Vania.Cristina 18/07/2023
Diferentes encontros e misturas através do tempo
Esta história é um reconto de várias outras, nascidas da tradição popular e publicadas em cordel. Por sua vez, esses contos populares tem origem em culturas muito mais antigas: as peças sobre Nossa Senhora da Alta Idade Média, Gil Vicente e o teatro espanhol do século XVII, a Commedia Dell'Arte francesa... Como diz Braulio Tavares no posfácio dessa edição, é o mesmo DNA dramatúrgico das routines dos cômicos do Teatro de Vaudeville e do cinema mudo norte-americano. Acredito que Carlitos seja um exemplo dessa influência. João Grillo, que já existia antes de Suassuna no Nordeste brasileiro, decende de Pedro Malazarte, Pedro Urdemalas, Lazarillo de Tormes e Arlequim. O que Suassuna fez de mais original nessa obra, além de lhe dar corpo e a forma de prosa, foi a criação de um companheiro para João Grillo: Chicó. Nesse caso ele bebeu na tradição do circo, onde temos a figura do palhaço espertalhão e a do palhaço ingênuo. Mesma influência de Renato Aragão e Dedé Santana. Suassuna pesquisou a fundo a tradição, fez suas próprias misturas e deu uma expressão nova a essas histórias, através da linguagem teatral. Cultura popular é cultura viva, está em constante transformação. E não tem raiz, vem de encontros e misturas, que vieram de outros encontros e misturas. Pesquisa de cultura popular é coisa séria, a ser feita num diálogo respeitoso. As mudanças acontecem naturalmente e só se aceleram quando surgem verdadeiros e criativos artistas. Como foi o caso de Ariano Suassuna.