Dentro do nosso silêncio

Dentro do nosso silêncio Karine Asth

Resenhas - Dentro do nosso silêncio

Má Powzum- @entrelinhaslivros 26/10/2022

Uma leitura que emociona!
Sou suspeita para falar porque confesso que gosto muito dessas tramas mais dramáticas, onde os autores conseguem trazer problemas ?vida real? para dentro das páginas, bem como personagens reais e humanos. Acredito que isso imediatamente leva os leitores a identificação e foi o que Karine conseguiu fazer com maestria neste livro. De forma objetiva e fluida, a autora conseguiu inserir aqui temáticas como gravidez, casamento, relações familiares, frustrações, medos, inseguranças e acredito que principalmente nós mulheres vamos nos identificar em algum momento com a Ana.

Karine foi muito feliz e certeira, ela consegue nos inserir na vida da Ana como se fossemos amiga desta personagem, as dores dela se tornam muito plausíveis para o leitor. Deixo apenas meu alerta que talvez a história possa ser gatilho para algumas pessoas que não se sentem bem com histórias envolvendo problemas para engravidar.

Deixo aqui a minha dica a quem ama um bom drama assim como histórias que podem ser fictícias, mas que facilmente podem acontecer com qualquer um de nós.

Marcia 26/04/2024

Minhas impressões sobre o livro
Literatura brasileira contemporânea! Livro ganhador do Prêmio Jabuti.
O que é ser mãe? O que é a maternidade? Cobrança por filhos, netos, sobrinhos...
Todas as mulheres querem ser mães? E as que não querem ser mães? E a paternidade?
E quando o casal não consegue engravidar? Até onde dá pra lutar? O amor supera decepções, frustações assim? Adotar seria o caminho?
E a mulher? E o homem? Será que se entendem, se compreendem?
Nesse livro vamos conhecer Ana, uma mulher casada a pouco tempo, vida profissional em ascensão e um casamento com amor. Tudo vai bem até que decidem ter um filho e se deparam com a dificuldade de conceber. Eles passam enfrentar vários problemas, tanto físicos como psicológicos e social. Culpas, ressentimentos, falta de comunicação, medos são itens importantes abordado nesse livro. O papel da família e todo relacionamento também são contados.
Um livro bem escrito que nos envolve do início ao fim. E o fim.... ahhh como posso dizer? Não direi, só deixo minha sugestão de leitura.
Valeu!!

Evy 30/11/2022

Sem que eu soubesse,
as coisas não ditas haviam crescido como
cogumelos venenosos
nas paredes do silêncio
”.
- Lya Luft in O Silêncio dos Amantes

O título da obra me chamou atenção logo de cara e ao começar a ler, esse poema da Lya Luft não saía da minha cabeça. Karine Asth, nos traz a história de Ana que, casada há pouco tempo quer adiar a maternidade para cuidar de sua carreira como editora que está começando a deslanchar. Porém após uma desconfiança de gravidez e um resultado negativo que deixou seu marido triste e ela própria muito frustrada, decide que quer começar a tentar engravidar.

É nesse ponto da narrativa que a autora vai trabalhar um tema bastante delicado e importante. Ana se depara com a dificuldade de conceber e passa a enfrentar ressentimentos na relação ao marido que vão dar um curso totalmente diferente a vida super planejada que tinha em mente. Sem uma comunicação ativa, entrando em brigas e discussões que começam pequenas e se transformam em monstros, Ana começa enfrentar o espectro da solidão em um casamento que até então era totalmente harmônico.

Intercalando passado e presente, a autora com muita sensibilidade, constrói um percurso de autoconhecimento da personagem principal que é cheio de imprevistos, de momentos melancólicos e encorajadores. Ana perdeu a mãe muito pequena e traz dessa relação um amor muito forte e uma imensa saudade. Tem uma rede de apoio importante com o pai, a irmã e amigos, mas é doloroso em muitas partes sentir a falta que a mãe de Ana faz em momentos cruciais.

A narrativa de Karine Ash me conquistou logo nas primeiras páginas, suas palavras carregam uma sutileza e melancolia que eu adoro e aborda de forma bastante sensível assuntos muito importantes e atuais, envolvendo um tabu social que é a maternidade. O livro me trouxe reflexões importantes e confesso que tive que trabalhar a empatia com Ana em diversos momentos da leitura, pois tive muita raiva em alguns momentos, mas foi importante demais justamente por isso.

Recomendo a leitura!

Rogersique 11/12/2023

Jabuti não decepciona
Geralmente quando leio o vencedor de alguns dos prêmios que acompanho, não gosto de ler sinopse, ou saber do que se trata.
E esse livro foi uma surpresa muito boa.
Adorei a escrita e profundidade das personagens.
A dinâmica e a organização do livro em seus capítulos, me fez viajar na história.
Os capítulos em que a narrativa mudava de personagem, sem nenhum aviso prévio, enriqueceram o momento e ampliaram a conexão com outro personagem importante.
O final foi muito bom, a autora entregou o que devia, manteve o realismo do livro e deu a oportunidade dos leitores se manterem otimistas, ou não.
Personagens imperfeitos, falhos, humanos.

Cris 11/12/2023

Jabuti de romance de entretenimento
Escolhi esse livro em razão do prêmio e por ser mais curto. Mas tem muito texto kkk Passei a me interessar mais aos 43%. Questiono a questão do entretenimento pq a história, na verdade, é bem dolorosa. O enredo foca na Ana e no Samuel e nas inúmeras tentativas deles de engravidar. Deu pena deles. É inevitável e bem triste querer uma coisa e não conseguir. Gostei de ver a evolução dos personagens. É o ponto forte pra mim. Não sei se gosto do final. Mas está recomendado e tem no KU.

Thejoaogrilo 24/12/2023

Problemas cotidianos que prendem
Caí aqui de paraquedas, confesso. Não conhecia muito da autora ate ver a obra como vencedor de uma das categorias do jabuti desse ano. Por esse motivo resolvi ler. O início é arrastado mas conforme vamos avançando a leitura pode ficar mais fluida mesmo a história não tendo um grande ápice. Nunca irei entender a frustração pela qual a personagem principal passa, então não posso afirmar se sua personalidade durante a história pode ser justificada. Mas, retirando esse contexto, Ana, a protagonista, se mostra egoista a maior parte do tempo. Por esse motivo não consegui simpatizar com ela nem com seus motivos. De maneira geral a história me prendeu, o que acredito ser o objetivo mesmo não tendo grandes reflexões ou uma escrita sensível. Poderia virar um filme adaptado

Narryman 17/03/2024

Tema ótimo, mas...
Achei a escrita um pouco confusa, pois as passagens de um personagem para outro não foram bem sinalizadas, e o que poderia ser interessante para a história, acabou cortando um pouco o ritmo e tirando o brilho do livro.

Gostei do fato da personagem ser absurdamente egoísta. Já a família sendo toda vez extremamente complacente que me irritou mais - ninguém é tão bom o tempo todo a ponto de só perdoar (cadê o ódio desse povo? ?)

É uma leitura bacana. Quando conseguia imergir, me sentia muito tocada por toda a problemática - até porque isso é muito fácil de acontecer por aí.

E daria um ótimo filme (alô, Netflix!).

Margo_livros 12/04/2023

Intensa
Ana vive tranquilamente em seu casamento até surgir o desejo de ter um filho, aí o casal começa a viver frustrações após frustrações na busca da realização deste sonho.

Tudo fica intenso não só por esta vontade, mas também pela cobrança da família, e a convivência com os demais casais próximos, talvez, pela não intenção tudo acontece de forma menos programada.

Com passar do tempo, as inúmeras tentativas, tudo começa desmoronar, e Ana na busca de reconhecer os sentimentos vividos afasta-se de todos.

Muitas questões são discutidas e apreciadas, contudo é uma drama intenso pela própria forma de agir e ser da personagem, mas não é o estilo de leitura que me prende.

Para quem aprecia os conflitos diários reais, e presentes na literatura é uma leitura recomendada.

cmvies 17/12/2023

Eu sinceramente não entendi o que rolou aqui
Achei esse livro super raso e confuso. A passagem do tempo é feita de forma não linear e até aí tudo bem, o problema é que existem alguns cortes tão bruscos que me confundi diversas vezes durante a leitura.

Eu amo dramas familiares e durante o ano li vários que envolviam maternidade. Pra mim, esse pecou por falta de profundidade. Assuntos sérios foram tratados e ?resolvidos? tão rapidamente que fiquei confusa.

PS: O que foi aquele final? Achei bem sessão da tarde.

Larissa 22/12/2023

Ódio atrás de Ódio
A história é interessante, a protagonista é insuportável (mas você quer saber o que acontece) e a escrita é mediana, com diálogos fracos, mas com momentos de reflexão interessantes

Maria 04/05/2024

Karine arrasou para um livro de estreia. Personagens muito caracterizados, estória rica em detalhes e trama muito bem escrita. A narração ser alternada em tempo e por personagens é um ponto forte para manter o leitor sem querer parar de ler.

Tantas situações inacreditáveis de tão reais. Muito bom.

Cristiane.Belize 06/01/2024

Sororidade e catarse
História intensa, uma trama muito bem construída, com alternância entre o presente e as lembranças do que levou a personagem a sua situação atual. Foi uma leitura que me tocou profundamente, me conduzindo a uma reflexão sobre meu próprio processo de expectativa e frustração da tentativa de engravidar. Para mim, não foi uma leitura fácil, precisei fazer várias pausas, chorei algumas vezes, porque foi como ver parte da minha própria história ganhando novo significado.
Um tema que ainda é tabu, tratado de forma corajosa e sensível, com grande maturidade literária.

Camilla.Coelho 07/01/2024

Infelizmente, um livro bem escrito, mas não quer dizer que seja bom. A personagem Ana é MUITO CHATA, num nível que não tem como ter empatia. O livro narra demais em momentos que deveria mostrar detalhes de cenas importantes. Fica tudo muito superficial. Parece só uma pessoa muito chata que começou a contar da sua vida chata (e cheia de egoísmos) para alguém sem ter o mínimo de carisma. A gente espera conflitos, espera o clímax dos acontecimentos, mas são sempre passagens rápidos e diálogos tirados de um comercial de margarina.