A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê Ian Fraser

Resenhas - A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

AventureiroLiterário 12/11/2022

O Star Wars baiano que você precisava ler, mas não sabia
Desde o primeiro momento em que descobri esse livro e li sua sinopse, sabia que seria uma jornada divertida. E assim foi até o final.

É muito bom ver um escrito brasileiro fazendo algo tão diferente, tão ousado e ainda assim tão característico para nossa cultura. Sem dúvidas é um ótimo agregado a nossa "limitada" literatura fantástica.

Por mais que esse seja uma ótima obra, ainda tem alguns pontos que me deixaram esperando mais. (Algo que de maneira nenhuma desmerece o demais da obra)
Por exemplo, Severino e a maioria dos personagens principais tem muita história de vida contada antes do começo desse livro. Todas são muito interessantes e gostaria muito de ler mais sobre esses eventos descritos nos passados deles.
Sem dúvida eu leria uma expansão desse universo que fossem um prequel, contando as origens e os feitos passados da Filó, Antonieta, Alberico, Dinha etc. Até uma sequência seria bom, já que o livro deixa certas pontas em aberto.

Outro pequeno pormenor que percebi ao longa da leitura é que o ritmo do livro está sempre mudando. O autor sabe escrever bem, mas as vezes parece que está com pressa de correr com a história, fazendo certas ações inteiras sendo resumidas em um parágrafo. Enquanto em outros momentos ele escolhe dar todo um destaque mais trabalhado.
Ao meu ver, o livro poderia ser um pouco mais longo, para que certos momentos que são contados muito rápido pudessem ser melhor aproveitados.

No mais, uma ótima pedida se você quer ler alguma obra brasileira que fuja da bolha em que muitos autores nacionais vivem, mas ao mesmo tempo não sendo uma tentativa de copiar os best sellers de ficção gringos.
Jamayra Greyce 03/02/2023minha estante
queroooo

Rosangela Max 24/03/2024

Uma mistura inusitada com sabor brasileiro.
Ficção-científica com elementos culturais nordestinos, com um toque de suspense investigativo e muita poesia. Parece improvável, mas funcionou super! Além disso, é acompanhada por uma trilha sonora de respeito.
Severino e seus companheiros Antonieta , Bonfim, Juá e Filomena são personagens ricos em bravura e em tiradas espirituosas. Quanto ao protagonista, ele é complexo em seu sofrimento, mas simples em suas atitudes.
A escrita é leve e cheia de sensibilidade.
Recomendo a leitura.

Dani 20/02/2023

Perfeito
Uma ficção científica brasileira. Mais do que isso, una ficção científica nordestina.

Uma mistura de star wars com guia do mochileiro das galáxias, esse livro tem tantas referências brasileiras wue você se sente em casa. É aconchegante, engraçado, fácil de ler.

Vale muito a pena, eu normalmente não gosto de ficção científica mas esse livro entrou pra lista dos meus favoritos.
Elias Flamel 20/02/2023minha estante
Gostei demais.
Esse livro exala identidade.

Soda Káustica 10/04/2024

Todo o contexto cultural e estético do livro é muito bom, essencialmente brasileiro. O enredo em si não é lá muito original, mas funciona.

lunatiqe 25/03/2024

"havia morrido muitas mortes, mas aquela era sua única vida"
"? arrependimento nem sempre significa que escolhemos o caminho errado." ?

? enredo:
o livro se passa no planeta Cabula XI, onde se vive um humano chamado Severino Olho de Dendê, que já enfrentou a morte várias vezes no passado e lhe tirou quase tudo, levando também para si parte de seu coração. agora, junto com seu melhor amigo Bonfim, trabalha como investidor particular. tem um detalhe: no lugar de seu olho esquerdo, carrega agora o Olho de Dendê, que permite ver os últimos momentos da pessoa antes de sua morte.
em seu mais novo caso em investigação, que tem envolvimento da Federação Sententrional, organização que comanda a galáxia, e das Carcarás Carmesins, inspetoras a serviço da instituição.
já no planeta de Batoidea, conhecemos Antonieta, uma capivara geneticamente modificada e Carcará, vê uma cena do crime um nome escrito com sangue, que conhece muito bem.

? personagens:
eu amei a construção do protagonista, a forma que nos envolvemos em seu passado junto com suas amizades.
porém, o romance não foi bem construído, acabando que não deu tanta mudança na narrativa. ?

? pontos fortes:
a construção de mundo é muito bem trabalhada e explorada, utilizando as características do nordeste brasileiro.
a trama é bem cativante, te faz entender as atitudes do protagonista pelo seu passado e o seu problema atual.
a escrita é ótima, amei como as citações de musica e os cordéis nos inícios de cada capítulo foram bem elaborados, trazendo mais identidade a obra. ?

? pontos fracos:
de certa forma, o autor foi se desviando do objetivo da história, e nos minutos finais foi tudo de uma vez, que acabou tendo alguns plots que não agregaram a história.

? ler essa obra indo para o nordeste foi uma experiência inexplicável. muitas das cidades que eram citadas eu conhecia, o que foi fantástico!! ??
ler uma obra que nem essa durante os melhores dias da minha vida foi incrível, e principalmente saber que a cada dia que se passa, a literatura nordestina cresce cada vez mais. ?
Sara277 25/03/2024minha estante
Eu amo suas resenhas

lunatiqe 25/03/2024minha estante
obg! ?

Nicolaschmeling 25/04/2024

QUE LIVRO BOM AAAA

uma leitura que valeu muito a pena, história totalmente envolvente, cheia de referências nordestinas, recomendo dms!!!
eles são os nossos guardiões da galáxia ??

A.Paula.Sz 07/02/2023

Star Wars com sotaque nordestino, citações maravilhosas de músicas q marcaram história no cenário nacional e um mini - Chewbaka colorido (q Bonfim não me ouça kkkk).
Temos a versão Sci Fi do bando de Lampião e Maria Bonita, crimes cometidos pela máfia alienígena
e como se não pudesse ficar ainda melhor, no início de cada capítulo tem uma poesia estilo cordel "preparando" o leitor pra o q pode acontecer naquele capítulo.
Pra fechar com chave de ouro, temos explosões, Tim Maia e encerramos ao som de Evidências.
E aí, te convenci a ler, não foi?
Katia Rodrigues 07/02/2023minha estante
Simmmmm ?? Já tinha baixado mas ainda não tinha tido vontade de ler ? Será a próxima leitura

moon.child 07/02/2023minha estante
CONVENCEU MUITO!

A.Paula.Sz 07/02/2023minha estante
E nem precisei citar a capivara geneticamente modificada apaixonada por literatura brasileira ;-D

Katia Rodrigues 07/02/2023minha estante

Beto | @beto_anderson 02/03/2024

Projeto Uma viagem Literária pelo Brasil - Livro 3 (BA)
A leitura desse livro faz parte do meu projeto pessoal Uma viagem Literária pelo Brasil, representando o estado da Bahia. O livro é divertido. Gostei bastante do Severino e ainda mais do Bonfim. As referências musicais e literárias são ótimas. Achei a história interessante, mas esperava mais do final. Não sei, as minhas expectativas não corresponderam à realidade. Senti que faltou mais ação e um final mais épico, explosivo, grandioso. Sei lá. Mas ainda assim é um ótimo livro.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Mike Willian 20/03/2023

Que viagem meu rei.
Conheci Severino Xique-Xique num e-mail de ofertas. Amei a premissa e logo me detestei por isso. Não sou uma pessoa que lida fácil com ansiedade, expectativas e desilusões. Sugeri o livro como presente de amigo secreto de natal e adiei a leitura até onde pude pra num te de confrontar meus desejos e descobrir o desencanto.

Acontece que já fatigado de mto do mesmo que eu estava lendo antes, resolvi dar uma chance pra essa ideia maluca do Fraser de operar um sci-fi nordestino do nada. E meu pai, que situação.

O livro já causa impacto de inicio, não é nem a história em si. Mas passar as páginas e ver toda a arte visual já dá uma alegria só. Depois tem a questão do cordel, que é uma quebra da quarta parede onde o narrador conversa com o leitor através de muita poesia, ternura e provocação. Aí vem a construção das personagens, que é encantadora e muito próxima da realidade de cada pessoa que se deixa dar uma chance pra história. Pra fechar com chave de ouro ver as referencias... Que a cada pagina desbravada me fazia procura-las na internet como um doido, pra só descobrir com bom humor que lá no finzinho, o escritor já deixou tudo ajeitadinho pro leitor encontrar tudo de uma vez.

A minha experiência com essa obra foi ridiculamente positiva. Eu não amei só a história e os personagens, eu me rendi tbm ao charme do escritor, que com tanto cuidado e serendipidade (palavra que ele mesmo me ensinou) conduziu a história com ação, trilha sonora digníssima e mto axé.

Já engatei "Farras Fantásticas" aqui, que tava de graça esses dias no Kindle Unlimited (na promoção de R$ 1,99 3 meses) que é uma curadoria do autor em parceria com outro e mais uma porção de escritores.

Ian Fraser vale muito à pena.

cmvies 22/01/2024

Ler esse livro durante uma viagem pra Bahia foi demais
Eu amei esse livro! O quão criativo o autor foi ao criar todo um universo baseado no nordeste e principalmente na Bahia é admirável demais. Nunca li nada parecido. Os personagens são incríveis! Tão diferentes entre si e ao mesmo tempo tão parecidos. Os cenários também, enquanto lia ia imaginando tudo na minha cabeça (sotaques, aparências, locais) e foi uma experiência sem igual.

É tudo feito com tanto cuidado, tanto carinho.. O cordel em cada inicio de capitulo.. Aff, tão incrível! Fora as referências de livros e músicas. Me encantou muito.

A minha única ressalva é que no inicio foram colocadas muitas informações que ao meu ver poderiam ter sido inseridas mais lentamente na história. Algumas até nem tiveram tanta relevância. Acabei me confundindo algumas vezes.

Mas é isso! Obrigada por essa obra incrível, Ian!!

samarelooo 01/11/2023

Morte severina
Esse livro me surpreendeu bastante. Eu não sou mto fã de sci-fi e essas coisas mais futuristas, mas essa ambientação de mundo é mto mto boa. Todas as referências que o livro faz a literatura, música brasileira, cultura nordestina e tudo mais, faz ele ser bem completo.
O que me quebra, é que foi um pouco cansativo de ler. Na minha impressão eu achei os capítulos meio longos, e juntar isso com o gênero literário que não gosto tanto assim atrapalha um pouco.
Apesar disso, não entendo como as pessoas não dão atenção suficiente a esse livro nacional.

karoladolfo 18/09/2023

Um espetáculo espacial nordestino
Severino vive a vida de investigador particular depois de um acidente que o fez ter o olho e braço substituído por partes robóticas, isso num planeta muuuuito distante da terra, o homem se envolve em confusões com seu amigo Bonfim e figuras do seu passado, uma ex namorada e uma capivara...
A história narrada entre capítulos introduzidos com repente, a escrita cativante mereceu a nota. Recomendo pra quem gosta de literatura brasileira fora da caixinha e quer uma leitura rápida e despretensiosa.

Ana 07/07/2023

Uma surpresa!
Foi um livro que me surpreendeu, apesar de achar que a motivação não foi tão forte para todos os acontecimentos, entendo que é algo que pode ser muito mais explirado. Até acredito que possa ter uma continuação e eu gostaria muito.
Os personagens são cativantes e divertidos e gostaria de ver muito mais histórias.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 04/11/2023

Que viagem loucaaaa, parece que o autor usou muitas drogas pra escrever esse livro e sinceramente ?? Eu amei demais, as referências brasileiras, da pra ouvir o sotaque de tão bem construído que são os diálogos, recomendo bastante.

Clarissa 07/05/2023

Que universo mais rico o autor criou! Eu amei demais os personagens, os cenários, a criatividade que vai permeando a história... gostaria de ler mais coisas nesse universo, e de ver alguma adaptação para o audiovisual também. A forma como a história vai sendo contada, com referências da música e literatura, principalmente brasileiras, pra mim, foi a cereja do bolo. Recomendo demais.