Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


1934 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Hassan Jorge 10/04/2024

Política e Atual
O grande mal do brasileiro é a falta de leitura. A maior parte de nós, tivemos o primeiro contato com O Auto da Compadecida, por meio do filme. Como o livre é escrito por meio de falas do teatro, grande parte das pessoas sente dificuldade em compreender. Porém, o livro é maravilhoso. Embora escrito em um período relativamente distante, ele traz temas ainda presentes na sociedade atual, como preconceito, politica, religião, avareza, etc. Suassuna foi surreal ao escrever o livro.
comentários(0)comente



Duquxx 10/04/2024

Ariano é popular
Em um dia descontraído, resolvi ler pela primeira vez a peça teatral "Auto da Compadecida", do escritor paraibano Ariano Suassuna. E foi nesse clima despretensioso, sem criar muita expectativa e com curiosidade que me deparei com uma obra prima da literatura nordestina brasileira.
Os personagens são únicos, cômicos, simples e "vivos" ? vivos no sentido de serem facilmente encontrados rotineiramente ?, enfrentando problemas banais, como a miséria, a exploração dos mais pobres, a hipocrisia e a falsa moralidade de autoridades, e alguns muito inusitados, por exemplo: um testamento deixado por uma cachorra e um gato que descome dinheiro!
Nesse cenário de tantas narrativas mágicas como o sertão e acontecimentos tão inventivos é que se passa esse maravilhoso enredo que, relacionando fé, religiosidade, cultura e tradição, história e as muitas faces da sociedade, se comunica majestosamente bem com as mais diversas esferas e pessoas do nordeste, do Brasil e do mundo; revelando nossa verdadeira identidade enquanto comunidade.
Por isso, não se pode negar que, verdadeiramente, Ariano é popular!
comentários(0)comente



Thiago 10/04/2024

...só sei que foi assim
Considerado (preguiçosamente) por muitos como um dos melhores filmes brasileiros, "O Auto da Compadecida" também é maravilhoso em seu meio original. Narrativa de tantos momentos emblemáticos, torna-se um exercício divertido e satisfatório notar como a produção da minissérie/filme dirigido por Guel Arraes foi fidedigna e soube expandir os incidentes originais do conto sem perder a sua essência; na bem da verdade, dá pra ficar sentindo falta de passar mais tempo com esses personagens e suas peripécias.
De qualquer forma, a leitura é encantadora, ágil e diverte da mesma forma incluindo gravuras típicas do cordel. A única ressalva fica para a formatação das páginas que deixou o texto muito próximo das margens estilizadas.
comentários(0)comente



Reynaldo15 09/04/2024

Valha-me Nossa Sra., Mãe de Deus de Nazaré!
Se trata de uma peça maravilhosa que expressa a beleza do recitar dum cordel por um sertanejo e a fé do povo nordestino, cuja confiança em Deus é aquilo que lhe dá forças pra lutar contra a dor da pobreza e ainda sorrir
comentários(0)comente



Vanessa 09/04/2024

História muito divertida mas com crítica social! Eu facilmente leria mais e gostaria de continuar acompanhando as histórias do João Grilo e do Chicó. O audiobook da audible só melhorou a experiência. Fiquei com vontade de rever o filme.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



whatsmaryreading 07/04/2024

Apaixonante!
Ariano Suassuna tece um retrato caricato e vibrante da vida no Nordeste brasileiro, capturando a essência da cultura popular, da religiosidade e da linguagem regional.

A obra mescla humor ácido com crítica social, expondo as desigualdades e injustiças presentes na realidade nordestina.

Suassuna utiliza uma linguagem rica em regionalismos e expressões populares. A narrativa oscila entre momentos de humor e drama, explorando os diversos lados da natureza humana.

Apesar das dificuldades e sofrimentos, os personagens demonstram fé e esperança, buscando a redenção e a felicidade. A obra convida o leitor a refletir sobre a vida, a morte, o amor, a fé e o sentido da existência humana.

Auto da Compadecida é uma obra imperdível para quem deseja conhecer a cultura nordestina e mergulhar em uma história emocionante, repleta de humor, drama e reflexões sobre a vida.
comentários(0)comente



Bluesrings 06/04/2024

Extraordinário, realmente um clássico da literatura brasileira que faz até quem detesta esse gênero se apaixonar pelo livro !!!!
comentários(0)comente



May 05/04/2024

Universo de situações hilárias e reflexões profundas
Ariano Suassuna nos presenteia com uma obra que transcende as barreiras culturais e nos envolve em um universo de humor e crítica social. Em "O Auto da Compadecida", somos apresentados aos inesquecíveis João Grilo e Chicó, cujas aventuras nos conduzem por uma jornada repleta de situações hilárias e reflexões profundas.

A escrita acolhedora de Suassuna nos faz sentir em casa, mesmo quando explorando tradições e costumes regionais que podem ser estranhos para alguns leitores. A narrativa é permeada pelo humor maravilhoso do autor, que encontra espaço até mesmo nos momentos mais sérios e nas críticas sociais afiadas.

Ao longo da história, somos convidados a refletir sobre as lutas diárias pela sobrevivência em meio a um cenário adverso, enquanto nos encantamos com a complexidade dos personagens e seus dilemas morais. A comparação entre o bem e o mal é habilmente explorada, revelando que nenhum indivíduo é totalmente bom ou totalmente mau.

Mesmo para aqueles que já estão familiarizados com as adaptações cinematográficas e televisivas, a leitura do texto original é uma experiência enriquecedora que não perde o seu encanto. A cada página, somos cativados pela maestria com que Suassuna constrói seu mundo fictício, repleto de cores, sabores e personagens inesquecíveis.

"O Auto da Compadecida" se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano, pela sua capacidade de nos fazer sorrir, refletir e nos emocionar ao mesmo tempo. É uma obra que eu recomendo fortemente a todos, e que certamente merece ser apreciada em suas diversas formas, inclusive em sua versão teatral, como o próprio autor desejava. Como me apaixonei tanto pela obra, eu não sei, só sei que foi assim.
comentários(0)comente



Natalia Oliveira 04/04/2024

Um dos poucos filmes que assisti mais de uma vez... E ler o livro foi tão bom quanto, me arrisco a dizer que foi melhor...Que delicadeza de livro... Chicó e João grilo tem todo o meu coração ??... Relerei todo ano sem dúvidas ???
comentários(0)comente



Vit 03/04/2024

é uma história tão nostálgica e gostosa que até o áudio do audiobook te remete as momentos específicos como se eu estivesse vendo o filme
comentários(0)comente



Maria.Gabriela 01/04/2024

Vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer...
Gostaria de ter lido com mais tempo. Os personagens são deliciosamente engraçados. Particularmente não tenho experiência com peças, mas achei muito bem descrita, o autor deixa claro os sentimentos que quer repassar a quem assiste.

A história em si é curta e muito rápida, não tem nada que faça o texto ser de difícil compreensão. Os personagens tem características muito humanas e cada um com seus defeitos são defendidos e acusados. Sem dúvida merece todo o reconhecimento que tem.
comentários(0)comente



Kamila347 31/03/2024

A compadecida
Já tem uns anos que eu estava procrastinando para ler esse livro, que realmente é incrível.
Tão curto mas melhor que muitos livros longos. Achei impressionante o filme ter colocado tanta coisa que não estava no livro.
comentários(0)comente



Jaguadarte0 31/03/2024

O Auto da Compadecida é um clássico moderno da literatura nacional. A história do livro não só relata a vida difícil das pessoas no interior do nordeste (cenário que vem mudando desde a época de publicação do livro), fazendo críticas a exploração a qual essas pessoas são submetidas e a facilidade com a qual são manipuladas, como também apresenta um grande peso cultural e religioso.
Embora que Ariano narre uma história cheia de injustiças e misérias, seu bom humor, que pode ser presenciado em suas aulas-espetáculo, faz com que tudo vire uma grande comédia, trazendo leveza e facilidade na compreensão do que quer debater.
O Auto da Compadecida, por mais simples que seja, é genial no que se propõe a fazer. Não atoa é constantemente lembrado quando falamos do cinema e da literatura nacional. Se já não é, creio que futuramente se tornará leitura obrigatória tal qual Machado de Assis.
comentários(0)comente



manuela222 31/03/2024

Auto da Compadecida ?????
Auto da Compadecida é um clássico brasileiro o qual tem o intuito de resgatar a comédia popular tradicional nordestina. apesar da leitura não ter me prendido tanto, no geral eu gostei do livro.

a história é bem divertida e interessante, e faz boas críticas sociais: as pessoas que se consideram cristãs muitas vezes são egoístas, interesseiras, mesquinhas e preconceituosas, deixando de praticar as coisas boas que Deus pregou na terra.

o problema para mim é que o livro na verdade é o roteiro de uma peça de teatro do ariano suassuna, e ler esse tipo de texto não me agrada muito. por isso achei cansativo em uns momentos. a história não foi feita para ser lida como um romance comum, e sim encenada nos palcos.

os três atos narrados são bons, principalmente o terceiro. eu amei o texto do braulio tavares no final do livro, esclareceu várias coisas e me fez pensar e refletir sobre cultura popular, inspiração artística, literatura, plágio e tradição.

Auto da Compadecida é um livro fácil, prazeroso e rápido de ler. enfim, recomendo!!!
comentários(0)comente



1934 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR