O Meu Pé De Laranja Lima

O Meu Pé De Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Luan573 07/06/2024

Um tributo a literatura brasileira
Os personagens são outro destaque. O próprio protagonista, Zezé, é apresentado com uma complexidade raramente vista em personagens infantis. Sua inteligência e sensibilidade, juntamente com uma imaginação muito ativa, são na maioria desperdiçadas em seu ambiente hostil. A mãe super estressada, o pai trabalhador e severo e a aparência plebeia são elementos que atraem um quadro de pobreza. No entanto, sua amizade com o pé torna a laranja-lima conhecida como Minguinho, porque proporcionava mais ternura e fantasia para ela suportar sua realidade muitas vezes insuportável. Sua narrativa destemida e comoventea eterno acontecer, infância pobre e a magia da imaginação. Nada menos a se esperar de um gênio literário como José Mauro de Vasconcelos, como se vê no título, um tributo à literatura brasileira e uma leitura obrigatória quando se trata da mesma

Karoline141 07/06/2024

Uma preciosidade!
Nunca tinha lido essa obra incrível.
O livro trata de temas ligados à infância como a vulnerabilidade, violência, mas também sobre a necessidade de dar e receber ternura.
Vale super a pena a leitura dessa obra.
Nota 1000!!

Isabella2540 07/06/2024

O que falar de Zezé?
Pra quê fui inventar de ler esse livro de noite? Terminei ele ontem e fui dormir aos prantos ? Ai gente, ele é só uma criança, é muito trágico que ele tenha que enfrentar problema de gente grande sendo tão miudinho do jeito que é?
Rafa 07/06/2024minha estante
Esse livro é muito bom mas muito triste né Isa ????

ninið𫶠06/06/2024

Eu assisti tanto o filme e como li o livro
Meu pé de laranja lima vai falar de um menino, Zezé, para ser mais específico, Zezé era um menino traquina mais muito inteligente para sua idade, mas por conta de sua má fama ele era muito acusado de muitas coisa, cansado de apanhar em casa ele encontra refugiu em seu amigo Portuga, que infelizmente veio a falecer deixando o menino com um longo caminho a percorrer sozinho.

Paula1735 06/06/2024

"Dor era aquilo, que doía o coração todinho"
É chocante como a imaginação vai perdendo espaço para a brutalidade da vida, mesmo para uma criança ainda tão pequena. O livro é muito emocionante e a todo momento eu me pegava dizendo "ele é só uma criancinha".

giov.giov 06/06/2024

Um dos livros mais lindos que eu já li. não tenho nem o que falar. aquele tipo de livro que muda a vida da gente.

Eusou_plana 05/06/2024

Dor.
Alguém avisa que as minhas impressões estavam erradas? Acho que pouquíssimos livros tiveram a capacidade de me conectar, sentir na pele tão profundamente as emoções.

Tem muita, muita coisa que se põe numa roda de conversa e que pode ser debatido. Tenho certeza que não precisamos passar por determinados tipos de "dor" pra aprender com a vida.

Se tornou meu livro favorito. Eu só não recomendaria pra alguém que está passando por um momento difícil e sensível.

Paula1840 04/06/2024

Livro impecável
Excelente. Um clássico da literatura brasileira, que transborda uma imensidão de sentimentos.

Não podemos romantizar as questões que foram abordadas pelo autor, e em muitos momentos, a tristeza se manteve firme, mas ainda assim, é um livro lindo e puro.

Sem dúvidas, valeu apena!! ?

Cami Vitória 04/06/2024

Um dos favoritos da vida
Não tenho nem palavras para descrever esse livro. Li ele pela primeira vez em 2018 e essa leitura me impactou demais, tanto pelo conteúdo que é extremamente sensível, lindo, engraçado as vzs e muito triste sempre, mas também pelas coisas que eu estava vivenciando na época da primeira leitura. Já era meu favorito e eu indico ele pra todo mundo que fala sobre livros comigo, se esse livro não é meu favorito da vida está entre os 3 primeiros com certeza. É um livro que irei sempre reler porque toca nossa alma. Zezé retrata uma realidade muito dura de antigamente mas que se pararmos para pensar de agora também, quantas e quantas crianças da nossa realidade atual vivem na extrema pobreza em casas com muitos irmãos, muita fome e as vezes muita violência também. Esse livro não é como os outros, quando eu leio eu sinto com Zezé como se eu o conhecesse. Querido Zezé eu só queria lhe dar um abraço e dizer que te admiro demais pequeno grande poeta.

Sabrina Horn 04/06/2024

*"O Meu Pé de Laranja Lima"* é um romance comovente que narra a história de Zezé, um menino de cinco anos, de família humilde, que vive em uma pequena cidade no interior do Brasil. A história se passa na década de 1920 e explora a infância difícil de Zezé, marcada pela pobreza e pela violência familiar, mas também permeada por momentos de ternura e amizade.

**Resumo da Obra:**
Zezé é uma criança extremamente sensível e imaginativa, que encontra consolo em seu mundo de fantasia. Entre seus refúgios está um pé de laranja lima, com o qual ele estabelece uma conexão profunda, tratando-o como um amigo confidente e chamando-o carinhosamente de Minguinho. A relação com a árvore é simbólica, representando a pureza e a capacidade de resiliência de Zezé diante das adversidades que enfrenta.

A vida de Zezé é transformada quando ele conhece Manuel Valadares, um português que se torna uma figura paterna e um amigo fiel para o garoto. "Portuga", como Zezé o chama, oferece ao menino o afeto e a compreensão que ele tanto necessita, trazendo uma nova dimensão de alegria e aprendizado para sua vida.

**Análise Crítica:**
José Mauro de Vasconcelos constrói uma narrativa que alterna entre momentos de extrema doçura e uma crueza que evidencia as dificuldades enfrentadas pelo protagonista. Através de uma linguagem simples e tocante, o autor consegue capturar a essência da infância e a complexidade das emoções de uma criança.

O personagem de Zezé é incrivelmente cativante. Sua imaginação vívida e sua capacidade de criar um mundo próprio, onde encontra o apoio que lhe falta na realidade, refletem a resiliência e a esperança inerentes ao espírito humano. O relacionamento com Minguinho e o Portuga é um dos aspectos mais marcantes do livro, destacando a importância da amizade e do afeto na formação e na superação das dificuldades.

A obra é também uma crítica social, expondo as condições de vida das classes menos favorecidas e a violência doméstica, sem deixar de lado a perspectiva inocente e esperançosa de uma criança.

**Conclusão:**
*"O Meu Pé de Laranja Lima"* é um livro que emociona e provoca reflexões profundas sobre a infância, a amizade e a resiliência humana. José Mauro de Vasconcelos oferece aos leitores uma história atemporal, capaz de tocar o coração de crianças e adultos. É uma obra essencial para quem aprecia narrativas que exploram as nuances das relações humanas e a força da imaginação infantil.

Eduarda2662 03/06/2024

Que livro lindo, com certeza marcou minha vida, apesar de ter sido passado como uma leitura obrigatória durante meu ensino fundamental jkkkkkkk. Pretendo ler novamente!

francelps 03/06/2024

Clássicos são clássicos por um motivo ne
meu deus eu to chorando muito ????
que livro maravilhoso ?

Isadora1882 02/06/2024

??????????
Meu pé de laranja lima conta a história de um menino arteiro e pobre.
O pai do Zezé(nosso protagonista) ficou desempregado e com isso a mãe e as irmãs de Zezé tiveram que trabalhar, eles mudaram para uma casinha menor onde ele conheceu o Minguinho/Xururuca (o pezinho de laranja Lima), com o decorrer da história acompanhamos Zezé lendo, indo pra escola, fazendo traquinagens, apanhando, sendo bonzinhos, apanhando mais ainda, fazendo mais traquinagem, apanhando, conhecendo o dono do carro mais bonito de Bangu, falando que vai matar o dono do carro mais bonito de Bangu, virando amigo do dono do car......bangu, perdendo seus melhores amigos e seu pai...

Entrei sem espectativas, achei que seria uma história de criança aprontando e só, mas quando se trata de crianças aprendendo com a vida não tem quem não se emocione, Zezé viveu uma vida sofrida, me fez chorar do começo do livro ao fim. "Ele é só uma criança" foi a frase que mais se passou na minha cabeça o livro inteiro, ele era só uma criança....

O livro é ótimo, recomendo muito.
????????