Como tigres na neve

Resenhas - Como Tigres na Neve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lara 16/05/2024

Lindo Lindo Lindo!
Uma leitura que vale a pena! Como a autora diz em suas notas e agradecimentos "o objetivo desse livro é refletir e defender nossa humanidade compartilhada, o sofrimento não conhece fronteiras e todas as pessoas merecem e desejam a paz"

Eu esperava uma história de amor romântico no meio a ocupação japonesa da Coreia e recebi algo muito mais rico e verdadeiro, me surpreendi muito e fui muito feliz nessa surpresa!

Fazia tempos que um final não me deixava tão tocada assim mas eu só fiquei encarando a última página chorando em silêncio e aí depois chorei mais lendo os agradecimentos kkkkk

Vale a pena! Recomendo 10/10

Vivi 15/05/2024

"mas nunca teve medo de animais selvagens, eram os humanos que a aterrorizavam com sua selvageria."
uma viagem por uma coréia que lutou e resistiu ao japoneses. potência.

kyoi 01/05/2024

Achei mt lindo eh uma ficcao tratada de forma muito real sabe, (nao so pelo contexto histórico que existiu de fato k) a maneira como narrativa é desenrolada é muito precisa. gostei muito de como as pessoas são interligadas pelas mais variados motivos, a escrita da autora é muito linda, mesmo falando sobre tristeza e guerra de maneira bem crua senti que ela conseguiu ser sensível e transpassar tudo da melhor forma.
ele é um pouco lento de se ler pela densidade da escrita mas nao me incomodei tanto com isso.
pela sinopse eu esperava que fosse mais focado no romance mas percebi que o livro é bem mais voltado a política e a vida de diferentes pessoas na guerra ((?) de certa forma), o que pra mim foi uma surpresa boa.
me fez sentir tocada pelo sofrimento dos personagens e pelas conquistas deles.

Su :) 30/04/2024

?a vida vale a pena porque o amor nos faz lembrar de tudo?
A trama se entrelaça e desentrelaça de tantas formas e em tantos momentos diferentes que é impossível não lembrar do conceito de inyeon, conexão entre duas pessoas que dura uma vida, que a autora apresenta de uma forma brilhante. a escrita dela, por sinal, consegue ser delicada e tocante e avassaladora e cruel ao mesmo tempo. sinceramente, não lembro da última vez que um livro me emocionou dessa forma, com tantos personagens ambíguos e capazes de evocar raiva e carinho na mesma medida.

Raquel.Euphrasio 30/04/2024

Quanta tristeza cabe em um livro? A narrativa é emocionante e dilacerante, mas tão cheia das verdades desses personagens que não foi fácil se distanciar para observar o contexto de forma geral.. há mesmo certo e errado em algumas situações na guerra? Obrigada Ronan e Alisson pela cia e por colocarem esse livro na minha TBR do nada. rs.

Ronan 26/04/2024

Gostei demais dessa história e de como tudo foi se desenrolando, fiquei extremamente envolvido na vida desses personagens em meio a esse cenário da Coréia do início do século XX, foi um livro que me deixou bem melancólico e que eu amei demais ler, sofri e fiquei feliz em vários momentos com esses personagens...

Julia Tomazin 25/04/2024

Como Tigres na Neve, de Jugea Kim - O livro é o romance de estreia da autora e, além de ter sido finalista do Dayton Literary Peace Prize, foi amplamente indicado por diversas revistas como Fortune e The Washington Post. Sob o conceito de inyeon (fio humano), a história conta sobre o destino de Jade e JungHo, que foi costurado pelos eventos históricos da Coréia durante o século XX.

Em 1917, época em que a Coréia era ocupada pelo Japão, um caçador, visando alimentar sua família, segue, por dias, os rastros de um leopardo. Durante a caça encontra um tigre; porém, o caçador decide deixá-lo ir, em razão de um ditado antigo que afirmava que só se devia matar um tigre, caso não houvesse outra escolha. A busca pelo leopardo apenas acaba quando o homem impede que um oficial Japonês seja atacado pelo tigre. E, devido a esse momento seus destinos se conectam, dando início ao desenrolar da história e influenciando a vida dos personagens principais.

Superada a história do caçador, o livro passa a contar sobre Jade, de família pobre, que foi vendida, ainda criança, para uma casa de cortesãs. Lá, a personagem foi educada, ganhou confiança e alcançou sua liberdade. Sem saber que a história entre o caçador e o Oficial influênciaria sua vida futura, conhece JungHo, um menino órfão, que vivia nas ruas de Seul e se tornam grandes amigos. Já adultos, JungHo passa a lutar pela independência de seu país, enquanto Jade se torna artista, melhorando cada vez mais seu status social. JungHo é muito decidido sobre o que ele deseja para sua vida, enquanto Jade precisa escolher se terá coragem de arriscar tudo por seu amigo.

Se há uma palavra que eu usaria para definir esse livro seria “elegante”. Apesar de possuir um desenrolar lento e por vezes cansativo, é rico em detalhes e informações culturais, proporcionando uma viagem sem sair de casa.

“Iniyeon é uma conexão de destino entre duas pessoas por toda a vida. Trata-se de um tipo de relação vital que se estabelece entre dois sujeitos seja de amor, família ou amizade, e que se manifesta nos encontros”

Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Rfgaugustin 22/04/2024

Eu sempre me questiono sobre o por quê dos títulos dos livros e me dinto impactada quando a história me revela o motivo...

Como tigres na neve é uma história sobre adaptação e sobretudo sobre coragem.

É um romance histórico com a guerra da coreia e a ocupação japonesa durante a segunda guerra mundial como pano de fundo.

Os protagonistas são a Jade, uma jovem que se torna cortesã e o JungHo, um menino de rua que colabora com o partido comunista.

O livro se passa nesses dois núcleos com os demais personagens orbitando esses contextos: tem a família, a melhor amiga da jade e as instrutoras da guilda de cortesãs; tem a gangue da rua, o intelectual comunista e o amigo conveniente; tem os apaixonados e pretendentes; tem o pessoal do exército japonês...

E tem o amor platônico de um dos protagonistas.

É um livro muito bonito, daqueles que emocionam no fim e deixam uma sensação de ter acertado na escolha.

Mariana 18/04/2024

Uma dor no peito
"A vida só é suportável porque o tempo nos faz esquecer tudo. Mas a vida vale a pena porque o amor nos faz lembrar de tudo."

Me emocionei do início ao fim. Tristeza, muita tristeza porque, afinal, guerras são tristes, mas também esperança, alegria e amor. Acho que meus olhos nunca brilharam tanto com um livro, por lágrimas e por encantamento com a rica descrição das cenas e os sentimentos - horríveis e lindos - da humanidade.
Não vou entrar no mérito comunista que sempre aperta o meu coração, mas no mérito da vida e como ela é imperfeita e visceral.
Ser completo, estar vivo, é muito... muito. É demais. É um peso no peito.
Espero viver tudo que posso viver, me arrepender de tudo que eu puder me arrepender e no final lembrar de uma vida completa de todos os sentimentos que existem.

skuser02844 16/04/2024

Relato de uma época. Bom, porém, cansativo
Considero um livro razoável.
Achei muito interessante ler um relato de uma época, país e culturas que eu desconhecia quase completamente: Coreia na primeira metade do século XX.

Além disso, ao longo do livro os personagens se desenvolvem com muita profundidade e há diversos diálogos extremamente sensíveis.

No entanto, por cobrir um período muito longo desses personagens (décadas) achei um pouco cansativo e até confuso.
No fim do livro, esperava algum significado profundo com os acontecimentos iniciais, mas não consegui captar nada.

Tinha grandes expectativas, por isso me decepcionei bastante.

Mariana113 09/04/2024

Como tigres na neve: um resumo para mim
A escrita me envolveu, sendo muito bem bem construída e eu amei as conexões entre personagens na sua linhagem.

O enredo histórico da Independência da Coréia, a guerra e toda o conteúdo social do período sempre me encanta.

A história é sobre Jade e sua nova família de cortesãs. As relações interpessoais vividas entre ela, sua nova Tia, e as irmãs. Os namorados, amantes e amigos. Os casos e causos que ocorrem.

O fim é rápido e talvez (in)esperado. Apesar de tudo, lindo.

Sempre me encanta a ilha de jejuno e seus abalones.

Andrea.Cardoso 31/03/2024

Inyeon
"Iniyeon é uma conexão de destino entre duas pessoas por toda a vida. Trata-se de um tipo de relação vital que se estabelece entre dois sujeitos seja de amor, família ou amizade, e que se manifesta nos encontros". Essa é uma das explicações que se encontra no final do livro, e pra mim, Como Tigres na Neve é inteiramente sobre "inyeon".

Nessa história, que começa em 1917 e termina em 1965, todos os personagens são muito bem conectados e entrelaçados, e as ações de um influenciam muito na vida dos outros. Me interesso muito por livros sul-coreanos sobre o período da ocupação japonesa, mas todos tem algo em comum: a tristeza. Guerra, autoritarismo, violência e fome permeiam esse romance do início ao fim.

Uma reflexão que tive enquanto lia esse livro foi sobre as gisaengs, que são as protagonistas do livro. Jade e Lotus são criadas desde pequenas para serem gisaengs, e segundo a Wikipédia, "eram mulheres coreanas de classe baixa e às vezes consideradas escravas que eram treinadas para serem cortesãs, vindo em sua maior parte da plebe, providenciando entretenimento e conversas para homens de classe alta, podendo ou não ser íntimo". No livro, fica muito claro que essas meninas eram treinadas não apenas para serem prostitutas, e sim para servirem de entretenimento para os homens. Treinadas nas artes, na dança, na poesia e no canto, em determinado momento do livro as duas alcançam sucesso nos palcos. Me peguei pensando como a Coreia, de certa forma, ainda mantém esse costume, com os "idols" do K-pop, com a diferença que agora os relacionamentos íntimos não existem mais e milhares de meninos e meninas são treinados desde crianças para entreterem o público em geral com a dança e o canto.

Como Tigres na Neve é uma leitura triste, mas muito verdadeira. Senti que a autora se dedicou muito a descrever os acontecimentos históricos os mais próximos da realidade possível. Li algumas resenhas de pessoas que acharam o livro chato, arrastado e que não gostaram do final, mas pra mim, não teria como ter sido diferente. Não tem como transformar uma Guerra em uma simples história de amor, porque nenhum romance resiste a tanta violência e desgraça.

Tharlley 25/03/2024

Excelente
Ótimo livro que acompanha personagens bem humanos durante décadas em meio a Coréia ocupada pelo Japão

Let Carvalho 24/03/2024

Não gostei. Achei que era um livro promissor mas a maneira como a história de desenvolve me decepcionou.

Lusia.Nicolino 19/03/2024

Um romance histórico, revisita um período sombrio de maneira leve!
Começamos em 1917 e terminamos em 1965. E, quando lemos as primeiras páginas, pensamos que aquele acontecimento inicial - o encontro de um oficial japonês com um caçador coreano -, será explorado, detalhado. Mas, para nossa surpresa, a história caminha, leve, ela também como um tigre na neve. É uma ficção histórica contextualizada em uma Coreia dominada pelos japoneses. O foco estará em Jade, que na infância foi vendida por seus pais para uma escola de cortesãs, cujo destino vai se enlaçar com o órfão JungHo. Quem será ele? Que dificuldades encontrarão? O que é justiça, qual a luta de cada um, como o futuro se apresenta para cada um deles e para os outros personagens – também importantes - como Lotus, Luna, Dani, entre tantos outros. O final de Jade me desconcertou um pouco. Eu não tive pistas da escolha dela e creio que contribuiu para me tirar da linearidade e da sensação de "sei o que vai acontecer"! Ainda estou refletindo sobre isso. Capítulos curtos, bem estruturados, uma escrita elegante que nos leva pela mão por uma história fascinante! É o livro de estreia de Kim e me impressionou bastante!

Quote: "- Sua imaginação andava em círculos por coisas conhecidas - era um chafariz, não um rio, principalmente no que dizia respeito a pensar sobre sua própria vida."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6