A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê Ian Fraser

Resenhas - A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê

Carol 10/03/2024

Sabe quando a cada linha que você lê você tem que parar respirar e falar ?meu Deus que genial!!?? é esse tipo de livro que conta a história de Severino. e além disso, a cada página virada eu pensava ?rapaz, queria ter escrito isso, eu ia me achar demais?.
pense num livro que tem muitas referências brasileiras e regionais, que tem referências da ficção científica e ainda inovações científicas tão a cara do Brasil, que tem seres extraterrestres incríveis, que tem uma história tão encaixadinha que não deixa nenhum furo de roteiro, que te diverte e te emociona, que você se conecta.
esse livro é isso, simplesmente.
tornou-se um dos meus preferidos da vida e Tiê é minha personagem favorita, então me despeço com uma frase dela:
?sou uma vida à base de palavras. livros são meu DNA.?

Ana Lívia Mourão 10/03/2024

Extasiada! Não tem um adjetivo melhor! Que obra prima fenomenal! Ian me arrebatou! Fazia tempo que não lia um livro nacional tão f0d@!
Uma opera nordestina, que se passa na galáxia e no futuro! Uma mistura de ?Star Wars?, ?Star Trek?, ?O auto da compadecida? misturados e nada igual a nenhum desses kkkkkkkkk
A edição também está impecável! Como o autor conseguiu misturar regionalismo, crenças religiosas, fé, ficção científica, xilogravura, cordel, músicas?com tanto primor?! Queria esquecer a história pra reler todo de novo agorinha mesmo!
Certamente, vai entrar pra lista dos melhores do ano e da vida!
Vida longa a Severino olho de dendê, Filó, Juá, Bonfim e Tiê! ??

Sheron0 02/03/2024

Leitura boa!
Comecei a ler o livro com um clube do livro do qual fazia parte, e desde o início me prendeu com suas diversas citações de músicas brasileiras, que fiz questão de ouvir enquanto lia o livro.
A história impecável, traz emoção, tensão, aventura, tudo que uma boa ficção científica pode trazer, com um pequeno-grande detalhe: TOTALMENTE ABRASILEIRADO, o que torna a história melhor ainda!

Beto | @beto_anderson 02/03/2024

Projeto Uma viagem Literária pelo Brasil - Livro 3 (BA)
A leitura desse livro faz parte do meu projeto pessoal Uma viagem Literária pelo Brasil, representando o estado da Bahia. O livro é divertido. Gostei bastante do Severino e ainda mais do Bonfim. As referências musicais e literárias são ótimas. Achei a história interessante, mas esperava mais do final. Não sei, as minhas expectativas não corresponderam à realidade. Senti que faltou mais ação e um final mais épico, explosivo, grandioso. Sei lá. Mas ainda assim é um ótimo livro.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Miah.Kan-Po 28/02/2024

"A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê", escrito por Ian Fraser, é uma obra que mescla ficção científica, cultura pop e elementos da vivência nordestina. O livro nos apresenta a história de Severino e seus amigos, que lutam, riem, amam, choram e acertam contas com o passado enquanto a vida segue seu curso.

A narrativa é envolvente e cativante, levando o leitor a se perder nas páginas e se conectar com os personagens, mesmo que eles não sejam tão bem aprofundados como eu gostaria. Fraser utiliza uma linguagem fluida e regional, que nos transporta para um universo cheio de aventuras e emoções.

Essa obra é uma verdadeira pérola, repleta de referências literárias e musicais incríveis, com um toque especial no regionalismo nordestino presente na fala dos personagens. É quase uma ópera espacial, capaz de celebrar o poder da amizade, do amor, da música e da literatura.

E foi isso o que mais me conquistou nesse livro... a forma como Fraser entrelaça a música e a literatura. As referências são tantas e tão bem encaixadas na trama, que chega a ser um festival para os apaixonados por essas duas artes. É inspirador perceber como a música e a literatura podem se complementar, despertando emoções e nos transportando para outros mundos.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é a forma como o autor entrelaça diferentes gêneros literários e referências culturais. A ficção científica se mistura com elementos da cultura pop, criando uma atmosfera única e repleta de surpresas. Além disso, Fraser retrata com sensibilidade a vivência nordestina, trazendo à tona questões culturais e sociais dessa região do Brasil.

O único ponto negativo da obra, pelo menos no meu ponto de vista, foi que senti falta de mais detalhes do universo galático nordestino; além de mais profundidade nos personagens, como os motivos que os levaram a determinadas situações e escolhas

A edição do livro também merece destaque, com uma ilustração de capa e projeto gráfico inspirados em clássicos da ficção científica, além da estética do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna. Esses elementos visuais enriquecem ainda mais a experiência de leitura, tornando-a visualmente atrativa e única.

Então, se você está procurando uma nova aventura literária, não perca tempo e mergulhe de cabeça nessa obra-prima do Ian Fraser. Tenho certeza de que você vai se apaixonar tanto quanto eu!

bardo 28/02/2024

É sempre uma grata surpresa quando um livro atende e até supera as expectativas e é o que se pode dizer de A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê de Ian Fraser. Numa narrativa que transborda o bom humor e jocosidade o autor transfere o gênero Space Opera para o Nordeste. Ao contraŕio de autores que meio que negam suas raízes; a quantidade de livros nacionais com nomes ou que se passam no estrangeiro não me deixa mentir, o autor se agarra a elas criando uma grande homenagem ao gênero, ao Brasil e principalmente ao Nordeste.
Tal apego ao Nordeste inclusive talvez não incomode (não deveria incomodar), mas provavelmente causará algum senso de estranheza para os “sudestinos” e sulistas. Isso pq o livro é escrito num dialeto todo particular. A alma nordestina grita aqui. Vejam isso não é um demérito, muito pelo contrário, uma das principais qualidades do livro é arrancar o leitor do eixo Rio-São Paulo.
Chama atenção as referências musicais e literárias, algumas mais explícitas outras nem tanto. Temos até referência ao “hino nacional”, impossível ler sem ouvir na cabeça. A cena envolvendo a ária Vesti la Giubba de Ruggero é de uma beleza, absurdo e riqueza gráfica que para quem conhece a ária emociona e faz rir. Também não passará desapercebido o nome do protagonista, aliás nomes aqui dizem muito. O tempo todo o autor faz acenos ao leitor, seja no bem humorado repente que abra cada capítulo, seja nas piscadas no meio do texto.
Amantes do gênero irão reconhecer algumas influências, o autor inclusive brinca e debocha de algumas delas. Em uma história com lá seus clichês, Ian consegue a façanha de escrever algo leve e profundo ao mesmo tempo. Se na camada da historinha a coisa é bastante simples, num nível mais profundo questões como pertencimento, propósito, preconceito, ganância entre outros são discutidos.
Ian Fraser certamente é um autor para se conhecer e A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê certamente não é conhecido e lido o tanto quanto deveria, os números no Skoob e Goodreads não fazem justiça a preciosidade e qualidade da obra. Li a versão digital, mas cabe ainda dizer que a edição é lindíssima, um trabalho gráfico incrível.

Rocha Anselmo 24/02/2024

Narrativa de outro mundo
Muito bom. Minha resenha podia acabar aqui, porque qualquer tentativa de resumir o que aconteceu durante essa leitura seria fraca. Comecei empolgada, achei que fosse desanimar, animei de novo... O final foi um pouco clichê, mas que mal tem um clichê? Queria muito que fosse feita uma HQ da história, talvez um prequel com os personagens secundários, só pra ver consolidadas as imagens que tenho na mente.
Recomendo muito, muito. Literatura brasileira em sua melhor forma.

Ranitta 23/02/2024

Foi como estar em casa
Ian Fraser foi genial quando escreveu/compôs esse livro!
A combinação perfeita entre sotaque e referências, tudo numa mistura harmoniosa, que nos lança diretamente para uma trama nordestina e cheia de elementos da Bahia!
O livro tem cordéis encantadores e uma playlist de tirar o fôlego! Um livro cheio de brasilidade!
Eu achei o final bem corrido, mas foi sensacional de passar cada segundo com esses personagens.
Tem dramas pessoais, muita filosofia, amizade, companheirismo, uma dose muito bem aplicada de romance e muito axé!
Recomendo essa leitura para todos aqueles que querem uma leitura cheia de ação e brasilidade. Ian acertou em cheio em todos os elementos.
Yalodê! Ora yêyê ô!

ste 18/02/2024

Esperava mais e a culpa é toda minha
Comprei esse livro porque ele era lindo e me chamou atencao, realmente ele é lindo, tanto por fora quanto por dentro, mas a historia em si nao me prendeu tanto.
achei lindo os cordeis no inicio de cada capitulo, as musicas (menos evidencias tocando no meio da luta final, ri de tao aleatorio que foi), ler mais sobre a cultura nordestina, essa representatividade toda foi linda de ver.
porém, a historia em si, para mim, foi muito cansativa. a motivacao do livro nao me pegou, eu nao senti conexao com o casal, me apeguei mais aos coadjuvantes: bonfim, juá, antonieta principalmente. queria saber mais sobre a historia deles do que do severino e da filó e, mesmo ele sendo protagonista, nao ficou muito claro muita coisa dele para mim, os poderes dele, sua vida passada...
no geral, achei o livro meio vago, meio perdido, esperava mais, mas pode ter sido eu que fui com muita expectativa tambem. vale a experiencia porque apesar de tudo é um livro nacional bem divertido e que traz muitos pontos legais, o mais divertido pra mim foi os capitulos que eles estavam viajando para a terra, me diverti bastante lendo eles nessa aventura.

machadolug 04/02/2024

Presentemente, eu posso me considerar um sujeito de sorte
QUE SABOR esta leitura, fazia tempo que eu não me divertia tanto. Severino e sua trupe me arrebataram em todas as galáxias. A cultura nordestina, especialmente a baiana, foi um dos elementos mais cativantes, além de todas as referências musicais e literárias (todas já salvas na minha lista). Eu tive que dar play no meu spotify em todas as canções quando elas apareciam e eram a trilha perfeita nas cenas descritas. Apenas conheçam e surtem como eu ?

Christiane.Sérgio 31/01/2024

De início a história me soou bastante estranha. Nunca enxerguei o meu nordeste em uma situação de ficção científica futurista, mas Ian Fraser soube imaginar e colocar no papel.

Foi incrivelmente inteligente mesclar as citações de livros e músicas ao texto e diálogos.

Chorei litros rindo da citação dos dois grandes poetas - quem é imortal não morre no final - kkkkkkk

Tem de tudo nesta leitura, ação, sangue, amor, nordeste, minha amada Salvador e Itaparica, além de muito dendê e acarajé.

Amei! Este livro é digno de cinema.

Andrea170 30/01/2024

O futuro com sotaque baiano
Leitura leve e divertida envolvendo amizade, amor, ancestralidade misturado à literatura policial e futurismo.

jao palo 29/01/2024

Divertidin, podia ser melhor
É um livro bom, mas todo a construção de universo parece meio forçada pra mim. Tem paragrafos inteiros que parecem ter sido encaixados no meio da história por que citaram um evento ou tão em um lugar que em que aconteceu alguma coisa. Ele quer explicar demais o universo e não faz isso de forma natural. Gosto das músicas e dos trechos de livros, esses parecem mais naturais, assim como o cordel no início de cada capítulo, dá bem o tom da história que tá sendo contada.
O maior problema pra mim se mostra quanto mais o livro se desenrola: parece um filme. E não no sentido de livro de ação, com as cenas descritivas, a narrativa parece a de um filme. A forma com que a cenas e perspectivas são construídas, aquele final de espetáculo parece ter sido pensado pra tela. Eu disse que eu gosto da música por que pra mim é um gimmickzinho, mas é um tanto estranho e faz parecer mais que essa história queria ser um filme. Se pá um dia, e aí acho que melhora.
Enfim, reclamei bastante, mas a real é que eu me diverti.

Geovana.Gomes 27/01/2024

Gostei do livro, mesmo sendo um livro fora da minha zona de conforto.
Gostei do universo construído pelo autor, mas achei o plot do livro e a resolução fracos, esperava mais nesse sentido.
Gostei também das referências da cultura brasileira que foram colocadas no livro.