A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê Ian Fraser

Resenhas - A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

Thauanni 23/06/2023

P H O D A!!!!
COMO EU AMO O BRASIL!!!! Foi assim que esse livro me deixou, totalmente feliz por ser brasileira e poder ler uma obra prima como essa. Que livro bom, bom e bom!!!

As personagens têm um tchan que não tem explicação. Severino, Bonfim, Antonieta e Filó são MARAVILHOSOS!! As amizades são tão lindas, o casal tem tanta química que só Deus na causa. Amei o desenvolvimento que o autor fez de cada um deles, porém a Antonieta... essa capivara me quebrou. Que personagem complexa, linda, amei ela pra caramba. Filó foi outra que meu Deus... que mulher e guerreira phoda, a causa pela qual ela e as outras Paladinas do Sertão lutam mexeu muito comigo, quero ser como ela na vida. Bonfim e Severino são simplesmente eles mesmos, uma dupla fantástica.

Esse universo é sensacional, muito bem feito e rico pra cacete. Tem bastante representatividade nordestina, o que já é maravilhoso por si só, mas juntando com o modo que o Ian colocou essa cultura num contexto de ficção científica foi esplêndido. A trama prende muito, eu tava doida pra saber o que tava acontecendo, quem tava por trás de tudo. Só a parte do finalzinho que eu achei meio fraca, podia ter sim mais BUMMM, mas não diminui meu amor. Adorei demais esse livro, a escrita é LINDÍSSIMA e enchi de marcações.

OBS: A próxima frase é grande, mas linda demais.

“- Nesse tempo todo, descobri que viver é uma coleção de perdições. O segredo é este: a última coisa que você perde na vida é também a primeira que ganha. [...] Os rastros que você deixou o vento leva, os monumentos eventualmente tombam, as palavras, algumas ficam, mas o que é garantido de propagar, meu querido, são as conexões. Bilhões e trilhões de fios que vão se tocando e se multiplicando, mirando o infinito. É a coisa mais comum e também a mais preciosa desta vida.”

Gabi_ribs 20/06/2023

A premissa do livro é muito interessante, os personagens são bem construídos, a narrativa é boa, mas infelizmente a ação da história não me prendeu.
Eu gostei de verdade de todos os personagens, em especial a Antonieta, que tem uma história muito triste e que me deixou com o coração apertado, mas uma pureza e um olhar da vida muito potente, fiquei feliz com a evolução dela.
Os demais personagens, tanto principais quanto a Dinha, foram cativantes e conseguiram entregar carisma e emoção.
O que achei que deixou um pouco a desejar mesmo foi a motivação deles e o desenrolar dessa trama, mas também não foi nada em específico, só não me prendeu mesmo.
Mas, no fim, gostaria de ler outras aventuras e histórias desse universo.

Carolina1866 17/06/2023

Um livro com sotaque soteropolitano
Esse livro aborda diversos temas sérios como a perda (de outros e de si mesmo) e a corrupção que assola nossa nação sob um olhar diferente, com muito humor e o melhor sotaque de todos (o soteropolitano, claro).
Foi delicioso acompanhar essa aventura e ver Salvador tão bem representada.
Quando finalizei o livro só conseguia pensar "Por que demorei tanto para ler?"

Karol.Braz 16/06/2023

Nordeste futurístico e alienígenas
Pelo título dessa resenha você já sabe que esse livro é tudo. Severino sofreu um acidente, uma explosão louca, que fez ele perder o braço e um dos olhos. Então o braço dele foi substituído por um mecânico e o olho dele é de dênde, com esses novos membros no seu corpo ele consegue coletar sangue de pessoas mortas e ver como essa pessoa morreu (tipo o detetive do hanibal, nosso amado Will) como se ele mesmo estivessem morrendo cada vez.
Com essa habilidade ele ajuda a solucionar crimes por toda galáxia e conta com um melhor amigo todo feito de fitinhas do senhor do bonfim, uma capivara humanoide, uma robô carranca e sua ex namorada Filomena, uma paladina do sertão.
Espere muita nordestinidade, muita aventura, muita referência a Salvador, a literatura, a música, mas também espere grandes reflexões sobre luto, pertencimento, morte e vida.

umbookaholic 15/06/2023

Uma história boa com personagens muito cativantes! a escrita do Ian é uma delícia e a história avança q a gente nem percebe (sério, li metade do livro numa tarde, como quem não quer nada)

acredito q a ação poderia ter começado a acontecer um pouco antes, por final ser mais impactante e dinâmico, mas isso não estragou minha experiência d leitura. por mais q tivesse amando conhecer um pouco mais do universo e dos personagens em si, as vezes eu queria muito q a narrativa avançasse logo, mas o autor continuava fazendo pausas, o q tirava um pouco do senso d urgência da história

a mescla d músicas e livros ~clássicos deixou tudo tão gostoso!!! como a Tiê foi minha personagens preferida, pretendo fazer um desafio d leitura e ler todos os livros citados por ela (inclusive, amei d+ a ideia d listar todas as referências no fim do livro *chef's kiss)

animado pra ler mais coisas do autor! ✨

Alessa 05/06/2023

Um mistura do bom e do melhor, com alguns percalços na execução.
Encontrar uma ópera espacial nordestina é uma sorte que eu não imaginava que teria na minha vida de leitora. Misturar o Guia do Mochileiro das Galáxias, Star Wars e um bocado de o Auto da Compadecida podia ser um bom resumo da receita desse livro. Por amar ficção científica, livros nacionais e, principalmente, o meu Nordeste, sabia que essa seria a fórmula do sucesso pra uma história que ia me arrebatar. E foi um pouco assim, mas não tanto.

Primeiro preciso enaltecer a edição impecável da Intrínseca, que entregou uma obra de arte em forma de livro, a edição está belíssima por dentro e por fora, chega dá gosto de ter na estante. E claro, fica aqui também um grande elogio ao autor, por essa ideia incrível e tão especial.

Acho que essa é a grande questão, é uma boa ideia, mas sinto que tiveram algumas dificuldades na execução. A história tem uma ambientação incrível, dá pra imaginar um mundo cyberpunk, mas com uma carinha Soteropolitana. Inclusive, o livro começa com uma abertura digna de grandes histórias espaciais, ele vem apresentando personagens carismáticos (Bonfim, entenda, você é perfeito!) e nos inserindo num mundo complexo e grandioso.

Depois dos primeiros capítulos a história perde um pouco o ritmo, sinto que faltou um pouco de tridimensionalidade pros personagens e até mesmo um maior desenvolvimento dessa estrutura social tão interessante. Tudo isso podia ser resumido em: acho que esse livro poderia ser maior.

Poderia ter mais cenas do passado de Severino, poderia ser mais trabalhado questões sobre as Paladinas do Sertão, os Urubutingas e até mesmo os próprios Carcarás. Tudo isso faria a gente entender melhor das dores e propósitos de Antonieta e Filomena, por exemplo. Uma frase que sempre ouvi é: Não fale, mostre. Acho que esse livro fala muito o que as coisas são e não mostra tanto quanto o leitor gostaria.

A história ao mesmo tempo que parece leve, em alguns momentos até “bobinha”, na resolução dos problemas que surgem durante a aventura, quase com um desenrolar de narrativas infantis, por outro lado apresenta temas pesados e um linguajar adulto, o que me deixou um pouco confusa e não soube muito bem como me sentir.

Falando na resolução de problemas, sem spoilers, me incomodou demais que a maioria das dificuldades que surgiram pros heróis foram resolvidos quase sempre da mesma maneira. Quando surgia uma determinada dificuldade, eu já esperava que no parágrafo seguinte a solução X iria aparecer. E aparecia.

E por fim, uma coisa que me atrapalhou em me aprofundar na história é a quebra que cada capítulo tem com um cordel. Não me entenda a mal, a ideia do cordel é incrível! Mas como ele fala sobre o próprio processo de escrita do livro (Ex: “Narrador é bicho mentiroso, / e nem tudo deves acreditar. / Ele vai fazer tudo o que pode / para seu leitor ludibriar”), isso acabava me tirando dessa imersão e eu lembrava que estava lendo. A a presença deles sendo realizada de outra maneira, na minha opinião, seria mais eficiente.

É um livro leve, cheio de representatividade e eu amei me sentir parte de uma ópera espacial. Ter uma capivara humanoide e um alienígena cheio de fitinha do senhor do Bonfim com certeza foram um dos meus pontos favoritos. Os diálogos são engraçadíssimos, em muitos momentos me peguei rindo e adorando as referências. Eu me diverti, mas queria ver mais. Tenho certeza de que isso é só o começo de uma jornada incrível que o autor vai trilhar e quero deixá-lo no meu radar para os seus próximos livros.

anisania 02/06/2023

Nem mesmo a morte é ponto-final.
É muito legal você ler algo e reconhecer as referências. Saber o que é uma jurema preta. Me bata um abacate. Oficórssimente. E isso não tem preço.

Mas ao mesmo tempo, você tem que situar esse universo que embora tenha muito em comum, não é exatamente o nosso. E talvez aí o livro tenha me perdido um pouquinho. Talvez se as descrições fossem feitas de uma outra forma...? Se não fossem tão expositivas...? Talvez.

De qualquer maneira Bonfim e Antonieta carregam a história pra mim. Simpatizei de verdade com o livro quando Antonieta apareceu. Porque até ali era uma amálgama de tudo que eu ja tinha visto. Agora, uma capivara geneticamente modificada de 2 metros de altura que cita grandes obras da literatura brasileira? Aí sim estamos falando de algo interessante.

No fim, recomendo. Foi legal viajar com vocês pelo Nordeste nas Estrelas!

Gabriel.Almeida 31/05/2023

Belchior tinha razão
Uma ópera espacial nordestina, recheada de referências à cultura pop, e claro, exaltando a cultura brasileira, principalmente a nordestina, em especial a Bahia. Ian Fraser construiu um universo rico, cheio de personagens carismáticos e muito bem desenvolvidos. Uma das coisas que mais gostei foram as músicas selecionadas que os personagens escutam e acabam fazendo parte da história, sensacional!

"Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro."

Thais 31/05/2023

Que surpresa maravilhosa
Comecei a leitura sem saber do que se tratava e fui surpreendida por uma ficção científica deliciosa, leve, poética e que traz minha bahia como o centro do universo, literalmente!
Cheia de referências nordestinas, e se você conhece bem Salvador, essas referências se tornam ainda mais especiais.
É um livro bastante ousado e diferente, com personagens apaixonantes. Amei muito!

ThainAh.Ferreira 29/05/2023

A escrita é rica em detalhes e poesia, capturando a imaginação do leitor desde as primeiras páginas. O autor utiliza uma linguagem figurativa e poética, criando imagens vívidas e atmosferas envolventes.

olivia.tomazela 28/05/2023

Esta sci-fi brasileiro é bem interessante.
Confesso que não amei TU-DO, pois algumas piadinhas são muito datadas e, sinceramente, não sobreviveria tantos anos, hahahah.

No entanto, gostei muito do livro.
A diagramação e edição do livro são incríveis, eu amei demais. E a história em si é bem legal, mesmo eu me perdendo um pouco para compreender (erro meu ou do autor? Ahhaha, não sei)

@biblio.sah 25/05/2023

A música Beija-Flor é triste ou feliz?
A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê, do autor Ian Fraser, é uma IMERSÃO no Nordeste como um futuro interplanetário, numa aventura espacial hilária e inesquecível, cheia de referências, principalmente à Bahia. O livro nos transporta inicialmente para uma galáxia distante chamada Cabula XI (apenas soteropolitanos entenderão), onde acompanhamos a história de Severino Olho de Dendê, um humano marcado por vários encontros com a morte e que lhe tirou quase tudo, inclusive parte de seu corpo (olho e braço) e também, o coração.

Severino, ao lado de seu melhor amigo alienígena Bonfim, trabalha como investigador particular. No entanto, ele possui uma peculiaridade que o torna único: em vez do olho esquerdo, Severino tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa antes de sua morte. Essa habilidade é fundamental quando a dupla é chamada para investigar um assassinato suspeito. A narrativa se desenrola não apenas na perspectiva de Severino, mas também segue a trajetória da capivara geneticamente modificada Antonieta, uma Carcará (agente policial da Federação) e Filomena, uma paladina do sertão e o grande amor da vida de Severino.

Enquanto a vida se desenrola e os fios do destino são tecidos, Severino e seus amigos enfrentam desafios, encontram amor, riem, choram e confrontam seu passado. A obra combina elementos de ficção científica, no modelo de ópera espacial e tem referências à cultura pop, axé e ao nordeste. A inclusão de referências à música e à literatura ao longo da trama é o que torna ele mais perfeito aos meus olhos e enriquece ainda mais a experiência de leitura.

A edição do livro é complementada por uma bela ilustração de capa e um projeto gráfico inspirado em clássicos da ficção científica e parece que você, além de ler um livro, está assistindo um filme.
Indico.

Gabriela.Duarte 23/05/2023

Adoraria dar 10 estrelas.
Esse livro não me prometeu nada e me entregou tudo.
Pude viver todas as emoções que existem durante essa leitura, aquele livro que te faz querer abraçar os personagens e se possível até guardar dentro de um potinho.

Leiam ??

Clarissa 07/05/2023

Que universo mais rico o autor criou! Eu amei demais os personagens, os cenários, a criatividade que vai permeando a história... gostaria de ler mais coisas nesse universo, e de ver alguma adaptação para o audiovisual também. A forma como a história vai sendo contada, com referências da música e literatura, principalmente brasileiras, pra mim, foi a cereja do bolo. Recomendo demais.

Jujubacoutinho 06/05/2023

A Vida e as mortes de Severino Olho de dendê
Depois de um trágico acidente, Severino nunca mais foi o mesmo. Ele não havia apenas ferido seu corpo de maneira quase irreparável, mas como também perdeu pessoas, seu futuro, e sua motivação de vida.

Agora, o passado que assombrava a mente de Severino pareço ter voltado, e apenas as suas habilidades como Olho de Dendê, não seriam suficientes para descobrir o que realmente aconteceu dez anos atrás.

Severino, Bonfim, Filomena e Antonieta agora estavam numa missão, para descobrir o verdadeiro vilão por trás da ameaça ao bem estar da galáxia, e quem realmente causou o acidente que que destruiu a vida do Olho de Dendê.