O Meu Pé De Laranja Lima

O Meu Pé De Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Rosangela Serafim 24/05/2024

Simplesmente fantástico
Estou aos prantos! Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar.
Tocante, profundo, emocionante. A gente consegue sentir a dor do Zezé.
Todo mundo deveria ler esse livro.
Obs: é uma história real. É a autobiografia do autor.
Leiam. Simplesmente leiam.
Vanessa.Castilhos 24/05/2024minha estante

Felipe Oliveira 24/05/2024

Emocionante
Um clássico, lançado em 1968, que posterguei a leitura na adolescência e tive o prazer de ler agora com mais maturidade. Nada como os ensinamentos da vida para nos fazer ter ainda mais sensibilidade e empatia durante uma leitura.
Me emocionei em várias partes do livro, Zezé é uma criança de 5 anos que tem toda a inocência de uma criança que está na fase de aprendizado e construção, mas ao mesmo tempo esse menino traz uma sabedoria de adulto em alguns pontos, além de várias feridas.
?Eu fico com a pureza e a resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita!? (Gonzaguinha)

Thalita454 24/05/2024

Aí gente sem nem o que falar, que livro perfeito! Queria alguma coisa para me fazer morrer de chorar e esse livro conseguiu, uma criança não pode sofrer tanto assim!
Recomendo essa leitura para TODOS, juro, não vão se arrepender.

l.schimidt 24/05/2024

Sofri e adorei
Desenvolvimento de imensidão psicológica aos personagens que proporciona um apego afetivo durante toda a história. É simples e marcante.
Terminei com dor, tristeza e depressão. Recomendo.

Gabriella.Chemello 22/05/2024

Manoel de Barros disse:
"as coisas que não tem nome são mais pronunciadas por crianças".
Esse livro inteiro é narrado por uma criança de 5 anos e o autor conseguiu, de certa forma, pronunciar essas coisas sem nome.
A leitura é como ver o mundo através dos olhos de criança, o que deixa ainda mais doído porque só depois de grande pra enxergar a dor na beleza daquilo que já nos foi perdido, a infância.
Bem, o livro começa com uma certa leveza, apesar das dificuldades da realidade de Zezé, que é de extrema pobreza, o livro se mantém em uma certa doçura ácida, até a segunda parte, onde a vida acontece, e também acontecem as perdas que fazem parte dela.
Zezé sente isso com muita força, carregado de toda a dor que ele já conhece.

Considerações finais: eu não tava preparada para tanta tristeza. Mas foi maravilhoso ler.
Além disso, é uma leitura fluída e rápida.

Bialmeida 22/05/2024

Livro sugerido pela escola. Pensei que seria algo chato, mas é muito legal.
Apesar do personagem principal ser uma criança que sofre muito, é uma leitura interessante.

BooktokBookBia 22/05/2024

A primeira leitura a gente nunca esquece?
Meu Pé de Laranja Lima foi o primeiro livro que eu li, sem ser infantil e cheio de figuras, com uma história profunda, personagens desenvolvidos e sentimentos. No início lembro de não entender muito bem, mas ao fazer a releitura entendi porque havia me apegado tanto ao livro. A história é melancólica, mas a escrita é maravilhosa, tenho um carinho enorme por esse livro e indico sempre que posso!
Yasmim 22/05/2024minha estante
Um dos meu livros favoritos

taysgrl 21/05/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Esse é o livro mais triste que eu já li.

A história te trás uma misto de emoções, as vezes você precisa parar, respirar e só depois continuar a leitura. O zezé me ganhou, a inocência dele é linda e triste. Ver ele viver e entender tantas coisas dolorosas te faz querer chorar.

Não sei nem o que dizer, só leiam, é perfeito.

GarciaAna3 21/05/2024

Ler esse livro foi realmente um misto de sensações, em vários momentos tive que parar e respirar. Ao mesmo tempo que é linda a inocência de Zezé, dói muito ele ser uma criança e entender tantas coisas dolorosas/ coisas de adultos, e ter sentimentos tão ruins sobre ele mesmo.
Estou com depressão.
Que livro bom! Super recomendo ???

victoria555 21/05/2024

Sem dúvidas o livro mais triste que já li, a melancolia que dá de acordo com a continuação da leitura, vendo de perto o sofrimento da criança de apenas 5 anos.
Sabendo que retrata histórias iguais que ocorrem todo o dia é de partir o coração.

Thais 21/05/2024

Emocionante e triste
Várias meses né peguei querendo pegar o Zequinha no colo consola-lo e protegê-lo .
Essa leitura mexeu comigo mas valeu muito a pena .

Camile 21/05/2024

Se tornou meu livro favorito
É um livro tão lindo e tão triste. A imaginação e a inocência de Zezé o carinho com os irmão, as dificuldades, o ?aprender? da ternura. Perfeito. Chorei e ri do começo ao fim.

eyokaren 21/05/2024

Essa história me deixou tão pensativa, é rica em detalhes e o final foi como um soco no estômago. Logo depois de ler assisti ao filme (que por sinal é maravilhoso também, fiquei pensando em quantas crianças já não sofreram o mesmo nesse mundo.