Como tigres na neve

Como tigres na neve Juhea Kim

Resenhas - Como Tigres na Neve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Manu 15/01/2024

O livro mescla fatos históricos com ficção. A parte histórica é muito interessante, conta sobre a Guerra da Independência da Coreia, que foi colonizada pelo Japão e dos impactos da II Guerra Mundial na Coreia.

Sobre os personagens, eu não consegui me conectar de fato com nenhum além da Jade (e em alguns momentos nem com ela). Não sei explicar muito bem, mas acho que faltou emoção. E pensando bem, talvez essa ?emoção? que eu acho que tenha faltado pode ser algo totalmente enviezado por ter um olhar ocidental.

Mas vale a leitura!

Isa_Andradre 14/01/2024

Fiquei impressionada assim que li a sinopse, fiquei real surpresa com o peso da segunda guerra mundial e o domínio japonês na história da Coreia, acredito que comentei sobre isso na resenha de herdeiras do mar, como a maioria de nós esquece do mundial na "segunda guerra mundial".
O romance vem como uma capa pro que realmente tá acontecendo no cenário político, muitas vezes até mesmo fica esquecido.
Em relação aos personagens, muito humanos, consegui amar e odiar cada um em sua respectiva parcela na história.
Agora um pouquinho de spoiler, gostei de verdade de como a Jade ficou sozinha no final embora não tenha engolido o "centro" da história que seria o fio que liga as pessoas, achei tão pouco importante como imaginei que seria devido a sinopse, mas voltando, é bem poucas as histórias que a protagonista acaba sozinha e é um final bom sabe, teve sim um reencontro mas naquele momento depois de ler tudo e sentir tudo com os personagens simplesmente não consiguia mais shippar ou imaginar eles juntos

Thalia58 29/12/2023

A escrita leve e poética da autora faz a leitura ser bem fluida, não dá vontade de parar de ler até saber tudo o que vai acontecer com os personagens. A ocupação japonesa da Coreia e a sua separação entre Coreia do Sul e do Norte é o contexto histórico mostrado na história.

O livro tem, romance, amores não correspondidos, amizades de longas datas, ações revolucionárias, desencontros, personagens mulheres fortes, além de mostrar um pouco dos costumes e da história da Coreia nesse período.

Quando comecei essa leitura, tinha finalizado uma série de livros bem pesados e esse foi a escolha perfeita pra ler na sequência, não que o livro não aborde temas complexos e situações pesadas, mas fica fluido de ler pela forma como a autora escreve.

Recomendo a leitura.

Verona 28/12/2023

Um romance histórico para quem já leu similares como Herdeiras do mar ou Pachinko. Personagens bem escritos e história triste!

Bookster Pedro Pacifico 25/12/2023

Como tigres na neve, de Juhea Kim
O livro foi o escolhido para o mês de agosto do Desafio Bookster 2023 para o tema Independência da Coréia. É um romance histórico daqueles que tem todos os elementos para agradar o leitor: um bom contexto histórico, enredo ficcional bem desenvolvido, escrita fácil e um conhecimento adicional dos costumes da sociedade.

A autora nos transporta para as primeiras décadas do século passado, quando a Coréia ainda não era dividida e sofria com a ocupação japonesa. A narrativa é conduzida em torno de Jade, uma jovem que é vendida pelos seus pais a uma escola de formação de cortesãs. A decisão acaba surgindo como uma forma de conseguir garantir à garota um futuro longe da miséria e com mais oportunidades.

Há, ainda, a história de um garoto, JungHo, filho de um simples caçador, que se vê tentando sobreviver nas ruas de uma cidade grande. A trajetória dos dois personagens se cruza em diferentes momentos e, a partir disso, surge uma relação de amizade. Suas vidas encontram obstáculos na violência do exército japonês, na pobreza, no machismo e na forte desigualdade social.

A autora conseguiu mesclar bem a parte histórica com a parte ficcional. Há referências a momentos específicos e reais, de revolta da população coreana à ocupação japonesa. Esse período marcou muito a Coréia, deixando cicatrizes em uma sociedade usada e violentada.

É uma leitura envolvente, mas confesso que eu esperava mais do desenvolvimento da narrativa, que em alguns momentos ficou mais lenta. Gostei muito da abordagem sobre a parte mais cultural, das tradições e costumes sociais. Senti como se estivesse lendo uma novela interessante. Vai agradar quem, assim como eu, gostou de “Herdeiras do mar” ou “Pachinko”, por envolver o mesmo cenário e contexto histórico.

Nota 8/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster nas redes socias.

site: https://www.instagram.com/p/Cyt_IDLrVZB/

myhtuck 12/12/2023

Como tigres na neve
"A vida só é suportável porque o tempo nos faz esquecer tudo. Mas a vida vale a pena porque o amor nos faz lembrar de tudo."

Nota: 3/5
Desafio Bookster 2023

Fabi 07/12/2023

Gostei de saber mais sobre esse período da 2ª Guerra mundial sobre a ótica dos acontecimentos na Coréia. Não tinha conhecimento que o Japão tinha dominado o país por tanto tempo, mudando completamente a vida de todos os coreanos.
O romance permeia a obra junto com a guerra e acompanhamos a vida dos personagens por muitos anos.
Foi enriquecedor conhecer sobre a cultura coreana. Um romance muito bom e bem escrito.

Carolina 03/12/2023

Como tigres...
Escolhi o livro esperando algo tipo "memorias de uma gueixa" mas acabei me perdendo na história. Achei que os personagens não me marcaram e não me conquistaram como era o esperado.
O final foi um pouco melhor mas mesmo assim não consegui me apaixonar pela Jade. Claro que a vida foi cruel em varios aspectos...torci pela felicidade dos personagens...
Ate mesmo a referencia ao tigre ... não achei mt bem construído. Ficou tipo "ah, ok".

=========
Para eu lembrar! Essa parte contem spoiler!
Jade é uma garotinha que foi vendida pela sua mãe para uma senhora que cuidava de cortesãs.
Ela nao era uma criança bonita mas virou uma mulher bem chamativa.
Quando ainda era criança, a mesma conheceu JungHo que na epoca era uma criança de rua. Essa amizade rendeu um amor platonico à JungHo que viveu uma vida toda voltada a agradar e ser reconhecido por Jade ( oq nao aconteceu).
Jade conhece um rapaz mais novo que se apaixona porém não gera futuro porque a família é contra relacionamento por ela nao ser uma "mulher recatada e do lar".
No meio desse cenário temos a guerra da coreia acontecendo...brigas, fugas e atentados.
O final surpreende mas nem tanto porque mostra que nossa Jade não fica com nenhum dos dois (JungHo é executado como espião traidor e o outro casa e constroi família), vai morar perto do mar e acaba "adotando" um nenem que foi deixado em sua porta.

Demoreeeei para conseguir terminar.

Bruna 22/11/2023

Primeira vez que leio sobre o período de luta pela independência na Coréia durante a II Guerra Mundial, que até então estava ocupada pelos japoneses. Interessantíssima a parte histórica, daquelas que dá vontade de correr atrás de mais livros sobre o tema. A história em si é um encontro e desencontro dos personagens, com enredo sofrido onde você fica torcendo para alguma coisa boa acontecer com alguém. O final é um caso a parte. Parece até que foi escrito por algum outro autor ou tirado de outra história e adaptado para o livro. Apesar dessas questões gostei da história, achei que conversa bem com o leitor e nos emociona em vários momentos.

Kauane Parra 16/11/2023

Me desafiei a entrar em um clube do livro para ler temas diferentes e mais leve, este livro foi minha primeira experiência e não gostei. Achei a história muito sem emoção e não teve um final marcante. Não é o tipo de história que envolve e te deixa querendo saber o final, eu dormiria sem ele.

LuFumagalli 08/11/2023

Faz uma semana que terminei a leitura e sinto saudades dos personagens. Acredito que isso resume o quanto gostei... de narrativa fluida, personagens fortes que permeiam um dos períodos mais difíceis da Coreia.

Lenir 23/10/2023

Uma obra instigante, que tem como pano de fundo a longa ocupação da Coreia pelo Japão. O livro narra a história de Jade, uma garota que se torna cortesã e vários outros personagens que atravessam seu caminho.
Uma história que fala de amizade, amor, lealdade, envelhecimento, desigualdade social, solidão, ingratidão, machismo.

kkkkkaren 20/10/2023

O que fica desse livro é apenas um ?esperava mais?.
Eu esperava mais dos tigres, esperava mais do romance, esperava mais da guerra, esperava mais de tudo.

Literathatha 08/10/2023

Interessante, mas não brilhante
Passei por diferentes momentos com esse livro. Me arrastei, me empolguei, me conectei pelas menções históricas e temas relacionados a dois livros que li recentemente - Pachinko e Herdeiras do Mar - mas a história às vezes me parecia o enredo de uma novela. Acho que vale a pena pelo todo, porque de alguma forma me senti envolvida, mas na minha visão, não é uma obra prima.

Denise.Mineiro 06/10/2023

Gostei muito deste livro que nos conta a história da vida de Jade, uma jovem vendida para uma escola de cortesãs e JungHo o filho pobre de um caçador. A vida deles se entrelaçam em um dado momento por puro acaso e seguem juntas até o final. Uma história onde amor, lealdade, amizade, tragédia, força, luta, destino são ligados aos eventos históricos que aconteceram na Coreia durante o século XX e que culminaram na independência do país. Narrativa imersiva e notável que me fez mergulhar em novas culturas.

Nota 9,0

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6