Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1970 encontrados | exibindo 466 a 481

Maisa 27/06/2023

Muito divertido
Que livro gostoso de ler.

Por ser em formato de peça de teatro, torna bem visível tudo que está acontecendo.

?Não sei, só sei que foi assim?.

O livro todo é muito divertido! Recomendo.

Paola 27/06/2023

Leitura super rápida desse clássico que tem minha adaptação favorita em forma de minissérie e em filme também.
Ainda não vi no teatro, mas quero muito, consegui imaginar vividamente lendo o livro, tanto uma peça bem simples, praticamente sem cenário, quanto uma bem rica.

O julgamento é sempre minha parte favorita e no livro me encantou ainda mais.
Suassuna é incrível.

bella 26/06/2023

"Não sei, só sei que foi assim"
Absolutamente maravilhoso e divertido. A experiência foi bem mais rica e interessante, uma vez que já sou apegada ao filme.
A maestria de Suassuna ao criticar enquanto diverte o leitor é única e bem característica de suas obras que são o puro suco do nordeste brasileiro.

amorula 25/06/2023

Chicó e João Grilo, a dupla mais desgraçada e desenrolada do nosso nordeste ficcional. Li o livro depois de já conhecer o filme, então tudo que eu lia eu ouvia nas vozes dos atores. Achei um livro leve e divertido. Recomendo!

idatedorian 24/06/2023

Só sei que foi assim...
Apesar do começo confuso, eu amei o livro. Achei a leitura extremamente divertida e rápida. Durante a leitura aprendi muitas coisas.
O jeito que Suassuna conseguiu criar personagens complexos e divertidos foi um ponto muito forte da história. Os diálogos narrados e a interação do narrador com o público foram incríveis e deixaram o livro com um ar mais "leve" .
Super recomendo a leitura pra quem quer ler um livro curto e divertido.

Kathleen 24/06/2023

Cômico e afetuoso
Sempre tive muita curiosidade de ler esse livro porque acho a adaptação incrível, além de um clássico nacional. A expectativa de que teria coisas diferentes, principalmente por saber que a adaptação tem outros livros misturados, foi muito ilusória. Aliás, aproveito para elogiar a adaptação, pois as cenas colocadas além da peça, são de igual genialidade.
Além de a cena do purgatório sempre me fazer chorar, o livro todo é engraçadissimo e cheio de críticas sociais dentro de sua possibilidade e realidade. Suassuna é genial e possível.

akame7 22/06/2023

Brasileiro
Como toda boa comédia, Suassuna nos mergulha no humor que critica os valores e desmascara a hipocrisia. De um cenário tipicamente brasileiro, com seus contos e lendas, seus costumes e agitações, o enredo serve para a uma crítica universal do homem e sua relação com os demais. O capitalismo, o racismo, o sacro sendo ridicularizado por seus próprios pecados, o privilégio das melhores classes sociais, a revolta do trabalhador sob condições exploratórias, a deslealdade, a subserviência da mulher perante o marido fornecedor do dinheiro... São tantas temáticas aqui trabalhadas. Me diverti lendo a acidez de João Grilo e toda a sua astúcia.

Du Du 21/06/2023

Livro maravilhoso!
Uma peça muito bem construída e engraçada. A crítica social acontece de uma forma humorada, deixando-nos confortáveis e desconfortáveis ao mesmo tempo. O filme então, é melhor ainda.
Os personagens são vivos e João Grilo é de uma sagacidade ímpar, e que unida à sua falsa ingenuidade, confunde o leitor. Uma obra de arte feita com maestria.

Alex.Beph 21/06/2023

Amei
Adorei, do começo ao fim, lembrava das cenas do filme. Muito interessante que consegue incluir comédia com assuntos pesados como a tirania daqueles com mais poder e as injustiças.
Tainateixeira92 22/07/2023minha estante
Amei esse livro também!!

Felipe1205 21/06/2023

Não sei só sei que foi assim
O auto da compadecida é um livro divertidíssimo , leve , engraçado, com personagens carismáticos e uma ótima temática. De início eu nem estava afim de ler esse livro, mas a partir que você começa ele não quer parar mais e é muito viciante. Se você gosta do filme, vai amar ler este livro e se você não viu o filme também vai gostar (só para constar eu comecei a ler esse livro no dia do aniversário de ariano Suassuna 16/06 acho que era o distinto eu gostar desse livro).

Lizandra.Mirelle 21/06/2023

Um clássico nordestino
Ariano conseguiu escrever um peça de teatro que caiu nas graças das pessoas. Cheio de humor, temos um pequeno retrato do interior nordestino de muitos anos atrás, com personagens que são marcantes e ao mesmo tempo cativa o leitor. Além dessa parte cômica, Suassuna também denuncia problemas sociais existentes naquela época, apontando de uma forma leve para que o leitor tenha consciência dessas coisas.
Não tem como você não rir lendo esse livro, é muito bom!

Rafa 19/06/2023

Um livro que te prende do início ao fim. A escrita é, na verdade, o roteiro da peça de teatro homônima, com ares circenses, notas de palco, diálogos curtíssimos e engraçados. Embora seja um livro tão pequeno e de leitura tão rápida, os personagens que Suassuna criou são inesquecíveis, talvez justamente por serem tão próximos da nossa realidade. Tudo é muito engenhoso e bem-feito, com linguagem popular, gírias e bastante ironia.

Auto da Compadecida é uma história inesquecível, única e um importante retrato da cultura popular nordestina, um verdadeiro pilar da literatura brasileira e a prova fundamental de que a genialidade está, muitas vezes, nas coisas mais simples.

Super recomendo ?

ladyhugo 19/06/2023

Não sei, só sei que foi assim
Sempre muito bom morrer de rir tanto com o livro quanto com o filme. eu estava louca pra ler essa obra só que nunca consegui, até que o encontrei na biblioteca da escola onde trabalho e tive que começa-lo imediatamente!!!!!
com uma leitura e escrita envolvente que te fazem não querer parar, e quando acaba, o resta é aquele gostinho de quero mais.

já estou indo ver o filme hahaha

feduartesnt 19/06/2023

Um gostinho de quero mais
Auto da Compadecida é meu filme nacional favorito, poderia assistir todo dia e não me cansaria. O livro não tem algumas cenas muito icônicas, e assim como o filme deixa o gostinho de quero mais

Dany 19/06/2023

Obra prima
Assim como uma grande parte da população, eu assisti primeiro a clássica adaptação audiovisual e depois li o livro.
Essa leitura foi tão gostosa que parecia que estava assistindo ao filme novamente. Que personagens cativantes e que enredo primoroso.
Que mente brilhante era a de Ariano!

1970 encontrados | exibindo 466 a 481