O naufrágio das civilizações

O naufrágio das civilizações Amin Maalouf

Resenhas - O naufrágio das civilizações

Tamires 22/01/2024

Gostei do livro, no inicio me pegou muito dada a escrita do autor que é muito boa, mas confesso que me perdi em alguns momentos no ?meio do livro?. Grande parte do que é relatado,muitas vezes, parece mais uma opinião/observação do autor baseado em sua própria forma de enxergar o mundo e os acontecimentos que ele aborda. Apesar do livro parecer algo bem abrangente ele vai se ater muito mais ao levante dos países árabes e a cultura islâmica. Em alguns momentos fiquei em incomodada com o fato de parecer que ele passa um pouco de pano pra Europa, EUA e para o próprio sistema capitalista. Apesar de fazer algumas críticas à esses, ele parece pesar um pouco mais a mão àquilo que poderia ser o exato oposto. Ao passo que ele tenta demonstrar algum fio de esperança na mudança que um ?recalculo da rota? poderia proporcionar aos rumos deste grande navio, se vê um tanto de preocupação e pessimismo de tudo que é narrado do início ao fim. Pra quem não domina muito alguns acontecimentos históricos nos detalhes pode se sentir perdido em muitos momentos como eu. Embora eu tenha muitos pontos de concordância com autor em várias de suas análises pessoais e reflexões, discordo também de algumas outras. Penso em ler de novo daqui há algum tempo pela riqueza da escrita e para desfiar minha própria compreensão.

abibliotecamr 04/07/2023

Excelentes reflexões
O naufrágio das civilizações, escrito pelo libanês Amin Maalouf traz reflexões sobre a história da humanidade vista pela ótica do Oriente Médio, por alguém da região e que viveu parte dessa história. O autor transita entre fatos históricos e sua própria infância e juventude com certa nostalgia, mas com muito equilíbrio.

A leitura é conduzida de forma atraente e com fácil compreensão, um belo convite para estender a pesquisa sobre os acontecimentos daquela região e entender um pouco mais sobre esse mundo em que vivemos, que, na visão do autor, encontra-se à deriva.

O autor afirma que nossas civilizações estão esgotadas devido à desconfiança em relação ao outro, à xenofobia, intolerância política e religiosa, populismo, individualismo ou racismo e, portanto, estaríamos a caminho de um naufrágio.

Excelente leitura, muitos pontos de reflexão, aprendizado e debates saudáveis, no meu ponto de vista uma oportunidade para pensarmos em soluções e mudar o curso do leme.

site: https://abibliotecamr.com/2023/07/04/o-naufragio-das-civilizacoes/

Xandhy 19/06/2023

Naufrágio das Civilizações" é uma obra impactante que analisa o colapso de diversas sociedades ao longo da história, explorando suas causas e consequências. O autor apresenta uma visão perspicaz e alarmante sobre os desafios enfrentados pela humanidade, alertando para a fragilidade de nossas estruturas sociais e ambientais. Uma leitura essencial para refletir sobre os rumos da civilização contemporânea.
Recomendo que quem tiver a oportunidade de ler essa obra, leia é muito interessante.

antonieti 19/06/2023

Um ótimo livro para se ter uma outra perspectiva da história
É muito interessante ver o mundo árabe pelo ponto de vista de alguém da região, é claro que muitas vezes os pontos positivos são ressaltados com exagero, mas é maravilhoso ver como era o Levante. A discussão a respeito da obra de Orwell também é muito bem feita e a atualização da ameaça em 1984 sugerida pelo autor desse livro faz tudo ganhar novos contornos. O posfácio da edição brasileira escrito durante a pandemia nos mostra as incertezas de junho de 2020 e o autor estava certo, agora dividimos a nossa história em duas: antes da COVID e depois da COVID.

Fabio.Nunes 11/05/2023

Raso mas interessante
O naufrágio das civilizações ? Amin Maalouf
Editora: Vestígio, 2019

A primeira coisa a se dizer aqui é que a capa do livro é sensacionalista ao afirmar que a obra contém um olhar profundo sobre conflitos identitários, islamismo radical e ultraliberalismo. Eu logo pensei ?será possível falar disso tudo com profundidade em apenas 253 páginas??. Não.
Nessa obra o autor fala sobre essas três feridas do mundo moderno, mas o tal ?olhar profundo? deixou a desejar.
Por conta da ausência de dados, as colocações do autor flertam perigosamente com uma simples opinião, ainda que eu concorde com uma parte delas.
Ele apresenta sua visão ? pessimista por sinal - acerca do histórico dos países do levante, do que ele chama as revoluções conservadoras de 1979 e sua consequência como o ultraliberalismo. Entretanto aborda inúmeros temas relacionados, fazendo o livro se tornar uma grande feijoada de conceitos, o que faz o leitor se perder um pouco ao longo do processo de leitura.
Algumas das soluções que ele apresenta como mitigadoras dessa crise da civilização são, na minha humilde opinião de bosta, puro idealismo sem base real.
Mas apesar das críticas que apresentei, acho que este é um livro interessante de ser lido. Pelo menos não nos emburrece.

?Se as estradas do futuro parecem cheias de emboscadas, a pior conduta seria avançar com os olhos fechados murmurando que tudo vai dar certo.?

?Como convencer nossos contemporâneos de que, ao continuarem prisioneiros de concepções tribais de identidade, de nação e de religião, e ao seguir glorificando o egoísmo sagrado, eles engendram seus próprios filhos num futuro apocalíptico??

Soso 29/04/2023

Livro com muuuita bagagem, confere um olhar plano sobre vários quesitos da sociedade, desde antes da revolução iraniano. Concomitante ao relato sobre o mundo árabe, o autor faz uma relação com os acontecimentos do globo inteiro. É uma leitura densa, mas que vale muuito a pena!

Felipe Oliveira 01/04/2023

Um aprendizado sobre o oriente médio!
O livro é uma aula histórica sobre os conflitos sociais presentes no oriente médio, demonstrando a sua realidade, através de um escritor que carrega lembranças e histórias vividas por seus familiares. Confesso que me faltou conhecimento sobre determinados fatos e até mesmo a questão geográfica que nos faz confundir, por total falta de conhecimento e até mesmo de incentivo para se conhecer a realidade dos países limitados a determinados tabus.

Paulo Henrique 27/03/2023

Chega de passado
Um livro que gostei bastante, principalmente porque ele tenta mostrar como as civilizações entram em decadência por tentarem sempre olhar para trás. O autor de origem árabe, usa seu próprio povo como exemplo, a de que a busca por vingança, por tentar reestabelecer um passado distante, leva alguns povos ao eterno atraso, a não avançarem naquilo que deveria ser o convívio com o diferente. Ele aplica o mesmo para os povos do ocidente, que apesar de pregarem democracia, saem pelo mundo ajudando radicais que são contra a democracia, porém o ocidente naquele momento precisa desses radicais, que depois se virarão contra o ocidente.
Uma história que me chamou a atenção, foi a de usar Mandela como exemplo, de que a África do Sul apesar de ainda ter enormes problemas sob a gestão de Mandela não saiu em busca de vingança e isso permitiu avançar ao invés de criar uma guerra civil, o oposto por exemplo de povos árabes em que facções se enfrentam porque no passado era de um jeito e aquele jeito tem de voltar.
Obviamente tudo é muito complexo, mas o autor tenta passar que a discussão precisa avançar, sair do passado, do radicalismo e ir para um estágio de comunicação mais eficiente e que aceite as minorias.

Alyne 05/03/2023

Leitura reveladora
O livro se tornou uma porta de entrada para eu perceber minha ignorância e preconceito em aprender sobre o oriente e sua história.
Foi um despertar sincero dentro de mim.
O autor sabe narrar de forma leve fatos pesados e nos últimos capítulos traz reflexões válidas sobre a atualidade.
Vale a pena a leitura! Daqueles livros que quando terminamos pensamos: aprendi coisas novas!

Anna 26/01/2023

Para quem gosta de livro sobre atualidade e política
O Naufrágio das civilizações traz uma série de narração de fatos históricos com comentários pessoais do autor que dão vida a alguns momentos sob a ótica de alguém que os estava vivendo e sofrendo suas consequências diretamente e indiretamente. O mais interessante para mim que cresci e aprendi sobre o Ocidente na maioria esmagadora de minhas aulas de história, foi ter um vislumbre sobre os conflitos, os erros e os acertos de uma sociedade que não nos é retratada com frequência (o Oriente) e, quando o é, fazem de forma discriminatória e ignorando o tanto de história e riqueza que esse povo cultiva. É, sem dúvidas, uma leitura que vale muito a pena, principalmente para entender como que o mundo foi influenciado pela sucessão de conflitos que ocorreram no Oriente juntamente com a ascensão de grandes líderes mundiais conservadores, direcionando a nossa sociedade para o momento político que se encontra hoje. No fim, o autor faz um apanhado daquilo que ele acha que acontecerá no futuro e, mesmo que pensemos que o livro tem um tom pessimista, há no entanto, o objetivo de aconselhar e, como ele mesmo fala, abrir o olho para os rumos que nossa sociedade toma a medida que avança.

Daniela200 25/01/2023

Livro traz a narrativa do autor sobre sua visão como espectador da história e conflitos do mundo árabe, citando muitos fatos e suas consequências, que levaram ao cenário atual de radicalismo e como o ultraliberalismo agravou os conflitos já existentes.
Não é um livro otimista, mas extremamente realista e que nos faz refletir sobre o momento atual e perspectivas pro futuro.

Priscila.Lanza 17/01/2023

Informações relevantes
"A guerra é a continuação da política, por outros meios". Carl P. G. von Clausewitz

Uma visão dos acontecimentos do mundo, e principalmente in loco, pela perspectiva do Oriente. Às vezes saudosista, às vezes crítico.
Aborda acontecimentos que resultaram nos problemas atuais da região.
Leitura recomendada para sair do americanismoEUA/eurocentrismo, pois a História do mundo não gira em torno somente desses polos.
O Oriente não se define apenas em atos terroristas.

Paula 30/11/2022

Leitura atual e necessária. Recomendo.
"....O que caracteriza a humanidade de nossos dias não é uma tendência a se reagrupar no seio de vastíssimas coletividades,mas uma propensão à fragmentação, à divisão, com frequência, entre violência e amargura."

DeCardoso 23/11/2022

Uma aula
Eu simplesmente estou encantada com o livro, digo pela escrita. A leitura é conduzida de uma forma muito gostosa. Não conhecia o escritor e gostei muito do estilo de escrita dele, como ele conduz a história.
O conteúdo do livro é bem denso, tanto pelo sofrimento relatado, quanto pelos termos utilizados. Percebi que não sabia muito sobre a história árabe, tanto a questão política quanto religiosa. Mas é sempre bom aprender para ter um entendimento do que acontece nos dias atuais. Infelizmente o ocidente deixa a desejar sobre a falta de conhecimento e interesse na história do oriente. E mesmo lendo o livro e pesquisando em outras alternativas complementares, ainda falta muito pra eu entender e aprender.
Espero ter outras oportunidades de ler e conhecer outras culturas distintas das que conheço.
Recomendo demais esse livro.

BCasf 23/11/2022

O livro, muito bem escrito, nos faz refletir muito no caminho que nosso mundo vem trilhando, nos faz lembrar que a responsabilidade é de todos nós.