Cafés & Lendas

Resenhas - Café & Lendas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

AmyLivros 05/04/2024

Resenha @AmyLivros | Booktok e Bookgram
Viv empunha sua poderosa espada pela última vez. A história de uma orc deveria se resumir a força e violência, mas ela está farta de travar batalhas e colecionar problemas. Por isso, decide colocar um ponto-final em suas aventuras sanguinárias e recomeçar a vida abrindo uma aconchegante cafeteria.

É claro que é muito difícil abrir uma cafeteria em uma pequena cidade de seres mágicos que simplesmente nunca ouviram falar de café, mas ainda assim, Viv insiste no seu sonho. Aos poucos vai conquistando seu espaço, junto com Tandri, um súcubo que também quer fugir do seu passado, Hob, um carpinteiro meio mal humorado e o meu personagem favorito de todos, Tico o ratinho padeiro.

É um livro simples, como o próprio autor diz, não é uma comida de bar e sim uma canja de galinha. É um livro aconchegante, quentinho, gostoso e divertido para fugir para uma realidade com cheirinho de café e doces quentinhos.

É um livro incrível para os fãs de fantasia, mais especialmente cozy fantasy. Cheio de gnomos, orcs, ratinhos tímidos e falantes e elfos, é uma livro verdadeiramente mágico que nem se eu me esforçasse muito, conseguiria achar algo ruim para falar sobre ele. (Talvez que é muito curto? Eu leria mais dez livros sobre A Viv)

Agora só me resta recomendar essa história e rezar para que vocês deem uma chance (porque gostar eu tenho certeza que vão), e implorar para que a Dona Intrínseca traga a tradução do outro livro do mesmo universo que é Bookshops & Bonedust.
mariana 08/04/2024minha estante
Tem romance?

AmyLivros 09/04/2024minha estante
Sim, é um romance sáfico bem levinho.

Jenni 17/03/2024

"O elo que impele os desejos do coração adiante?
"Cafés & Lendas" é uma aventura mágica e reconfortante que me envolveu do início ao fim. A protagonista, Viv, uma orc cansada de batalhas e em busca de uma vida mais tranquila, decide abrir uma cafeteria em Thune, uma cidade onde criaturas de todas as espécies se reúnem.
A jornada de Viv é repleta de momentos engraçados e emocionantes, especialmente quando ela se depara com o desafio de introduzir o café em um mundo que desconhece essa bebida. Acompanhar sua determinação em superar obstáculos e fazer novas amizades, como Cal, o hob de poucas palavras, Tico, o adorável ratoide padeiro, e Tandri, a súcubo intrigante, foi satisfatório.
No entanto, mesmo apreciando a narrativa, senti que a história poderia se aprofundar mais em alguns pontos. O desenvolvimento do romance entre Viv e a Tandri foi um pouco lento para o meu gosto, embora tenha sido gratificante no final, é bem slow burn mesmo. E enquanto a ênfase no café foi cativante, às vezes desejei mais exploração do mundo mágico e das lendas mencionadas.
Mesmo assim, "Cafés & Lendas" é um livro que me deixou com um sorriso no rosto e com vontade de experimentar o café da Viv enquanto mergulhava em suas aventuras. A mensagem sobre deixar o passado para trás e encontrar sua verdadeira família é reconfortante e inspiradora. Definitivamente recomendo este livro para quem procura uma leitura aconchegante e cheia de magia. É um livro de conforto, com o trope principal sendo found family.
? ?Sua boa fortuna é o elo que impele os desejos do coração adiante.?

GabsOSilva 22/04/2024

Eu estive em conflito durante toda a leitura desse livro, porque apesar de realmente ser um livro muito aconchegante e leve, ele não me prendeu tanto. A medida que a história vai se desenvolvendo e vai chegando na metade do livro, eu senti que a leitura ficou mais interessante pra mim, porque a partir desse momento tem alguns pontos que precisam ser resolvidos e mistérios (bem tranquilos) solucionados.

Eu gostei, no entanto, de como a história vai se desenvolvendo e de como a cafeteria vai crescendo. De como de pouquinho em pouquinho, Viv, com a ajuda dos amigos começa a entender o que funciona ou não, o que agrada o público e como criar um ambiente confortável.

Aliás, o found family foi provavelmente o que eu mais gostei nesse livro. Acho realmente lindo como os personagens vão se ajudando e virando uma família. Acho fantástico quando eles percebem que nada é mais importante do que aquilo que eles criaram, a amizade deles.

E falando nos personagens, eu realmente gosto deles, até dos que não são muito agradáveis. É muito fácil e tranquilo se apegar ao personagens. Aliás, eu adoraria ler mais sobre o Jack, por exemplo. Eu adoraria ler mais sobre todos eles.

O livro não tem nenhum plot espetacular e nenhum momento que possa te deixar desconfortável ou com muito sentimentos negativos. É realmente um livro pra quando tudo que você precisa é de conforto.

Tiago 15/04/2024

O MELHOR de 2024
Sse é o meu livro favorito de 2024 até agora, pelo menos! Cozy fantasies, essas fantasias aconchegantes e muito gostosinhas de ler são quase que uma definição da minha personalidade e o melhor de tudo - tem receita no final!
Lauren.VenAncio 15/04/2024minha estante
Eu vim do Instagram só para ver esse comentário sobre esse livro, kkkkkk

Ariel do pastel 15/04/2024minha estante
Faz o vídeo da receita divoo

Tiago 18/04/2024minha estante
Fiiiiiiz haha ?????

Alexandre 02/05/2024minha estante
Já quero ler!

Let 02/04/2024

Descobri que cozy fantasy não é meu estilo
Adorei a ambientação estilo medieval do livro. Toda a estrutura da vila, as criaturas místicas, as tavernas, etc. Passa muito uma vibe de RPG.

Amei a forma como foi trabalhada a trope de found family. Temos uma orc que passou a vida toda como mercenária até decidir abrir um café sozinha. Mas aos poucos ela vai encontrando amigos e alianças no caminho e eles viram uma verdadeira família de ?estranhos?. É muito aconchegante.

Apesar de ser BEEEM slow mesmo, eu gostei das pitadas de romance entre a orc e a súcubo. A amizade delas vai se construindo aos poucos, assim como os sentimentos românticos e é a coisa mais fofa.

Essa leitura foi uma reviravolta para mim, porque eu estava odiando no começo. Só quando chegou em 60/70% do livro eu finalmente me conectei com os personagens, e aí não consegui parar de ler, principalmente por causa da reviravolta envolvendo a pedra e o café.

- Mas não gostei de 2 coisas:

Achei a leitura muito arrastada no começo. São longos capítulos descrevendo a reforma que ela faz no antigo estábulo, e depois longos capítulos dela servindo café, sem nada acontecendo. Parecia que a história nunca saia do lugar e eu notei que não sou muito fã de cozy fantasy. Foi minha primeira vez tendo contato com esse estilo de fantasia e eu Vou começar a evitar, porque gosto de história movimentada, caótica. Quero ver traição, conflito, briga, duelo. Quanto mais caos melhor!

Outra coisa: entendo que para fantasias a ambientação é muito importante, mas eu achei as descrições do livro entediantes. Eram longos parágrafos descrevendo onde a Viv colocou as mesas, como foi a reforma, como era a rua, como eram os doces, etc. Eu não sou muito visual, então achei monótono ficar lendo essas partes. Acabei até pulando algumas.

Queria Estar Lendo 12/02/2024

Resenha: Cafés & Lendas
Cafés & Lendas é uma fantasia aconchegante do autor Travis Baldree. Nela, uma Orc decide deixar seu trabalho como mercenária para abrir uma cafeteria.

Viv cansou de sangue e tripas. Ela experimentou café, e quer levar o café até o mundo. Para isso, usa o dinheiro que ganhou trabalhando como mercenária para comprar um imóvel em uma cidade portuária, e uma pedra mística que encontrou durante sua última missão para garantir fortuna e prosperidade (ou assim diz a lenda).

Quando chega lá, no entanto, Viv percebe que mesmo com o poder da pedra (se ele for real), transformar a Café e Lendas em um lugar habitável e convencer outras criaturas a se tornarem clientela do lugar se tornarão a sua missão mais difícil.

Café & Lendas é uma gracinha de livro, gente. Sabe aquele tipo de história criativa e carismática que você procura pra sair de uma ressaca literária? Pra ler e ficar com o coração quentinho? É essa.

"As coisas não precisam continuar como começaram."

O livro de Travis Baldree até tem uma "continuação", mas a história começa e termina aqui. É uma aventura cozy, daquele tipo que não oferece grandes riscos ou perigos, e explora muito mais do emocional e desse cantinho do mundo.

A Viv é uma personagem muito querida. Ela é toda fortona e poderosa, mas abandona sua espada e os trejeitos de mercenária para trabalhar na sua persona comerciante. E é tão divertido acompanhar!

Ela se aproxima de muitas figuras na cidade durante o processo de preparação e abertura da cafeteria, e o livro explora bastante da construção de confiança e amizade e, principalmente, do desenvolvimento da Viv como alguém que existe em grupo.

Sua maior relação aqui na história é com a Tandri, uma súcubo que se torna parceira da Viv no lançamento da cafeteria. Tandri é muita emoção e entusiasmo onde a Viv é cautela, e por isso as duas funcionam tão bem.

Tem uma faísca de romance e um desenvolvimento bonitinho dele, mas é um slow burn bem slow.

A única coisa que eu não gostei tanto na história foi a narrativa. Não é que ela é ruim, mas ela é muito rápida. Senti falta de algumas descrições mais detalhadas dos lugares e, principalmente, da emoção das personagens. Acabava soando um pouco apressado, apesar de encantar porque eu me apaixonei por todo mundo que aparecia.

Apesar de cozy, Café & Lendas até apresenta um problema perigoso a ser resolvido. Não é nenhum apocalipse, mas atrapalha a vida da Viv e da sua cafeteria, o que acaba por construir um pouco de tensão na trama. E funciona muito bem, porque te deixa roendo as unhas com medo do que pode acontecer.

Todos os personagens secundários são muito queridos, em especial o Cal - um gnomo arquiteto pra lá de carismático - e o Thimble - que é uma criatura adorável com o dom da culinária. Eles dão muita riqueza à história, e formam aquela coisa que a gente mais adora em livros assim que é a found family.

Aqui no Brasil, o livro é da Editora Intrínseca, com tradução de Flora Pinheiro.

Café & Lendas é um livro adorável. Essa é a palavra que eu estava procurando. Do começo ao fim, te faz sorrir e te faz querer muito viajar até lá para comprar um café com essa Orc aventureira.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/02/resenha-cafes-e-lendas-travis-baldree.html
Clebson14 03/03/2024minha estante
Como é que você leu? ainda não foi lançado no Brasil?

Queria Estar Lendo 04/03/2024minha estante
Eu li porque tenho ele em inglês, uai KKKK

ReadwithLily 06/05/2024

Viv?
Pra quem tá começando agora com cozy fantasy é uma ótima opção. o livro é interessante e a história bem aconchegante, gostei dos conflitos entre os personagens e da forma como a Viv se adaptou bem a nova realidade longe dos mercenarios, das vezes que peguei pra ler era sempre com uma xícara de café do tanto que o livro é convidativo. gostei do romance não ter se destacado e se desenvolvido tanto, porque não é o foco no livro. (pra quem procura um romance bem clichê ele não é pra vocêkkkk)

Luvale 22/04/2024

Amei amei amei
Que fantasia leve e gostosa de ler. Eu percebi de vez que eu sou completamente apaixonado por Cozy Fantasy. É um livro fofo sobre uma orc que quer abrir uma cafeteria e deixar pra trás seus dias como mercenária.

Eu gostei de tudo, o livro é bem episódico, com capítulos curtos e que passam voando. Já estou com saudades desses personagens e queria mais migalhas de romance.

Só leiam

LuizaBittencourt19 22/04/2024

Muito bom! Super fofo e tranquilo, realmente segue o que o subgênero cozy fantasy pede, bema aconchegante, como uma abraço quentinho.

Alguns falaram que acharam meio massante, mas eu discordo. No começo foi um pouco complicado pensar no cenário, tinha algumas palavras mais difíceis, porém rapidamente peguei o jeito e consegui entender a história.

É uma fantasia bem tranquila, não tem guerras ou problemas grandes, pra você como eu que fica muito nervoso com histórias cheias de reviravoltas essa é o oposto. Bem calminha.

Achei o final um pouco corrido, mas entendo que se estendesse mais seria apenas uma repetição do que já aconteceu. Gostei de ver a relação entre o personagens e como foi bem feita o início do amor de Viv e Tandri, foi minha primeira vez lendo um livro com um romance assim, apesar de ser migalhas bem pequenas foi muito bom.

Certamente penso em reler essa história mais para frente, já estou ansioso para ver Cal e Tico novamente, os melhores desta obra.
Vizz_nicius 22/04/2024minha estante
SIMMM, o romance das duas teve tão pouca coisa mas quando teve foi tão bom de ler ??

Nick and books 22/04/2024minha estante
Muitoooo queridinho

Nick and books 22/04/2024minha estante
Muitoooo queridinho

shayerahol 10/04/2024

Agora eu quero abrir uma cafeteria
3 ??

? classificação indicativa: +12
? gênero: fantasia, fantasia aconchegante
? escrita: ?????
? fluidez: ?????
? enredo: ?????
? diálogos: ?????
? personagens: ?????
? livro único ou série? série ?Cafés & Lendas?, livro 1
? reações que tive lendo: ?????????

? o que achei (opinião sincera):

Se você é um leitor que só gosta de ler altas fantasias com reviravoltas, traição, batalhas, fortes emoções? esse livro definitivamente NÃO é pra você. É um slow burn super tranquilo, simples, fofo e criativo.

Fiquei impressionada com o jeito que o autor conseguiu transmitir a sensação de um abraço quente num dia de inverno forte através das palavras. As descrições foram maravilhosas. Também acho que seria legal se o livro fosse adaptado em formato de animação.

A leitura estava ótima e aconchegante até 50%, depois começou a ficar meio maçante e arrastada. Achei a questão da máfia bem xoxa, e o final me deixou com aquela sensação de ?esperava mais?.

O romance sáfico como plano de fundo foi muito fofo, mas também meio tedioso, pq eu estava mais interessada sobre o mundo fantasioso e a evolução da cafeteria do que num possível romance.

Apesar disso, tenho muito interesse no gênero cozy fantasy, se alguém tiver mais indicações, por favor deixe nos comentários! ?

Laura Meurer 30/04/2024

Esperava que o romance fosse mais abordado, achei bem levinho, mas amei o desenvolvimento da prota...

Matheus 24/04/2024

Calmaria demais para um livro maior de 100 páginas
Livro: Cafés e Lendas
Autor(a): Travis Baldree
Faixa etária: +12
Nota: 2.5/5

Sabe aquele livro que você bate o olho e já pensa "esse aqui eu vou amar e favoritar"? Eu pensei isso com esse livro, mas nunca estive tão errado. "Cafés e Lendas", até onde eu sei, é um livro standalone de cozy fantasy e que, apesar da temática um tanto interessante, decepciona bastante no desenrolar da história.

Viv se aposentou de seu trabalho sanguinário e mudou-se para uma cidade pequena. Decidindo mudar de vida, Viv constrói um estabelecimento para vender uma bebida maravilhosa que ela se encantou quando experimentou no mundo dos gnomos: café. A partir daí, o livro vai mostrar o cotidiano de Viv na cafeteria.

A capa é promissora, a sinopse é algo bem diferente, mas o livro é apenas isso. Eu fiquei esperando um elemento surpresa mas não havia. Os problemas se resolviam como um desenho de bebê e a tentativa fracassada de criar um romance shippável foi por água abaixo. Tinha tudo para ser bom, mas não dá vontade de você continuar lendo.

Novamente, pela milésima vez, eu não avalio livros pela qualidade, mas sim pela experiência da leitura; e esse aqui me lembrou muito a leitura de "A Menina Que Roubava Livros": uma história bem interessante, mas que não tem gancho nenhum pare continuar lendo.

Se você, assim como eu, está com a rotina muito corrida e, quando lê algum livro, busca fazer uma boa leitura, não recomendo esse aqui de jeito nenhum. Mas se busca realmente um livro quase sem plot, um livro tranquilissimo que só vai deixar você flutuando, pode ser uma boa opção. Para mim, não foi.
mirrorballgio 25/04/2024minha estante
A menina que roubava livros é meu livro fav?

Matheus 25/04/2024minha estante
DESCULPA ?

ThayAvalon 07/04/2024

História mais fofa, mais encantadora e que traz ao paladar sensações, de um dia chuvoso , um cafezinho reconfortante com pãozinho doce de forma , tudo que um dia deibero ou um dia quente cm café gelado merece. Alem de como a persistência, esperança e a amizade pode construir algo maravilhoso e incrível !!!

Mari 06/04/2024

Gostei muito
Uma fantasia aconchegante que eu não conseguia parar de ler. Tem muita amizade e solidariedade, humor, romance e um pouco de aventura nesta história da orc Viv que se apaixona pelo café e resolve abrir uma cafeteria onde ninguém sabe o que é café. Amei a construção do café, as receitas de Tico e a gata gigante. Dá vontade de habitar esse mundo mágico só para conhecer a cafeteria da Viv.

surrando 08/04/2024

Que leitura gostosa!!!
Eu amei esse livro, foi um abraço ler ele deixa o coração quentinho. uma fantasia bem estruturada que nao eh confusa e tem um climax otimo ?

adorei, nao gostei mt do conto do final mas toda a historia eh otimaaa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6