Como tigres na neve Juhea Kim

Resenhas - Como Tigres na Neve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@conversas_literarias 27/01/2023

Diferente do que eu esperava, mas muito bom
A sinopse deste livro me passou uma visão totalmente diferente do que o livro é, então, a princípio, fiquei um pouco decepcionada, depois, preferi esquecer a sinopse e só mergulhar na história.
A escrita da autora é linda; a leitura é um pouco mais lenta, o livro pede isso, o que não é algo ruim.
Aprendi sobre o estilo de vida na Coreia, sobre a guerra em busca de independência, divisão do país? é um livro riquíssimo! Envolto nesse cenário, conhecemos personagens realistas, alguns cruéis, outros, encantadores. Eu me envolvi com cada um deles; seja amando, seja odiando.
É uma ficção histórica maravilhosa!
Diego642 26/08/2023minha estante
Engraçado! Eu tô lendo o livro e, até o momento, tudo o que li na sinopse está sendo abordado na história hauahauhauahua? uma menina vendida para cortesãs que se apaixona por um filho pobre de caçador. Como pano de fundo, um contexto histórico da Coreia que envolve todos os personagens da história. Tudo isso tá na história e tudo está na sinopse ?

Sileane 16/01/2024minha estante
Quero ler

Bookster Pedro Pacifico 25/12/2023

Como tigres na neve, de Juhea Kim
O livro foi o escolhido para o mês de agosto do Desafio Bookster 2023 para o tema Independência da Coréia. É um romance histórico daqueles que tem todos os elementos para agradar o leitor: um bom contexto histórico, enredo ficcional bem desenvolvido, escrita fácil e um conhecimento adicional dos costumes da sociedade.

A autora nos transporta para as primeiras décadas do século passado, quando a Coréia ainda não era dividida e sofria com a ocupação japonesa. A narrativa é conduzida em torno de Jade, uma jovem que é vendida pelos seus pais a uma escola de formação de cortesãs. A decisão acaba surgindo como uma forma de conseguir garantir à garota um futuro longe da miséria e com mais oportunidades.

Há, ainda, a história de um garoto, JungHo, filho de um simples caçador, que se vê tentando sobreviver nas ruas de uma cidade grande. A trajetória dos dois personagens se cruza em diferentes momentos e, a partir disso, surge uma relação de amizade. Suas vidas encontram obstáculos na violência do exército japonês, na pobreza, no machismo e na forte desigualdade social.

A autora conseguiu mesclar bem a parte histórica com a parte ficcional. Há referências a momentos específicos e reais, de revolta da população coreana à ocupação japonesa. Esse período marcou muito a Coréia, deixando cicatrizes em uma sociedade usada e violentada.

É uma leitura envolvente, mas confesso que eu esperava mais do desenvolvimento da narrativa, que em alguns momentos ficou mais lenta. Gostei muito da abordagem sobre a parte mais cultural, das tradições e costumes sociais. Senti como se estivesse lendo uma novela interessante. Vai agradar quem, assim como eu, gostou de “Herdeiras do mar” ou “Pachinko”, por envolver o mesmo cenário e contexto histórico.

Nota 8/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster nas redes socias.

site: https://www.instagram.com/p/Cyt_IDLrVZB/

Isabel 15/02/2024

Gostei muito desse livro, uma leitura muito fluída. Conta a história da Coréia durante a segunda guerra e a sua independência.

cris.leal 19/04/2023

Uma visão fascinante da Coreia sob o domínio japonês...
Em 1917, em meio às montanhas cobertas de neve, quando a Coreia era uma colônia do Japão, um caçador coreano conseguiu espantar um tigre e livrar oficiais japoneses do ataque mortal do animal feroz. É a partir desse acontecimento que se desenrola uma história que se estenderá por cinco décadas e mostrará que, para os coreanos, o Japão era tão feroz quanto os tigres, uma vez que anexou a Coreia pela força e instituiu um domínio colonial brutal que durou de 1910 até 1945.

O enredo tem como pano de fundo os movimentos pela independência da Coreia, o que é muito esclarecedor e interessante, mas o que realmente me prendeu a história foram os seus muitos personagens, que variam de belas cortesãs a rígidos militares japoneses, passando por ricos empresários e discretos, mas determinados, rebeldes coreanos. Os destinos de todos eles estavam conectados e suas interações resultaram nos mais variados sentimentos. É acompanhando os eventos e as escolhas que marcaram as suas vidas, que eu me vi presa ao livro sem querer largá-lo.

Um ótimo enredo, apresentado de forma simples e elegante, mais as valiosas lições sobre a história recente da Coreia, fizeram valer cada minuto da leitura. Recomendo fortemente.
Débora 19/04/2023minha estante
Cris e suas resenhas maravilhosas! Esse livro estava na minha lista, mas vou passar na frente dos outros agora! Obrigada!!!????

jdelisiario 13/08/2023

Como tigres na neve
Quantas camadas um livro pode ter?! Uma leitura que gostei bastante exatamente por isso.

Não é uma coisa simples, reta e direta. Tem seus altos e baixos, como na nossa vida real e talvez tenha sido exatamente por isso que gostei, pois traz toda humanidade que é possível ser colocada em um livro que praticamente conta a vida inteira de alguns personagens.

Engraçado como a percepção de um livro é relativa né?! Durante a semana vi uma resenha que a pessoa detestou o livro, achou alguns personagens sem sentido, que foram adicionados apenas para ocupar espaço. Eu, pelo contrário, senti que cada personagem teve sua participação tão importante e crucial quanto possível.

Nesse livro temos a história de vários personagens, mas ouso destacar a vida de Jade, uma cortesã na época dos conflitos entre Coreia e Japão. Muita coisa acontece e o plano de fundo são os conflitos em busca de liberdade por parte da Coreia.

Achei incrível a construção dos personagens, a narração dos fatos históricos, a junção meio que do extraordinário, misturado à humanidade dos personagens. E mais incrível ainda, o quanto a autora conseguiu nos mostrar como a vida é cíclica. Um dia você tem sua vida tocada por alguém que futuramente pode encontrar novamente. São os acasos e fatos curiosos que a gente nunca imagina e que acontecem.

Esse foi o livro do mês de agosto do desafio Bookster 2023. Indico!

#leituraTerapia
Robson68 16/08/2023minha estante
Eu senti que alguns personagens poderiam ser mais passageiros ou até cortados para que a história fluísse mais. Entretanto, ainda assim é um livro espetacular.

Diego642 26/08/2023minha estante
E um livro formidável. Tô lendo ele essa semana e tô achando maravilhoso. A quantidade de personagens não me prejudicou nenhum pouco e acho que cada personagem ocupou um lugar estratégico para contar a historia bem como a conexão com o contexto histórico. Cada um mostrou a cultura e história da Coreia sob cada óptica. Não acho que personagens deveriam ser cortados como alguns falam por aqui. Tô achando o livro completo e nem um pouco arrastado

Tharlley 25/03/2024

Excelente
Ótimo livro que acompanha personagens bem humanos durante décadas em meio a Coréia ocupada pelo Japão

Fernanda 03/09/2023

Como tigres na neve
Embora repleto de narrativas históricas e culturais orientais, é um livro que tem uma narrativa bastante fluída.
A conexão com as personagens, pelo menos na minha visão, demora um pouco para emplacar. Comigo aconteceu apenas aproximadamente na metade do livro.
Para que gosta de se aventurar em história e outras culturas, é um prato cheio. Vale a leitura.

LuFumagalli 08/11/2023

Faz uma semana que terminei a leitura e sinto saudades dos personagens. Acredito que isso resume o quanto gostei... de narrativa fluida, personagens fortes que permeiam um dos períodos mais difíceis da Coreia.

Valéria Cristina 01/06/2023

Romance épico
Este é uma história de amor, porém sem nenhum clique e muito menos finais esperados. A narrativa abrange quase 60 anos, de 1917 até 1964, época em vemos o desenvolvimento da vida de diversos personagens na Coreia.

Não há apenas um (a) protagonista, pois o foco narrativo está em diversas personagens. Instigantes e envolventes, acompanhamos suas vidas e respectivos anseio desde a infância até a maturidade. Todas essas vidas se cruzam e influenciam-se ao longo do tempo.

Uma escola para cortesãs se destaca, pois é ali que o destino dessas muitas personagens se entrelaça e se define, sob uma paisagem dominada por neves, chuvas e ensolarados dias primaveris.

O pano de fundo do romance é a colonização japonesa na Coreia, a Segunda Guerra Mundial, a independência daquele país e a posterior Guerra da Coreia. Nesse cenário, somos levados a conhecer a vida coreana sob a dominação do Japão os movimentos clandestinos pela independência, duramente coibido pelos dominadores.

A exploração da população, a pobreza, a formação de gangues juvenis, a situação de trabalhadores empobrecidos e, principalmente, o preconceito e a discriminação em relação aos coreanos que eram vistos como inferiores frente ao colonizador.

Ainda, percebemos como em qualquer situação complexa, existem aqueles que tiram proveito, exploram e enriquecem em detrimento da maioria.

Ainda, recomendo a leitura de todas as notas, pois todas elas esclarecem partes da história narrada no período abrangido pelo romance.

JUHEA KIM nasceu em Incheon, na Coreia do Sul, e se mudou para Portland, nos Estados Unidos, aos nove anos. Ela se formou na Universidade de Princeton com licenciatura em Arte e Arqueologia. Kim já teve trabalhos publicados em importantes veículos, como Granta, Slice, Times Literary Supplement e The Independent, entre outros. Fundadora e editora da Peaceful Dumpling, revista on-line que cobre estilo de vida sustentável e literatura ecológica, Kim recebeu bolsas de pesquisa de diferentes organizações, entre elas a Universidade Estadual do Arizona, onde ministrou uma aula sobre ficção ecológica em 2020. Como tigres na neve é seu aclamado romance de estreia e foi escolhido como o melhor livro de 2021 por diversas publicações, entre elas Ms. Magazine, Real Simple e Harper’s Bazaar. Parte dos lucros com o livro será doada para a Phoenix Fund, organização sem fins lucrativos em prol da preservação de tigres siberianos e leopardos de Amur com sede em Vladivostok, na Rússia.

Sandra 01/09/2023

Agosto 2023 bom
Romance histórico, nas guerras na Coreia. Envolve cortesãs, pobres, caçadores, agricultores e ricos.
As vezes cansativo. De 1914 a 1964.
Mas é uma leitura interessante para sentido sofrimento da Coreia em todas as guerras ate a divisão em duas. Muito triste População muito pobre.

Isa_Andradre 14/01/2024

Fiquei impressionada assim que li a sinopse, fiquei real surpresa com o peso da segunda guerra mundial e o domínio japonês na história da Coreia, acredito que comentei sobre isso na resenha de herdeiras do mar, como a maioria de nós esquece do mundial na "segunda guerra mundial".
O romance vem como uma capa pro que realmente tá acontecendo no cenário político, muitas vezes até mesmo fica esquecido.
Em relação aos personagens, muito humanos, consegui amar e odiar cada um em sua respectiva parcela na história.
Agora um pouquinho de spoiler, gostei de verdade de como a Jade ficou sozinha no final embora não tenha engolido o "centro" da história que seria o fio que liga as pessoas, achei tão pouco importante como imaginei que seria devido a sinopse, mas voltando, é bem poucas as histórias que a protagonista acaba sozinha e é um final bom sabe, teve sim um reencontro mas naquele momento depois de ler tudo e sentir tudo com os personagens simplesmente não consiguia mais shippar ou imaginar eles juntos

ncamilafreitas 15/08/2023

Inyeon (ou invisible string by taylor swift)
Que história magnífica e envolvente. a história começa em 1917 e termina em 1965, ou seja é possível acompanhar o crescimento dos personagens e os acontecimentos na coreia em meio ao domínio japonês.

eu demorei um pouco de terminar, mas em nenhum momento a história foi ruim pra mim, acho que foi apenas a minha jornada com ela. não foi um livro que eu sentia vontade de voltar toda vez que parava de ler, mas foi um livro em que cada vez que eu peguei pra ler eu não queria parar. a história te envolve e os personagens também.

é incrível como você vai conhecendo cada personagem desde o início e entendendo quem eles são, os inyeon - as ligações entre si e como cada relação estava de fato entrelaçada desde o início. jamais imaginaria o rumo que a história tomou, acabou me surpreendendo muito e deixando sua marquinha no meu coração.

Verona 28/12/2023

Um romance histórico para quem já leu similares como Herdeiras do mar ou Pachinko. Personagens bem escritos e história triste!

lucianem 06/09/2023

Como Tigres na Neve
Esse romance histórico acontece na Coreia, iniciando durante o período colonial japonês, até a década de 1960, e acompanha a vida de uma menina vendida para uma escola de cortesãs e um menino pobre de uma aldeia longinqua, cujas histórias se entrelaçam com as de outros personagens. Amizades, amores, decepções, traições vão se sucedendo em suas vidas, e ligando suas próprias histórias umas nas outras.

Um livro muito bem escrito, numa linguagem poética e fluida.
Aprendi várias coisas sobre a história e a cultura coreanas.
Só por isso já valeu a leitura.

Livro de agosto do Desafio Bookster 2023.

Bruna 22/11/2023

Primeira vez que leio sobre o período de luta pela independência na Coréia durante a II Guerra Mundial, que até então estava ocupada pelos japoneses. Interessantíssima a parte histórica, daquelas que dá vontade de correr atrás de mais livros sobre o tema. A história em si é um encontro e desencontro dos personagens, com enredo sofrido onde você fica torcendo para alguma coisa boa acontecer com alguém. O final é um caso a parte. Parece até que foi escrito por algum outro autor ou tirado de outra história e adaptado para o livro. Apesar dessas questões gostei da história, achei que conversa bem com o leitor e nos emociona em vários momentos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6