O Meu Pé De Laranja Lima

O Meu Pé De Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Mori5 28/05/2024

Lindo, amo esse livro ??????????????????????????????????????????

Hadassa122 28/05/2024

Obra para refletir!!
A obra literária ?Meu pé de laranja-lima?, de José Mauro de Vasconcelos, é muito impactante e traz reflexões para a vida. Dessa forma, o protagonista Zezé é uma criança que cativa o leitor e a sua história é uma mistura de tristeza, alegria e comoção. Além disso, esse clássico aborda muitas questões como trabalho infantil, pobreza, violência infantil, maus- tratos e primeira infância. Logo, a história de Zezé, seu pé de laranja-lima, seu amigo Portuga e suas peripécias são encantadores no mundo da literatura brasileira. Recomendo!

Amanda 27/05/2024

Ah, o mundo pelos olhos de uma criança!

Mais uma vez, a literatura infantil usando de toda a graça e criatividade de uma criança para retratar condições tão difíceis e doloridas de uma família pobre.
Um livro super divertido, mas também muito triste.
Foi o primeiro livro que li na vida e, relendo agora, a minha maior curiosidade é saber como eu entendi e absorvi a história naquela época.
Só lembro de ficar muito feliz e orgulhosa por ter lido. Espero que minha criança interior se mantenha me presenteando com seus olhares sobre a vida também.

rafa 27/05/2024

Psicológico 100% destruído
Eu sabia que ia chorar, mas não esperava que TANTO. Dói demais acompanhar a história de Zezé e a dor de seu luto, é o livro mais lindo e sensível que já vi.

minnies 27/05/2024

O livro mais triste do mundo
Eu acredito fielmente que esse é mesmo o livro mais triste do mundo.

Zezé ganhou meu coração rápido demais, que criança incrível. E apesar de "arteira", não merecia sofrer tanto.

Eu não consigo nem contar nos dedos todas as vezes em que chorei como um bebê lendo cada capítulo desse livro.

Acho que todo mundo deveria separar um tempo da vida só pra ler esse livro, sério. Vocês recebe um choque de realidade e ao mesmo tempo uma crise existencial a cada capítulo lido.

Obrigada José Mauro de Vasconcelos, por proporcionar essa experiência incrível que é poder ler, e conseguir sentir com Zezé tudo que ele sentiu.

Desejo do fundo do meu coração que você tenha sido muito feliz nos anos seguintes da sua vida e que você tenha aproveitado cada parte do sucesso da sua vida, porque você mereceu muito. E fico feliz em saber que, se existir um céu, você vai estar lá compartilhando do mesmo espaço que o seu Portuga de novo ?

Dito isto, leiam O Meu Pé de Laranja Lima, é uma experiência única e incrível.

folkluly 26/05/2024

Eu li quando era um pouco mais nova, devia ter uns 7/8 anos..eu começei a ler porque uma professora da escola tinha indicado pra turma, e eu como uma bela puxa saco fui lá e comprei, por eu ser criança e não ter tantoo entendimento de certas coisas, obviamente foi meio confuso pra ler, mas eu acho a história bem bonitinha, e triste também! De 0 a 10 em questão de recomendação eu daria 8,5 mas aí vai do gosto de cada um.

diabolicami 26/05/2024

Mesmo sendo meu livro favorito eu sempre termino ele com um nó na garganta por me trazer tanta lembrança, por conseguir me colocar no lugar das crianças e saber exatamente como se sentiam. Zezé consegue apresentar uma ternura gigante com tudo que toca, tão inteligente e tão criança que lembro da minha criança que foi negligenciada também, mas tinha uma cabeça tão esperta quanto a dele.

Meu pé de laranja lima é o livro da minha vida e com ele eu sinto tantas emoções que não conseguiria explicar nem se elaborasse a maior das justificativas.

vivi !! 26/05/2024

INCRÍVEL
Li quando era criancinha e foi uma das melhores leituras da minha VIDA, simplesmente LINDO TRISTE TRÁGICO tudo que precisamos!! até hoje me pego lembrando de falas que li a mais de 6 anos atrás

Maria1691 26/05/2024

AAAAAAA
Que livro triste mds???
muito bom galera.
recomento
mas preparem o coração de vocês, pq pmlds, chorei horrores

JessChandler 25/05/2024

Que história linda e triste. Dá vontade de adotar esse menininho, que apesar de ter uma família, praticamente não é visto.

Charilson 25/05/2024

Criança não devem ser impedidas de sonhar!
Agora que o terminei, me pergunto porque demorei tanto pra ler esse livro.

O que mais me comoveu nesta história, é o facto de realmente existirem crianças que realmente passam por essa situação, a de ser maltratado pelas pessoas que mais deviam dar amor e cuidar.

A realidade é demasiado pesada pra mente de uma criança lidar, por isso elas em um mundo imaginário criado em sua mente e Zezé foi arrancado desse mundo imaginário muito cedo e teve um choque de realidade. Uma das maiores atrocidades que nós podemos cometer contra uma criança é impedi-las de sonhar e foi exactamente isso que aconteceu com o menino Zezé.

Zezé era uma criança muito traquina, mas ainda era só uma criança, não havia necessidade de ser assim tão duros com eles, até ao ponto do rapaz perder vontade de viver juro isso foi demais pra ele, juro, isso mexeu comigo.

Bells 25/05/2024

Ternura
Para começar, esse livro foi o primeiro audiobook que ouvi na vida e a narração pelo Rafael Cortez está espetacular.
Que livro doído!!! Mesmo que tenha diversos momentos engraçados e bonitos, mostrando a pureza da criança, é de uma sensibilidade e um sofrimento muito grande. Como as crianças precisam de ternura? Diversas vezes quis entrar no livro e dar um abraço forte no Zezé. Livro muito emotivo e de um impacto muito grande! Orgulho desse livro ser nacional!
Elenice 25/05/2024minha estante
Sim, como mãe eu desejei muito abraçar o Zezé, consola-lo e dar a ele o amor que ele precisava tão pequenino.? Chorei o livro inteiro ?

Rosangela Serafim 24/05/2024

Simplesmente fantástico
Estou aos prantos! Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar.
Tocante, profundo, emocionante. A gente consegue sentir a dor do Zezé.
Todo mundo deveria ler esse livro.
Obs: é uma história real. É a autobiografia do autor.
Leiam. Simplesmente leiam.
Vanessa.Castilhos 24/05/2024minha estante