A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê Ian Fraser

Resenhas - A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A.Paula.Sz 07/02/2023

Star Wars com sotaque nordestino, citações maravilhosas de músicas q marcaram história no cenário nacional e um mini - Chewbaka colorido (q Bonfim não me ouça kkkk).
Temos a versão Sci Fi do bando de Lampião e Maria Bonita, crimes cometidos pela máfia alienígena
e como se não pudesse ficar ainda melhor, no início de cada capítulo tem uma poesia estilo cordel "preparando" o leitor pra o q pode acontecer naquele capítulo.
Pra fechar com chave de ouro, temos explosões, Tim Maia e encerramos ao som de Evidências.
E aí, te convenci a ler, não foi?
Katia Rodrigues 07/02/2023minha estante
Simmmmm ?? Já tinha baixado mas ainda não tinha tido vontade de ler ? Será a próxima leitura

moon.child 07/02/2023minha estante
CONVENCEU MUITO!

A.Paula.Sz 07/02/2023minha estante
E nem precisei citar a capivara geneticamente modificada apaixonada por literatura brasileira ;-D

Katia Rodrigues 07/02/2023minha estante

Mestizo 27/03/2024

Sincerão
Se você curte guardiões da galáxia vai gostar desse livro ele é uma versão disso só que brasileira com várias referências e vários resgates culturais interessantes . A história em si é bem básica mais não esquece de ler esse livro com a playlist que tem no Spotify a imersão vai ser fantástica.
VinAcius49 01/04/2024minha estante
Mas é só 1? mesmo? ?

Mestizo 03/04/2024minha estante
Hahaha ah minha contagem meia estranha mais é um bom livro se tá curtindo ?

lunatiqe 25/03/2024

"havia morrido muitas mortes, mas aquela era sua única vida"
"? arrependimento nem sempre significa que escolhemos o caminho errado." ?

? enredo:
o livro se passa no planeta Cabula XI, onde se vive um humano chamado Severino Olho de Dendê, que já enfrentou a morte várias vezes no passado e lhe tirou quase tudo, levando também para si parte de seu coração. agora, junto com seu melhor amigo Bonfim, trabalha como investidor particular. tem um detalhe: no lugar de seu olho esquerdo, carrega agora o Olho de Dendê, que permite ver os últimos momentos da pessoa antes de sua morte.
em seu mais novo caso em investigação, que tem envolvimento da Federação Sententrional, organização que comanda a galáxia, e das Carcarás Carmesins, inspetoras a serviço da instituição.
já no planeta de Batoidea, conhecemos Antonieta, uma capivara geneticamente modificada e Carcará, vê uma cena do crime um nome escrito com sangue, que conhece muito bem.

? personagens:
eu amei a construção do protagonista, a forma que nos envolvemos em seu passado junto com suas amizades.
porém, o romance não foi bem construído, acabando que não deu tanta mudança na narrativa. ?

? pontos fortes:
a construção de mundo é muito bem trabalhada e explorada, utilizando as características do nordeste brasileiro.
a trama é bem cativante, te faz entender as atitudes do protagonista pelo seu passado e o seu problema atual.
a escrita é ótima, amei como as citações de musica e os cordéis nos inícios de cada capítulo foram bem elaborados, trazendo mais identidade a obra. ?

? pontos fracos:
de certa forma, o autor foi se desviando do objetivo da história, e nos minutos finais foi tudo de uma vez, que acabou tendo alguns plots que não agregaram a história.

? ler essa obra indo para o nordeste foi uma experiência inexplicável. muitas das cidades que eram citadas eu conhecia, o que foi fantástico!! ??
ler uma obra que nem essa durante os melhores dias da minha vida foi incrível, e principalmente saber que a cada dia que se passa, a literatura nordestina cresce cada vez mais. ?
Sara277 25/03/2024minha estante
Eu amo suas resenhas

lunatiqe 25/03/2024minha estante
obg! ?

AventureiroLiterário 12/11/2022

O Star Wars baiano que você precisava ler, mas não sabia
Desde o primeiro momento em que descobri esse livro e li sua sinopse, sabia que seria uma jornada divertida. E assim foi até o final.

É muito bom ver um escrito brasileiro fazendo algo tão diferente, tão ousado e ainda assim tão característico para nossa cultura. Sem dúvidas é um ótimo agregado a nossa "limitada" literatura fantástica.

Por mais que esse seja uma ótima obra, ainda tem alguns pontos que me deixaram esperando mais. (Algo que de maneira nenhuma desmerece o demais da obra)
Por exemplo, Severino e a maioria dos personagens principais tem muita história de vida contada antes do começo desse livro. Todas são muito interessantes e gostaria muito de ler mais sobre esses eventos descritos nos passados deles.
Sem dúvida eu leria uma expansão desse universo que fossem um prequel, contando as origens e os feitos passados da Filó, Antonieta, Alberico, Dinha etc. Até uma sequência seria bom, já que o livro deixa certas pontas em aberto.

Outro pequeno pormenor que percebi ao longa da leitura é que o ritmo do livro está sempre mudando. O autor sabe escrever bem, mas as vezes parece que está com pressa de correr com a história, fazendo certas ações inteiras sendo resumidas em um parágrafo. Enquanto em outros momentos ele escolhe dar todo um destaque mais trabalhado.
Ao meu ver, o livro poderia ser um pouco mais longo, para que certos momentos que são contados muito rápido pudessem ser melhor aproveitados.

No mais, uma ótima pedida se você quer ler alguma obra brasileira que fuja da bolha em que muitos autores nacionais vivem, mas ao mesmo tempo não sendo uma tentativa de copiar os best sellers de ficção gringos.
Jamayra Greyce 03/02/2023minha estante
queroooo

Isa Frasinelli 21/11/2022

“Dá para fazer Star Wars com a gente”
Tive a oportunidade de entrevistar Ian Fraser sobre esse lançamento e a conversa deixou a obra com um significado ainda mais especial para mim, trazendo aquele sentimento de “coração quentinho” ao terminar a história. O autor me falou muito da importância de explorar o Nordeste nessa ópera espacial, destacando como é possível “fazer Star Wars com a gente”.

Acho que ele conseguiu perfeitamente trazer o Brasil para um gênero literário que temos um imaginário muito baseado em produções internacionais. Esse toque trouxe personagens cativantes que aproximam o leitor, desde a capivara geneticamente modificada até a criatura alienígena com fitinhas do senhor do Bonfim amarradas no cabelo. Tudo com muito bom-humor e reflexões sobre a vida!

Super recomendo o livro e deixo aqui a matéria com a entrevista que saiu no portal iG:

'Dá para fazer Star Wars com a gente', conta Ian Fraser sobre livro

Marina 22/12/2022minha estante
Cada vez mais querendo ler esse livro!

Pedro P. R. 24/06/2023

Maravilhoso
Por onde começar a falar desse livro? Talvez pelo título? A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê. Um título talvez grande demais, mas que traz precisamente a essência da obra e que para um leitor baiano, tem um significado muito mais forte.

Ha muito tempo comento com meus conhecidos sobre a vontade de ler algo que traga mais da essência brasileira em suas páginas, e esse livro do Ian foi exatamente isso. A obra é uma “opera espacial”, algo como star wars, mas, ao mesmo tempo, muito diferente. Toda a expansão espacial, as colonizações e língua usada na obra fazem referência a elementos nordestinos. Em alguns pontos, os diálogos ficam um pouco caricatos, mas isso entra tanto no contexto da história, que é mais um ponto positivo do que negativo.

Quanto aos personagens, esses são com certeza a alma da obra. O próprio Severino, que presenciamos em diálogos e narrativas um pouco de seu passado e acompanhamos a narrativa de seu presente. Um homem imperfeito, depressivo e que talvez ainda tenha a oportunidade de recuperar o brilho em sua vida. Além dele, temos Filomena, a Paladina do Sertão, um tipo de cangaceiras do espaço. Juá, uma carranca robótica, Bonfim, um alienígena que é uma mistura do chewbacca e do Primo Coisa da família Addams que tem fitinhas do Senhor do Bonfim cobrindo todo seu corpo. E fechando nosso elenco, temos Antonieta, uma criatura hibrida, uma humana feita em laboratório que tem a aparência de uma capivara.

Esse estranho e engraçado elenco move uma história de investigação, viajando por planetas como Cabula XI, voltando para a Terra e fazendo uma visita a uma nova Salvador até seu momento de conclusão.

Três pontos que preciso mencionar pela experiência extra que acabam dando aos leitores. 1 – os interlúdios de abertura de cada capítulo, que me lembrou bastante a introdução de episódios de séries de TV. 2 – As músicas. Existe uma rádio tocando durante toda a obra, e a maneira como as músicas, todas nacionais, foram introduzidas na obra ficou fantástico. 3 – as menções literárias de Antonieta, nossa garota capivara. Ela possui o habito de fazer citações de livros que já leu.

Numa avaliação geral. A obra é muito boa, recomendo. É divertida, gostosa de ler e se você foi baiano, vai pegar muita referência nos diálogos e narrativa. Se você não for baiano, ainda vai conseguir uma experiência gratificante e de quebra vai conhecer um pouco mais da cultura nordestina.

Quanto a alguma crítica sobre a obra, acho que o final faltou um tempero, uma pitadinha de pimenta para ser um pouco mais impactante
Bruno Araújo 11/03/2024minha estante
adorei a sua resenha! tô pensando em passar esse livro pros meus alunos do oitavo ano para trabalharmos com afrofuturismo. acho que vai ser legal!

Dani 20/02/2023

Perfeito
Uma ficção científica brasileira. Mais do que isso, una ficção científica nordestina.

Uma mistura de star wars com guia do mochileiro das galáxias, esse livro tem tantas referências brasileiras wue você se sente em casa. É aconchegante, engraçado, fácil de ler.

Vale muito a pena, eu normalmente não gosto de ficção científica mas esse livro entrou pra lista dos meus favoritos.
Elias Flamel 20/02/2023minha estante
Gostei demais.
Esse livro exala identidade.

Luciana 18/11/2022

Um livro criativo, divertido, gostei bastante do universo criado, os diferentes tipos de personagens e o desenvolvimento da história.
Me incomodou um pouco não saber muito sobre o período anterior ao qual nos encontramos na história, parece que pegamos o bonde andando.
Vale ressaltar a ousadia de se escrever algo que foge do comum na literatura brasileira e de fazer isso com qualidade.

Elay Lima T 11/12/2022

Além de uma edição linda, o livro me deixou muito feliz e com o coração quentinho de ver tanto do nordeste presente. Dá um quentinho no coração reconhecer aquele jeitinho de falar, aquelas expressões e poder ter aquela sensação de que agt ta escutando alguém ali falando do nosso lado. O livro é diferente do que eu estou acostumada, mas foi uma leitura muito fluída e satisfatória. Eu dei boas risadas e me apeguei aos personagens. Eu recomendo demais a leitura e com certeza vou panfletar para todos os meus amigos!

Juliano.Ramos 12/12/2022

Não gosto de livros de ficção cientifica, Duna, os livros do asimov, leio e não me diz nada... O livro do Severino é uma ficção científica, tudo no livro tem um pouco desse tipo ficção, porém, o livro se aproxima do nordestino, do baiano de uma maneira única, a forma de falar, a cultura, os trejeitos do baiano misturado uma linguagem espacial é muito bem vinda, a união dessas culturas com esse tipo de leitura é difícil de se ver, não lembro de algo parecido, e apesar de sempre passar longe desse tipo de livro, resolvi me arriscar e o resultado é muito bom, o livro tem de tudo o que gênero precisa, desde os clichês espaciais até as reviravoltas na história. Os personagens são cativantes e se a história não chega a ser nada de outro mundo, é original dentro
daquilo que se propôs, é um livro nota 9, um livro diferente, que vale muito a pena ser lido.

Fernando 17/12/2022

Por mais obras assim
Há alguns anos, no exterior, houve uma moda na literatura em que os clássicos eram re-imaginados com algum detalhes inesperado, o precursor desse movimento foi o Orgulho, preconceito e zumbis. Depois dele surgiram vários outros nessa pegada. O livro do Ian não é necessariamente nessa pegada, mas re-imagina algo, e isso é algo gostoso de se ver, ainda mais dentro da literatura brasileira.
A combinação soa exótica, e de fato é, e essa é a força do livro. Bem escrito, bem imaginado, divertido e com uma trama mega interessante. Tomara que ele seja uma porta para muitos outros nesse sentido.

Washington.Matheus 21/05/2024

Façam estoque de óleo de dendê!
É maravilhoso a forma de como Ian Fraser vai conduzir essa história. É um texto que exala a criatividade, mas que não é muito inovador, entretanto te transporta para um cenário incrível em que durante toda a leitura você fica imaginando cada detalhe que o autor quis passar em sua escrita. É um livro extremamente visual, poético e engraçado. Bonfim é um dos melhores personagens desta obra, e Antonieta carrega nas costas todo o enredo, afinal, não é sempre que a gente vê uma capivara investigadora devoradora de livros, não é mesmo? A minha dica é; façam estoque de óleo de dendê porque esse negócio vai ficar caro pra p****! E tenham uma boa viagem a este universo.

Gab 06/01/2023

Severino
*o meu 4 estrelas é pra BOM

eu gostei, foi bem gostoso de ler, com algumas complicações em nomes e detalhes, é uma fantasia distópica, onde tem outros planetas e o dendê é a base pra muita coisa, como combustível. a amizade do severino e do bonfim é mto linda, eles se amam e é incrível ver essa amizade, tem muitaaas referências ao brasil e ao nordeste, com muitas frases citadas de livros famosos e de poemas, muitas frases poéticas e lindas, sempre tem trechos de músicas, e é bem interessante a história, recomendo

Marcio39 07/01/2023

Poderia ter o dobro de páginas!!!!
Cada parágrafo que trazia histórico dos acontecimentos, explicava eventos, nomes e hierarquias, parecia que poderia se desenvolver num próprio livro. O universo criado aqui é absurdamente divertido e rico. Sem palavras. Preciso de mais coisa desse universo praol ontem.

Vincent.Uriel 11/01/2023

Severino é um livro com MUITA personalidade, a escrita é muito boa e super fluida, os personagens são super cativantes e o universo é muito interessante. O trabalho de edição do livro deixa a leitura ainda mais dinâmica