Eu posso estar errado

Eu posso estar errado Björn Natthiko Lindeblad

Resenhas - Eu posso estar errado

Yara 09/05/2024

Simplesmente o melhor livro que li em minha vida
Se eu pudesse dar mil estrelas eu daria. Esse livro me fez ter tantas emoções, que literalmente abalou meu mundo e meu modo de pensar sobre a vida. Eu ri, chorei, nossa e como chorei, refleti MUITO sobre minha vida, e sobre eu mesma! e como eu vivo ela de modo geral. Me fez pensar no que é realmente importante para mim, no que me traz felicidade de fato, e pasmem não é dinheiro. Acredito, que o me faz feliz de fato, é buscar a paz interior (por mais que seja muito difícil), ter por perto as pessoas e animais que tanto amo, e saber que eles estão bem, o que me faz feliz de verdade é saber que quem eu amo está bem, isso me faz bem.
Enfim, um livro que me faz pensar não tem como ser ruim! com certeza vou reler ele muitas e muitas vezes.

Jaquelindy 04/03/2024

Ótima reflexão.
Um livro sobre coragem e autoconhecimento, porém uma leitura difícil de absorver. Senti muito tédio durante a leitura desse livro, mas a história é comovente. Nos faz lembrar que somos donos de uma mente pensante e que nem tudo que imaginamos é verdade absoluta. Às vezes o que precisamos fazer é respirar fundo e viver o agora.

Biafort.Meireles 22/02/2024

Quanto aprendizado!
Björn, um empresário bem sucedido larga tudo e vira monge por 17 anos. O que foi mais importante nesse período todo: deixar de acreditar em cada pensamento dele. Aprendi muito sobre a vida em um mosteiro. Há vida social (o eremita é que vive isolado) e quanto se torna importante também criar habilidades sociais e principalmente aceitar as pessoas como elas são. Esse monge tinha uma rotina de atividades, comia uma vez ao dia, meditava por muito tempo. O mantra « eu posso estar errado » é uma dica muito legal. Desapegar, aceitar, é a meta. Principalmente dos pensamentos, que se voltam ao passado e especulam o futuro. E desapegar dos desejos parece facilitar que eles se realizem. Nem sempre a gente tem o que quer, mas o que a gente precisa. Ainda sobre a vida em um mosteiro, é difícil imaginar como viver sem controle: sem dinheiro, sem escolher o que vai comer, quando, quanto, onde vai dormir e com quem; sem controle dos pensamentos, praticamente sem controle de nada. Depois, fiquei impressionada com as coisas que aconteceram com o monge quando resolveu voltar à vida normal. Aprendi a lidar com os pensamentos e sentimentos negativos: experimentar, mas não se identificar com eles; deixar de lado a resistência, dar boas-vindas e respirar com eles. Por fim, fiquei surpresa com os agradecimentos e entendi por que tive a sensação de ter perdido algo na leitura sobre a primeira meditação de Björn.

Maria18899 27/01/2024

Um livro muito bom, que conta a história de um homem que se tornou um monge e logo depois de 17 anos abandou esse cargo. Ele mostra como seus aprendizados se refletiram na sua vida, guiando uma vida mais fácil, sem acreditar em pensamentos e vivendo o presente. Um leitura leve, sem complicação.

Beatriz 21/01/2024

Eu Posso Estar Errado
É um livro de leitura leve com ensinamentos valiosos sobre um pouco de cada assunto.

Björn inicia relatando sua infelicidade mesmo sendo considerado bem-sucedido na sociedade ocidental, onde acabou tomado a decisão em um dia deitado no sofá, que iria largar tudo para se tornar monge. Então, partiu para a Tailândia, e começou a adaptar a vida monástica com a Tradição Tailandesa das Florestas, se abdicando de dinheiro, bens materiais, e até mesmo de relações tanto amorosas quanto carnais.

Durante a narração, Björn traz diversas reflexões relacionadas com acontecimentos dos seus 17/20 anos de monge. Ele aborda sobre pensamentos, opiniões, a morte, o amor e a depressão.

?Só existe um relacionamento que dura realmente a vida toda, da nossa primeira respiração até a última: o relacionamento com nós mesmos?

Amei o livro e a leitura foi rápida; os capítulos são pequenos, por isso, sempre dá vontade de sempre ler mais um, e depois mais outro e por aí vai.

??????????

Lilia.Sara 14/12/2023

Supreendente
Daqueles livros que vc começa a ler sem nenhuma pretensão e te surpreende.
Leitura leve, porém me trouxe reflexões profundas.
Sem fórmulas mágicas e com grandes lições. Super recomendo a leitura

Cap 17/11/2023

Eu posso estar errado
Livro traz as lições de um monge budista, contando toda sua trajetória de vida monástica e também um pouco antes da sua conversão ao budismo. Obra rica em citações de monges budistas e ensinamentos utilizados para enfrentar os desafios da vida no monastério.

Le_deleitura 06/10/2023

Uma pessoa real, enfrentando suas angústias e problemas e, mostrando que com sua fé e habilidades, quaisquer obstáculos podem ser superados.
*A leitura começa de forma singela, quando menos imaginamos, devoramos o livro, defina a escrita, os ensinamentos e os truques para se viver e relacionar entre si e com os demais.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Fernnanda.Stumbo 18/09/2023

"Certifique-se de não deixar nenhuma sombra para trás."
Esse é aquele tipo de livro que parece lição de vida, que terminamos com a sensação de estarmos vivendo erradamente, são tantos tapas na cara que não sei a qual revidar primeiro...
Por que entramos em desespero quando algo termina em vez de focarmos no recomeço?
O que é tranquilo dentro de nós e não é atingido por pensamentos frequentes é nossa parte valiosa, mas o que podemos fazer para atingir a calma e não deixar-nos hipnotizar pelos próprios pensamentos?
Se o fato de pedir demissão te causa alívio, por que continuar no emprego que não o satisfaz?
Por que esquecemos que a razão não é a única ferramenta? Onde fica a inspiração?

Um ex monge que assume seu lado cínico para desconfiar que muitas religiões existem para dominar as mulheres merece meu respeito.
Vejo no olhar das pessoas, o julgamento quando digo que não tenho religião, mas acredito que se quero viver de forma íntegra, não será por um livro que manda, mas sim por me lembrar de coisas que me envergonho. Lembro-me do que fiz e disse e posso escolher o que levar.

O caos incomoda mas a ordem mata, pode ser que sim, pode ser que não... Precisamos ter menos controle, confiar mais! Menos preocupação em saber o que virá e aceitar mais a vida como ela é! Tudo é exatamente como deveria ser.

Abordar nosso pensamentos com ceticismo e humor facilita sermos nós mesmos e quando temos certeza que os demais nos aceitam pelo que somos, tratamos com mais empatia quem nos cercam.
Eu quero poder confiar mais em mim e na vida! E não na constante ansiedade de achar que não estou preparada para ela.

Com a história de Björn vemos que as formas mais refinadas de felicidade são aquelas caracterizadas pela ausência de coisas, e não presença delas.
E no fim, ele ainda nos faz vermos a morte como uma velha amiga.

Valéria 14/09/2023

Cada linha, mesmo as de conteúdo denso, carrega uma certa delicadeza, virar as páginas é como o ato de respirar, as linhas como o diagragma, se contrai e se move e instantaneamente expande o significado para uma parte (ou toda ela) da vida até aqui vivida, e o inverso vem quando os casos concretos são submetidos e dissecados frente as experiências que ele nos conta.

Ele pode estar errado, eu não! Haha

Paula1735 04/09/2023

Gostei!
Leitura simples, fluida e recheada de insights interessantes. Traz pontos de reflexão muito bons. Recomendo!

Mari 26/08/2023

Gostei
Numa narrativa cativante e de fácil entendimento, o autor narra seu partes da sua vida e reflexões sobre o que aprendeu como monge budista.

Daiana 31/07/2023

Começo leve, final pesado
O autor "escreve" (só quem já leu vai entender essas aspas) de forma leve a sua trajetória de vida desde quando era um jovem bem sucedido no ramo empresarial e sua decisão de mudar de área, se entregando a incerteza e a várias renúncias na vida de monge da Tradição das Florestas na Tailândia. O mais interessante nessa trajetória é que passa longe de todas os aspectos de positividade tóxica. Björn expõe seus pensamentos em situações de dificuldade e nos convida a levar uma vida de punho aberto, pondo confiança nas intenções dos nossos objetivos. O terço final do livro é pesado. Após sair do budismo passa por dezoito meses de depressão, sem perspectiva. Logo depois que reencontra seu local no mundo, leva mais uma "rasteira" da vida em forma de diagnóstico, que também consegue ressignificar em algo mais leve, mas não menos doloroso.
O que mais me prendeu na narrativa do livro é que ele não fantasia e ignora nenhum de seus sentimentos, nos ensina a procurar entender os pensamentos e em não acreditar em tudo que eles nos dizem.

Tecio Ricardo 30/01/2023

Ao contrário da A Coragem de Ser Você Mesmo, Eu Posso Estar Errado, significou muito mais pra mim, foi mais natural e real a leitura desse livro.

A simplicidade, a emoção, as mensagens passadas e a honestidade na forma que Björn Natthiko Lindeblad escreveu, foram os pontos fortes da leitura.

Dificilmente vou virar monge budista rsrs, mas o livro me fez buscar e reforçar ser uma pessoa melhor, paciente e compreensiva, será um processo difícil, mas é algo que tenho que tentar e colocar em prática.

Recomendo muito a leitura do livro. ??
Gabriel.Bassi 26/05/2023minha estante
Moço vc pode disponibilizar o arquivo EPUB para ler no kindle?