A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê Ian Fraser

Resenhas - A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

LarieMarie 20/12/2023

Gostei bastante desse livro. Ele é cheio de referências e expressões nordestinas, tem uma história bem interessante e é bem criativo. Os capítulos começam com cordéis, é recheado de citações literárias e músicas brasileiras populares que combinam perfeitamente com a situação em que estão sendo usadas. Sem falar das ilustrações belíssimas dentro e fora do livro. Por algum motivo, que não sei explicar, acabei fazendo muita hora pra ler esse livro, apesar de estar gostando. Ele é bom, mas não me prendeu tanto quanto eu achei que prenderia.

eusil 11/12/2023

Severino
Uma leitura gostosa que transporta a gente pra outros mundos parecidos. anotei tantas frases deste livro que até me surpreendeu. que escrita boa. uma ótima companhia.

Gerson91 10/12/2023

Divertidíssimo!
O livro narra a história de uma turma porreta em aventura intergaláctica pelo nordeste brasile... ops, nas galáxias. História gostosa, personagens bem diferentes e a quentura do povo de Salvador na prosa. A "trilha sonora" é um show à parte!

Joanne.G.P. 03/12/2023

????Ó?????????
Esse livro é grandioso. Além de ser uma celebração à cultura nordestina, é também um banho de dendê em quem lê.

??PONTOS FORTES:

??PERSONAGENS: são todos cativantes, cada qual com sua personalidade definida e que exerce um papel em todas as peças do quebra cabeça que o autor @ianfrasermeurei montou. Como vi em uma resenha, são os Guardiões da Galáxia Nordestinos, a melhor definição, pois tem o misto de alienígenas e humanos, com falhas e problemas, bem humorados e cheios de atitude.

O protagonista Severino é muito cativante e vai se desnudando ao decorrer da história, nos mostrando camadas da sua personalidade. Seu melhor amigo - Bonfim, a quem fiz uma homenagem na foto, me conquistou demais, uma amizade de cinema mesmo! Amei cada um deles.

?? UMA CAPIVARA LEITORAH: Sim, vou falar da Antonieta a vida toda, pra mim a personagem mais interessante e eu quero um livro dela Ian, obrigada. "Nieta" para os íntimos, tipo eu, responde muitos dos diálogos com t r e c h o s de livros, isso mesmo, além de ser leitora, é inteligente e tem certa complexidade emocional que me deixou extremamente cativada por ela.

?? AMBIENTAÇÃO: uma fusão perfeita da cultura nordestina com suas comidas, festas, pontos turísticos, religião, com um planeta totalmente novo cheio de tecnologia cujos dias duram 48h. Uma homenagem linda demais a um povo tão intenso, que tem uma cultura tão rica, mostrando o quanto a cultura do nosso país tem potencial gigantesco nas mãos dos nossos autores nacionais, que amam sua terra natal e possuem criatividade para inserir essa cultura em diversos contextos.

??PONTO FRACO

?? o livro acaba, eu queria uma série

athosprado 01/12/2023

Uma odisseia espacial nordestina maravilhosa. Parabéns ao Ian por ter criado um mundo com personagens incríveis que refletem nossas características brasileiras. As músicas que tocam na rádio Serendipidade são um espetáculo a parte. Ansioso por uma continuação.

manoeIa 28/11/2023

Star Wars Soteropolitano
De começo achei a leitura meio cansativa, muitos personagens para lembrar o nome e história. Mas depois o desenrolar do drama foi acontecendo e você fica querendo saber qual o final da história. No mais, uma boa leitura, principalmente para quem gosta de ficção. Um história sobre amizades, amores, propósitos de vida e vingança.

Um coisa eu digo, rir você vai bastante durante a leitura.

Carlabknho 27/11/2023

Aventura espacial porreta
Tenho pouca afinidade com obras de ficção científica. Em geral não prendem minha atenção, o ritmo lento, as vezes arrastado me desmotiva, os ?arrodeios? e surgimentos mirabolantes do nada, me entendiam.
Mas essa NARRATIVA ESPACIAL me arrebatou. Que livro senhores, que livros!
Pra começar o dinamismo da escrita, ritmo acelerado, me deixaram vidrada. Acrescente a isso uma escrita leve, mistérios e carregada de humor. Sim humor é um tempero arrebatador, que poucos sabem usar, tem uma medida certa e Ian Fraser consegue dosar com maestria. Adicione nessa receita personagens bem construídos (não apenas o protagonista, todos brilham), um universo bem detalhado, mas sem exagero (do tipo que o leitor se perde), muita cultura nordestina (Avôhai, O Auto da Compadecida, Viva o Povo Brasileiro, etc), referências nortistas, paisagem reais e fictícias se mesclando, dialeto baianês (tudo pra mim). Acrescente também uma grande dose de riqueza artística, detalhes minimalistas em cada páginas, cada capítulo apresentado em forma de cordel, trecho de músicas dançando entre os parágrafos (a entrada de Filó na narrativa com os versos de Reconvexo de Bethânia lindoooooo), ilustrações, a capa LINDA, muitas referências culturais/históricas, citações aos orixás, tudo isso fizeram a leitura virar uma experiência deliciosa. Assim é: A VIDA E AS MORTES DE SEVERINO OLHO DE DENDÊ (até o título é instigante).
Mas sem dúvidas, se tem uma característica que arrebatou meu coração foi a forma como a obra mescla o futurismo com ancestralidade. Genial. O ancestral é sempre lembrado, referenciado, enaltecido (como deveria ser também na vida real né?) e serve de base para os feitos e aparatos tecnológicos. Até o Severino carrega em si essa dualidade, um braço comum, outro mecânico, um olho normal, outro biônico que só ganha ?poder? ao usar uma erva ancestral, soldados robôs em forma de carranca como protetores (quem sabe o que é carranca entende de imediato).
Por falar em tecnologia a ideia de uma IA que capta o presente/ambiente/situação e apresenta ao ouvinte a música perfeita para o momento, me pegou, desejei demais, até me peguei pensando qual seria trilha pra certos momentos meus rs,rs,rs... (deixa me off). Me divertir, torci, fantasiei cenas, OFICÓRSSIMENTE imaginei o livro como uma adaptação para TV, Web, cinema, algo bem visual.
AH, já ia esquecendo, essa maravilha é finalista do prêmio Jabuti de 2023 e tô na torcida....
Salve os autores Baianos!

triz11 21/11/2023

Que livro bom, que história linda e o jeito q ela foi contada deixou tudo ainda mais lindo
as músicas no meio deixa tudo ainda melhor
só não entendi muito bem oq a pague seguro, pague menos, sei lá, queria, sou muito burrinha, era muita informação pra eu processar

Hanna 21/11/2023

Leia esse livro
Gostei do livro. Não tenho costume de ler ficção científica, entretanto consegui ler esse livro tranquilamente. Gostei das características personagens. Gostei bastante do Severino, parece uma pessoa real que você conhece.
4,5estrelas

Leo 20/11/2023

Uma leitura diferente e com personalidade.
A leitura é bem fluida, apesar de ter alguns elementos que incomoda um pouco, como o fato de o autor ficar inserindo constantemente trechos de músicas, no começo é legal, mas depois você fica meio sem saco, mas ainda sim é uma leitura leve digna de um filme de sessão da tarde.

Ana Morilho 18/11/2023

Que história genial, legal e divertida.
Pena que descobri que não gosto muito de ficção científica.
Mas um livro que trás coisas nacionais é muito legal.
Esse livro é genial, super divertido, muito gostoso de ler.
SUPER RECOMENDO.
VALORIZEM A LITERATURA NACIONAL.

carolina.soares 17/11/2023

Livro bem bonzinho com uma escrita gostosinho de ler. Tem vários ditados populares.

"O ontem, ele já passou, nunca mais que vai voltar. Com suas consequências, a gente deve lidar. Tem cicatriz que sangra até o caixão fechar."

Duda 15/11/2023

Chato
A ideia é boa, sério, boa mesmo, mas a execução deixa a desejar
As páginas passam rápido ent era para ser uma leitura leve e rápida, mas foi chato demais, uma agonia
A ideia de misturar espaço e cultura nordestina é genial, um personagem ser uma capivara geneticamente modificada com nome que remete à revolução francesa, a Dom Casmurro e a Clarice Lispector é realmente incrível.
Todavia, como já dito, a execução foi ruim. Os personagens n são nada envolventes, os tempos se alternam entre uma vagarosidade cansativa e pressa descabida e o enredo n é atrativo.
A estória se baseia em uma investigação de conluio sociopolítico relacionado com Severino ( que sendo uma referência a obra de João Cabral deveria ter mais proximidade, além do nome). Soq nada disso é de fato atrativo, n gera tensão, eu li no início ao fim com apátia
N acho q o autor seja ruim, de vdd, para alguém ter uma criatividade assim deve ser uma pessoa impressionante, mas dessa vez, nessa obra o desenvolvimento da ideia foi ruim, simplesmente ruim

Isabelly.Godoy 08/11/2023

Como eu amo ser brasileira
Para quem curte ficção científica bem humorada, com muita criatividade e uma história que vai te prender do início ao fim, esse é o livro! Com o bônus de ser nacional e conter inúmeras referências à cultura nordestina.

Essa é uma história emocionante e muito divertida. O tempo todo me pegava imaginando como seria ter uma série de algum streaming inspirada nesse livro. Recomendo pra todos os amantes da boa literatura nacional e que estão a fim de se aventurar pelo espaço sideral mas com um gostinho bem brasileiro.