Como tigres na neve

Como tigres na neve Juhea Kim

Resenhas - Como Tigres na Neve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mariana113 09/04/2024

Como tigres na neve: um resumo para mim
A escrita me envolveu, sendo muito bem bem construída e eu amei as conexões entre personagens na sua linhagem.

O enredo histórico da Independência da Coréia, a guerra e toda o conteúdo social do período sempre me encanta.

A história é sobre Jade e sua nova família de cortesãs. As relações interpessoais vividas entre ela, sua nova Tia, e as irmãs. Os namorados, amantes e amigos. Os casos e causos que ocorrem.

O fim é rápido e talvez (in)esperado. Apesar de tudo, lindo.

Sempre me encanta a ilha de jejuno e seus abalones.

Andrea.Cardoso 31/03/2024

Inyeon
"Iniyeon é uma conexão de destino entre duas pessoas por toda a vida. Trata-se de um tipo de relação vital que se estabelece entre dois sujeitos seja de amor, família ou amizade, e que se manifesta nos encontros". Essa é uma das explicações que se encontra no final do livro, e pra mim, Como Tigres na Neve é inteiramente sobre "inyeon".

Nessa história, que começa em 1917 e termina em 1965, todos os personagens são muito bem conectados e entrelaçados, e as ações de um influenciam muito na vida dos outros. Me interesso muito por livros sul-coreanos sobre o período da ocupação japonesa, mas todos tem algo em comum: a tristeza. Guerra, autoritarismo, violência e fome permeiam esse romance do início ao fim.

Uma reflexão que tive enquanto lia esse livro foi sobre as gisaengs, que são as protagonistas do livro. Jade e Lotus são criadas desde pequenas para serem gisaengs, e segundo a Wikipédia, "eram mulheres coreanas de classe baixa e às vezes consideradas escravas que eram treinadas para serem cortesãs, vindo em sua maior parte da plebe, providenciando entretenimento e conversas para homens de classe alta, podendo ou não ser íntimo". No livro, fica muito claro que essas meninas eram treinadas não apenas para serem prostitutas, e sim para servirem de entretenimento para os homens. Treinadas nas artes, na dança, na poesia e no canto, em determinado momento do livro as duas alcançam sucesso nos palcos. Me peguei pensando como a Coreia, de certa forma, ainda mantém esse costume, com os "idols" do K-pop, com a diferença que agora os relacionamentos íntimos não existem mais e milhares de meninos e meninas são treinados desde crianças para entreterem o público em geral com a dança e o canto.

Como Tigres na Neve é uma leitura triste, mas muito verdadeira. Senti que a autora se dedicou muito a descrever os acontecimentos históricos os mais próximos da realidade possível. Li algumas resenhas de pessoas que acharam o livro chato, arrastado e que não gostaram do final, mas pra mim, não teria como ter sido diferente. Não tem como transformar uma Guerra em uma simples história de amor, porque nenhum romance resiste a tanta violência e desgraça.

Tharlley 25/03/2024

Excelente
Ótimo livro que acompanha personagens bem humanos durante décadas em meio a Coréia ocupada pelo Japão

Let Carvalho 24/03/2024

Não gostei. Achei que era um livro promissor mas a maneira como a história de desenvolve me decepcionou.

Lusia.Nicolino 19/03/2024

Um romance histórico, revisita um período sombrio de maneira leve!
Começamos em 1917 e terminamos em 1965. E, quando lemos as primeiras páginas, pensamos que aquele acontecimento inicial - o encontro de um oficial japonês com um caçador coreano -, será explorado, detalhado. Mas, para nossa surpresa, a história caminha, leve, ela também como um tigre na neve. É uma ficção histórica contextualizada em uma Coreia dominada pelos japoneses. O foco estará em Jade, que na infância foi vendida por seus pais para uma escola de cortesãs, cujo destino vai se enlaçar com o órfão JungHo. Quem será ele? Que dificuldades encontrarão? O que é justiça, qual a luta de cada um, como o futuro se apresenta para cada um deles e para os outros personagens – também importantes - como Lotus, Luna, Dani, entre tantos outros. O final de Jade me desconcertou um pouco. Eu não tive pistas da escolha dela e creio que contribuiu para me tirar da linearidade e da sensação de "sei o que vai acontecer"! Ainda estou refletindo sobre isso. Capítulos curtos, bem estruturados, uma escrita elegante que nos leva pela mão por uma história fascinante! É o livro de estreia de Kim e me impressionou bastante!

Quote: "- Sua imaginação andava em círculos por coisas conhecidas - era um chafariz, não um rio, principalmente no que dizia respeito a pensar sobre sua própria vida."

Pericinoto 10/03/2024

Quando os tigres fumavam cachimbo?
A vida só é suportável porque o tempo nos faz esquecer tudo. Mas a vida vale a pena porque o amor nos faz lembrar de tudo.

Laisy.BArbara 06/03/2024

É uma história muito boa e muito bem contada. Os personagens me interessaram do início ao fim, além de ser super interessante a forma que as histórias se conectavam

Mari 29/02/2024

Acho incrível como os livros conseguem nos levar pra qualquer lugar do mundo e a qualquer momento da história. um livro sobre um país e uma cultura muito distante de nós, com muitas referências, que traz uma visão da guerra que não costumamos ver retratado em filmes, por exemplo, e com uma linearidade muito bem construída junto aos personagens.

césar 28/02/2024

Como tigres na neve
O livro me interessou desde o início com aquelas descrições simples, porém complexas, de uma paisagem montanhosa e enevada. Simples e complexo é o que descreve esse livro, as emoções humanas em tempo de guerra transparecem tanto, misturando amor, ódio, raiva e briga em um período cruel da história coreana. Perfeito.

Carolina 18/02/2024

Nota 10
Uma novela maravilhosa. Amei acompanhar desde a infância até a vida adulta dos personagens, como os destinos se entrelaçam e as escolhas de vida determinam o futuro. Além disso, toda a história ter ocorrido durante a segunda Guerra mundial se tornou um ponto ainda mais atraente que nos prende ao enredo. Livro nota 10.

noonawhat 16/02/2024

Foi muito diferente do que eu imaginava, talvez tenha sido por isso que levei tanto tempo pra finalizar a leitura....mas no geral aprendi coisas que não sabia que mergulhei na crença do inyeon com a alma.

Isabel 15/02/2024

Gostei muito desse livro, uma leitura muito fluída. Conta a história da Coréia durante a segunda guerra e a sua independência.

Renata 13/02/2024

Saí desse livro repensando toda a minha vida e com vontade imensa de viver. É um livro muito cru, onde vemos as pessoas como são. A escrita é fluída e envolvente, em diversos momentos é angustiante, de tão real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6