O segredo do meu turbante

O segredo do meu turbante Nadia Ghulam...

Resenhas - O segredo do meu turbante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcia 26/03/2021

O Segredo do meu Turbante
Você finaliza o livro e fica com vergonha de reclamar da sua vida. Quanto sofrimento a autora Nadia Ghulam passou, a partir dos 9 anos de idade. Como uma criança pode ser tão resiliente assim?
Um livro de devorar, chorar, refletir... Que mundo é esse em que vivemos onde as mulheres são tratadas como um nada?
Nadia não precisa e nunca quis a piedade de ninguém, mas assim como Malala, Nadia deve ser fonte de inspiração para todas as meninas e mulheres do mundo.
@pedacosdeu

Tania_Lamara 13/01/2021

História de Sobrevivência
História real de vida de uma garota afegã que precisa se disfarçar de homem para sustentar sua família. Sofrido, doloroso, necessário. Pra saírmos da zona de conforto.
Intenso e brutal, da forma mais dolorosa, que é a realidade que a maioria de nós, não vivemos.
Precisa ser lido com a alma!

Rosana Miyata 30/07/2022

Ainda estou me habituando a ler biografias. Essa em particular eu achei que seria bem pesada, por conta do contexto de vida da autora, mas achei que a forma como foi escrita deu uma amenizada na história, uma romantizada. Mas a história em si é de muita força e resiliência. Gostei demais de conhecer essa mulher.

Bia 17/03/2021

Melhor leitura de 2020
No final da década de 1970 começa uma guerra civil no Afeganistão depois de terem expulsado o exército soviético do país. Em 1992 Nadia Ghulam é apenas uma criança de 9 anos quando seu mundo desmorona. Uma bomba atinge a casa em que ela vive com os pais e os irmãos, ela sofre várias queimaduras e seu rosto fica desfigurado. Sua casa é destruída e eles passam a viver como nômades mudando de casa, até que vão para um campo de refugiados. Em 1996 a guerra terminou e o Talibã passaram a governar o país. No começo sentiram alívio e esperança com o fim da guerra, no entanto, quando as duras leis e restrições do Talibã foram impostas, eles perceberam que estavam muito distantes da paz e de uma vida feliz. Depois da morte de seu irmão e com seu pai impossibilitado de trabalhar, Nadia decide que a solução pra tirar sua família da miséria é se vestir de menino para poder trabalhar.

O livro foi escrito pela Nadia juntamente com uma jornalista espanhola há dez anos. Eu gostei bastante da escrita delas, me comovi com as experiências da Nadia, chorei bastante junto com ela. Mesmo sendo um livro bem duro e triste, eu li em dois 2 dias, pois os capítulos são curtos e a leitura bem fluida. Agora falando sobre a história, admiro muito a força da Nadia. Mesmo vivendo literalmente na miséria e passando por muitas humilhações devido a sua aparência, ela nunca se acostumou com sua condição e nem deixou de buscar o melhor para si e para sua família.

Muitas coisas me fizeram refletir nesse livro, que se tornou um dos meus favoritos da vida. Uma delas é que muitas pessoas não têm acesso a coisas habituais do nosso dia a dia como água encanada e luz elétrica, coisas tão banais que nem damos valor. Outra coisa a se pensar é como as pessoas mais afetadas pela guerra são as que não têm nada a ver com ela, principalmente as crianças. É muito triste ver pessoas tendo que abandonar seu lar, seu país e se separar de sua família, isso quando elas sobrevivem. Uma resenha não é suficiente para descrever o quanto esse livro é importante, emocionante, revoltante.

Ruby 26/10/2020

A leitura mais rápida dos últimos tempos
Conhecer um pouco sobre a cultura de outros países, nos faz ter com certeza mais compaixão e menos preconceito diante do que a mídia acaba divulgando e também o que o medo da falta de informação e do desconhecido não faz, não é mesmo? Queria encontrar com Nadia e tomar uma Coca, bater papo e ser sua amiga. Livro lindo!

Andrea Lacombe 28/07/2020

Por que ler?
Um livro que vale a pena ser lido. Me empolgou desde a primeira página.

Uma história de sobrevivência à guerra e ao regime fundamentalista do Talibã. Tudo começou quando a afegã Nadia Ghulam tinha oito anos de idade e uma bomba atingiu sua casa em Cabul, capital do Afeganistão.Obrigada a assumir a identidade de seu irmão viveu uma vida dura e cheia de preconceitos.

Evandro.Calado 24/11/2022

Ótimo
Livro tem um escrita de fácil entendimento, narrativa me prendeu do início ao fim. Livro retrata que muitas mulheres sofrem até hoje. Infelizmente nem todas tem sorte.

Berenice.Thais 29/04/2023

Morte e renascimento
Tudo começa com a morte, não só a morte de alguém,mais de uma vida com ideias expectativa para uma sobrevida onde a nossa personagem se passa pelo irmão para conseguir algo que não conseguiria sendo mulher,nesse caso uma adolescente que é trabalhar,estudar e ter uma vida normal depois de sofrer queimaduras graves. E como foi para ela viver em constante medo de ser descoberta é o que isso poderia ocorrer com toda a família.

Edu 26/11/2020

O SEGREDO DO MEU TURBANTE • Nadia Ghulam, Agnès Rotger • @globolivros
“Quando ela o colocou em mim pela primeira vez, foi como um ritual. Adeus à menina, bem-vindo o menino”⠀⠀
⠀⠀
Nadia Ghulam teve sua infância roubada aos oito anos quando uma bomba destruiu completamente sua casa. Passou dois anos lutando por sua vida no hospital devido as sequelas resultantes do incidente, e quando finalmente resistiu, recebeu a notícia de que todos os homens de sua família haviam morrido. ⠀⠀
⠀⠀
Bem que eu gostaria de dizer que a história da Nadia é apenas isso, mas vai muito além de um bombardeio. Em 1996, quando a guerra não era mais uma preocupação, os talibãs determinaram que todas as mulheres estavam proibidas de trabalhar. ⠀⠀
⠀⠀
Desta forma, sem homem na família e diante do medo, da insegurança e do perigo, Nadia, encontra coragem para tomar a decisão que iria acompanhá-la por muitos anos, assumir a identidade do seu irmão falecido. ⠀⠀
⠀⠀
Esse livro é composto pelos relatos e confidências mais íntimos de uma criança que teve que lidar precocemente com as responsabilidades da vida adulta: trabalhar, sustentar sua família, lidar com o preconceito, com a pressão psicológica da rejeição e sim, chegar literalmente ao seu limite. ⠀⠀
⠀⠀
Sobretudo, Nadia teve a oportunidade conhecer muitas pessoas que puderam lhe ajudar, dando-lhe a chance de estudar e em meio a tudo isso, resgatar a consciência e a importância de que somente você pode controlar sua vida, e principalmente, de sonhar. ⠀⠀
⠀⠀
O segredo do meu turbante é uma história real sem meia-verdade e muito forte, com o lembrete de que com força, muita fé e acima de tudo determinação você sempre será capaz de tudo.

site: https://www.instagram.com/wolfliterario/

Jaqueline @icontextualize 13/10/2020

O Segredo do meu turbante Nadia Ghulam @globolivros 304p.⁣

》“O medo nos faz adoecer, e não nos acostumamos nunca a ele”.《⁣

Aos oito anos de idade, Nadia Ghulam teve a casa onde vivia com sua família, no Afeganistão, destruída por uma bomba. Ela passou dois anos no hospital, teve o rosto deformado e perdeu todos os homens da sua família. Nadia, então, percebe que não tem quem traga o sustento para casa e sozinha decide fazer de tudo para salvá-los. Ela subverte as leis do talibã e do regime extremamente machista que proíbe as mulheres de trabalhar e estudar e assume a identidade do irmão morto para buscar o sustento da família.⁣

Este livro nos mostra como é difícil viver em uma cultura machista onde mulheres não tem voz, poderes, direitos e principalmente, escolhas. É um livro doloroso de se ler. Sentimos raiva por tudo que a Nadia passou e as coisas pelas quais teve que se submeter como humilhações, agressões e tudo isso calada.⁣

Não tem como não se sensibilizar com sua história e torcer para que no final tudo fique bem com ela e sua família. Nada do que eu escreva aqui descreverá tudo que essa mulher passou na sua infância. Nadia é um ser humano admirável, que lutou, persistiu e não desistiu das pessoas que amava. Sua atitude é louvável e tocante. Mas ela era uma criança, não deveria ter sido exposta a tudo que passou e me dói saber como somos tão privilegiados e reclamamos tanto de barriga cheia.⁣

A história dessa menina me fez refletir sobre mim mesma e sobre o meu lugar no mundo. Você não terá dificuldades de ler esse livro, é uma escrita simples, mas é crua, dolorosa. Mesmo que seja um livro triste, nos faz ter um olhar diferente e nos ensina, principalmente, a desenvolver a empatia. Recomendo demais!.

site: https://www.instagram.com/p/CFSs06-jGBM/

Duda Nascimento 26/08/2021

Parece ficção
É muito bem escrito e envolvente. É tão rico em detalhes que parece mesmo uma ficção. Além disso, nos permite uma análise do crescimento e desenvolvimento da identidade da própria protagonista, que cresce sem saber direito quem é por conta daquilo que a vida (e a sobrevivência) lhe permitiu ser.

Natalia Noce 27/09/2020

Nascida em 1985, em Kabul, no Afeganistão, Nadia teve uma infância tranquila. O país ainda sob o comando da ex-URSS trazia vantagens para pessoas estudadas como o seu pai. Frequentava a escola, brincava solta com seu irmão mais velho e ficava acordada até tarde em noites de sexta-feira para escutar as reuniões que o pai dava para os amigos. No entanto, tudo isso mudou drasticamente quando, aos oito anos, uma bomba caiu sobre a sua casa, atingindo-a. Seu mundo estava em guerra e tinha feito dela uma fatalidade.

Depois de seis meses em coma, cheia de cicatrizes de queimadura e algumas limitações motoras, Nadia emerge em meio a uma guerra ferrenha para o controle do governo de seu país, grupos que antes tinham lutado lado a lado pela libertação do Afeganistão do Regime Socialista passaram a lutar pelo poder e no fim dessa luta se instalou o Regime Talibã. Com seu pai com sérios problemas mentais e seu único irmão morto, transformando-a na criança mais velha da casa coube a ela se transvestir, já que o governo proibia mulheres de trabalhar, e sustentar sua família. Usando a identidade de seu irmão e sempre com medo de ser descoberta ela foi atrás dos mais variados trabalhos. Suas deformações decorrentes das queimaduras e o fato de precisar esconder sua real identidade tiveram grandes as consequências para o seu psicológico, entretanto, ela continuou lutando por dias melhores.

Nadia mesmo tendo que trabalhar muito, muitas vezes em mais de um emprego, para que não faltasse o mínimo essencial para seus pais, suas duas irmãs menores e ela mesma correu atrás de estudo de modo a poder elevar o nível dos empregos que poderia conseguir e deixar a vida mais confortável em sua casa.

Apesar de ser uma história pesada e, em sua maior parte, triste, o livro tem uma fluidez impressionante, podendo ser lido facilmente em apenas um dia. É impressionante como as autoras conseguiram fazer de um relato tão cruel algo tão leve de ser lido. A jornalista e escritora espanhola Agnès Rotger emprestou aqui seus dons para que nós também possamos conhecer essa história tão forte.

Essa foi uma daquelas histórias que mexeram comigo demais, visto que, Nadia tem praticamente a mesma idade que eu e passou por situações que seriam para mim inimagináveis. Pensar em tantas outras “Nadias” espalhadas por esse mundo passando por episódios tão cruéis quanto fez meu coração doer. O modo como foram colocados os questionamentos psicológicos foi sem dúvida extremamente importante, principalmente quando ela fala nas dificuldades de se apresentar ao mundo como algo que não é e as consequências de ter que sempre agir e se portar como um menino para que não fosse nunca descoberta. Vemos durante a leitura sua própria mãe ora tratando-a como uma menina, ora tratando ela como um homem e chefe da família, e como essa dualidade afetava profundamente ela.

O Segredo do Meu Turbante é muito mais do que a vida de uma menina, de uma mulher. É também um retrato de um país afligido por guerras e sob o julgo de um governo intransigente, extremamente conservador e socialmente limitante. Um livro tocante e forte sobre superação e imensa força interior, um livro para nos inspirar a sempre seguir lutando pelos nossos sonhos mesmo quando tudo parece impossível.

Prof. Angélica Zanin 13/06/2022

Vida ou sobrevida?
Só não são cinco estrelas porque eu queria mais. Mais da vida nova de Nádia, depois de todo sofrimento, carências e abusos. Uma história triste que transformou uma garota em um garoto para poder sobreviver em um país dominado pelos talibãs. Quantas mulheres mais serão tão ultrajadas em nome de Deus? Quantas crianças mais terão suas vidas destruídas por uma guerra que não é delas? Além de acompanhar a luta da protagonista, ainda aprendemos a cultura de um povo e conhecemos seus principais sofrimentos. Amo histórias reais e ainda mais aquelas que nos mostram a força que podemos ter para viver ou apenas ... Para sobreviver.

Karinne 11/01/2022

Esse é um daqueles livros que a gente termina e passa a refletir ainda mais sobre outras culturas e a nossa própria vida. A história da Nádia Ghulam é contada de uma forma intensa que é impossível lê-lo e não sentir o turbilhão de emoções que é transmitido. Além de nos ajudar a entender algumas questões sobre o talibã, as questões religiosas, os costumes, também nos impulsiona a não desistir.

LariLeitão 11/11/2021

Resiliência
Nádia é uma menina de família classe média afegã que vê sua vida e de sua família se transformar quando é atingida por um borbardeio que lhe desfigura.
Após perder seu irmão, ela assume uma ?identidade?masculina pra poder fazer sobreviver sua família, já que mulheres não podiam trabalhar.
Relatos reais de uma vida mais que real!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6