Uma Paixão Simples

Uma Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Roberta 03/03/2024

Uma paixão nada simples
A protagonista vive uma história de amor proibido e consequentemente sofre bastante com o desenrolar da situação.

mallulândia 23/12/2023

"o homem que amamos é um estranho"
Sou uma mulher mesquinha, e, com toda a sinceridade do mundo, não queria escrever uma resenha sobre este livro. Em verdade, o mero pensamento de outra pessoa lendo este livro (sendo minha conhecida ou não) é o suficiente para me encher de uma raiva infantil e profunda. Mas, este livro foi a melhor leitura do meu 2023, mesmo que tenha sido feita entre os dias vinte e dois e vinte e três de dezembro, mesmo que eu tenha lido outros livros encantadores ao longo do ano; "Uma Paixão Simples", da Annie Ernaux foi de longe a estrela mais brilhante. Assim, adianto, esta resenha é sobre mim e o que este livro me evocou, não fala muito sobre o livro em si, mas muito sobre mim e sobre Annie (que nesse ponto, já considero quase uma amiga)

Annie e eu temos alguns pontos de semelhança; somos duas mulheres brancas, heterossexuais, apaixonadas por homens (enquanto o homem dela, o A., é loiro, o meu é moreno, mas isso são detalhes). Annie passa o livro todo descrevendo a espera, o desejo, o cuidado e a sensibilidade da mulher apaixonada. E isso é um fato que confirmo e assino embaixo; a ideia de me maquiar para que ele veja, me vestir com cores para que ele repare, coisas assim. A mulher apaixonada por um homem é assim. Bem, nem todas as mulheres, apenas as mais loucas, obsessivas e poéticas, como Annie e eu.

Annie e eu vemos e vivemos a vida pensando nos homens que amamos. As coisas são meros intervalos entre um telefonema e outro, entre um encontro e outro, entre uma comunicação e outra, etc. E a priori, a ideia de que a minha vida tinha se transformado nisso quando me descobri apaixonada me foi terrível. Quis me matar. Como seria possível uma mulher independente como eu, emancipada como eu, viver a vida assim? Acontece que, o que este livro me mostrou é que estes dois fatos são distintos e não são mutuamente exclusivos. Ainda vivo a minha vida, faço coisas, sou excelente nas coisas, sou uma intelectualóide emancipada e mesmo assim, me apaixonei por um homem.

Um homem que, como o homem de Annie e como todos os homens do mundo, é um estranho. Sim, é fato, todos os homens que amamos são estranhos. Ela mesma diz isso. Os nossos homens não pensam e nós da forma que pensamos neles; eles não se vestem pensando em nós, não veem a vida pensando em nós, e definitivamente não pensam nos fatos como um mero interlúdio entre um momento conosco e outro. Isso tudo porque eles jamais foram socializados como mulheres.

Esses fatos antes muito me assombravam. Na minha cabeça de criança, existiam homens como os homens dos livros, que a todo tempo pensariam em mim, viveriam em minha função, etc. Homens assim não existem, não de verdade. A sociedade faz questão disso. Por isso que este livro me foi tão espetacular, tão essencial. Como Annie mesmo disse: "eu tinha mais sorte do que ele."

É verdade. Eu tenho mais sorte que o homem que eu amo. Eu posso viver a vida numa bela expectativa, num belo sonho, num breve interlúdio entre um encontro e outro. Ele não pode fazer isso. Ele não pode ver a vida nos mesmos tons de cor de rosa que eu vejo. Por isso, tenho mais sorte do que ele.

E a sorte é maior ainda porque eu sei que um dia, quando a minha paixão por ele acabar, viverei a vida lembrando dela, a todos os cantos, até outra me aparecer, e tudo recomeçar.
Sol 62 24/02/2024minha estante
Que resenha!!!! Parabéns!

Hi Akemi 14/04/2024

CORAJOSAMENTE VERDADEIRO
Nunca li nada na minha vida parecido com esse livro, fiquei espantada em ler pensamentos tão verdadeiros, Annie representa exatamente como é esse sentimento de obsessão por alguém, que muitas vezes a gente guarda só para nós mesmos. Ninguém confessa essa paixão obsessiva, e foi lindo ler sobre.
Acredito que li esse livro no tempo certo e foi bizarro me identificar tanto, lia pensando ?meu deus essa mulher é maluca e eu sei exatamente sobre oq ela tá falando?
Livro fácil e rápido, li ele em menos de um dia e foi de uma vez só, a escrita da Annie é linda e viciante, amei e ansiosa para ler mais livros dessa autora.

aline 03/04/2024

Pensando pensamentos pensantes
Nunca serei tão honesta, louca e hiperbólica quanto annie, na medida em que a ficção imita a vida da autora aqui. mas é verdade que também espero por um homem, me visto para que ele veja, durmo fazendo planos onde ele invariavelmente figura. falo isso com uma certa vergonha, que me pegou durante todo o texto. dela, de mim e dessa identificação. pois essa mulher piegas não parece em nada a mulher insubmissa e sofisticada que me esforço pra ser desde menina. é como se eu a traísse. no entanto, foi libertador descobrir que essas duas faces não se excluem. e que é um privilégio amar desmedidamente. uma espécie dádiva invertida também. tenho sorte.
Iza.Boia 03/04/2024minha estante
Amg q texto é esse??? Amei

aline 04/04/2024minha estante

Vitoria Maria 05/04/2024minha estante
Dps de ler isso já quero ler o livro tbm aaaa

Monica Quintal 13/04/2024

"Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo."
"Nas breves páginas deste relato profundamente humano, a autora esmiúça o estado de enamoramento absoluto que experimentou quando, já divorciada e mãe de dois filhos crescidos, viveu um relacionamento com um homem casado. Durante os meses em que se relacionou com A., toda a existência da autora foi regida por um novo signo, que ela disseca com precisão e franqueza. “Graças a ele”, afirma, “eu me aproximei do limite que me separa do outro, a ponto de às vezes imaginar que iria chegar do outro lado”. Essa proximidade do limiar, tão própria do sujeito apaixonado, assume formas variadas no relato. A primeira fronteira a ser deixada para trás é a da razão, que cede espaço ao pensamento mágico por meio do qual se manifesta a expectativa agonizante de ser correspondida. Cada evento, palavra ou pessoa ao redor só tem interesse para Ernaux na medida em que a faz pensar em A. Cada minuto longe dele é uma espera que transcorre de forma diversa do ritmo da vida real. Tema recorrente na obra da escritora, o tempo em Paixão simples não obedece à lógica ou à História. “Para mim não havia essa cronologia em nossa relação, eu só conhecia a presença ou a ausência”, eis o aspecto radical da paixão. Uma vez terminada a relação, o tempo entra em cena novamente, desta vez como índice do rastro deixado por um acontecimento marcante: “Estava sempre calculando, ‘há duas semanas, cinco semanas, ele foi embora’, e ‘no ano passado, nessa data, eu estava aqui, fazendo isso e aquilo’ […]. Pensava que era muito estreito o limiar entre essa reconstituição e uma alucinação, entre a memória e a loucura”. Verdadeira anatomia da alma apaixonada, este livro é também uma reflexão sobre o poder da escrita e um elogio ao luxo que é viver um grande amor."

Esse livro é uma experiência única. Fiquei surpresa com a potência da escrita, com a capacidade da autora de transmitir tanto em tão poucas páginas. A paixão que ela sente por A., um homem casado, que nitidamente não tem os mesmos sentimentos por ela, é arrebatadora, beira o doentio. A ponto de ela não conseguir sair, não conseguir viver, não querer trabalhar, com medo de perder um telefonema dele. A ponto de aceitar migalhas, de se perder com sua ausência. É uma leitura muito rápida, mas daquelas que te faz refletir e pensar na história por muito tempo depois de concluir. Essa história em si não foi minha favorita, mas me interessei muito pela escrita da autora, quero conhecer mais trabalhos dela!

"Não quero explicar minha paixão - o que me levaria a considerá-la um erro ou um transtorno do qual seria preciso me justificar -, só quero mostrar o que ela é."

"Eu tivera o privilégio de viver desde o começo, de modo constante e em plena consciência, aquilo que depois sempre acabamos descobrindo, imersos em estupor e angústia: que o homem que amamos é um completo estranho."

"Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo: desejos sublimes ou mortais, falta de dignidade, crendices e condutas que eu julgava insensatas nos outros uma vez que eu própria não as havia experimentado. Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo."

Barbara.Luiza 20/02/2024

Sobre ligar-se mais ao mundo
A autora descreve sua obsessão por um homem de forma crua e honesta, tão honesta que não pude deixar de me identificar em algumas partes... No começo fiquei com um embrulho no estômago por entender muito do que ela fazia e o quanto pensava no homem, e via como algo muito ruim (e meio que é né), mas foi bom perceber que eu não era a única, e a autora não se envergonhava de nada.
A única parte ruim é que a conclusão foi um pouco apressada.
Achei a escrita muito bonita e lírica, parecia que ela estava despejando tudo que sentia para nós, e com certeza vou ler mais livros da autora !!
**Retiro o que eu disse, o fim é perfeito e esse livro não sai da minha cabeça. Revisitei alguns trechos, e finalmente entendi.
"Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, tudo. Desejos sublimes ou mortais, ausência de dignidade, crenças e comportamentos que achava insensatos nos outros porque nunca me tinha ocorrido recorrer a eles. Sem querer, ele ligou-me mais ao mundo".
Paixões podem terminar bem ou mal, mas no fim é um luxo viver uma por alguém. Quando entendi isso me apaixonei ainda mais por esse livro.

Sophia.Campos 17/05/2024

Um amor nada simples?
Cai de paraquedas nesse livro. Sempre quis conhecer o trabalho dessa autora e estava precisando de um livro curto para voltar ao ritmo de leitura então depois de ver uma recomendação em redes sociais, dei uma chance.

Que experiência. Esse amor de simples não tem nada, na verdade nenhum amor é. Gostei muito como ela viveu intensamente tudo o que estava sentindo e assumiu pensamentos que muita gente já teve, mas se envergonha de admitir.

Gostei bastante do final, acho que a história foi fechada perfeitamente. Adorei a visão dela sobre algumas coisas.

Uma leitura curta e intensa, com certeza vou atrás de outras obras da autora.

Sarah 22/01/2024

"Medi o tempo de outra maneira, com o corpo todo."
Neste relato autobiográfico mergulhamos nas memórias e sensações de uma mulher que sofre de paixão. Estar apaixonado é, na maioria das vezes, oscilar entre êxtase e dor. Na condição de amante, como vem a ser o caso aqui, estar apaixonado é dor com pitadas de uma felicidade precária, efêmera e clandestina.

Se renunciarmos à tentação do julgamento que pode surgir por parte de nós leitores, adentraremos num dossiê do que é que poder ser sentir paixão. A autora se abdicou do sentimento de culpa para que pudesse trazer essa experiência com a maior sinceridade.
Sendo assim, com uma honestidade desconcertante, Annie expõe e desvenda a pungência de desse sentimento que, como um furacão, passa por cima de tudo aquilo que era essencial até então, muda o foco, muda as prioridades, atropela o senso de amor-próprio e dignidade de que se deveria ter. Assim ela descreve: "Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo. Desejos sublimes ou mortais, ausência de dignidade, comportamentos que achava insensatos nos outros porque nunca me tinha acontecido recorrer a eles."

Acredito que todos aqueles que já tiveram a sorte de se apaixonar algum dia irão se identificar em alguma medida com esse relato.

Livro curto, com narrativa fluída, deliciosa e daquelas que ficam com a gente.

Obs: Recomendo também a adaptação cinematográfica, que foi inclusive o meu primeiro contato com essa narrativa.
Sol 62 24/02/2024minha estante

Obrigada Sarah!

Sarah 26/02/2024minha estante
Por nada!

Dalila 01/02/2024

"É o regresso, irreal... que dá a minha paixão todo o seu sentido, que é não ter nenhum."
Peguei essa autora pq me disseram que os livros eram bons e curtinhos. E caramba, que leitura maravilhosa! A escrita dela é uma delicia. Ela usa uma espécie de diário pra detalhar por um certo período a agonia de viver em uma constate espera. Espera de ser vista, ignorada, desejada, preterida, elogiada ou esquecida, E todos os pormenores que um grande amor de p1ca é capaz de despertar no amago feminino. Aqui ela deixou claro como a vicio de uma paixão tem muito pouco a ver com o outro e muito mais com a forma que o outro nos faz sentir, absorver e demonstrar.
É um livro sobre o abandono aflitivo de estar tremendamente apaixonada. É um dossiê intenso da experiência universal (mas única) de querer tanto outra pessoa que se vive na corda bamba entre paixão e obsessão. E é também um relato brutalmente honesto de como a gente enquanto mulher é socializada pra projetar os nossos sentimentos mais intensos na figura de um parceiro "ideal" e irrealista pq só existe idealmente dentro das nossas cabeças e como é isso que nos entrega a plenitude de todos os nossos sentimentos mais obscuros. O coletivo feminino urge por ler esse livro e perceber que nenhuma experiência (nenhuma mesmo) é completamente individual. Ela tinha apenas muito tesão, belas palavras e uma paixão descontrolada foi la é serviu um livro intenso, curto e envolvente. Recomendo bastante!

Daniella.Mancino 12/11/2023

Um conto da autora
Nesse conto, a autora relata uma paixão avassaladora e fugaz. Talvez por ser impossível. Seguindo o mesmo traço dos seus outros livros.

Danialctr 26/01/2024

Devastador
O tipo de livro que você ler todo em apenas um dia. A forma como a escritora narra esse amor obsessivo é muito real e ao mesmo tempo poético. Impossível você ler e não grifar alguma parte, é simplesmente devastador.

Duda Garcia 31/12/2023

Último do ano
Como me viciei na obra, escolhi esse livrinho dela pra finalizar o ano! Mais um tema polêmico da gata.

yasm1m_ 01/01/2024

Impressionante
"Não conto a história de uma ligação, não conto uma história [...] com uma cronologia precisa [...] ou aproximativa [...]. Não há disso nesta relação, porque eu só tive presença ou ausência."

Esse pequeno livro me fez refletir muito sobre o labirinto obscuro que é amar alguém. Em um relato cru e singelo, a autora narra suas ações e pensamentos em relação a uma paixão fora de controle, mas que, ao mesmo tempo, muda naturalmente com o decorrer dos dias, meses, anos. Acredito que é necessária uma coragem extrema para se abrir tanto em um livro, a sinceridade e transparência da autora é dolorosa e desconcertante, levando-me a uma reflexão que eu nem sabia que precisava fazer sobre mim e sobre o outro. Recomendo muito.

Jkellyds 19/01/2024

Uma paixão simples
O livro fluiu bem, mas não sei se gostei.
É uma história bem simples, de uma mulher que tem um caso com um homem casado. O personagem masculino em si é o que menos interessa... Pq a narrativa principal é a espera por ele, os pensamentos que ela tinha enquanto esperava a chegada dele.

collereading 10/01/2024

3,5 ?
"A partir do mês de setembro do ano passado, não fiz mais nada a não ser esperar um homem: esperar que ele me telefonasse e que viesse a minha casa."