Jantar secreto

Jantar secreto Raphael Montes

Resenhas -

Carolina 26/06/2021

Jantar Secreto
Que livro[*****], um dos melhores livros nacionais que já li. A escrita do autor é incrível, o plot twist do final é SENSACIONAL, tudo no livro é perfeito. O autor aborda assuntos que realmente acontecem no Brasil e isso torna tudo mais real ainda.
Loana.Gabrielly 26/06/2021minha estante
A escrita dele é realmente maravilhosa. Eu li ?uma mulher no escuro? e amei, esse dai é o próximo da minha lista

zezin 26/06/2021minha estante

Quero mt ler esse

Ruan:) 02/01/2024minha estante
AMOOOO

nksmria 02/01/2024minha estante
amooo, esse livro é grandioso

taisriello 02/01/2024minha estante
Meu preferido do Raphael

Gustavo_P 15/02/2023

Esse foi o primeiro livro que li do autor, e que escrita maravilhosa. Além de que ele é articulado, consegue manter aquele nível de tensão durante todo o enredo que também é formidável. Os personagens são muito bem desenvolvidos. Gostei do epílogo, eu definitivamente não esperava o desfecho, foi muito surpreendente pra mim. A narrativa com alguns plots muito interessantes, uma história bem original. Existem alguns pontos melodramáticos em excesso, assim como muitos palavrões, esses foram alguns que me incomodaram um pouco, mas que não ofuscaram o brilho da historia. Jantar Secreto é sim, um livro com uma história bem pesada, o leitor precisa de estômago para seguir em frente até o final, mas que vale muito a pena a leitura.
Gessyka.Loyola 15/02/2023minha estante
Resenha excelente ??
Leia "Saboroso Cadáver" !

Gustavo_P 15/02/2023minha estante
Obrigado? Vou pôr esse na minha lista. Só preciso melhor um pouco do enjôo que o "jantar" me deixou?

Gessyka.Loyola 15/02/2023minha estante
Realmente, "Saboroso Cadáver" é muuiito pesado!

Mary 30/07/2022

Definitivamente Raphael Montes é uma das minhas melhores descobertas esse ano. É o segundo livro dele que leio e devoro em pouquíssimos dias. A história te contagia, um misto de quero acabar logo, mais a ansiedade em saber no que vai dar tudo aquilo.
E o plot no final ???
Muito bom. 1000/10
Glaucia 30/07/2022minha estante
Ele é ótimo msm.

nkog.neato 30/07/2022minha estante
O ouro brasileiro ele

Lilies_. 23/11/2023

O que falar do Raphael? Ele é maluco
Porém um gênio. Acho que o Raphael é o nosso Stephen King brasileiro, embora eu nunca tenha lido nada do King para comparar.

Esse livro foi algo que eu já esperava, mas não estava preparada pela brutalidade das cenas - o que não recomendo para pessoas sensíveis-, tudo nesse livro é tão incômodo, os personagens, a narrativa, os motivos que o levaram a fazer os jantares, o porquê deles terem continuado. O ser humano é horrível em diversos níveis que fiquei assustada em grande parte do livro.

Particularmente, acho esse desconforto uma grande jogada do Raphael, porque sabemos como somos todos hipócritas e egoístas, mas a que nível? O quanto estamos dispostos? Sua perspicácia em construir isso é totalmente crítica, ou claro, ele escreveu porque quis e dane-se.

Os elementos brasileiro não são ridicularizados aqui, a escrita é um pouco diferente, mas isso porque não leio muitos livros contemporâneo bons que sejam do Brasil, foi bom ter um contato maior com o português não traduzido.

Sobre o final, compreendo perfeitamente. Uma única pessoa não vai conseguir mudar um sistema que se alastrou, mas minha indignação está aqui: queria que todos morressem. Não vejo como um livro perfeito, tem pequenos detalhes que ficaram tão rasos, mas que não influencia muito sobre o que ele quis passar.

Lizia.Yohanna 03/12/2023

Surreal
Achei meio parado no começo, mas a medida que a história foi se desenrolando e os personagens sendo mais desenvolvidos a história me pegou de um jeito que não conseguia largar o livro. Achei muito bem escrito, os personagens bem legais e as reviravoltas bem colocadas. O final explodiu minha cabeça eu fiquei chocada com o plot final. É uma leitura pesada sim, mas que vale muito a pena ler.

mary jane 21/01/2022

QUE LIVRO F*DA!
Sem palavras pra esse livro! Personagens complexos (e odiosos), uma narrativa incrível que me arrastou adentro da história e um plot twist bem no finalzinho que me deixou perplexa. Raphael Montes é brabooooo!
sosô :) 21/01/2022minha estante
o maior que nós temos

Dani Monteiro 21/01/2022minha estante
Tenho esse livro na estante e ainda não consegui ler, sempre fico olhando para ele. Me deixou mais interessada ainda ?

mary jane 30/01/2022minha estante
Vai sem medo, Dani! Já deixo um TW pra algumas gordofóbicas, mas a história é impecável!

mary jane 30/01/2022minha estante
algumas falas*

Dani Monteiro 31/01/2022minha estante
Obrigada ?

luansilvaaa 20/07/2022

Brutal
Um livro com uma história totalmente cativante e chocante. Com ótimas reviravoltas, e cítricas disfarçadas sobre o consumo de carne e abatedouros, com personagens cativantes , "Jantar secreto" é devorável. Se tivesse que apontar um problema seria apenas a motivação que eu achei bem fraca e o epílogo bem novela das 9 mesmo tendo me deixado chocado.
luansilvaaa 20/07/2022minha estante
não sei fazer resenha ?

Benevenutix 30/09/2022

Esse livro é muito INCRÍVEL, em vários momentos me deixou de queixo caído.
Meu primeiro livro do autor, e apartir de hoje vou começar acompanhar mais o trabalho dele.
Mia2108 30/09/2022minha estante
Eu amo os livros do Raphael montes juro mt bom

Vihh10 05/01/2024

Jantar secreto
É de longe o meu favorito (até agora), Raphael Montes arrasa muito e você não consegue parar de ler!! Assim como saboroso Cadáver, esse livro consegue ser bem nojento, mas com um humor ácido de ler dando gargalhada kkkk

Eu adorei e li em 3 dias, depois que começa não da p parar!! Só leiam, vai valer super a pena.

Foi essa leitura que me iniciou no mundo do Raphael Montes, estou querendo ler todos os seus livros, enfim, muito bom mesmo!

D/\RK 13/08/2023

Primeira experiência com Raphael Montes: ????
Algumas pessoas simplesmente possuem o dom para algo. E esse autor com certeza é uma dessas pessoas. Apesar de se tratar de um assunto tão pesado quanto polêmico, Raphael Montes consegue despertar nossa curiosidade sobre a história. É uma mistura de "Meu Deus, não consigo ver, mas alto lá, quero saber no que vai dar.."

O que mais influenciou minha classificação aqui não foi a história em si, pois é PESADÍSSIMA (aliás, para quem vai iniciar essa leitura, aconselho a pesquisar os possíveis gatilhos. Sem dúvidas pode ser classificado como 18+ por conta das descrições gráficas), mas sim o que me afetou: o claro desprezo pela vida alheia e os diversos ataques gordofóbicos.
Acho que é isso que posso dizer sobre o geral.
Agora quero guardar citações e comentar algumas (alerta de possíveis spoilers ?):

"Hoje, tentando resgatar a origem do caos, vejo que não é tão fácil. Com o tempo, a gente perde mesmo a noção das coisas: o que estamos fazendo, por que motivo, onde e quando a merda teve início." (Pág. 4)

"Se você não é rico, não tem nada. Isso os livros não dizem. Se seu pai não é dono de um negócio, você não tem nada. Outra coisa que os livros não dizem. Se você não tem quem te indique, você não tem nada. Nem isso os livros dizem." (Pág. 10)
-> Isso aqui é super real nos dias de hoje.

"Por trás de cada prato existe a morte. As pessoas preferem fechar os olhos pra isso, mas ela está lá. A morte." (Pág. 57)
-> Pesado. Me pegou ?

"Certa vez, num banheiro público, havia um poema:
'Tudo na vida tem
Um começo
Um meio
E um f¢d@-s?.'" (Pág. 60)

"Leitão sempre dizia: A melhor maneira de escapar de uma responsabilidade é colocar a culpa em alguém maior do que você. Por isso, as religiões fazem tanto sucesso. Dá certo alívio às pessoas imaginar que existe uma entidade superior no controle dos momentos de felicidade e tragédia." (Pág. 88)
-> ???? E essa alfinetada!

"As pessoas vinculam loucura a maldade e racionalidade a bondade. Segundo estatísticas, doze por cento das pessoas ditas normais são criminosas, assassinas ou perigosas. Enquanto isso, só três por cento das pessoas ditas loucas têm potencial ofensivo considerável. Isso significa que normais matam muito mais do que loucos. Se no mundo houvesse mais loucos, haveria menos violência." (Pág. 110)
-> Raphael traz muita informação interessante e textos reflexivos. Eu gostei muito disso.

"Certa vez, num banheiro público, havia um poema:
'qualquer coisa
pode ser poesia se
você der
enter de vez em
quando.'" (Pág. 151)
-> Sobre se arriscar a tentar..

"'O conceito de canibalismo está poluído, tem uma carga semântica muito negativa. Você fala nisso e as pessoas logo pensam no sujeito que se ofereceu para ser devorado na internet, no Hannibal Lecter e nos malucos que fizeram coxinha de carne humana pra vender lá no Nordeste. Coxinha, pelo amor de Deus! Que jeito de cozinhar uma iguaria!'" (Pág. 157)
-> Quis guardar essa citação pelo motivo de ser uma referência a minha cidade. Não que seja uma boa referência, claro. Sem nomes citados ?

"'Não precisa se condenar, garoto. Essa é a mesma ignorância que faz com que você não mate um bicho, mas coma a carne dele disponível no mercado. A gente vive com uma dieta inconsistente, suavizada pelo sabor. Temos pena do porquinho e da vaquinha, mas adoramos um bom bife ancho. Meu pai já dizia que a beleza sempre ocorre no particular, enquanto a crueldade prefere a abstração. Ele estava certo.'" (Pág. 188)
-> Cara, essas questões nos pegam lá no fundo ?

"Quando tudo ao seu redor começa a ruir, você precisa se manter inabalável, como um farol indicando o caminho adiante no meio da escuridão." (Pág. 210)

"A ideia de fundo do poço é um tanto consoladora. Quando você acha que chegou lá, só pode subir. Acontece que o fundo não existe, sempre pode ser pior." (Pág. 213)
-> Sempre tenho isso em mente ?

"A vida é assim: você precisa ter a cara esfregada no esgoto e sentir o cheiro da morte para começar a tentar se redimir." (Pág. 223)
-> Quem já passou por isso, sabe.

"Quando é que as crianças descobrem que aquilo que a mãe delas coloca no prato é tipo a Peppa Pig? Quando é que percebem que assamos e comemos a Galinha Pintadinha? E como é que elas não ficam indignadas com isso?" (Pág. 260)
-> Essa citação foi a que mais me tocou!
Eu tentei o vegetarianismo por um tempo e não consegui. Por falta de persistência, acredito. Então fiquei só com o frango. Há 12 anos não consumo carne vermelha por escolha minha. Depois desse livro, decidi dar mais uma chance e tenho consumido menos frango. Motivo? Indignação, Raphael Montes.

Raphaella15 20/03/2023

Muito bom!!, um dos melhores livros que já li, se não o melhor, o plot no final, não imaginava de forma alguma, leiam, é pesado, só leia se tiver estômago forte mas é realmente muito bom, mas definitivamente não irei comer carne mais da mesma forma.

Maelly 05/02/2024

LOUCURA!
Sem palavras pra esse livro, só é possível sentir o que senti lendo ele. eu achava que já tinha visto os plots twists mais incríveis da minha vida, mas esse superou todos!!!
Giovana.kuns 05/02/2024minha estante
Eu me senti muito tonta com esse plot

Flora31 05/02/2024minha estante
Tô louca pra ler esse.

Ana Carolina 01/07/2023

Certa vez, num banheiro público, havia um poema?
Eu não tenho palavras pra descrever a montanha russa de emoções que foi ler esse livro. Cada capítulo, cada reviravolta me fazia ficar de olhos arregalados. Eu simplesmente não conseguia parar de ler. História te prende do início ao fim de uma forma que você PRECISA continuar lendo.
Sensacional. Recomendo, recomendo e recomendo?
Fer 01/07/2023minha estante
eu amo esse livro e tudo o que esse homem escreve!!!

beattrrzz 04/11/2020

que livro incrível
Durante todo o livro eu fiquei querendo saber o que ia acontecer! A escrita é incrível, leve e fluida. Os personagens são muito bem construídos e a reviravolta no final é chocante!