O Meu Pé De Laranja Lima

O Meu Pé De Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Miminnnxx 14/05/2024

Nunca chorei tanto
Eu já queria ler esse livro há muito, muito tempo mas eu evitava por ter um tópico que mexe muito comigo, crianças inocentes sofrendo.

Tanto que enquanto eu estava quase no final do livro eu tive que dar uma boa pausa antes de terminar por que eu simplesmente não conseguia continuar. Esse livro me machucou de uma forma que eu nem sei como explicar.

Pensar que tudo isso é uma autobiografia e que tudo realmente aconteceu me dói ainda mais. O quanto que uma criança tão pequena e inocente teve de passar, teve de amadurecer tão cedo pelos problemas que o cercava.

É um livro tão real te fazendo refletir, que mesmo eu tendo terminado já faz um tempo a história do Zezé ainda me deixa emotiva.

Bibia 14/05/2024minha estante
Minha reaça foi essa lendo kkkkkk

Bibia 14/05/2024minha estante
A diferença é que li em dois dias???

crlnspindola 14/05/2024

Que livro extremamente importante!

José Mauro de Vasconcelos acertou EM CHEIO a discussão que é um burburinho hoje em dia: a criação dos filhos.

Visto que o livro se passa em um cenário de extrema pobreza, entendo que não se pode exigir grandes coisas de pais que se matam por um sustento. Mas a forma como o garoto é tratado, basicamente sendo humilhado por todos a sua volta, faz com que ao decorrer do livro ele se culpe pela miséria da própria família.

Se sentir como se fosse pecado viver ao ponto de implorar várias vezes para morrer de vez, isso é cruel demais pra qualquer um. Ser chamado de diabo, peste, ?você não deveria ter nascido? é essa a ótima criação que a geração anterior diz ter presenciado? os relatos estão aí para a resposta ser sim!

Eu chorei do início ao fim pensando em como um lar de amor não é sobre ser ou não pobre, toda criança merece um prato de comida tanto quanto o amor dos pais.
Portuga e Glória salvaram essa criança, tenho certeza que Zezé será um ótimo pai e homem no futuro graças a eles dois.

Guilherme2602 13/05/2024

"porque a vida sem ternura não é lá grande coisa"
A narrativa de uma criança sobre a dor e a ternura.

Um menino endiabrado, pobre e precoce. Precoce porque ouviu da vida coisas demais cedo demais.

Um livro lindo que encanta e emociona. E que no final, vai deixar um sabor amargo de infância.

guimaraeslav 13/05/2024

Acompanhar o Zezé foi lindo e doloroso, me marcou bastante.

(amei que coincidentemente eu e minha amg dorinha estávamos lendo esse ao mesmo tempo)

lembroldelivros 13/05/2024

Parece que aqui dentro minha gaiola ficou vazia demais?
Emocionante e impactante. ler uma história contada aos olhos de uma criança, com toda a sua inocência, mas, no caso do Zezé, com tanta ansiedade nas suas milhares de preocupações que não deveriam ser destinadas a uma criança, é tão lindo, mas tão doído.

na maior parte do livro, vemos muita crueldade e opressão direcionada à Zezé, mas ficamos de coração quentinho quando pessoas, pontuais na história, demonstram empatia e amor com o pequenino.

entendo que a dureza do final seja necessária, porque a vida às vezes é dura, cruel, maldosa. é importante demais refletirmos o impacto disso em
uma criança e, até mesmo, na nossa própria criança interior, que precisa ser cultivada assim como Zezé zelava por Minguinho.

e a importância do amor nas nossas relações cotidianas também é retratada de forma muito poética quando o Portuga entra na história. a necessidade que o Zezé tinha de amor é a que todos temos e buscamos.

Isauwy 13/05/2024

Um livro muito lindo e gostoso de ler. Você se apega com Zezé e sente suas dores. As frases pesadas que uma criança de apenas 5 anos fala abala muito, ao msm tempo é muito bizarro saber que o autor, msm tão novo, era tão maduro e tão forte. Uma leitura obrigatória sim, que aborda temas muito importantes e que te faz refletir sobre a vida e como é tão desigual.
?????
_Leticia_ 13/05/2024minha estante
Gostei demais desse livro, e adorei o último capítulo!

Q.I Ilimitado 12/05/2024

ÓTIMO LIVRO
Meu Pé de Laranja Lima, escrito por José Mauro de Vasconcelos, é um clássico da literatura brasileira que narra a comovente história de Zezé, um menino de seis anos de idade que vive em uma família pobre no Rio de Janeiro. O livro acompanha as experiências de Zezé enquanto ele enfrenta as dificuldades da infância, buscando escapar da realidade cruel por meio de sua rica imaginação. Seu único refúgio é um pé de laranja lima no quintal de sua casa, onde ele encontra conforto e companhia. A história aborda temas profundos como amizade, solidão, abuso infantil e a busca pela esperança em meio à adversidade. Com uma narrativa envolvente e emocionante, o livro cativa leitores de todas as idades, deixando uma marca duradoura em quem o lê.

mirt 12/05/2024

No começo n me interessava pela história e n sabia que rumo levaria, conforme fui pegando o ritmo me apaixonei por esse livro. Ele me fez sentir, pensar, falar, fez com que eu chorasse igual bebê no final. Agora eu entendo o pq ele é tão especial pras pessoas.

Alice1377 11/05/2024

Gostei
Legalzinho, só achei o final meio fraco mas é rápido de ler, o personagem principal é bem legal também

joycebeatrizz 11/05/2024

Meu favorito!
É uma obra clássica da literatura brasileira que emociona o leitor. O livro narra a história de Zezé, um menino pobre e criativo que enfrenta os desafios da infância em meio à adversidade familiar. A relação especial de Zezé com seu pé de laranja lima e as reflexões sobre a vida, a amizade e a solidariedade tornam esta obra uma leitura tocante e inesquecível. Prepare-se para chorar!

fonseca24 11/05/2024

Incrivelmente triste
Sem palavras, esse livro é muito triste, chorei como se um parente meu estivesse morrido, nunca chorei tanto assim com um livro. Eu não achei que iria gostar tanto do livro, mas eu simplesmente amei. Foi muito triste de se ler, tudo que ele passa, tudo que ele sabe sendo uma criança de 5 anos, tudo que ele faz... O livro que mais me comoveu na vida. Simplesmente incrível, leiam