Cartas na Mesa

Agatha Christie

Resenhas - Cartas na Mesa

Fabio Shiva 04/03/2018

cartas racistas
Isso já aconteceu um montão de vezes: me deparo com um livro de Agatha Christie que sei que já li, mas não consigo lembrar da trama (nem da solução do mistério), então leio novamente, e me divirto um bocado pela segunda (ou terceira) vez!

Com a exceção de suas obras mais geniais e espetaculares, que possuem uma trama única e muito difícil de esquecer (colocaria nessa lista “O Assassinato de Roger Ackroyd”, “O Caso dos Dez Negrinhos” – atual “E Não Sobrou Nenhum”, “A Casa Torta” e “Assassinato no Expresso Oriente” como meu Top 5), nos outros livros de Agatha ocorre justamente o contrário: por mais que goste da leitura e se divirta com o mistério, fica muito fácil esquecer a trama depois de algum tempo e, principalmente, depois de ter lido vários outros livros semelhantes. Como normalmente minha memória é muito boa para livros, creio que se trate mais de uma característica dos livros policiais (especialmente do tipo “whodunit?”) que uma deficiência mnemônica minha.

Contudo essa releitura de “Cartas na Mesa” foi marcada por outra característica de Agatha Christie que continuo esquecendo: o racismo. Três passagens do livro são marcadas por um racismo tão horroroso quanto gratuito, pois nada têm a ver com a trama. Seria possível argumentar que o racismo não é da autora, mas dos personagens, mas a coisa é tão injustificavelmente gratuita, volto a dizer, que não há defesa possível, a não ser a época e o contexto em que o livro foi escrito. Ainda assim, cada trecho infestado de racismo foi como um tapa na cara, que reduziu enormemente a minha alegria em ler o livro.

Como tudo na vida é relativo, o que foi motivo de tristeza também pode ser de alegria, pois que bom perceber que a consciência coletiva está hoje tão mais atenta para questões como racismo, sexismo, homofobia etc. Ao refletir sobre “Cartas na Mesa”, acabei lembrando do programa dos Trapalhões, que marcou minha infância, e que nos dias de hoje seria simplesmente impensável, pois é um tipo de humor totalmente baseado no preconceito racial e de gênero. Que bom que no decurso de minha curta vida pude testemunhar tantas mudanças no mundo!

Voltando a Agatha e o racismo, fiquei curioso para ver o que se diz a respeito na Internet. Achei mais curioso ainda ter encontrado alguns artigos que retratam exatamente o que senti, escritos em inglês:
- https://thoughtcatalog.com/lakshmi-krishnan/2012/03/agatha-christies-top-ten-racist-moments/
- https://bookriot.com/2017/05/23/yes-it-still-hurts-to-read-racist-depictions-in-an-otherwise-good-book/

Nos artigos escritos no Brasil que visitei, contudo, a posição é oposta, de crítica ao que é considerado uma censura estúpida em nome do politicamente correto:
- https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/o-caso-do-caso-dos-dez-negrinhos/
- https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/mataram-os-dez-negrinhos

Vivemos tempos interessantes, sem dúvida! Ninguém pode se queixar de tédio...

***
“– Deve ser maravilhoso simplesmente sentar e escrever um livro inteiro.
– Não é bem assim que acontece – retrucou Mrs. Oliver. – A gente realmente tem que pensar, sabe? E pensar é sempre maçante. E é preciso planejar as coisas. E depois, de vez em quando, a gente se mete num beco sem saída que parece que nunca mais tem fim... mas tem! Escrever não é especialmente divertido. É um trabalho duro como qualquer outro.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Tuts 11/02/2020minha estante
mimimi exagerado. Agatha jamais seria racista

Fabio Shiva 13/02/2020minha estante
Olá, Tuts. Você leu esse livro? Aliás, quantos livros de Agatha Christie você leu para ter tanta certeza de sua opinião? De todo modo agradeço seu comentário, que confirma um fenômeno: quase sempre que alguém usa a expressão "mimim", logo em seguida vem uma demonstração explícita de ignorância arrogante.

Tuts 13/02/2020minha estante
Eu já li 22 livros da autora,incluindo esse,e não acho que em nenhum momento a autora foi racista.Alguns personagens foram,porém a autora faz isso propositalmente para denunciar sutilmente essa realidade.Você demereceu a obra por conta de um comentário.Incoerente

Fabio Shiva 13/02/2020minha estante
Eu li praticamente todos os oitenta e tantos livros de Agatha, alguns duas ou três vezes. Agatha era racista sim, lamento dizer. Isso não me impede de apreciar a grandeza da autora. Na época e ambiente em que ela viveu, havia outra forma de ver e entender o mundo. Sugiro que pesquise os links que disponibilizei na resenha e faça pesquisas por conta própria. Aliás, um dos grandes clássicos de Agatha, "O Caso dos Dez Negrinhos", teve seu título alterado para "E Não Sobrou Nenhum" justamente por ser racista. Não desmereci a obra, note que ressaltei vários pontos positivos. Negar o racismo não faz com que desapareça. Peço que faça com sinceridade a seguinte experiência: leia Cartas na Mesa e imagine que você é um jovem negro. Daí você poderá, pela empatia, se colocar no lugar do outro, e concordar comigo que não é "mimimi" denunciar o racismo e a intolerância onde quer que se apresentem. Gratidão.

Tuts 13/02/2020minha estante
O caso dos dez negrinhos era uma canção da época,ela não quis usar isso para inferiorizar a população negra

Fabio Shiva 13/02/2020minha estante
Cara, a música "da época" era racista, como a época toda era racista! Exatamente como a marchinha brasileira "O Teu Cabelo Não Nega". Na época não era considerada racismo, pois era normal o negro ser visto e tratado como inferior. Contudo se hoje você diz que uma música dessas não é racista, você está sendo racista. Não estou querendo hostilizar você, mas amigavelmente convidá-lo para uma reflexão. Você parece ser um jovem inteligente, e o futuro do Brasil depende de você e de sua geração. Faça melhor do que os que vieram antes de você. Gratidão.

Tuts 13/02/2020minha estante
Entendo.Mas a autora não era em si preconceituosa,não acho que ela fez isso com a intenção de menosprezar tais grupos sociais,compreende?Só acho meio incoerente você dar 2 estrelas num livro tão bom que nem esse

Fabio Shiva 13/02/2020minha estante
Oi Tuts, agradeço sinceramente por permanecer aberto ao diálogo e manter a civilidade em meio à discordância. Eu dei duas estrelas para esse livro justamente pelo motivo que descrevi na resenha, ao ler as passagens racistas, senti como se levasse um tapa na cara. Imaginei como um jovem negro reagiria ao receber aquelas agressões totalmente inesperadas, em uma aparentemente inofensiva história policial. O racismo não existe apenas quando há intenção de ferir e humilhar o outro, na verdade onde o racismo mais dói é onde ele sequer é percebido. Você sabia que uma criança americana negra aos dois anos de idade já se sente inferior às crianças brancas? Esse dado tirei de uma pesquisa feita há alguns anos. O racismo está embutido em cada comercial, em cada série ou filme, ele nos cerca como o próprio ar que respiramos. Por isso é que é absolutamente necessário denunciá-lo e combatê-lo sempre. No mais, segue meu afetuoso abraço de um leitor que é também ardoroso fã de Agatha Christie, assim como você.

Tuts 13/02/2020minha estante
Obrigado. Tenha um bom dia.

Carla 16/04/2022minha estante
Achei super pertinente você apontar essa questão do racismo nos livros sa Agatha. Concordo com tudo que vc disse. Há algumas passagens gordofóbicas tbm, em ocasiões em que a autora descreve fisicamente algum personagem. Temos que ler atentos a isso, entendendo que não cabe mais em nosso tempo esses comentários, mas mantendo no horizonte que o livro foi escrito em uma época em que isso era aceitável de se dizer. Excelente trazer Os Trapalhões como exemplos, é bem isso.

Fabio Shiva 17/04/2022minha estante
Oi, Carla! Gratidão por sua Luz somando!

Vincento Hughes 19/12/2017

Façam suas apostas
Uma história com apenas quatro suspeitos. Você deve pensar. Tenho mais chance de desvendar o culpado ou a culpada. Engano seu. Acho que ficou até mais difícil solucionar o crime. Não era possível eliminar ninguém.

"Cartas na mesa" foi o livro em que fui "apresentado" ao genial detetive Hercule Poirot e sua "ordem e método" para organizar as peças dos casos. Um desfecho que pode fazer você soltar exclamações misturadas a palavrões tamanha a genialidade de como ele é desenrolado.

Uma leitura que vale a pena, uma vez que, além de Poirot, você ainda será apresentado ao impassível Superintendente Battle, ao competente Coronel Race e à atrapalhada Ariadne Oliver.
Tuts 11/02/2020minha estante
Exatamente!Fica mais difícil na minha opinião!Cheguei a suspeitar de 3 dos 4 em diferentes momentos

Vincento Hughes 30/03/2021minha estante
Verdade, Arthur. Complica bem mais!

Tuts 30/03/2021minha estante
Caramba quase 1 ano dps kkkkkk . Mas concordo

Vincento Hughes 01/04/2021minha estante
Peço mil desculpas. Kkk. Muito tempo sem abrir. Agora com o aplicativo, quero melhorar a frequência. Abraço!

Tuts 01/04/2021minha estante
Beleza!

Vincento Hughes 01/04/2021minha estante
??

Blendon Moreira 18/09/2022

Agatha Christie põe as Cartas na Mesa (ou quase)
Agatha não é conhecida como Rainha/Dama do Crime à toa né?! A Gata Triste volta com um caso bem intrincado pro detetive belga mais metódico da literatura mundial e dono do bigode mais charmoso do mundo.

Aqui, Poirot entra em cena ao ser convidado, no meio de um encontro casual na rua, por um amigo tanto quanto excêntrico para uma partida amistosa de Bridge? sem saber que no final da partida, um cadáver iria surgir.

Quem já leu a autora, vai se deliciar com as referências e com o crossover de outros detetives famosos dela aqui nesse caso.

A escrita é gostosinha e fluída como sempre. Porém, se você não tem noção nenhuma do jogo de Bridge, assim como eu, pode ficar boiando em algumas partes, já que o Poirot estuda e discute BASTANTE as jogadas das pessoas envolvidas na partida fatídica.

Não é o melhor da autora (não indicaria como primeira experiência para alguém), mas também não é o pior. Dá pra aproveitar, num geral.
No mais: Agatha rainha, ninguém acima!!!

??????
Fabiana 25/07/2023minha estante
Queria começar a ler os livros dela, qual você indica eu ler primeiro???

Blendon Moreira 25/07/2023minha estante
Eu comecei com Os Crimes ABC, amg, e gostei muito. Pode começar por ele também ?

Blendon Moreira 25/07/2023minha estante
Mas também indico A Casa do Penhasco e A Casa Torta. Esses dois são ótimos também pra quem nunca leu nada da autora ?

Fabiana 26/07/2023minha estante
Aí já vou pesquisar para baixar esses três kkkkk fiquei ansiosa para ler

Blendon Moreira 26/07/2023minha estante
Espero que goste ????

Rafa Silvelane 16/12/2022

Cinco estrelas
Acabei de terminar e socorro, não sei nem o que pensar ainda!!!!
Obviamente, mais uma vez Agatha me enganou direitinho, até achei que dessa vez eu tinha acertado, mas não!! Que reviravolta nesse final meus AMIGOS.
O livro é eletrizante e fluido do jeito Agatha que já conhecemos, que prende o leitor do começo ao fim.
Leh 16/12/2022minha estante
CARA SIM! NO ÚLTIMO SEGUNDO MUDA TUDO!!!!

Rafa Silvelane 16/12/2022minha estante
MULHER, PLOT ATRÁS DE PLOT!!!! SEMPRE ACHO QUE ESTOU ACOSTUMADA COM AGATHA, MAS QUANDO VOU LÊ, DESCUBRO QUE NÃO

Leh 17/12/2022minha estante
SIMMM E EU SMP FICO ADMIRADA COM AS RESOLUÇÕES DO POIROT
ele sintetiza tudo numa organização tão metódica e certinha (as vezes acho ele até um pouco psicopata mas td bem)

Jaque - Achei o Livro 17/08/2015

Agatha é Agatha!
Mais uma arte da Agatha que adorei!
Nesse livro temos o Sr. Shaitana, um homem excêntrico e colecionador de itens bem interessantes. E mais do que artefatos de criminosos, ele coleciona tbém os seres humanos que os cometem, usando as palavras dele.
Shaitana tem certeza dos crimes de algumas pessoas, 4 para ser mais exata. Ele sente prazer em insinuar que sabe de cada um e se diverte com isso.
Então ele tem a ideia de dar um jantar, seguido de uma partida de bridge.Nesse jantar estão presentes os 4 investigadores, por assim dizer: Poirot, Batle, Sra. Oliver e Coronel Race. E mais os outros 4, os supostos criminosos: sra. Lorrimer, srta. Meredith, dr. Roberts e major Despard.
Cada um desses últimos quatro tem um envolvimento num crime do passado.
Após o jantar, durante a partida de bridge, um assassinato é cometido bem debaixo dos narizes de todos os 8 restantes. Ninguém viu, nem percebeu nada.
Ali mesmo, na casa do sr. Shaitana, começam as primeiras perguntas dando início às investigações.
Com o correr da estória, os 3 investigadores e a sra. Oliver começam a fazer suas perguntas separadamente e suas descobertas são compartilhada com os outros. Fazem suas visitas de praxe aos suspeitos e descobrem o que cada um esconde do seu passado. Serão culpados dos crimes ou são apenas vítimas das circunstâncias?
A estória é ótima, mas realmente o que surpreendeu foi o desfecho. Apenas 4 suspeitos, você até pode mudar de ideia quanto ao culpado mas sabe que será qualquer um deles, sem grandes surpresas.
Porém a genialidade da dama ultrapassa qualquer final que tenhamos imaginado e ela consegue te deixar impressionada com seu talento em finalizar um livro sem deixar nada pra trás.
Já adianto que é praticamente impossível entender esse jogo de bridge, fiquei perdida! Fui só lendo a explicação do jogo sem conseguir aprender nada rsrsrs
A única decepção minha foi essa edição da L&PM que adquiri. Algumas páginas vieram coladas embaixo e tive que cortá-las.
Sem mais, recomendo!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/
Cris Paiva 18/08/2015minha estante
Não lembro se ja li esse... As vezes eu pego um livro dela e começo a ler toda empolgada, lá pela metade a história volta na minha cabeça, e eu lembro de tudo o que acontece dali pra frente. Dá uma raiva!

Jaque - Achei o Livro 18/08/2015minha estante
Nossa Cris, dificilmente eu me recordo das estórias dela. Só tem uns 3 livros que nunca mais me esqueci do culpado pq me surpreendeu muito!
Mas adoro isso, posso voltar a ler depois rsrssr

Fimbrethil Call 23/11/2018

Gostei desse livro, os personagens de Agatha Christie são ótimos.
E pq so 3 estrelas

Olivia 31/01/2022

Bom pra distrair.
E um gênero fora da minha zona de conforto literária portanto não sei muito o que opinar. Gostei do plot da maneira como a trama foi construída até encontrar a pessoa que cometeu o crime.
Rafael Kerr 31/01/2022minha estante

sarah 14/03/2020

UAUUU!
A trama gira em torno do assassinato do Mr. Saitana. Quatro suspeitos, quatro detetives.
E a resposta é incrivelmente sensacional. Estava pensando em uma coisa e foi outra coisa totalmente diferente.
Agatha Christie não decepciona né?
Felipe1406 12/05/2020minha estante
Foi o livro mais complicado que eu ja li da Agatha! Gostei muito da Ariadne! Senti a Agatha desabafando sobre criticas que recebia,se colocou na historia,ajudando a investigar! Mas eu preciso ler dinovo pra entender direito! Achei confuso demais!

Richard50 16/03/2024minha estante
Eu não entendi esse final, quem matou foi Despard e a Rhoda?? Pq eles falaram isso para o Poirot??

kittyv4lls 11/08/2021

?Os olhos da mente enxergam mais que os olhos do corpo??
Caramba! Primeiro livro que eu leio da Agatha e olha já me conquistou, a trama é muito bom e a escrita também e muito boa super fluída! Você não consegue parar de ler você quer descobrir quem foi, e olha cheio de reviravoltas que te deixam em choque. Os personagens mesmo os secundários tem uma profundidade na personalidade e ela deixa isso bem claro o que eu gosto muito! Recomendo muito se você gosta desses estilos de mistério, assassinatos e etc, ele te prende muito!! Adorei ??
Só não dei quatro estrelas pois teve algumas coisas que eu acabei ficando meio confusa e que achei que poderiam ser explicadas melhor(oq pode ser uma visão só minha) mas juro é magnífico!!!
rafa 11/08/2021minha estante
Amei sua resenha!!

Marcus Nogueira 16/09/2011

UMA EXPERIÊNCIA PARA VIDA
Incrível o dom de surpreender o leitor que Agatha tem. Confesso que o préfacio consegue nos enrolar mais ainda. Trama bem articulada e finais supersurpreendentes. Com esse livro aqui não tem como dizer "Eu disse que era ele" depois que a trama é revelada. Tem que ler duas vezes pra ver como tudo se encaixa e ver quão genial essa mulher é.

Situações inusitadas e falas inteligentes. Um labirinto que quanto mais entramos mais curiosos ficamos em busca de uma saída e só paramos quando saímos de lá; aliviados.

Como "Rainha do Crime", tia Agatha é uma experiencia para a vida. Sabe um daqueles livros que você deve ler antes de morrer? Isso vale para a Sra. Christie. Você não pode reclamar de títulos e tramas, porque ela tem várias. Então, escolha uma, tire um dia, dê umas 4 sentadas e saia maravilhado.

RECOMENDO.
Marcus Nogueira

Stella138 06/09/2016

SIMPLESMENTE PERFEITO <3
Eu terminei de ler hoje (06/09/16). Eu comecei a gostar da Agatha Christie quando vi alguns videos no you tube falando sobre ela e os livros, disseram que os livros dela eram muito legais ,e eu fiquei curiosa, ja tava ate namorando uns boxes dela na Amazon. E entao num belo dia achei esse livro aqui em casa e fiquei MUIIIIIIIIto curiosa, como eu estava lendo outros livros terminei o mais rapido que pude pra começar logo. Enfim amei a historia, os personagens, a trama, TUDO. Eu nao achei taoooo complexo como diziam que era mas é verdade que voce fica boiando quando eles falam do bridget mas da pra entender bem.(acho que é assim que escreve). Poirot maravilhoso, Battle tambem. E o mais legal é q voce nao faz ideia de quem cometeu o crime ate chegar no fim do livro é impressionante !!!!!!! Recomendo muito um dos melhores livros que ja li sobre misterios..
Eu amei esse livro

Dany_Ri 20/07/2009

Livro da minha autora preferida, logo: Fantástico. A Agatha consegue te manter presa no livro do começo ao fim.

Gilvan 25/06/2011

Sem dúvida, um dos melhores livros de Agatha Christie.
Quando comecei a ler o livro não consegui pronunciar o nome do protagonista. Inclusive, acho que há melhores e mais convidativos pra que Agatha Christie pudesse escolher. Mas Shaitana?
Enfin, como diz Poirot. E olhe que ele trabalha bastante nesse caso...
Haja audácia pra matar uma pessoa numa mesa de bridge, ou seja, na frente de outras três, em cuja sala havia mais três (quatro com o assassino) em outra mesa distinta. Isso seria até fácil se não fosse o fato de, entre todos os presentes, quatro estarem diretamente relacionadas ao submundo do crime.
O assassino nos remete a vários erros durante toda a trama, que foi engenhosamente construída pela Rainha do Crime, de modo que no finalzinho, você morre de vontade de ser uma máquina de leitura pra poder saber o final maravilhoso.
Com certeza, um dos assassinos mis engenhosos de todas as histórias de Agatha Christie.