Como tigres na neve

Como tigres na neve Juhea Kim

Resenhas - Como Tigres na Neve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@conversas_literarias 27/01/2023

Diferente do que eu esperava, mas muito bom
A sinopse deste livro me passou uma visão totalmente diferente do que o livro é, então, a princípio, fiquei um pouco decepcionada, depois, preferi esquecer a sinopse e só mergulhar na história.
A escrita da autora é linda; a leitura é um pouco mais lenta, o livro pede isso, o que não é algo ruim.
Aprendi sobre o estilo de vida na Coreia, sobre a guerra em busca de independência, divisão do país? é um livro riquíssimo! Envolto nesse cenário, conhecemos personagens realistas, alguns cruéis, outros, encantadores. Eu me envolvi com cada um deles; seja amando, seja odiando.
É uma ficção histórica maravilhosa!
Diego642 26/08/2023minha estante
Engraçado! Eu tô lendo o livro e, até o momento, tudo o que li na sinopse está sendo abordado na história hauahauhauahua? uma menina vendida para cortesãs que se apaixona por um filho pobre de caçador. Como pano de fundo, um contexto histórico da Coreia que envolve todos os personagens da história. Tudo isso tá na história e tudo está na sinopse ?

Sileane 16/01/2024minha estante
Quero ler

jdelisiario 13/08/2023

Como tigres na neve
Quantas camadas um livro pode ter?! Uma leitura que gostei bastante exatamente por isso.

Não é uma coisa simples, reta e direta. Tem seus altos e baixos, como na nossa vida real e talvez tenha sido exatamente por isso que gostei, pois traz toda humanidade que é possível ser colocada em um livro que praticamente conta a vida inteira de alguns personagens.

Engraçado como a percepção de um livro é relativa né?! Durante a semana vi uma resenha que a pessoa detestou o livro, achou alguns personagens sem sentido, que foram adicionados apenas para ocupar espaço. Eu, pelo contrário, senti que cada personagem teve sua participação tão importante e crucial quanto possível.

Nesse livro temos a história de vários personagens, mas ouso destacar a vida de Jade, uma cortesã na época dos conflitos entre Coreia e Japão. Muita coisa acontece e o plano de fundo são os conflitos em busca de liberdade por parte da Coreia.

Achei incrível a construção dos personagens, a narração dos fatos históricos, a junção meio que do extraordinário, misturado à humanidade dos personagens. E mais incrível ainda, o quanto a autora conseguiu nos mostrar como a vida é cíclica. Um dia você tem sua vida tocada por alguém que futuramente pode encontrar novamente. São os acasos e fatos curiosos que a gente nunca imagina e que acontecem.

Esse foi o livro do mês de agosto do desafio Bookster 2023. Indico!

#leituraTerapia
Robson68 16/08/2023minha estante
Eu senti que alguns personagens poderiam ser mais passageiros ou até cortados para que a história fluísse mais. Entretanto, ainda assim é um livro espetacular.

Diego642 26/08/2023minha estante
E um livro formidável. Tô lendo ele essa semana e tô achando maravilhoso. A quantidade de personagens não me prejudicou nenhum pouco e acho que cada personagem ocupou um lugar estratégico para contar a historia bem como a conexão com o contexto histórico. Cada um mostrou a cultura e história da Coreia sob cada óptica. Não acho que personagens deveriam ser cortados como alguns falam por aqui. Tô achando o livro completo e nem um pouco arrastado

Beatriz 07/09/2023

Muito bom (mas muito triste)
O livro é muito bom. Gostei do fato de que possui muitos personagens e, em algum momento, a história deles se entrelaçam! O livro é sensível e mostra de maneira muito leve o sentimento de cada personagem. Achei meio injusto o final dos personagens? Achei! Parece que quem é ruim se deu bem e quem é bom se ferrou (talvez sendo um pouco negativa, eu diria: um retrato da realidade. Mas prefiro ser esperançosa com a humanidade). Vale a pena a lê-lo!
Paula 23/09/2023minha estante
Fiquei com esse sentimento também, no fim quem tinha o coração gelado se saiu melhor e os sensíveis sofreram por suas escolhas.
Mas também tiveram sua redenção de alma.
Dependendo da perspectiva isso vale mais.

Emy01 21/09/2023

Um livro surpreendente e bem escrito ?
Devo dizer que a autora soube bem balancear o romance e a narrativa de guerra no decorrer do livro,mas como nada é perfeito,deu a impressão de que,nas últimas partes,a história teve um foco maior na questão da guerra e da redenção de personagens,deixando todo os romances/amizades desenvolvidos anteriormente em segundo plano.
Contudo,o livro não deixa de ser cativante,o simples fato de não deixar pontas soltas e finalizar os ciclos dos personagens deixa o leitor com uma certa satisfação,com certeza.
Se eu fosse pontuar alguma coisa "ruim" seria a protagonista não ter me conquistado em nenhum momento durante a história,honestamente me senti mais interessada nas histórias dos personagens secundários do que na dela,mas acredito que foco não era pra ser esse afinal.
Enfim,achei bom mas não é o tipo de livro que recomendaria a menos que gostassem de histórias de guerra :(
Bruna Gomes 01/11/2023minha estante
concordo sobre a protagonista, não consegui senti conexão/simpatia por ela

Marcelo 09/08/2023

CoMo Tigres na Neve Nota: 8/10
Livro de agosto/23 do desafio @book.ster.

Adorei o fundo histórico sobre a Coréia. Muito pouco estudamos ou lemos sobre este país peculiar. O enredo se inicia por volta de 1910 e vai até 1965, sendo que a maior parte da trama ocorre no período da invasão japonesa que se encerra somente ao fim da 2a Guerra.

Além do aspecto histórico, somos inseridos em meio a cultura e sociedade coreana: as diferenças entre Seul (sul) e Pyongyang (norte) enquanto havia um só país; a sociedade machista em que a mulher é absolutamente submissa ao marido; e o universo peculiar das cortesãs, núcleo central do livro.
Diego642 26/08/2023minha estante
Achei esse livro extraordinário. Muito bem escrito e traduzido. Leitura densa, mas gostosa ao mesmo tempo e os personagens com histórias e personalidades profundas parecem contar a história da Coreia sob diversos ângulos.

cris.leal 19/04/2023

Uma visão fascinante da Coreia sob o domínio japonês...
Em 1917, em meio às montanhas cobertas de neve, quando a Coreia era uma colônia do Japão, um caçador coreano conseguiu espantar um tigre e livrar oficiais japoneses do ataque mortal do animal feroz. É a partir desse acontecimento que se desenrola uma história que se estenderá por cinco décadas e mostrará que, para os coreanos, o Japão era tão feroz quanto os tigres, uma vez que anexou a Coreia pela força e instituiu um domínio colonial brutal que durou de 1910 até 1945.

O enredo tem como pano de fundo os movimentos pela independência da Coreia, o que é muito esclarecedor e interessante, mas o que realmente me prendeu a história foram os seus muitos personagens, que variam de belas cortesãs a rígidos militares japoneses, passando por ricos empresários e discretos, mas determinados, rebeldes coreanos. Os destinos de todos eles estavam conectados e suas interações resultaram nos mais variados sentimentos. É acompanhando os eventos e as escolhas que marcaram as suas vidas, que eu me vi presa ao livro sem querer largá-lo.

Um ótimo enredo, apresentado de forma simples e elegante, mais as valiosas lições sobre a história recente da Coreia, fizeram valer cada minuto da leitura. Recomendo fortemente.
Débora 19/04/2023minha estante
Cris e suas resenhas maravilhosas! Esse livro estava na minha lista, mas vou passar na frente dos outros agora! Obrigada!!!????

Vinicius.Nascimento 05/05/2023

Terminei agorinha e estou numa crise existencial depois dessas histórias, cada personagem, com suas histórias e personalidades me encantaram de uma forma q não consigo explicar em palavras; esse livro está no pódio das leituras inesquecíveis q guardo no coração ???
Diego642 26/08/2023minha estante
Compartilho do mesmo sentimento. Eu tô amando esse livro. Melhor leitura de 2023

bia 08/07/2023

Acho que coloquei muita expectativa?
Fui com bastante expectativas pra ler esse livro, mas infelizmente não gostei. Achei os personagens chatos, acabei não me identificando com nenhum. Também achei a história bem desconexa em alguns momentos, alguns personagens simplesmente sumiam, outros pareciam que estavam ali só como filler. Não me conectei muito.
Diego642 26/08/2023minha estante
Meu Deus! Minha percepção é completamente diferente da sua. Achei totalmente o contrário. Inclusive, tô querendo conhecer outros futuros livros dessa autora muito talentosa.

tguedes2 27/06/2023

"Manseh!"
"A história falhou conosco, mas não importa". Essa é a frase que abre o romance Pachinko, de Min Ji Lee. Quando eu li a última frase de Como Tigres na Neve, esse trecho de Pachinko veio a minha mente quase que imediatamente. E eu pensei: "É, a humanidade age como se, de fato, não importasse".

O enredo de Como Tigres na Neve se passa desde a anexação da península da Coreia ao Império Japonês, até a conquista da independência e a divisão da Coreia. É um livro que tem com objetivo mostrar ao mundo a história da Coreia enquanto Nação, fora de uma perspectiva eurocentrista.

Quando comecei a me interessar mais pela historia da Ásia, num geral, fiquei bem surpresa com o que me deparei. Aí foi quando percebi como meus conhecimentos de história eram eurocentrados. Quando estudamos a Segunda Grande Guerra na escola, temos acesso, basicamente, ao fervor político do que acontecia na Europa, com o Holocausto, principalmente. Não nos são apresentadas as atrocidades que o Japão, que lutou ao lado da Alemanha nazista e da Itália na guerra, empreendia na península coreana. Aqui, nessas páginas, eu tive contato com esse recorte da história.

Os personagens criados por Juhea Kim são sublimes. O modo como eu me apeguei a esses personagens é surreal. Eles são tão bem construídos que, por vezes, eu conseguia antecipar o que eles estavam pensando. Você sente como se eles fossem seus amigos de longa data. O modo como as histórias deles vão se interligando e se conectando é incrível.

Acho que a parte da narrativa que mais me impressionou foi a que se situa nos acontecimentos pós independência, principalmente no que tange a divisão da Coreia. E isso nos traz de volta a frase inicial de Pachinko. O mundo atual tem a tendência da polarização, da demonização de extremos. A gente olha para o passado e parece que não aprendemos nada. O modo como a Coreia do Norte, até hoje, é demonizada e descreditada. As fake news que rolam sobre o país. E percebam, não é meu objetivo falar que a República Popular da Coreia é perfeita. Provavelmente não é. Mas porque nossas visões são baseadas em dois pesos, duas medidas? Porque não falamos sobre os integrantes de partidos comunistas que foram fuzilados pela Coreia do Sul no fim do século XX? Porque não falamos sobre os absurdos e violência que ocorrem no lado capitalista da Coreia?

No fim das contas, parece que não importa mesmo.
Paula 23/09/2023minha estante
Que resenha perfeita!
Expressa exatamente como me senti.
Como temos uma visão eurocentrica do mundo, e desconhecemos lutas e histórias.

mere 16/12/2022

Um dos meus tops desse ano. Um livro tiste,tenso e muito emocionante.
Sofrido.
Recomendo muito a leitura.

Dani 11/01/2023

Leitura que toca o coração
Esse livro me tocou desde o início... Adorei a história como um todo. Livro muito bem escrito, visual impecável e com uma sensibilidade enorme em cada página. É uma leitura cativante e imersiva que me proporcionou diversas emoções e reações constantemente, além de ser uma narrativa riquíssima e recheada de cultura e aprendizados. Esse livro nos ensina empatia, sensibilidade, um novo olhar para as coisas e que a mudança é possível com muita luta, força de vontade e amor.

Carol 30/01/2023

Um romance histórico, onde ficção e realidade se misturam lindamente e não sei dizer o que é real e o que foi inventado.

O livro é dividido em 4 partes, separadas por fases dos personagens principais e também as fases do movimento de independência da Coreia.

Cortesãs que ajudam os grupos de revolução, militares japoneses que espremem o povo primeiro para mostrar "quem é que tem o controle" e, mais tarde, para tentar durar mais na 2a Guerra Mundial, amores que se desencontram e finais justos.

Livro belíssimo e a escrita nos enche de emoções (acompanhando as dos personagens). Recomendo esse meu primeiro 5 estrelas do ano.

Samyra33 07/06/2024

Uau
"Lágrimas caíram em seu rosto varrido pelo tempo. A morte era um preço tão pequeno a pagar pela vida."

Acho que vai ser o tipo de leitura que se instala numa parte do cérebro que vai se fazer lembrar por muito tempo. O que mais me chamou a atenção no livro é que os personagens são crus, verdadeiros, todos erram, todos são extremamente humanos. Foi um dos livros com os personagens mais tangíveis que já li, todos são muito reais, era como ler um livro de memórias, uma biografia. Dito isso é aquele tipo de livro que você precisa se desprender, ele não vai seguir o que você espera, as coisas não vão funcionar magicamente e não há uma resolução perfeita, há somente a vida, sendo o que ela é: pessoas sendo conduzidas para lá e para cá, traçando algo novo, sendo movidas por algo diferente a cada amanhecer, mudando constantemente e errando várias vezes. Pessoas sendo humanas, nas coisas boas e ruins.

Além disso o livro é uma aula de história sobre a guerra da Coreia e a ocupação japonesa, vale muito a pena. Gostaria que algumas partes tivessem sido diferentes, mas o livro traz exatamente e imprevisibilidade da vida e suas injustiças.

Kamila156 13/04/2023

Como eu imaginava que um livro coreano seria! Dez. ?
Pois então, não dá para negar, a gente sempre cria expectativas. Desde que eu comecei a me interessar por cultura coreana tenho desejado ler um livro intenso, com personagens complexos e uma trama interessante e eu nunca tinha encontrado até ler Como Tigres na Neve!
A escrita dessa pérola é bastante madura e a maneira que a autora intercala as narrativas dos personagens é interessante; ficamos querendo saber o que acontece, aaa.
Li bastante lentamente, os temas são pesados e o final te deixa em crise existencial. Acho que esse livro é mais sobre a jornada do que sobre a chegada¿? Até porque parece que ninguém chega a lugar algum, ops.
Enfim! Leiam leiam leiam. Masss preparem-se para sofrer. Chorei.

Ellie 08/05/2023

Quando os tigres fumavam cachimbo...
Um romance histórico bem estruturado, com personagens apaixonantes. É assim que posso tentar resumir esse livro, o que é engraçado pois ele nem é tão longo, mas sua narrativa é densa e marcante, principalmente os momentos chave que se passam durante os picos do movimento de independência da Coreia. Apesar de ter tantos personagens, ficou bem claro que a principal é Jade, seguimos sua vida desde a infância, passando por seus primeiros contatos com o mundo, suas belezas e crueldades. O interessante deste livro é a moral dos personagens, muitas vezes acompanhamos o mesmo personagem fazer algo bom, depois algo ruim e assim por diante, aqui nada é preto no branco, principalmente se tratando dos japoneses que eu esperava serem os vilões da história, também iremos acompanhar a trajetória deles, mesmo que estejam do outro lado da guerra e aí cabe ao leitor torcer ou não por eles, pois o livro está cumprindo sua função, a de contar a história.

Outra coisa que amei neste livro foi poder acompanhar o amadurecimento dos personagens, vou deixar uma ressalva para o personagem da Luna, com uma vida tão difícil, eu torci para ela por grande parte do livro, mesmo que o foco, as vezes desejaria que o livro tivesse mostrado mais desta personagem.

Por fim, achei muito interessante acompanhar como foram construídos os movimentos políticos na Coreia, chegando até a situação que observamos nos dias atuais. Para quem já conhece a história política da Coreia, vai aproveitar muito das referências do livro. Uma coisa boa é que a autora não julga um lado nem outro, justamente como fez com os japoneses, apenas expõe fatos e cria narrativas a partir destes, lembrando que o foco do livro sempre será nas personagens em si e não em que lado ele está ou esteve.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6