A única mulher

A única mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

leticomlivros 22/01/2023

A única mulher
Uma romance biográfico imersivo que acompanha a trajetória da atriz Hedy Lammar desde o seu começo nos palcos, ate seu casamento com um grande mercador de armas austríaco, até o fim dele e os diversos abusos que ela sofreu desse maluco, coroando com a ascensão da guerra e do nazismo.

O livro aborda a uniao da Alemanha com a austria que levou a Hedy a fugir pros estados unidos apos o fim do casamento e temendo pela sua herança judia, embora pouca ela tenha falado sobre isso na vida real.

Nos estados unidos ela decola na carreira de atriz em Hollywood e lida com a síndrome de sobrevivente por ter escapado da Áustria/alemanha nazista e cria uma invenção para otimizar o torpedos da marinha americana que acaba sendo rejeitada e futuramente aproveitada pelo exército após o final da guerra sem que Hedy recebesse qualquer crédito pela sua invenção.

O livro traz um retrato revoltante sobre o "papel" das mulheres naquela época, especialmente aquelas que foram reduzidas a sua beleza, como Hedy foi. E como ela lutou pra ser mais do que isso.

Vitoria 18/01/2023

Livro mal panfletado!
Me venderam esse livro como "imagina se Evelyn Hugo fosse uma espiã" e eu como cadelinha de Taylor Jenkins Reid fui ler. Tenho certeza que essa descrição do livro atrapalhou minha experiência de leitura, então não, não leia pensando em Evelyn Hugo. Entendo de onde a comparação venha, mas a escrita, a temática e o ritmo do livro é completamente diferente de Os sete maridos de Evelyn Hugo. Isso significa que o livro é ruim? Não, só não é muito o meu estilo de livro.

A historia é emocionante e imersiva, e por se tratar de uma história real é muito interessante poder acompanhar os fatos, filmes e peças citados e saber que você de fato pode consumir esses conteúdos. No entanto, algo na escrita não me fez conectar com a personagem da forma como eu gostaria e a experiência do livro foi um pouco comprometida.

Apesar de ter aproveitado e gostado na hora da leitura, de uma forma geral, achei o livro meio esquecível.

catherine.pinkerto 10/07/2023

Hedwig Kiesler é uma mulher cativante.
Tal qual vemos sacrificando sonhos e desejos em prol do mundo dos homens de antigamente.

Apesar de todos os inconvenientes, ela continuou uma mulher erguida e glamourosa - independente se estivesse despedaçada.
Ela é realmente a única mulher.
fontbooks 10/07/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

azrael.sirius 10/04/2023

A única mulher na sala.
Depois de ter visto vídeo da @/livresenhas indicando esse livro e lutado para conseguir o único exemplar dele no estoque da livraria por 62 reais, terminei. ?A Única Mulher? conta a história de Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca, considerada mãe do wi-fi, que se passa durante os bastidores de antes e durante a Segunda Guerra Mundial, onde vemos seus momentos como atriz e também como inventora, além de seus conflitos pessoais durante uma época tão conturbada.

Não irei falar muito sobre a história, acho que é uma experiência interessante ler esse livro, e eu me senti meio ?culpado" em não conhecer tanto sobre a Hedy e sua história, principalmente depois de ler esse livro, vendo que a história não foi justa com ela. Em questões do livro, o ritmo é bom, dá para ler tranquilo, mas eu senti que em alguns momentos, dava uma certa repetida em certas situações. Não teve mais informações do que o básico, praticamente, com falta de informações na história, o que fez a autora ter que corrigir umas pontas soltas. Se você quiser ler para conhecer a história em um geral, eu até recomendaria, mas se você já conhece e vai na esperança de ter algo mais detalhado, com mais recursos, sinto muito, mas certamente você se decepcionaria.

Em um geral, é um livro bom, mas acaba sendo básico em questão de informações e fraco nos recursos que apresenta durante sua história.

fernanda662 29/12/2022

excepcional
parece evelyn hugo
não é o tipo de livro que se diga se gostou ou não, é tipo Anne Frank, uma biografia de uma mulher real que viveu no tempo da guerra e foi capaz de criar algo que talvez acabaria com aquilo tudo mais rápido, porém foi vencida pelo sexismo.
dói ver como hedy era vista pelos homens e conhecer sua real essência.
é uma leitura sensacional e é muito interessante ir buscando nomes e acontecimentos ao decorrer do livro e ver que tudo é real tendo a perspectiva de quem estava dentro daquilo tudo
recomendo pra todos de verdade, principalmente quem gosta de livros sobre a guerra, detalha o início de tudo
ASSISTAM OS FILMES DA KINGA

morozovastag 28/06/2023

Beleza, penitência, culpa.
O livro é uma maravilha, em nenhum momento é uma leitura arrastada ou enjoativa, que faz com que quem lê se veja como uma mosquinha ,que a todo momento, acompanha a trajetória de Hedy.
Uma mulher brilhante e cativante, que hipnotiza o leitor com a montanha-russa de sua trajetória;
O livro é um misto de ódio por literalmente quase todos os personagens homens da trama com uma compaixão sublime por Hedy, que a partir da exposição do que se passa em sua mente, o leitor se vê constantemente curioso pelos próximos capítulos, ao passo em que a leitura se entranha cada vez mais na mente e na vida de Lamarr.

O livro é meio fic (obviamente, ninguém tá vendendo isso como uma biografia), mas é extremamente interessante e cativante. Não dou 5/5 por não ter me obcecado com a leitura (o que ocorre de tempos em tempos XD) mas eu amei!! Recomendooo!

haaby0 14/05/2023

Uma mulher brilhante e muitos homens estúpidos
"Sua invenção poderia ter sido aceita pela Marinha quando ela a ofereceu ? e jamais saberemos o impacto que isso poderia ter tido na guerra. Se as pessoas estivessem, então, dispostas a olhar além da ?única mulher na sala? e examiná-la a fundo, talvez tivessem visto uma mulher capaz de grandeza ? e não só nas telas."

É incrível o impacto que a invenção feita por ela causou no mundo mesmo depois de anos. O apagamento que Hedy teve pelo seu intelecto é algo que vemos muito hoje, até pouco tempo atrás, não fazia idéia de sua contribuição - mesmo que tenha sido de forma não literal, já que ela não foi devidamente recompensada por isso. - no wi-fi como conhecemos hoje. Sem contar a vida conturbada de uma atriz com raiz judaica na Segunda Guerra Mundial, inclusive pelo seu casamento com Fritz, que foi por anos um forte aliado de Mussoline e logo depois de Hitler.

A autora deixa claro no final que o livro decorre entre real e fictício, então preciso frisar o talento da autora em mescla os dois. Estou interessada em conhecer mais sobre suas obras, principalmente depois de ler o "Notas da Autora"

lina. 03/10/2023

QUE LIVRO!
Nossa que história incrível! Quando eu comecei o livro, eu jurava q era algo fictício, mas depois que eu vi as notas da autora peguei o Google e fiquei encantada com o nossa querida Hedy Lamarr.
A escrita é super insolvente e o modo que mostra os sentimentos (principalmente as aflições) da hedy nos deixa como se fosse nos mesmas na história. Com o passar dos anos, ela deixa de ser aquela garota doce e ingênua para uma mulher forte e determinada. Eu nunca tinha lido um livro que se passava na Segunda Guerra Mundial, apesar de amar história, e simplesmente amei! Não consigo nem imaginar como deve ter sido 1000 vezes piores as situações (por mais que no livro seja muito bem retratado) que a Hedy passou como uma mulher judia naquela época.
É um livro cujo todos deveriam ler!

ma is reading 16/02/2024

Exemplo de mulher.
"Será que, no fim, eu tinha me tornado quem eles já pensavam que eu era? Para todos os outros, eu era Hedy Lamarr, só um rosto bonito e um corpo esguio. Eu nunca era Hedy Kiesler, aspirante a inventora, pensadora curiosa e judia. Nunca o que eu sabia realmente ser sob os muitos papéis que interpretara na frente e atrás das telas."

É tão triste o que nós, mulheres, precisamos fazer para provar o nosso valor, seja ele intelectualmente, profissionalmente, como mãe, esposa ou qualquer outro papel que escolhamos exercer. Hedy Kiesler foi um exemplo de superação e luta: após fugir da Áustria buscando uma condição de vida melhor, chegou em Hollywood já sabendo o ser mulher lhe implicava, agir como um troféu, fazendo pose e esperando que os homens desempenhassem o resto do papel. Indignada e tendo consciência de seu valor, não foi impedida de querer mais e ir contra todo esse padrão, com sua garra e personalidade, se tornou Hedy Lamarr: ícone do cinema e inspiração que atravessa as décadas.

Sentindo-se alarmada e sofrendo pelas pessoas que deixou para trás em seu país de origem, agora tomado por um governo fascista e antissemita, Hedy inventou o sistema de salto em frequência, que deu origem às tecnologias de comunicação sem fio como Wi-fi e Bluetooth, afim de ajudar navios e aviões na guerra, porém, durante anos não foi reconhecida por isso, e seu projeto de torpedos foi negado pela Marinha, mesmo tendo sido patenteado. Até quando nós serviremos de degrau para os homens? Contudo, sua força continuou em evidência e passou a arrecadar dinheiro pros Aliados na Segunda Guerra Mundial: desempenhando seu papel como arma contra os governos fascistas mesmo que não fosse do modo como imaginou.

Felizmente, no final dos anos 90 recebeu a visibilidade que merecia, e em 2014 foi introduzida no National Inventors Hall Of Fame. Obrigada Hedy, você foi um exemplo, tanto quanto Kiesler, tanto quanto Lamarr.

sofia.andreAo 10/01/2023

amo mulheres fodas
cara que livro incrível me apeguei muito a personagem (figura real da história mundial) o final é ABSURDO
o livro me trouxe muitas sensações amei cada segundo lendo

Cris 23/03/2022

23.03.2022
Uma mulher pode ser uma atriz famosa e ao mesmo tempo inventora? Esse livro conta a história de Hedy Lamarr famosa atriz dos anos 40, 50 que após fugir de um casamento com o fabricante de armamentos Friedrich Mandl em que ela teve que abrir mão da profissão para atuar somente em ser esposa e ser exibida como um troféu em jantares e festas foi trabalhar em Hollywood, contratada pela MGM. Pensando nos horrores que ouviu sobre a Lei de Nuremberg e as questões políticas que a Áustria estava vivenciando, sem ter feito nada à época para salvar seu povo, pois ela era judia, resolveu desenvolver junto com George Antheil torpedos submarinos que tivessem frequência de rádio difíceis de serem rastreados. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Inventores que recomendou o projeto à marinha dos EUA, mas foi negado por ela ser mulher. Essa invenção tornou-se a base para o celular moderno. Impressionante!

sailormiah 06/01/2023

FINALMENTE LI ESSE LIVRO!
Foram 2 anos com esse título em minhas metas de leitura, que não consegui completar. Fiz questão de que fosse a primeira leitura do ano dessa vez, porque eu tinha muita curiosidade de finalmente entender porque me chamava tanta atenção.
Eu não conhecia Hedy Lamarr, a conheci pela sinopse desse livro. Fiquei encantada e sabia que seria interessante me aprofundar mais em sua história.
Não acho que o livro é perfeito e também não acho possível fazer jus à tantos acontecimentos e camadas em 300 páginas, mas ainda assim acho que vale as 4 estrelas pelo trabalho de pesquisa e de dramaturgia em torno da vida dessa mulher.
Compreendemos a Segunda Guerra por uma visão completamente diferente da nossa, até mesmo geograficamente. Sempre escutamos a narrativa pela ótica de países que estavam envolvidos desde o início ou que foram invadidos logo de cara, mas nunca por países que inicialmente nem acreditavam que iriam sofrer nas mãos de Hitler.
Acho que me apaixonei pela Hedy, por mais que essa seja a personagem e não a própria que viveu e enfrentou tudo isso. É impossível não admirar seus esforços de tentar amenizar uma dor que não era só dela, mas de um povo inteiro. Ela atravessou gerações sem nem ter a intenção, assim como deixou seu nome na história sem imaginar do que era capaz.
Obrigada por ser a única mulher na sala Hedy, mesmo que isso assustasse e intimidasse muito. Obrigada por tudo.

Letícia Maia 25/06/2022

5/5 porque não tem a opção de dar 1000
Perfeito, mas tão perfeito, que eu estou sem palavras. Na verdade, eu pensei em um milhão de coisas ao longo desse livro, as qualidades técnicas, fictícias e históricas são muitas!!!! Justamente por isso, eu estou com uma tremenda dificuldade de organizar as ideias. Mas vamos lá:

Tenho um apreço especial por Hedy Lamarr. Ela prova que nós mulheres não precisamos nos limitar a um único papel. Ela foi genial em tudo o que se propôs a fazer e aprecio infinitamente por ela existir e podermos pensar que na era de ouro de Hollywood tivemos uma grande atriz, um ícone de beleza e uma cientista, tudo em uma pessoa só.

A vida de Hedy Lamarr também é muito chocante. Não tem outra palavra.

Definitivamente é meu livro favorito ?????

.marie 27/12/2022

"a única mulher na sala."
com ficção e história, a autora constrói uma narrativa cativante, com uma protagonista digna de todos aplausos. é, de fato, uma leitura enriquecedora e espetacular, vale muito a pena ler sobre a incrível "Hedy Kiesler, aspirante a inventora, pensadora curiosa e judia"