Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1970 encontrados | exibindo 451 a 466

Thaí 07/07/2023

Não sei, só sei que foi assim!
Primeira vez que eu prefiro o filme ao livro kkkk
Mesmo assim a história é ótima, João Grilo e Chicó são perfeitos!!!

MarcelleC. 07/07/2023

É estranho pq é um roteiro pro teatro
Quem não conhece a história do Auto da Compadecida? Sucesso das telas, me surpreendi ao descobrir que Suassuna já o escreveu para ser uma peça teatral.
Como já assisti várias vezes ao filme, impossível ler sem lembrar das cenas como se estivesse assistindo novamente. Uma leitura gostosa como é a história que já conhecemos.

Jamille.Priscila 07/07/2023

Não sei como não tinha lido esse livro ainda, mas só sei que foi assim!!
Fiz uma promessa pra mim mesmo que iria ler mais clássicos da literatura brasileira esse ano e: Ah promessa desgraçada, ah promessa sem jeito!! Ariano Suassuna é genial, que livro maravilhoso. Eu só conhecia essa obra através do audiovisual e na literatura me encantei tanto quanto ao filme. Simplesmente fabuloso!!!

Amanda.Brunner 06/07/2023

Minha opinião
O livro em estilo de teatro possui características diferentes da qual estou acostumada a ler. Foi um desafio no início, mas com o passar das páginas pude apreciar outro ritmo de leitura. Um 4.5 para mim faz sentido por conta desta minha interpretação.

Lia 05/07/2023

Leitura obrigatória brasileira.

É lindo demais ler sobre minha cultura e ver como ela foi retratada de forma tão palpável e real aqui.
Todas as mensagens, as críticas sociais, tudo, tudo maravilhoso. E tanta coisa escrita de forma cirúrgica

oiamanda 05/07/2023

Uma obra de arte!
Eu nunca havia lido uma peça teatral e no início foi uma sensação diferente até me acostumar com a leitura. Mas olha, que sensacional é essa obra! Não é à toa que se trata de uma das maiores do Brasil e do tamanho reconhecimento de Ariano!

Tu começa a ler e de repente está na metade do livro, mais uns minutinhos e encerra de tão envolvente e deliciosa a leitura. Com falas simples, típicas do nosso sertão nordestino, diálogos que cativam e nos arrancam gargalhadas! LITERALMENTE! Li nas rotas do ônibus universitário e o pessoal olhava pra mim quando começava a rir?

Além de carregar inúmeras reflexões com situações e posicionamentos que são presentes até hoje, fazendo o leitor se questionar sobre suas próprias atitudes quanto ser humano.

Ainda que tenha visto o filme inúmeras vezes, o livro retrata de forma ínfima. Grande Ariano!

Bcvc 05/07/2023

Grilo e Chicó ?
Esse livro é um ícone brasileiro, amei demais!! O filme é muito fiel à obra, mas acho que a experiência de ler vale a pena.

xsznep0 04/07/2023

Divertido!
Sempre fui apaixonada no filme de "O auto da Compadecida" e o livro não decepciona em nenhum quesito. É engraçado, cativante, representativo e tudo de bom!

Me diverti demais com essa leitura, li muito rapidamente devido a tamanha fluidez de escrita! O livro tem a representatividade, mostra a realidade do sertão de uma forma tão divertida que se torna uma leitura extremamente leve.

O que mais me interessou de fato é esse representação do sertão de uma forma alegre, porém sem romantização, diferentemente da maioria dos livros que leio sobre o tema. Mesmo que eu não seja pertencente a cultura e a região do Nordeste, me deu aquela sensação de encaixe, conforto!

Os diálogos são divertidos, engraçados demais, é uma obra interessantíssima para quem quer aprender sobre a cultura do sertão. Apenas 5 estrelas! INCRÍVEL. Todo brasileiro deveria consumir essa obra.

Italo 02/07/2023

Simplesmente perfeito
Uma obra simples, mas profunda. Me lembra muito a vida na cidade que uma parte da minha família mora, no norte de minas. Itambacuri e Campanário, dois lugares que eu queria e pretendo conhecer mais. Os diálogos, as crenças, tudo isso me remeteu ao meu interiorzinho de minas. Muitos já chamam la de sertão mineiro, por conta das semelhanças com o sertão nordestino. Isso tudo me fez sentir saudades. Orgulho e felicidade ao saber que esse é o primeiro auto que eu leio por ler. Por sinal, vou fazer uma tatuagem em homenagem a esse livro: a Gaita de João Grilo. Esse ano eu fecho meu braço só com riscos de literatura.

simplesmente, Ariano Suassuna!

Glau Anjos 30/06/2023

"João Grilo
Ele diz "à misericórdia", porque sabe que, se fossemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada." Auto da Compadecida. Ariano Suassuna.

Um livro delicioso de ser lido. Emocionante, profundo em toda sua simplicidade. De se ler sorrindo e em alguns trechos se deparar chorando. Amei!

Vih @quemevclivro 29/06/2023

O único problema dessa peça é ela ter terminado, eu queria muito mais de João Grilo e Chicó.
Suassuna é maravilhoso em suas palavras.

Mari1894 29/06/2023

O livro é bom e merece mais engajamento, já que é um clássico da literatura brasileira. Gostei do jeito que a história é contada e dos acontecimentos. João Grilo e Chicó são um barato, clássico de comédia brasileira. O livro em si é ótimo, mas texto teatral não é muito a minha praia.

N.ZAMPIETRO 28/06/2023

Livro conta a historia de joão grilo e seu eterno amigo e comparsa chico , a historia deles e contada em forma de cordel.
João grilo e um sujeito chamado de "cabra amarelo" um homem baixo, magrelo, pobre,feio.Porém muito esperto, astuto,cheio de labia.
Chico por outro lado e alto, belo, por vezes ingênuo , que gosta de contar estorias de heroismo cheia de mentiras.
Notas do livro:
-mentiras, adulterio , assassinato,fome, pessoas trabalhando análagos a escravidão .
- Tudo isso com um fundo recheado de muito humor.

1970 encontrados | exibindo 451 a 466