The Young Man

Resenhas - O jovem

Iza 18/01/2024

Annie Ernaux, musa!
Lido! 02/24
Um livro curtinho, miúdo, mas nem seu tamanho diminui a beleza que é a escrita de Annie Ernoux.
Nesse livro ela conta sobre o romance que teve com um rapaz 30 anos mais jovem. Ela se coloca vulnerável e consegue traduzir tudo em palavras.
Este livro é uma obra prima.

Mari 15/01/2024

Comecei a me aventurar agora na literatura de Annie Ernaux e quero mergulhar profundamente na escrita dela. Comecei com O Jovem, por ser o mais curtinho e também foi o que mais chamou minha atenção, afinal, eu me perguntava como uma mulher como Annie poderia se envolver com alguém tão mais novo? o que poderia surgir dessa troca e por que esse enlace aconteceu?
Annie responde de maneira muito franca e acho que esse texto vai passar a ressoar mais e mais na minha mente conforme os anos passarem. Afinal, é incrível ser jovem, mas como lidar com o envelhecimento, principalmente sendo mulher? Annie aborda isso com maestria e com passagens belíssimas e tocantes. Ótimo livro!

Cleber 15/01/2024

Jovem
É o primeiro livro que leio da Annie Ernaux, e espero que seja o primeiro de muitos livros. Gostei muito da forma como ela conta suas memórias e como ela deixa seus pensamentos evidentes
Yasmin V. 15/01/2024minha estante
Quero muito ler algum livro dela!!

Jade 14/01/2024

"Ao lado dele, minha memória parecia infinita. Essa espessura de tempo que nos separava era de uma grande delicadeza e dava mais intensidade ao presente."

Fernanda 12/01/2024

A autora tem um jeito muito único de nos contar da vida, seu olhar sobre si e sobre suas relações são sublimes!

collereading 11/01/2024

3?
"Com ele eu percorria todas as épocas da vida, da minha vida."

"Nosso relacionamento podia ser encarado pelo ponto de vista da conveniência. Ele me proporcionava prazer e me fazia reviver coisas que eu nunca teria imaginado poder reviver. Que eu lhe oferecesse viagens, que lhe poupasse de buscar um emprego que lhe deixaria menos disponível para mim, parecia-me um acordo justo, um bom negócio, sobretudo porque era eu que estabelecia as regras. Eu ocupava uma posição dominante e usava as ferramentas de uma dominação que, no entanto, sabia ser frágil em uma relação amorosa."

Lais 10/01/2024

Achei ernaux chic, misteriosa e cheia de si. daquelas que topa tudo que a vida da! livro curto e leve de ler, mas que pelas poucas palavras, deixa muitas curiosidades!

?Lembrei-me de outro domingo de verão com meus pais, aos dezoito anos, em que todos os olhares me seguiram por causa do meu ves-tido, que era justo demais, fato que me valeu a censura irritada de minha mãe por eu não ter colocado a cinta elástica que, em suas palavras, "fazia vestir melhor". Agora eu me tornava de novo a mesma moça escandalosa.
Desta vez, porém, sem um pingo de vergonha, com um sentimento de vitória.?

Carolina.Perdigão 10/01/2024

Como pode um livro curto entregar tanto? A autora vencedora do Nobel de Literatura de 2022 compartilha conosco histórias íntimas de sua vida de maneira tão destemida e verdadeira. Aqui, ela expõe seu romance com um jovem 30 anos mais novo. Adorei a escrita e os sentimentos e reflexões que a leitura desperta. Já quero ler outros.

Philipe 09/01/2024

O jovem
Annie como sempre não deixa a desejar nos seus livros , é incrível como ela em poucas palavras entrega tudo que precisa .

Bárbara 09/01/2024

Uma breve história
Uma breve história de uma jovem senhora, amante de um homem bem mais jovem e suas breves lembranças da vida.

Milena.Saleh 05/01/2024

O livro esmiuça o relacionamento de Ernaux, aos seus 50 e poucos anos, com um jovem na casa dos 20. Há reflexões sobre o que os uniu: seria uma oportunidade de ser jovem de novo, reviver o passado, dominar alguém? E há também a dificuldade: a sociedade não aceita que uma mulher se relacione com um homem da idade de seus filhos. Annie tem uma sinceridade crua que me encanta, relata tudo sem inibição e nos mínimos detalhes, quando necessário. Achei a leitura construtiva - uma das vantagens de ler é viver situações que nunca se viveu pelos olhos de outros (e aprender a não julgá-las). Recomendo.

pamplona0 29/12/2023

Página 6.
"Queria encontrar, na sensação de cansaço e desamparo de depois, motivos para não esperar mais nada da vida."

Lud 25/12/2023

?Se não escrevo as coisas, elas não encontram seu termo, são apenas vividas.?

Iniciando Annie Ernaux por esse e já fiquei bem instigada, e acho que é um bom livro pra iniciar. Existe algo na narrativa dela. Já quero ler tudo publicado dela e isso depois de um livro curtinho.

Gabi Rosemberg 25/12/2023

Impressão de ser eterna e de estar morta
É o segundo livro a Annie que leio e me apaixono cada vez mais pelo estilo literário. É uma linguagem acessível e ao mesmo tempo profunda, complexa. Recomendo muito! Leitura leve
Leitorconvicto 25/12/2023minha estante
Parece uma leitura interessante, não conhecia essa autora

Gabi Rosemberg 31/12/2023minha estante
Muito bom! Depois compartilha comigo o que achou!

Marina 19/12/2023

Uma mulher de 54 anos se relaciona com um homem 30 anos mais novo e relembra essa relação anos depois. É interessante refletir sobre a troca de papéis de gênero e as dinâmicas de poder. Contrariando o que é o mais usual em relacionamentos heterossexuais, nesse caso ela tem muito mais poder do que ele, tanto pela idade e experiência quanto pela posição social. Mesmo vindo de uma família operária, na época ela já estava bem estabelecida profissionalmente e ele era um estudante pobre.

Refletindo sobre o período que passaram juntos, a autora reconhece que o relacionamento era para ela uma forma de se reconectar com o passado, com a sua juventude. Não deixa de ser uma crise de meia idade que costumamos associar com homens mais velhos que se relacionam com mulheres bem mais novas.

É um relato bem curtinho, mas que traz várias reflexões. Concordo com um outro comentário que poderia ser lançado junto com outros textos curtos em uma coletânea.