Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1970 encontrados | exibindo 436 a 451

EduardaCGP 18/07/2023

Obra de arte
Ler Ariano é, acima de tudo, se deleitar na cultura nordestina, ler ?ouvindo? os cordéis e os dizeres que ilustraram minha infância.
Ler Ariano é experimentar o amor pela história da Paraíba e Pernambuco, sorrir nas falas e apreciar os desenhos.
Ler Ariano é necessário! Para nós, nordestinos, e todo e qualquer brasileiro.

booksbiel0 18/07/2023

O auto da compadecida - Ariano Suassuna
Esta obra em forma de teatro me trouxe tantas reflexões sobre o cotidiano e sobre a vida que não consigo descrever tudo o que senti apreciando cada detalhe dessa leitura emocionante!
Ariano conseguiu retratar em sua escrita seus sentimentos mais profundos e conseguiu também fazer críticas baseadas em suas opiniões, e isso para mim tem um valor gigante!
Um livro curto, fluido, e encantador. Eu amei!

Rayssa414 18/07/2023

O filme marcou minha infância
Amei, parecia que eu estava assistindo ao filme enquanto lia, aliás, irei rever o filme pela milionésima vez.

Não tem muito o que falar sobre essa obra, qualquer nordestino sabe a essência que ela traz da nossa terra e da nossa cultura.

Vania.Cristina 18/07/2023

Diferentes encontros e misturas através do tempo
Esta história é um reconto de várias outras, nascidas da tradição popular e publicadas em cordel. Por sua vez, esses contos populares tem origem em culturas muito mais antigas: as peças sobre Nossa Senhora da Alta Idade Média, Gil Vicente e o teatro espanhol do século XVII, a Commedia Dell'Arte francesa... Como diz Braulio Tavares no posfácio dessa edição, é o mesmo DNA dramatúrgico das routines dos cômicos do Teatro de Vaudeville e do cinema mudo norte-americano. Acredito que Carlitos seja um exemplo dessa influência. João Grillo, que já existia antes de Suassuna no Nordeste brasileiro, decende de Pedro Malazarte, Pedro Urdemalas, Lazarillo de Tormes e Arlequim. O que Suassuna fez de mais original nessa obra, além de lhe dar corpo e a forma de prosa, foi a criação de um companheiro para João Grillo: Chicó. Nesse caso ele bebeu na tradição do circo, onde temos a figura do palhaço espertalhão e a do palhaço ingênuo. Mesma influência de Renato Aragão e Dedé Santana. Suassuna pesquisou a fundo a tradição, fez suas próprias misturas e deu uma expressão nova a essas histórias, através da linguagem teatral. Cultura popular é cultura viva, está em constante transformação. E não tem raiz, vem de encontros e misturas, que vieram de outros encontros e misturas. Pesquisa de cultura popular é coisa séria, a ser feita num diálogo respeitoso. As mudanças acontecem naturalmente e só se aceleram quando surgem verdadeiros e criativos artistas. Como foi o caso de Ariano Suassuna.

Thaisinha 17/07/2023

Avaliando com a nota do que eu acho da minissérie, que cresci assistindo inúmeras vezes. ouvi o audiobook, e por mais que seja muito bom, esse formato não funciona pra mim, tenho muita dificuldade em me concentrar... mas pra quem gosta, indico

Maria12766 17/07/2023

Achei que não iria gostar!
Eu assisti o filme quando criança, mas não me lembrava de quase nada (so de que achei chato kkkkkk)
Eu achei que seria super pedante e massante, mas tava errada ?, li super rápido, em menos de 3 horas. Fiquei curiosa pra ler uma outra edição mais detalhada, se tiver, e ler outras obras do autor. E tbm me animou de ler/reler outros clássicos brasileiros!!!
Cecii 17/07/2023minha estante
Eu quando eu tinha uns 8 anos, tbm achei chato, mas reli tem pouco tempo e achei super legal ksksk

Tayná Orem 16/07/2023

Vai de 100 a 0
No início é top, dei gargalhadas mas na parte do julgamento fica chato, da pra ler porém sai do incrível para o mediano.

Clara497 16/07/2023

...
Leiam por favor, eu ri tanto com o livro quanto com o filme, além de que a leitura é tão leve que torna mais descontraído ainda
??? ????, ????
JurúMontalvao 16/07/2023minha estante
tá na minha lista
já ri mt com o filme e as entrevistas do Ariano ?
espero rir lendo, mas n sei se vou ter essa experiência depois de já ter visto a adaptação pro cinema...

Amanda.Figueiredo 14/07/2023

Só sei que foi assim
Eu tinha assistindo esse filme quando criança e só esse ano fui saber que tinha um livro, vi várias recomendações boas e resolvi ler. Não me arrependo, dei muita risada
Tive que reassistir o filme
Nossa como amo o cinema brasileiro, o filme é igualzinho, fiquei muito feliz de reconhecer as falas..
Acho que a maioria dos brasileiros conhecem a história desse livro pelo filme, mas vale muito a pena ler msm assim
Os personagens são terríveis e incríveis ao mesmo tempo
Gostei muito do humor, sério, os personagens principais são tão bobos e estão sempre se metendo em confusão que dá até raiva, mas obviamente não tem como ficar com raiva por muito tempo pq são situações muito engraçadas... Enfim, finalzinho muito bom. Apenas leiam.

Isaah 14/07/2023

História fantástica!! Faz sentido ser um clássico de nossa literatura, história criativa, cativante, simples encantadora. Há muitas cenas fantasiosas, claro, mas mesmo assim cada personagem nos lembra alguém q conhecemos, com seus trejeitos e.
Cada personagem representa algo como mentira, luxuria, soberba etc. RECOMENDO MUITOOOOO (e a leitura eh extremamente simples e rápida)

Gabriela 13/07/2023

Auto da Compadecida
Nossaaa... O livro me trouxe muita nostalgia. O meu personagem favorito sempre será o João Grilo por mais que o Chicó seja lezo e atrapalhado ksksks.
Muito bom ele falando : (- Não sei, só sei que foi assim )

O fim do livro foi muito engraçado recomendo para aqueles que querem rir um pouquinho das maluquice dos personagens!.
Brenno44 13/07/2023minha estante
a

Gabriela 13/07/2023minha estante
A. ksks

Julianne.Santiago 12/07/2023

Ariano Suassuna, uma lenda
Ariano Suassuna, com certeza um dos maiores e melhores escritores brasileiros.
Quanta delicadeza ao escrever essa peça de teatro.
Li e fiquei com o coração quentinho.

aninha 11/07/2023

Lindo!!! já tinha visto o filme antes mas ter lido de fato a peça foi mais especial ainda. Tenho um carinho muito forte pelo Ariano e a identidade única dessa peça contribui de todas as formas, a genialidade desse homem pode ser vista nas sátiras e enormes críticas disfarçadas nesse livro. Lição!

.geo. 10/07/2023

Nunca vi o filme, foi meu primeiro contato com a história.
Amei a escrita de Ariano e creio ser um bom livro para iniciar a leitura de teatros brasileiros.
Deborah.Farias 11/07/2023minha estante
Recomendo o filme! Para mim, é o melhor de filme. Ariano é gigante!

Bianca.Gomes 09/07/2023

Essa incrível jornada é uma verdadeira jóia da nossa cultura.
Embora o filme seja encanador, mergulhar no texto e apreciar a riqueza da escrita do Suassuna seus diálogo afiados e personagens incríveis e inesquecíveis.

1970 encontrados | exibindo 436 a 451