Um Milhão de Finais Felizes

Um Milhão de Finais Felizes Vitor Martins

Resenhas -

Isaac229 24/03/2024

Se você quer um romance mais "vida real" é um livro perfeito para a ocasião. O autor com certeza captou boa parte das famílias brasileiras e a linha de ser quem os outros querem e ser quem você é, independente do porque, sempre é estressante quando essa linha desaparece e tudo vira uma bola de neve, mas para um livro com a temática de amor LGBTQIA+ achei fraca a diversidade, é mais raso do que o esperado, não lembro de um personagem trans ou arromântico, ficou bastante na parte que as pessoas sem muita convivência com o círculo já conhecem.
É um livro bem escrito e bem vivido, não lembro de ter alguma incongruência e se desenvolveu bem, o final é minha parte preferida, orna perfeitamente com a realidade.
Resumindo: é bom mas poderia trazer mais personagens diversos e dar esse conhecimento para mais pessoas.

Edilson5 22/03/2024

Os finais feliz que esperamos são só o começo
Ler esse livro foi, de muitas formas, uma espécie de catarse pra mim. Me identifico com o Jonas de diversas maneiras. Também sou um rapaz gay que cresceu em uma família evangélica que ensinou desde cedo que ser gay é pecado e vai te condenar ao inferno e também tenho o sonho de ser escritor. Inclusive já trabalhei em um café também, mas não como atendente. Resumindo, a leitura me trouxe diversos gatilhos, mas a forma como o Vitor aborda tudo é muito acolhedora.
Falando nela, a escrita do Vitor é muito boa, não canso de dizer. Lembro dele na época do YouTube e desse leva de influencers que viraram escritores ele é o único que realmente sabe escrever. O texto dele é simples, objetivo e fluido; o que deixa a leitura nada cansativa.
Sobre a história em si, além de me identificar com o protagonista a nível pessoal (embora ele seja um twink), os personagens são muito interessantes, principalmente os amigos do Jonas. Todos são bem escritos e têm personalidades legais. Todas as referências da cultura pop são bem legais e bem utilizadas.
E vamos a parte que me pegou: achei o romance meio morno. Jonas e Arthur são fofos, mas só. Queria ter gostado mais do livro como amei Quinze Dias, mas o romance aqui é meio irreal e corrido. Eles se esbarram duas vezes e já estão apaixonados. Não fica claro os motivos deles estarem apaixonados pelo outro além de aparência, a princípio. E acho irreal o cara rico se apaixonar pelo pobre quando na vida real dificilmente eles frequentariam os mesmos lugares ou teriam interações significativas.
O tema do sexo é bem presente também e eu entendo muito bem como é naturalizado se culpar por ter desejo homossexual devido à criação cristã, mas qual homem 20 anos vai deixar de transar porque está mais preocupado com o que os pais vai pensar? É mais fácil e provável fazer primeiro e se culpar depois *cof cof*. Como diria uma grande pensadora contemporânea em uma de suas reflexões acerca do amor (de q) baseadas na perspectiva hedonista: melhor se arrepender do que passar vontade.
Um Milhão de Finais Felizes é um livro que vale muito a leitura, principalmente para jovens, pessoas que não possuem o hábito de ler ou estão começando a ler agora ou estão de ressaca literária. Pode não ser tão bom quanto o primeiro livro do autor, mas com certeza vai te arrancar algumas boas risadas (e algumas lágrimas, talvez).
Orlando.Fidelis 22/03/2024minha estante
Gostei da análise

GiKT 20/03/2024

Tenho o livro mas ouvi o audiobook na Audible e adorei!
Achei que as narrações deram muita vida aos personagens.

Jimy.Pepe 20/03/2024

MEU DEUS QUE LIVRO FOI ESSE??????
Eu amei de um jeito completamente absurdo, me identifiquei em muitas partes com Jonas e estou querendo saber aonde encontro um Arthur para mim... Será que vende na shopee?
Esse livro me deu uma mistura de sentimentos enorme, tristeza, alegria, raiva, confusão e tudo que você possa imaginar.
Eu indico esse livro pra todo mundo e principalmente para escritores que precisam de um empurrãozinho e pessoas LGBTs que precisam de um livro de apoio.

Lucas 19/03/2024

É uma leitura leve e a estória é bem previsível, já que narra algo bem comum na vida de pessoas LGBTs aqui no Brasil. Demorei um pouco pra me acostumar com a escrita, sempre tenho dificuldade com livros em primeira pessoa, mas a estória é bem fofinha, os personagens são bem cativantes, e os acontecimentos prendem a atenção do leitor.

Majuzinha4 17/03/2024

Um ótimo livro para sair de uma ressaca literária ??
Eu amei o livro , achei espetacular , boa estrutura , ótimo para sair de uma ressaca literária,gostei bastante que cita como fica o final com o mãe , falando que ela pediu desculpas pra ele por expulsado ele de casa , falando que tá com sdds.
Gostei e achei muito fofo o Vitor Martins citar o Felipe e o Caio também ???

bebell13 16/03/2024

4,5 ?
Um dos melhores livros que li esse ano, realmente o Vitor Martins nunca me decepciona
É um livro pra ler que vai tocar na alma, mas vai te trazer muita sabedoria e reconforto em vários momentos
Esse livro me fez repensar em muitas coisas, ele engloba questões com a família, amigos, trabalho, faculdade, e o principal: o romance
É super lindoo de ver o Jonas evoluindo e tudo mais, e a forma que ele é retratado é super identificável
É um livro que é muito real, mostra muitas realidades de formas vívidas
Todos os personagens tem seus charmes e são todos super legais e bem construídos e desenvolvidos

itsanabp 14/03/2024

Eu amei conhecer o jonas e acompanhar suas descobertas, o relacionamento dele com o arthur simplesmente perfeito e saudável fazendo o coração ficar quentinho, o ciclo social dele simplesmente incrível (queria que eles existissem e fossem meus amigos!!!!) amei cada momento deles juntos, parecia que eu fazia parte do grupinho. amei a escrita do vitor, é muito fácil de ler e o final foi perfeito apesar dos pesares.

minha única crítica é ao jonas com o final de "piratas gays" pois foi muito corrido, concordo plenamente com o arthur!!!!!!!!!

Ryan.Ariel 14/03/2024

Vitor Martins não decepciona
A única coisa que posso dizer ao terminar esse livro é que ele é PERFEITO. Os personagens são carismáticos e você se identifica bastante com eles, e a forma como a vida cotidiana que nós mesmo vivemos é inserida nesse livro é incrível. Não vou falar muito pra não dar spoiler, mas os temas mais "pesados" abordados nesse livro também não decepcionam. A única coisa que eu tenho a dizer pra quem quer ler esse livro é: você não vai se arrepender. (E pelo amor de DEUS Vitor Martins, faça um livro só do Bart e do Tod)

kiki.veve 11/03/2024

"Um Milhão de Finais Felizes", do Vitor Martins, é um livro que te pega pela mão e te leva numa jornada cheia de altos e baixos ao lado do Jonas. Ele é um cara que enfrenta batalhas internas com depressão e ansiedade, mas também vive momentos de alegria e superação. A história é como um abraço quentinho que nos faz rir, chorar e, no final das contas, sentir um montão de gratidão pelos pequenos momentos felizes da vida.
E sim, essa resenha ficou curtinha pq não tem como eu explicar tudo que eu senti lendo esse livro. Ele é lindo demais e merece todo o reconhecimento do mundo.
Livro que fez eu ter vários surtos, choros e risadas, apenas leiam.

AnaLiz4 10/03/2024

Mais um livro ótimo
O livro é muito bom. Ele é super fácil de ler, não é chato, o modo em que ele é escrito parece que o principal está falando com você, os personagens são maravilhosos tb e mais.

Eu indico muito esse livro pra ler. Dei 4 pq apesar de a leitura ser muito boa, não tem nada de surpreendente ou muito chocante durante a leitura.

Meu personagem favorito foi o Arthur. Ele é um fofo, super compreensivo, ajuda Jonas sempre quando ele precisa. Ele é um namorado perfeito praticamente.

Vale0 09/03/2024

Família não é sinônimo se sangue
Acho que dei 5 estrelas muito por ter me identificado em diversas questões do livro. Ele é bem realista e me trouxe ódio, alegria, tristeza. Um misto de emoções que pra mim é o necessário para um livro ser bom. E O FATO DE SEREM JOVENS ADULTOS, isso melhorou mil vezes a história também, quero mais desses.