A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê Ian Fraser

Resenhas - A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

LuanGabs 09/05/2024

Em uma historia divertidíssima, ágil, com aventura, romance e misterio bem distribuídos, esse livro ainda consegue entregar uma homenagem linda ao Brasil, ao Nordeste, à Bahia.

Com a clara inspiração de ?Morte e Vida Severina?, acompanhamos Severino partindo do momento de sua morte, e retornando pra um grande flashback que é sua ultima empreitada em vida.
Severino nos demonstra diversas vezes as mortes que já morreu, o fato de ser apenas uma casca que continua vivendo a deriva, sem viver. E isso dá ao protagonista um arco lindo com uma sensação satisfatória ao concluí-lo.

A construção do mundo (ou da galaxia nesse caso) é rápida, portanto a historia consegue avançar com bastante agilidade. As referências de grandes óperas espaciais como Duna e Star Wars estão aqui banhadas de diversos sotaques nordestinos, principalmente o baiano.

No decorrer do texto, é bem expressa a vontade do autor de homenagear e referenciar a múltipla vivência nordestina: seja na música (belchioooooor), na literatura e na religião. E QUE HOMENAGENS!!

Os versos rimados que precedem cada capítulo quebram a parede leitor x autor, conversam diretamente sobre o enredo e sobre as peripécias de um autor em manter o leitor ávido por virar a página. Isso é de uma metalinguagem e uma perspicácia divertidissima.

Os personagens fogem do maniqueismo, a dinamica de personagens é presente em cada par que se queira ajustar: é otimo ver a amizade de Bonfim e Severino, é excelente acompanhar Filomena e Severino se reconectando, a dinamica de antonieta com severino, e também antonieta com filomena são bem curiosas.

Quero destacar o quanto interessante é a personagem de antonieta: onde tantas discussões sociais podem ser feitas apenas com a personagem dela.

Por mais que eu não ache o plot twist tão supreendente, serve bastante aos propósitos da historia. Amarra muito bem o conceito de vida e morte abordados durante todo o livro.

Diversos diálogos são surpreendentes e bem escritos. Fazendo as palavras pesarem mais do que significam. Muitas reflexões podem ser tiradas.

Fagner 07/05/2024

Tempero brasileiro
Que obra linda. Mais uma vez o Ian consegue criar uma narrativa com o que há de mais marcante no imaginário brasileiro. Quem diria que é possível imaginar e se apaixonar com uma aventura espacial com toques e referências da nossa cultura. Literatura nacional da melhor qualidade.

Nicolaschmeling 25/04/2024

QUE LIVRO BOM AAAA

uma leitura que valeu muito a pena, história totalmente envolvente, cheia de referências nordestinas, recomendo dms!!!
eles são os nossos guardiões da galáxia ??

SrtaMary 21/04/2024

Impressionante
Eu amei a premissa de o livro contar a história de um nordestino no espaço investigando crimes, o livro me prendeu do início ao fim, bem escrito com referências brasileiras. PERFEITO!

Aline.Armond 19/04/2024

QUASE, quase quase? ?? esse livro tinha TUDO pra ser um livro favorito da minha vida, se não O livro favorito da minha vida. É o puro suco da brasilidade, ficção científica braba, super divertido e engraçado, com pessoas lutando contra os poderosos, cheio de referências e arte, pra você ter noção todos os capítulos começam com um cordel ??? sabe???? É sensacional. Mas no final achei que tratou a questão da luta contra o capitalismo de uma forma tão superficial que chega ao ponto de ser um desserviço pra causa. O final meio que usou a teoria da ferradura, o que me dói muito. O autor se esqueceu da frase de Malcom X (falo esqueceu pq só pelo livro é possível perceber que ele tem conhecimento sobre o assunto, então ELE SABE): ?não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor? - não falo isso pra dizer que certa atitude do livro seria certa ou não, mas pq acho que as coisas são mais complexas do que ficou parecendo. O personagem que poderia ser um revolucionário (se não tivesse feito o que fez) na verdade foi um vilão, e isso não é uma mensagem tão boa da gente reforçar né?

Soda Káustica 10/04/2024

Todo o contexto cultural e estético do livro é muito bom, essencialmente brasileiro. O enredo em si não é lá muito original, mas funciona.

Mestizo 27/03/2024

Sincerão
Se você curte guardiões da galáxia vai gostar desse livro ele é uma versão disso só que brasileira com várias referências e vários resgates culturais interessantes . A história em si é bem básica mais não esquece de ler esse livro com a playlist que tem no Spotify a imersão vai ser fantástica.
VinAcius49 01/04/2024minha estante
Mas é só 1? mesmo? ?

Mestizo 03/04/2024minha estante
Hahaha ah minha contagem meia estranha mais é um bom livro se tá curtindo ?

lunatiqe 25/03/2024

"havia morrido muitas mortes, mas aquela era sua única vida"
"? arrependimento nem sempre significa que escolhemos o caminho errado." ?

? enredo:
o livro se passa no planeta Cabula XI, onde se vive um humano chamado Severino Olho de Dendê, que já enfrentou a morte várias vezes no passado e lhe tirou quase tudo, levando também para si parte de seu coração. agora, junto com seu melhor amigo Bonfim, trabalha como investidor particular. tem um detalhe: no lugar de seu olho esquerdo, carrega agora o Olho de Dendê, que permite ver os últimos momentos da pessoa antes de sua morte.
em seu mais novo caso em investigação, que tem envolvimento da Federação Sententrional, organização que comanda a galáxia, e das Carcarás Carmesins, inspetoras a serviço da instituição.
já no planeta de Batoidea, conhecemos Antonieta, uma capivara geneticamente modificada e Carcará, vê uma cena do crime um nome escrito com sangue, que conhece muito bem.

? personagens:
eu amei a construção do protagonista, a forma que nos envolvemos em seu passado junto com suas amizades.
porém, o romance não foi bem construído, acabando que não deu tanta mudança na narrativa. ?

? pontos fortes:
a construção de mundo é muito bem trabalhada e explorada, utilizando as características do nordeste brasileiro.
a trama é bem cativante, te faz entender as atitudes do protagonista pelo seu passado e o seu problema atual.
a escrita é ótima, amei como as citações de musica e os cordéis nos inícios de cada capítulo foram bem elaborados, trazendo mais identidade a obra. ?

? pontos fracos:
de certa forma, o autor foi se desviando do objetivo da história, e nos minutos finais foi tudo de uma vez, que acabou tendo alguns plots que não agregaram a história.

? ler essa obra indo para o nordeste foi uma experiência inexplicável. muitas das cidades que eram citadas eu conhecia, o que foi fantástico!! ??
ler uma obra que nem essa durante os melhores dias da minha vida foi incrível, e principalmente saber que a cada dia que se passa, a literatura nordestina cresce cada vez mais. ?
Sara277 25/03/2024minha estante
Eu amo suas resenhas

lunatiqe 25/03/2024minha estante
obg! ?

Rosangela Max 24/03/2024

Uma mistura inusitada com sabor brasileiro.
Ficção-científica com elementos culturais nordestinos, com um toque de suspense investigativo e muita poesia. Parece improvável, mas funcionou super! Além disso, é acompanhada por uma trilha sonora de respeito.
Severino e seus companheiros Antonieta , Bonfim, Juá e Filomena são personagens ricos em bravura e em tiradas espirituosas. Quanto ao protagonista, ele é complexo em seu sofrimento, mas simples em suas atitudes.
A escrita é leve e cheia de sensibilidade.
Recomendo a leitura.

ThomasRoycer 13/03/2024

Mágico
Uma aventura deslumbrante no universo do nordeste, uma mistura do hi-tech com cuscuz, recomendo a leitura

Carol 10/03/2024

Sabe quando a cada linha que você lê você tem que parar respirar e falar ?meu Deus que genial!!?? é esse tipo de livro que conta a história de Severino. e além disso, a cada página virada eu pensava ?rapaz, queria ter escrito isso, eu ia me achar demais?.
pense num livro que tem muitas referências brasileiras e regionais, que tem referências da ficção científica e ainda inovações científicas tão a cara do Brasil, que tem seres extraterrestres incríveis, que tem uma história tão encaixadinha que não deixa nenhum furo de roteiro, que te diverte e te emociona, que você se conecta.
esse livro é isso, simplesmente.
tornou-se um dos meus preferidos da vida e Tiê é minha personagem favorita, então me despeço com uma frase dela:
?sou uma vida à base de palavras. livros são meu DNA.?

Ana Lívia Mourão 10/03/2024

Extasiada! Não tem um adjetivo melhor! Que obra prima fenomenal! Ian me arrebatou! Fazia tempo que não lia um livro nacional tão f0d@!
Uma opera nordestina, que se passa na galáxia e no futuro! Uma mistura de ?Star Wars?, ?Star Trek?, ?O auto da compadecida? misturados e nada igual a nenhum desses kkkkkkkkk
A edição também está impecável! Como o autor conseguiu misturar regionalismo, crenças religiosas, fé, ficção científica, xilogravura, cordel, músicas?com tanto primor?! Queria esquecer a história pra reler todo de novo agorinha mesmo!
Certamente, vai entrar pra lista dos melhores do ano e da vida!
Vida longa a Severino olho de dendê, Filó, Juá, Bonfim e Tiê! ??