou logo justificando que sou fã da Cassandra Clare e grande parte do seu material escrito, alguns são experiências literárias que considero únicas até os dias atuais. Entretanto, todo autor erra às vezes e esse foi um total e completo exemplo disso.

Se o propósito dessa história fosse matar o leitor de tédio, super daria certo. Se existisse o termo ?Livro para pessoas que não podem sentir química literária? este seria a prescrição médica indicativa. Tudo nesta trama é extremamente sem graça. A autora joga goela abaixo termos e histórias em cima do que os personagens estão vivenciando com tanto afinco (Que chega ser irritante) que tudo que você sente é exaustão e tédio pois você não se importa com o que está sendo apresentado.

Nos dias 01/01 até o dia 04/01eu li dois livros e concluí sem nenhum esforço, o primeiro com cerca de cem páginas e o segundo com duzentas e cinquenta e seis e até resenhei aqui. O Portador da Espada para eu ler três páginas e me manter acordado é obra do próprio anjo Raziel.

Não ache que o ritmo lento é um extremo problema, inclusive ouso dizer que todo segundo livro de trilogias da Cassandra sempre perdem a mão no ritmo em prol de construção de personagem. Exemplos: Principe Mecânico ou até mesmo O Senhor das Sombras. Mas esse aqui, logo no primeiro ter esse ritmo quase morto e ainda com personagens anêmicos? É difícil.

Com um ritmo totalmente difícil e personagens sem vida, o Portador da Espada traz um universo sem graça e totalmente tedioso. Saber que Cassandra parou de escrever os últimos livros de As Crônicas dos Caçadores de Sombras para escrever esse sonífero é cabível de crime.
Eduardo Rockwell 07/01/2024minha estante
Ou seja, capenga

Amanda Bueno 03/02/2024

Péssimo livro
Olha nem sou de fazer resenhas mas precisei vir falar dessa leitura.

Que decepcionante, eu nunca fui fã da Cassandra e sempre achei uma chatice como os fãs adulam ela demais, então para não ter o famigerado ?xinga porque nunca leu? resolvi dar uma chance nessa nova série dela pois tenho preguiça das outras séries.

Meu senhor que tortura foi ler isso aqui? Gente que livro RUIM, não tem nada que te prende na história, uma escrita preguiçosa, ela não consegue nem ao menos fazer a gente sentir empatia pelos personagens. A mais ou menos era a Lin mas quando ela precisava ser superior e ter pulso firme ela ficava divagando como o príncipe é lindo.

O que falar desse Connor, senhor parecia que estava lendo o Cardan da Holly Black, como esse cara era odioso de ler, tudo para ele era diversão, bebidas e sexo. Eu não sei da onde a Cassandra tirou ideias desse casal de verdade.
Esse príncipe nao tem NADA que torne ele mais humano e interessante, ele só sabe humilhar as mulheres do livro principalmente a Lin, a cena da dança me deixou completamente irritada, só pensava que ele deveria morrer (infelizmente não veio aí)

Kel até interessante, foi usado desde novo pelo reino e no fim dava até pena, viveu o livro todo fazendo as vontades do connor, parecia que ele nem tinha voz pra nada, ele como portador de espada tinha função de proteger o príncipe e no fim nem a vida dele ele conseguia, fora ele passou 560 (sei lá quantas são) correndo atrás da Antonetta que só sabia suspirar pelo Connor o livro todo, um coitado esse.

No fim a Cassandra não consegue desenvolver o livro decentemente, não consegue prender o leitor, não tem nada que faça a gente querer ansiar pelo próximo livro, no final só queria que tivesse 100 páginas.

Steh 31/03/2024

O que foi isso?
Durante toda leitura, tive que ficar me lembrando quem era a autora (e só isso que me fez ler até o final), pq não parece em nada com a escrita da Cassie Clare.
Eu sou amo o universo dos Shadowhunters, mas não sei o que a autora tentou fazer nessa nova série.

Até gostei do Kel e da da Lin, mas eles não tem personalidade. E Conor então? Que príncipe é esse?
A leitura foi arrastada, sem emoção, os personagens não conseguiram me transmitir nenhum sentimento.
Na sinopse fala de um amor proibido, mas sinceramente, não sei qual é o amor proibido aqui, pq se alguém se apaixonou, não demonstrou isso nem mesmo para o leitor.

A sensação ao terminar o livro foi de alívio. Alívio por concluir algo "chato". E isso me deixou muito frustrada, pois nunca pensei que diria isso de um livro da Cassandra Clare.
O universo do livro até que tem futuro, mas o enredo e os personagens não tiveram desenvolvimento.

Tati Freitas 29/12/2023

Cassandra, fica difícil te ajudar
A premissa do livro e minha obsessão pelos Caçadores de Sombras me levou a comprar esse livro físico, infelizmente preciso dizer que me arrependo um pouco. Não sei o que aconteceu com a autora, mas esse livro foi chato, não sei como isso é possível, porque quando eu penso na história, parece uma premissa legal, não sei se ela colocou o foco no lugar errado, mas o livro e a sinopse dele são tão desencontradas que não parecem corresponder à mesma história. Começando com o casal, que eu comecei o livro achando que seria um (por causa da sinopse), mas até muito tempo do livro parecia que seria outro diferente, e mais pro final eu já não sabia mais quem era pra ser o casal desse amor proibido que a sinopse fala. Sem contar que não tem química entre nenhum casal, nenhum mesmo. Pra não dizer que odiei tudo e minhas 3 estrelas não fazem sentido, achei o mundo construído aqui, o sistema de magia, suas limitações, a política e a mitologia muito interessantes e bem construídos, eu só queria estar acompanhando outros personagens e outros acontecimentos dentro desse mundo.
july 05/01/2024minha estante
Eu pausei ele justamente pq estava monótono e porque nao entendi a questão do romance proibido kkk achei que o casal era um e depois fiquei ???? Me decepcionou muito

Marjorie.Baldovinotti 04/01/2024

Decepção
Essa leitura foi uma decepção pra mim. Adoro os livros da Cassandra e pela sinopse esperava amar essa história. Mas foi uma leitura arrastada e enfadonha. Esse livro não precisava de mais de 500 páginas. Quantas descrisções chatas e desnecessárias.
Não acontece nada o livro inteiro. Você fica esperando ter uma reviravolta, algum acontecimento importante, e nada. Em 85% do livro que vai ter algo e nada demais também. Final bem sem graça.
Gostei de alguns personagens, mas não tem desenvolvimento na relação ntre eles. Tudo mto superficial. 50% do livro é divagaçãp e enrolação.
Sem falar na falta de romance.
O príncipe foi o personagem mais decepcionante. Um inútil que só quer saber de beber e se lamentar. Não cresce e nem se desenvolve na história. O príncipe e seus amigos de farra são uma cópia patética do Cardan e seu grupo em o príncipe cruel.
Enfim, foi uma leitura arrastada, monótona e decepcionante.
Vini87 04/01/2024minha estante
Ainda não li, e nem estou com muita vontade agora?mas minha esperança é q esse livro seja fraco por ser uma introdução a essa nova série ?

Vit 27/01/2024

Kel não esperava ser levado do orfanato para o palácio, onde, aos dez anos, recebeu uma oferta de trabalho única: se tornar o Portador da Espada de Conor, o Príncipe Herdeiro. Ele cresceu em meio ao luxo, sendo treinado tanto para o combate de espadas quanto para as artimanhas políticas da corte. Ser o Portador da Espada significava além de proteger o príncipe, ser seu dublê de corpo quando necessário.
Cheguei até uns 32% do livro achando a história BEM parecida com Tons de Magia (talvez até idêntica), mas tudo começa a mudar depois que Lin aparece.
Como médica, Lin Caster faz parte da comunidade Ashkar, um pequeno grupo que possui habilidades e conhecimentos mágicos mesmo depois da Ruptura, acontecimento que extirpou toda a magia do mundo. Apesar das restrições impostas ao seu povo, Lin ultrapassa as barreiras para cuidar dos doentes do reino.
Fato que a leva a conhecer o príncipe e o Portador da Espada após uma tentativa frustrada de assassinar o herdeiro. Kel e Lin se aproximam e se veem diante da trama ardilosa do misterioso Rei dos Ladrões, o criminoso que comanda o submundo de Castellane e oferece aquilo que mais desejam.
Quando o motivo da tentativa de assassinato é sanada e segredos há muito tempo guardados começam a vir à tona, Kel e Lin precisam decidir se vale a pena pagar o preço da traição para obter conhecimento mágico.
Sinceramente, Conor me traz sentimentos dúbios, ele foi escrito com muito esmero, como um irmão pelo próprio Kel, e no decorrer da trama ele se mostra outra pessoa completamente diferente. Cassandra tem um histórico de 22 livros e ela se saiu muito bem nesse novo universo, mas me leva a pensar se não estou sendo enganada ou colocada em uma posição de não enxergar o que o vilão está fazendo. Entretanto isso vai ficar para outros livros, pois no momento sou do time que odeia o Conor.
obs.: ficou claro que eu tô torcendo pro Kel e pra Lin ficarem juntos, né?

BiaTh 26/03/2024

To bem continued
Tudo que aconteceu na maior parte do livro foi inesperado, e bem envolvente.
Deixou muita coisa em aberto, principalmente o final para o próximo livro.
Estou extremamente curiosa com a continuação!

thegralejuiceblues 14/01/2024

Sim e não
Diferente do universo da sombras, Cassandra Clare foi longe nesse aqui. Os caçadores de sombras estão inserido no mundo mundano, apesar de os humanos não saberem. Lá eles vivem na nossa realidade, na nossa cultura, e aqui a Cassie realmente criou um universo com suas próprias culturas, línguas, povos e etc, o que eu achei muito bacana. Mas como nem tudo são flores, é nítido como muitas coisas são parecidas com o universo das sombras. Eu poderia citar vários exemplos, mas não vou ser chata a ponto de ficar comparando, mas tem bastante. Vou dar 3 exemplos: 1- O rei Markus ser biruta tal qual Andrew Blackthorn; 2- Mercado Quebrado/Mercado das Sombras; 3- A relação da Lin com a Mariam que parece muito o Will e Jem doente, com "dias bons e dias ruins", falo mesmo. Mas realmente comentando a história, não é nada muito inovador, pra falar a verdade. O final deixou um caos pra ser "resolvido" no próximo livro o que, como já conhecemos Canssandra Clare, provavelmente não será resolvido, apenas adiado e etc etc etc etc para acabar mesmo no último livro, tal qual As Últimas Horas, Artifícios das Trevas e todos os outros. Vi gente reclamando dos personagens e concordo em alguns pontos nesse quesito, mas Kel é o meu protegido. O Conor é um chato, a Lin é uma chata, e os personagens que realmente são interessantes como o Rei dos Ladrões, Merren e Ji-An não aparecem quase nada. O livro não tem muito ação mas eu gostei desse lance mais diplomático, onde os problemas meio que são resolvidos por baixo dos panos. Acho que essa coleção tem de tudo pra ser muito boa, mas que a Cassandra não fique enchendo linguiça como sempre faz (e nem forme mais um triângulo amoroso, pelo amor de deus!). Ansiosa pro próximo.
Ana Mendes 15/01/2024minha estante
Olá bom dia adorei sua resenha . Porque estou lendo e estou sentido exatamente isso.

Janaína Faria 19/03/2024

É bom, mas não é isso tudo
Todo livro introdutório de um universo é um pouco confuso no início: novas terminologias, locais geográficos dos mais diversos e vários personagens que moldam toda a história.

Eu amo a escrita da Cassie e isso não é segredo pra ninguém. A diferença da escrita dela de Cidade dos Ossos para O Portador da Espada é absurda. Porém, já os deixo avisados que esse livro tem um quê muito específico de George RR Martin ou Tolkien: É DESCRIÇÃO DEMAIS. Eu, particularmente, adoro descrições, mas quando em excesso, acaba pesando a história. Sinto que isso aconteceu até a metade do livro: muita descrição que acabou deixando o livro menos fluido e interessante.

Porém, assim como Cassie AMA também fazer, os capítulos finais foram devorados por mim. Muita bagunça, emoção, luta, mistério e sangue prenderam os meus olhos, e o final ficou aberto pra recebermos o segundo livro da trilogia, mas também ficou aberto DEMAIS, em minha opinião.

Mas enfim, gostei muito da construção dos personagens, desse mistério de ainda não saber se entre os principais exista alguém que não seja tão mocinho assim, mas é um livro que, ao meu ver, peca nos pontos citados acima.

Ainda assim, 4 estrelas pela Cassie por escrever muitíssimo bem e bom criar um novo universo de fantasia bem bacana. Espero que ela não acabe com ele do mesmo jeito que fez com The Last Hours 🤡

Giovanna 11/12/2023minha estante
Terminei só por causa desse shipp, O QUE FOI AQUELE BEIJO? podre

tina 11/12/2023minha estante
NÉ? me pergunto como a CASSANDRA CLARE conseguiu fazer personagens sem química, sendo que ela criou os maiores em shadowhunters, COMO????????

Giovanna 11/12/2023minha estante
O burnout veio kkkkkk