Cartas na Mesa

Agatha Christie

Resenhas - Cartas na Mesa

Rach 24/06/2023

Tempo
Hora de dar uma pausa nos livros da Agatha pois esse já deve ser o quinto dela que leio e não vejo quase nenhuma graça. Bora colocar uns 6 meses antes de ler o próximo pra ver se volto a gostar.

Xuia 02/01/2023

Esse não consegui largar, então acabei lendo rapidinho!! Um crime acontece e quatro pessoas bem definidas desde o começo podem ter cometido, então a história gira em torno da descoberta de quem é o culpado. Com várias reviravoltas, atiçou minha curiosidade, então tá super recomendado!

Synthia 16/12/2022

Amei! Acho que foi a trama mais diferente que li dos livros de Agatha. Adorei esses quatro supostos assassinos vs os quatro detetives. Acho que deveria desistir de descobrir o assassino, já que nunca consigo... mas onde estaria a graça nisso?

Dany_Ri 20/07/2009

Livro da minha autora preferida, logo: Fantástico. A Agatha consegue te manter presa no livro do começo ao fim.

Gilvan 25/06/2011

Sem dúvida, um dos melhores livros de Agatha Christie.
Quando comecei a ler o livro não consegui pronunciar o nome do protagonista. Inclusive, acho que há melhores e mais convidativos pra que Agatha Christie pudesse escolher. Mas Shaitana?
Enfin, como diz Poirot. E olhe que ele trabalha bastante nesse caso...
Haja audácia pra matar uma pessoa numa mesa de bridge, ou seja, na frente de outras três, em cuja sala havia mais três (quatro com o assassino) em outra mesa distinta. Isso seria até fácil se não fosse o fato de, entre todos os presentes, quatro estarem diretamente relacionadas ao submundo do crime.
O assassino nos remete a vários erros durante toda a trama, que foi engenhosamente construída pela Rainha do Crime, de modo que no finalzinho, você morre de vontade de ser uma máquina de leitura pra poder saber o final maravilhoso.
Com certeza, um dos assassinos mis engenhosos de todas as histórias de Agatha Christie.

Renata 26/06/2012

Maravilhoso!
Como sempre,Agatha Christie nos impressiona,analisando dessa vez os suspeitos através do bridge(onde o psicológico é a pista crucial). Mas dessa vez de uma forma mais sutil e talvez mais objetiva.
Nesse quesito acho que ela pecou e somente por isso este livro deixa de estar entre os meus favoritos.

Samanta3 06/06/2024

Cartas na mesa
No começo é meio confuso de entender, mas depois é muito bom, vc vai tentando adivinhar quem é o assassino, mas no final tem reviravolta atrás de reviravolta. E eu errei quem era o assassino.

Papa 04/02/2014

Cartas na Mesa - uma jogada para um assassinato
O primeiro livro de Agatha Crhistie que li, e com certeza, me aproximou bastante dos romances policiais de Agatha Crhistie, e com o seu fiel detetive belga Hercule Poirot, que soluciona os casos simplesmente com as suas células cinzentas. Realmente, a sua conclusão é bastante surpreendente. Recomendo a leitura do livro.

Suliany 03/06/2014

Muito bom sim!!!

Mr Shaitana, um milionário excêntrico convida 4 pessoas da lei e 4 pessoas suspeitas de um crime no passado para um jantar.
Após o jantar, vão jogar bridge e Shaitana apesar de não jogar, fica na mesma sala dos criminosos.

O crime é cometido... resta aos 4 desvendar o mistério...

Poirot, como sempre nos surpreende, com as reviravoltas no final. E Mrs Oliver ( o alter ego de Agatha) é um personagem muito engraçado.

Felipe 16/06/2015

boa leitura.

Jaque - Achei o Livro 17/08/2015

Agatha é Agatha!
Mais uma arte da Agatha que adorei!
Nesse livro temos o Sr. Shaitana, um homem excêntrico e colecionador de itens bem interessantes. E mais do que artefatos de criminosos, ele coleciona tbém os seres humanos que os cometem, usando as palavras dele.
Shaitana tem certeza dos crimes de algumas pessoas, 4 para ser mais exata. Ele sente prazer em insinuar que sabe de cada um e se diverte com isso.
Então ele tem a ideia de dar um jantar, seguido de uma partida de bridge.Nesse jantar estão presentes os 4 investigadores, por assim dizer: Poirot, Batle, Sra. Oliver e Coronel Race. E mais os outros 4, os supostos criminosos: sra. Lorrimer, srta. Meredith, dr. Roberts e major Despard.
Cada um desses últimos quatro tem um envolvimento num crime do passado.
Após o jantar, durante a partida de bridge, um assassinato é cometido bem debaixo dos narizes de todos os 8 restantes. Ninguém viu, nem percebeu nada.
Ali mesmo, na casa do sr. Shaitana, começam as primeiras perguntas dando início às investigações.
Com o correr da estória, os 3 investigadores e a sra. Oliver começam a fazer suas perguntas separadamente e suas descobertas são compartilhada com os outros. Fazem suas visitas de praxe aos suspeitos e descobrem o que cada um esconde do seu passado. Serão culpados dos crimes ou são apenas vítimas das circunstâncias?
A estória é ótima, mas realmente o que surpreendeu foi o desfecho. Apenas 4 suspeitos, você até pode mudar de ideia quanto ao culpado mas sabe que será qualquer um deles, sem grandes surpresas.
Porém a genialidade da dama ultrapassa qualquer final que tenhamos imaginado e ela consegue te deixar impressionada com seu talento em finalizar um livro sem deixar nada pra trás.
Já adianto que é praticamente impossível entender esse jogo de bridge, fiquei perdida! Fui só lendo a explicação do jogo sem conseguir aprender nada rsrsrs
A única decepção minha foi essa edição da L&PM que adquiri. Algumas páginas vieram coladas embaixo e tive que cortá-las.
Sem mais, recomendo!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/
Cris Paiva 18/08/2015minha estante
Não lembro se ja li esse... As vezes eu pego um livro dela e começo a ler toda empolgada, lá pela metade a história volta na minha cabeça, e eu lembro de tudo o que acontece dali pra frente. Dá uma raiva!

Jaque - Achei o Livro 18/08/2015minha estante
Nossa Cris, dificilmente eu me recordo das estórias dela. Só tem uns 3 livros que nunca mais me esqueci do culpado pq me surpreendeu muito!
Mas adoro isso, posso voltar a ler depois rsrssr

regifreitas 25/04/2019

À Agatha Christie certamente se deve a responsabilidade pela formação de algumas gerações de leitores. Comigo também não foi diferente. Obras como O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD (1926), OS CRIMES ABC (1936) e O CASO DOS DEZ NEGRITOS (1939) - renomeado atualmente, por conta do politicamente correto, para E NÃO SOBROU NENHUM -, estão entre as obras que marcaram meu início como leitor. Li muita coisa da autora, mas evidentemente não cheguei nem próximo de esgotar toda a sua vasta produção literária. Este CARTAS NA MESA era um dos que eu ainda não conhecia, sendo mais um dos romances protagonizados pelo singular detetive belga Hercule Poirot.

Em uma festa oferecida pelo sr. Shaitana, o anfitrião é repentinamente assassinado por um dos convidados. O próprio Shaitana chegara a discutir anteriormente com Poirot que considerava o assassinato uma espécie de arte, desafiando-o a comparecer nessa festa, na qual todos os convidados eram culpados de algum tipo de crime. Não imaginava o extravagante Shaitana que ele próprio seria a vítima da vez. Também não é coincidência que nessa mesma noite temos como convidados, além dos quatro suspeitos, quatro detetives. Caberá a Hercule Poirot solucionar mais esse misterioso crime.

O suspense é mantido até bem próximo do final, pois Agatha Christie vai acrescentando novos detalhes à trama à medida que o enredo se desenvolve, fazendo com que as suspeitas recaiam ora sobre um, ora sobre outro dos investigados. Muitas das analogias estabelecidas por Poirot para solucionar o caso estão relacionadas diretamente ao jogo de bridge. Como eu desconheço a dinâmica desse jogo, em alguns momentos fiquei por fora do método dedutivo adotado pelo detetive. Creio que quem joga bridge ou entende o seu funcionamento consiga acompanhar mais satisfatoriamente a linha de raciocínio de Poirot.

Mesmo assim, foi uma leitura estimulante do início ao fim.

Vitória 05/01/2020

Trama apressada, não é a melhor história da Agatha
Gostei da experiência, mas não gostei do desfecho. É assim que me senti com esse livro. Gosto da trama de uma das personagens que é completamente secundária, mas a principal me pareceu sem graça, apressada e sem muita complexidade. Me deixando pela primeira vez decepcionada com Agatha Christie de quem sou muito fã.